Autor Tópico: Já temos uma sala para falar sobre AI??  (Lida 25230 vezes)

pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.010
Resposta #135 Online: 19 de Março de 2023, 06:13:27
Sobre essas imagens geradas por AI eu penso que estamos num processo de revolução, talvez tão significativo quando passamos do filme para o digital.
Mas houve outras mudanças como por exemplo a criação dos "bancos de imagens" e a "edição de uma imagem por computador"

Nos anos 90 eu trabalhei em um estúdio de tamanho médio, mas que tinha tido seus dias de glória nos anos 70 e 80, era comum ouvir histórias de viagens
para fotografar carros e caminhões in loco ou uma pista de motocross dentro do estúdio para se fotografar motos saltando.

As agencias de publicidade pagavam por fotos desse tipo,

Depois passou a fotografar carros e motos no fundo branco e se adicionava a paisagem na edição.
E eu vivi essa época em que se fotografava tudo em fundo branco para se adicionar em alguma propaganda em revista ou outdoor,
era sempre feito em grande formato e depois em médio formato pra economizar os custos. E eu vi quando as agencias de publicidade
param de ligar pq podiam alugar imagens em lugares como StockPhotos ao invés de pedir para algum fotografo produzir a imagem que eles queriam.

é claro que até hoje em dia ainda tem fotógrafos que produzem imagens que as agencias pedem, como fazer fotos de prato de uma restaurante, o rosto de alguém famoso para uma propaganda ou um produto de uma fabrica, fotos únicas e específicas, fora isso o que pode ser encontrado em banco de imagens acaba saindo muito mais barato (tbm depende da utilização da imagem, se é compra ou aluguel, o veiculo e o tempo de circulação) mas hoje em dia a maior parte da produção de fotografia Still é para banco de imagens.
O digital tbm foi outra transição importante não só na fotografia mas para a gráficas tbm, o fotolito praticamente morreu e na impressão OFFSET a chapa é gravada a laser.
Em todas essas transições, pessoas perderam emprego e empresas foram a falência,

A mudança tem suas vantagens mas tambem tem suas consequências.

e lembrando que AI é apenas uma ferramenta e precisa que as pessoas digitem os comandos certos para se gerar imagens boas.

Só estou esperando o ChatGPT mudar o nome por conta própria pra SKYNET  :eek:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #136 Online: 19 de Março de 2023, 20:46:30
Sobre essas imagens geradas por AI eu penso que estamos num processo de revolução, talvez tão significativo quando passamos do filme para o digital.
Mas houve outras mudanças como por exemplo a criação dos "bancos de imagens" e a "edição de uma imagem por computador"

Nos anos 90 eu trabalhei em um estúdio de tamanho médio, mas que tinha tido seus dias de glória nos anos 70 e 80, era comum ouvir histórias de viagens
para fotografar carros e caminhões in loco ou uma pista de motocross dentro do estúdio para se fotografar motos saltando.

As agencias de publicidade pagavam por fotos desse tipo,

Depois passou a fotografar carros e motos no fundo branco e se adicionava a paisagem na edição.
E eu vivi essa época em que se fotografava tudo em fundo branco para se adicionar em alguma propaganda em revista ou outdoor,
era sempre feito em grande formato e depois em médio formato pra economizar os custos. E eu vi quando as agencias de publicidade
param de ligar pq podiam alugar imagens em lugares como StockPhotos ao invés de pedir para algum fotografo produzir a imagem que eles queriam.

é claro que até hoje em dia ainda tem fotógrafos que produzem imagens que as agencias pedem, como fazer fotos de prato de uma restaurante, o rosto de alguém famoso para uma propaganda ou um produto de uma fabrica, fotos únicas e específicas, fora isso o que pode ser encontrado em banco de imagens acaba saindo muito mais barato (tbm depende da utilização da imagem, se é compra ou aluguel, o veiculo e o tempo de circulação) mas hoje em dia a maior parte da produção de fotografia Still é para banco de imagens.
O digital tbm foi outra transição importante não só na fotografia mas para a gráficas tbm, o fotolito praticamente morreu e na impressão OFFSET a chapa é gravada a laser.
Em todas essas transições, pessoas perderam emprego e empresas foram a falência,

A mudança tem suas vantagens mas tambem tem suas consequências.

e lembrando que AI é apenas uma ferramenta e precisa que as pessoas digitem os comandos certos para se gerar imagens boas.

Só estou esperando o ChatGPT mudar o nome por conta própria pra SKYNET  :eek:


Perfeita sua colocação sobre as mudanças tecnológicas ocorridas ao longo do tempo. A verdade é que o ser humano acaba se adaptando a essas mudanças sendo poucos os que tem uma resistência gigante.

Como toda tecnologia e seu respectivo avanço tecnológico, há um lado bom e um lado ruim em tudo que fazemos e usamos na vida (a famosa dualidade). Deixando o papo metafísico de lado, acredito que a IA veio realmente pra ficar . E o uso da IA não se limita a gerar conteúdos prontos em textos ou em imagens. Há uma série de aplicações muito interessantes para a IA Web que não é o futuro, é o presente, quer a gente goste disso ou não.

Por exemplo, a Adobe lançou um plugin que pela IA corrige a posição do rosto e dos olhos de um participante em vídeo ao vivo, ou em vídeos gravados (vlogs estilo Youtube) . A tecnologia funciona  e perfeitamente bem!

Vou citar um exemplo: escrevi um livro sobre emagrecimento. Na próxima semana o livro estará indo ao ar. O Chat GPT me escreveu um livro inteiro . Meu único trabalho foi organizar todo a informação, transformando ela em conhecimento prático.

Assim como toda ferramenta, penso que o lado negativo e sombrio dela é fazer as pessoas muito preguiçosas. Isso tira a autonomia do sujeito em pensar por conta própria (apesar de 99,9% dos pensamentos de um ser humano não serem originais dele em si, mas isso é outro assunto). Essa "preguiça" pode ser algo muito desafiador para a raça humana, pois uma obra literária por exemplo, jamais será igual a feita de um humano sobre a devida inspiração artística .

DO lado bom, penso que a IA pode ser um recurso de pesquisa e uma fonte de conhecimento muito interessante. Por exemplo, posso pedir para o Chat GPT criar um roteiro para uma série de vídeos para um canal do Youtube de determinado nicho. O mais legal é que ele cria um roteiro totalmente novo; e de certa forma original. E se aquilo não te agradar você pode pedir pra IA reescrever algo totalmente novo.

A IA pode, se bem utilizada, ser uma ferramenta incrivelmente boa . Eu penso que ela deve ser considerada como uma ferramenta de apoio apenas, nunca como uma muleta para resolver problemas.

Por exemplo, sabemos que um vício da era moderna atual é a degradação da linguagem: vejam no Brasil um "caso"/ exemplo: raramente hoje em dia , vemos pessoas que sabem escrever, ler e interpretar textos. A IA poderia ser um grande aliado para ajudar a sanar esse problema pois a degradação da linguagem gera deturpações da realidade física que o indivíduo percebe.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.549
  • Sexo: Masculino
Resposta #137 Online: 22 de Março de 2023, 09:32:06
Como foi dito antes com muita sabedoria, vocês se impressionam facilmente.

Do meu ponto de vista, o processo de fazer fotografia, aprender com o processo ou até improvisar, passa a ser ficar sentado na cadeira digitando.   E me desculpe... Não é mais fotografia.  Não é um instrumento, e não deve mais ser assinado. Não vou nem me indispor com essa mentalidade curta.

O encanto é interessante como entretenimento, só é preciso ver o quão iludido estão lhe fazendo. Não vou nem falar de gosto, ou de conhecimento. O pior é a apropriação da arte.

  Alguns ingênuos merecem mesmo...

Existe uma tendência a fake news. 

Enfim...


Lembrei aqueles desenhos e filmes super produzidos e chatos porque a estória é vazia.

« Última modificação: 22 de Março de 2023, 09:36:21 por Leonardo Tonin »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.010
Resposta #138 Online: 23 de Março de 2023, 00:21:34

Assim como toda ferramenta, penso que o lado negativo e sombrio dela é fazer as pessoas muito preguiçosas. Isso tira a autonomia do sujeito em pensar por conta própria (apesar de 99,9% dos pensamentos de um ser humano não serem originais dele em si, mas isso é outro assunto). Essa "preguiça" pode ser algo muito desafiador para a raça humana, pois uma obra literária por exemplo, jamais será igual a feita de um humano sobre a devida inspiração artística .

DO lado bom, penso que a IA pode ser um recurso de pesquisa e uma fonte de conhecimento muito interessante. Por exemplo, posso pedir para o Chat GPT criar um roteiro para uma série de vídeos para um canal do Youtube de determinado nicho. O mais legal é que ele cria um roteiro totalmente novo; e de certa forma original. E se aquilo não te agradar você pode pedir pra IA reescrever algo totalmente novo.


Tbm concordo, muito da tecnologia deixa as pessoas preguiçosas, na época do filme era tudo mais difícil, não tinha o preview tinha que esperar revelar, se vc tinha um laboratório em casa vc podia fazer o seu próprio revelador (ou comprar um D-76 da kodak ou HC-110 da Ilford) a ampliação era outro desafio, eu gastava papel para se conseguir uma boa cópia, o aprendizado era lento e a informação estava em livros, professores e amigos mais experientes.

é como vc falou se tem vantagens e desvantagens

Hoje se encontra quase tudo na internet, mas se tem tanta coisa, que o essencial se perde num mar de bobagens.

Por exemplo, sabemos que um vício da era moderna atual é a degradação da linguagem: vejam no Brasil um "caso"/ exemplo: raramente hoje em dia , vemos pessoas que sabem escrever, ler e interpretar textos. A IA poderia ser um grande aliado para ajudar a sanar esse problema pois a degradação da linguagem gera deturpações da realidade física que o indivíduo percebe.

já essa parte eu não concordo muito, cada um tem o seu ponto de vista, aceitar isso pode ser difícil para alguns, as vezes as pessoas podem nos surpreender de maneira negativa, por exemplo é a falácia "Argumentum ad hominem" que eu vejo muito por ai, onde se critica a pessoa e não o argumento.
« Última modificação: 23 de Março de 2023, 00:22:49 por pkawazoe »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.690
  • Sexo: Masculino
Resposta #139 Online: 23 de Março de 2023, 19:04:35
Bom acho que vcs viram um exemplo pratico do uso dessa ferramenta digital, inclusive agora para fazer videos. O caso foi da prisão do Trump, com vários vídeos bem realistas produzidos por AI circulando pela NET, além de fotos é claro. Tudo ficção, nada real mesmo, porem movimentou a web e muitos acreditaram como se fosse fato.

É mais uma mostra da utilização dessa ferramenta pode ser preocupante para causar comoção, odio, e todo tipo de confusão pela web.

« Última modificação: 23 de Março de 2023, 19:05:16 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.690
  • Sexo: Masculino
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #141 Online: 23 de Março de 2023, 19:13:13
Bom acho que vcs viram um exemplo pratico do uso dessa ferramenta digital, inclusive agora para fazer videos. O caso foi da prisão do Trump, com vários vídeos bem realistas produzidos por AI circulando pela NET, além de fotos é claro. Tudo ficção, nada real mesmo, porem movimentou a web e muitos acreditaram como se fosse fato.

É mais uma mostra da utilização dessa ferramenta pode ser preocupante para causar comoção, odio, e todo tipo de confusão pela web.


Cara e ele é muito mais esperto do que se imagina; com certeza ele está usando esses episódios para auto-promoção visando o retorno à Casa Branca em 2025.

Mas isso me deu uma outra visão também: chegaremos num dia em que a IA será capaz de produzir vídeos incrivelmente realistas , bastando saber fazer o pedido corretamente. A IA ainda tem muito o que avançar, e sim poderá ser usado para fake news das mais diversas ... afinal enganar o ser humano é a coisa mais fácil do mundo, basta ter os meios de comunicação para isso.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.549
  • Sexo: Masculino
Resposta #142 Online: 24 de Março de 2023, 02:58:44
Cara e ele é muito mais esperto do que se imagina; com certeza ele está usando esses episódios para auto-promoção visando o retorno à Casa Branca em 2025.

Mas isso me deu uma outra visão também: chegaremos num dia em que a IA será capaz de produzir vídeos incrivelmente realistas , bastando saber fazer o pedido corretamente. A IA ainda tem muito o que avançar, e sim poderá ser usado para fake news das mais diversas ... afinal enganar o ser humano é a coisa mais fácil do mundo, basta ter os meios de comunicação para isso.

Me desculpe, mas não adianta negar a necessidade de se ter jornalismo, política, governo em um país.  Não é a negação do estado ou do jornalismo que irá colocar o Brasil em um bom lugar.
Outro ponto é a negação do aquecimento global, me desculpe, mas comunicar algo que não seja verídico é criminoso.

Jornalismo não deve apenas ser comunicação, mas apresentação de fatos, que possuem veracidade.

Sabendo como o mundo é,  uma tecnologia de ai usada em uma rede social pode provocar linchamento.

Uma tecnologia perigosa.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #143 Online: 24 de Março de 2023, 10:29:02
Me desculpe, mas não adianta negar a necessidade de se ter jornalismo, política, governo em um país.  Não é a negação do estado ou do jornalismo que irá colocar o Brasil em um bom lugar.
Outro ponto é a negação do aquecimento global, me desculpe, mas comunicar algo que não seja verídico é criminoso.

Jornalismo não deve apenas ser comunicação, mas apresentação de fatos, que possuem veracidade.

Sabendo como o mundo é,  uma tecnologia de ai usada em uma rede social pode provocar linchamento.

Uma tecnologia perigosa.


Se for assim só no Brasil precisaria prender no mínimo metade dos jornalistas. O jornalismo no ocidente até o fim dos anos 70 era excelente. De lá pra cá, entrou num nível pueril. Pegando só o Brasil como exemplo, vejam o nível dos jornalistas quando vão fazer perguntas a algum entrevistado muito inteligente: geralmente o repórter não tem o mínimo conhecimento do que se trata, de quem se trata, etc. Hoje o que mais temos são jornalistas travestidos de imparcialidade, mas que só divulgam o que interessa aos grandes grupos capitalistas.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.690
  • Sexo: Masculino
Resposta #144 Online: 24 de Março de 2023, 11:22:55
Gente, principalmente os mais jovens, precisam perceber que jornalismo é um negocio, visa dinheiro, quanto maior o faturamento melhor para eles.

Manipular imagens é o mesmo que manipular as frases curtas dos títulos, das manchetes, do corpo da noticia, assim como manipular as poses e composições em fotos reais. É similar ao "click bait", são iscas.

Ora, aceita-se com mais facilidade certas coisas a qual estão acostimadas, mas qd toda essa ficção vem de manipulação de AI não pode???

O negócio jornalístico (e não só eles) vai sim embarcar nas nuances de AI e ganhar muito dinheiro com isso.

Jornal é um negocio que visa ganhar dinheiro, e vale tudo pra isso, nunca acredite plenamente nos jornais e na mídia em geral.
« Última modificação: 24 de Março de 2023, 11:24:16 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #145 Online: 24 de Março de 2023, 11:27:22
Gente, principalmente os mais jovens, precisam perceber que jornalismo é um negocio, visa dinheiro, quanto maior o faturamento melhor para eles.

Manipular imagens é o mesmo que manipular as frases curtas dos títulos, das manchetes, do corpo da noticia, assim como manipular as poses e composições em fotos reais. É similar ao "click bait", são iscas.

Ora, aceita-se com mais facilidade certas coisas a qual estão acostimadas, mas qd toda essa ficção vem de manipulação de AI não pode???

O negócio jornalístico (e não só eles) vai sim embarcar nas nuances de AI e ganhar muito dinheiro com isso.

Jornal é um negocio que visa ganhar dinheiro, e vale tudo pra isso.


Exato... e já vamos imaginando a imensa quantidade de fake news nas próximas eleições norte-americanas por exemplo. E o jornalismo atual não liga pra ética. O que importa é divulgar tanto algumas mentiras que as pessoas acham que é verdade. E a mídia (tv, rádio, redes sociais) é o prato perfeito para isso. Por isso que digo que a coisa mais fácil do mundo é enganar o ser humano, basta ter a mídia.

Apenas para reflexão: nos EUA há centenas, talvez alguns milhares de canais de tv com audiência pulverizada. Porém , há apenas 3 ou 4 grupos empresariais que tem o controle acionário destes canais. Isso significa o que seguinte: que este grupo se reúne e decide o que nós vamos passar pra população e o que vamos colocar pra debaixo do tapete. No Brasil não tem muita diferença.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.549
  • Sexo: Masculino
Resposta #146 Online: 24 de Março de 2023, 11:57:37
Gente, principalmente os mais jovens, precisam perceber que jornalismo é um negocio, visa dinheiro, quanto maior o faturamento melhor para eles.

Manipular imagens é o mesmo que manipular as frases curtas dos títulos, das manchetes, do corpo da noticia, assim como manipular as poses e composições em fotos reais. É similar ao "click bait", são iscas.

Ora, aceita-se com mais facilidade certas coisas a qual estão acostimadas, mas qd toda essa ficção vem de manipulação de AI não pode???

O negócio jornalístico (e não só eles) vai sim embarcar nas nuances de AI e ganhar muito dinheiro com isso.

Jornal é um negocio que visa ganhar dinheiro, e vale tudo pra isso, nunca acredite plenamente nos jornais e na mídia em geral.

   Então está na hora de mudar o Brasil.

     Nós EUA a fox e conhecida por ser manipuladora. 
     Na China e Rússia não precisamos nem falar...
     Na Alemanha a imprensa é autônoma e paga pelo cidadão.
     




Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.690
  • Sexo: Masculino
Resposta #147 Online: 24 de Março de 2023, 12:23:39
   Então está na hora de mudar o Brasil.

     Nós EUA a fox e conhecida por ser manipuladora. 
     Na China e Rússia não precisamos nem falar...
     Na Alemanha a imprensa é autônoma e paga pelo cidadão.
     
Então, mas sem querer entrar em política, mesmo pq percebo o grupo político ao qual vc está conectado, outra metade daquela nação fala a mesma coisa da CNN e de outras do lado de lá. Aqui no BR vc tem exemplo paralelo como Globo e Jovem Pan.

O dia que o espectador entender que jornalismo é um negócio que visa dinheiro, que se conecta a grupos exclusivamente por dinheiro tudo vai se encaixar, e não adianta, pq isso não vai mudar, nunca.  :ok:

Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.549
  • Sexo: Masculino
Resposta #148 Online: 25 de Março de 2023, 09:18:23
Então, mas sem querer entrar em política, mesmo pq percebo o grupo político ao qual vc está conectado, outra metade daquela nação fala a mesma coisa da CNN e de outras do lado de lá. Aqui no BR vc tem exemplo paralelo como Globo e Jovem Pan.

O dia que o espectador entender que jornalismo é um negócio que visa dinheiro, que se conecta a grupos exclusivamente por dinheiro tudo vai se encaixar, e não adianta, pq isso não vai mudar, nunca.  :ok:

Olha... Eu sou do tempo antes da polarizacao da poitica, e fiquei nessa ate talvez por não entender o palco midiático.

Voltando ao assunto. Vejo essas AI fotos fake como uma ferramenta perigosa, e redes sociais junto.... sei não.



« Última modificação: 25 de Março de 2023, 09:19:31 por Leonardo Tonin »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.447
  • Sexo: Masculino
Resposta #149 Online: 25 de Março de 2023, 19:01:30
Um vídeo editado por ai creio que é a pior das mentiras.

Pois é algo mais bem feito e difícil de provar o contrário.