Autor Tópico: Migrar de Equipamento  (Lida 5555 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #45 Online: 25 de Dezembro de 2022, 15:11:13
Feliz Natal para você também!

Acho que o maior problema é saber filtrar as opiniões dos fanboys e youtubers. Isso é chato.

Complicado opinar sem saber no que a sua câmera atual te decepciona e se a Z6-III realmente iria resolver o problema.

Quanto a assistencia técnica, é uma dura realidade. Eu mesmo estou órfão disso, comprei as minhas Sony antes dela sair do Brasil, e o mesmo com as Pentax e Panasonic. Para mim não tem muito problema eu estou de boa com a possibilidade de algum equipamento quebrar e ir para o lixo. Realmente, a Canon e a Fuji pelo menos tem suporte oficial no Brasil, mas isso não quer dizer que ninguém conserte Nikon... O problema é encontrar uma assistência confiável e com preço justo.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2022, 15:12:19 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #46 Online: 25 de Dezembro de 2022, 20:31:25
Mas nunca foi por necessidade real, várias aquisições e trocas foram simplesmente para experimentar.
AF Shalders, minhas aquisições quase sempre eram usados em ótimo estado. Dificilmente comprei câmera nova (lente sim). Também tive várias aquisições para revender com lucro. Fui um caçador de pessoas que vendiam a preço de banana. Bem, mas parei de fazer isso em 2021 , pois o preço das DSLRs no mercado de usados ainda tá ridículo. Creio que a partir do segundo semestre de 2022, teremos uma redução nos valores.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #47 Online: 25 de Dezembro de 2022, 23:39:42
- mas se gastar na Z que pouca gente tá usando, será que não terei dificuldade em venda futura?

Feliz Natal! Barriga cheia, fim de ceia, eu poderia comentar muita coisa, mas hoje a preguiça tá maior. Mas sobre esse ponto: Tem pouca gente usando porque ainda é um equipamento caro e pouca gente tem acesso. Mas deve ter muita gente querendo comprar câmeras Z... A dificuldade que vc pode ter seria por não encontrar quem consiga pagar. Fora isso, eu compraria sem medo.


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #48 Online: 26 de Dezembro de 2022, 11:32:29
AF Shalders, minhas aquisições quase sempre eram usados em ótimo estado. Dificilmente comprei câmera nova (lente sim).

Que me lembro em relação a câmera nova só foi uma 30D e as 50D, essa ultima tive várias novas, porque compra e revendia, e lentes também já tive umas novas, mas á maioria foram usadas... Inclusive estou vendendo algumas coisinhas kkkkkkk .... 6D com lente 28-135, 5D Mark III, 5D Mark IV kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #49 Online: 26 de Dezembro de 2022, 11:45:20
Vejo galera reclamando de equipamento hoje, queria ver essas mundiças com aquela porcaria de REbelzona 300d, ou a 10d, pelamordeDeus, kkkkk.
Aquilo sim era ruim. E na época a gente amava, rsrsrs.

Caramba minha Dslr foi uma Rebel 300D 6.3 MP kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 26 de Dezembro de 2022, 11:46:01
Haha eu nunca neguei isso, foram oportunidades de compra no exterior na maioria das vezes ou alguma situação dessas que consideramos irresistíveis. E tive bem mais, pelo menos não tenho mais nenhuma câmera Canon nem Fuji, tive muitas delas e reduzi meu conjunto MFT drasticamente. Ainda tenho muitas lentes e uma hora dessas pretendo dar uma racionalizada, pois tenho muitas coisas redundantes.

Aqui tenho algumas Foveon, por ser entusiasta e por farra. São atualmente 4 câmeras, já foram 9...
Duas Pentax que uso para trilha e astro. Poderiam ser as minhas câmeras de uso geral sem o menor problema.
As Sonys são as minhas "principais".
As MFT LX100 e GX85 eu comprei antes das Sony para viagem e acabei não vendendo. Dá muito trabalho e é um sistema que demora para vender, então vai ficando. Uso raramente hoje em dia. A LX100 é companheira fiel de viagem
Uma Nikon que é usada fixa em uma mesa de reprodução, só sai de lá se for para o lixo.

No início eu usava muito Canon/Nikon mas sempre reclamei do peso delas e do volume. Resolvi vender tudo e ir para Fuji, tive muita coisa, mas a renderização do X-Trans sempre me incomodou um pouco em certas situações e olha que eu tenho uma paciência monstro e gosto de processar imagens. Vendi tudo novamente e foi aí que comprei a minha 1a Sony, uma A7-II.

Mas nunca foi por necessidade real, várias aquisições e trocas foram simplesmente para experimentar.

Então.. mais ou menos o que rolou comigo.
Voce tem câmera que aguenta neve, climas desfavoráveis, câmera pequena para estar sempre contigo, câmera para slide e  câmera para seus projetos.
Legal. Bem dinâmico.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #51 Online: 26 de Dezembro de 2022, 12:14:04
Caramba minha Dslr foi uma Rebel 300D 6.3 MP kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A minha primeira foi a 350D

Tenho umas velharias aqui.. Uma D40 (6MP) com 1500 clicks e um Olympus C7070 (7MP)... Uma hora dessas vou pegar essas relíquias para fazer uns testes hahaha.

Lembro que em 2004 usei uma C5050 quando fui a Torres de Paine pela 1a vez. A sorte foi que eu levei filme também senão estava lascado, quase não tinha onde recarregar as baterias e as tomads eram disputadas a tapa.

« Última modificação: 26 de Dezembro de 2022, 12:14:34 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #52 Online: 26 de Dezembro de 2022, 12:17:57
Então.. mais ou menos o que rolou comigo.
Voce tem câmera que aguenta neve, climas desfavoráveis, câmera pequena para estar sempre contigo, câmera para slide e  câmera para seus projetos.
Legal. Bem dinâmico.

Mas é um desafio guardar tudo adequadamente e não esquecer algumas coisas na ociosidade total. Faz MUITO tempo que não uso as Foveon por exemplo.

É legal ter opções e tal mas no final acaba sendo uma grana que talvez não tenha sido gasta da melhor maneira. Mas o que conta  é a diversão que proporcionou ou proporcionará. Mas nunca, nem de longe, foi por necessidade.


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #53 Online: 26 de Dezembro de 2022, 13:44:15
A minha primeira foi a 350D

Tenho umas velharias aqui.. Uma D40 (6MP) com 1500 clicks e um Olympus C7070 (7MP)...

De antigas só tenho umas compactas de filme, as digitais vendia para "migrar" paras as novas
Rebel 350, XT, XTi e por ae vai kkkkkkkkkkkkkkkkk
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #54 Online: 26 de Dezembro de 2022, 13:46:07
Bom eu vou dar minha opinião....

No lado Profissional eu entendo que o equipamento deve se justificar financeiramente.
Se aquilo trás um retorno financeiro, ou se é uma oportunidade de custo que futuramente seja vantajoso, a migração é válida.
Eu diria que muito do upgrade é para satisfazer o ego.

Eu mesmo mudei de DSLR para ML pois consegui (ao meu ver) boas oportunidades. Os equipamentos que eu adquiri eu consegui por um preço bem abaixo do mercado, logo, se eu parar de usá-los, posso vendê-los e ainda auferir um certo lucro. Equipamento fotográfico tem uma baixa depreciação, então se o cara for cuidadoso, usar moderadamente, ele faz dinheiro com o equipamento e ainda ganha na hora da venda.
Quer um exemplo disso: lembro que em 2011 meu sonho de consumo era uma T3i, custava uns $550 dólares na época, no Brasil era vendida por R$1200-1500, hoje, mais de 10 anos depois meio que continua com esse preço. Tudo bem que tivemos uma inflação considerável se pegarmos esses 10 anos, mas se formos comparar com por exemplo um celular de 2011 nos dias atuais a proporção é muito favorável pra câmera. Um celular top de 10 anos atrás vai custar no máximo R$150 e vai ser praticamente obsoleto.


Mas uma coisa que percebo... a gente que é meio "elitista", porque pelo que vejo tem muiiiita gente profissional que trabalha com equipamento básico de 10 anos atrás... tipo T3, lente do Kit e cinquentinha + um flash Yongnuo e tá tocando a vida, ganhando seus dinheiros $.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2022, 13:49:37 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #55 Online: 26 de Dezembro de 2022, 14:19:49

Eu diria que muito do upgrade é para satisfazer o ego.

Eis aqui uma questão que na maioria das vezes é real, e a grande desculpa é porque vai melhor as fotos, e quando vai continua a mesma coisa, qualquer UPGRADE é bom e vale a pena, mas parece que quem as vezes faz isso fica justificando com alguns argumentos sem sentido...se o cara tem grana, não vejo problema, eu meso já viz vários UP, mas sempre porque queria a câmera mais nova, e não porque a minha foto iria ficar melhor, até porque até hoje não melhorou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #56 Online: 26 de Dezembro de 2022, 14:42:58
De antigas só tenho umas compactas de filme

De filme não entra na conta hahaha !


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 26 de Dezembro de 2022, 15:01:05
Eis aqui uma questão que na maioria das vezes é real, e a grande desculpa é porque vai melhor as fotos, e quando vai continua a mesma coisa, qualquer UPGRADE é bom e vale a pena, mas parece que quem as vezes faz isso fica justificando com alguns argumentos sem sentido...se o cara tem grana, não vejo problema, eu meso já viz vários UP, mas sempre porque queria a câmera mais nova, e não porque a minha foto iria ficar melhor, até porque até hoje não melhorou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pois é.

A câmera nova com mais tecnologia vai trazer mais facilidades na hora de fotografar, porém o resultado vai ser quase igual a antiga.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #58 Online: 26 de Dezembro de 2022, 15:28:44
Pois é.

A câmera nova com mais tecnologia vai trazer mais facilidades na hora de fotografar, porém o resultado vai ser quase igual a antiga.

Sim, mas em alguns casos permite fazer umas coisas a mais em ambientes não controlados, nada que mude da agua pro vinho....
Por exemplo dá pra arriscar usar abertura maiores com mais frequência, dar um subidinha no iso, ter foco automático em lugares mais escuros ou se confiar no ibis pra baixar a velocidade do obturador.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #59 Online: 26 de Dezembro de 2022, 22:48:33
Há um custo "implícito" no upgrade, também.
Equipamento novo, as vezes produz arquivos maiores (principalmente se falarmos de vídeo).
Como consequência, a pessoa se vê obrigada a gastar em computador novo, mais espaço de backup etc. O próprio seguro do equipamento novo pode ficar bem mais caro também.
À medida que os gastos vão se somando, vai ficando mais difícil ter o retorno financeiro.