Autor Tópico: Já temos uma sala para falar sobre AI??  (Lida 20971 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #165 Online: 20 de Abril de 2023, 20:10:01
Sinceramente eu acho totalmente ridículo criar fotos desse jeito. Não é arte, não é conceito e sim uma enrolação.

É como uma pessoa descrever como quer uma casa e uma equipe de engenheiros, arquitetos e empreiteiros fazerem tudo, corrigirem erros e tal e a pessoa levar o crédito pela obra.

Para mim um fotógrafo que usa isso é um fotógrafo-fake, um enrolão e não merece o título, e azar de quem discordar, não estou nem aí.

Até entendo uma rede de varejo usar Ai para gerar catalogos de produtos, mas para por ai.

Concordo totalmente com o que vocês concordaram, não concordam comigo? o!   :D 
 :hysterical:   :hysterical:   :hysterical:

 Saiu um vídeo do Mestre Bagnola mostrando um ensaio bem legal que ele fez da Ana Paula Arósio ainda nos anos 90 com câmeras de filme. Ele pediu pra IA gerar imagens da Ana Paula Arósio. Resultado: nenhuma das fotos geradas a modelo era minimamente parecida com ela.

A verdade é que a IA pode gerar ILUSTRAÇÕES muito interessantes, mas fotos ela não gera. Há uma grande diferença.  :ok: :ok: :ok:

Outro aspecto é o seguinte: há demanda para fotografia em MUITOS NICHOS nos quais a IA nunca poderá substituir. Por exemplo, quem vai substituir fotografia de gastronomia, de eventos, de esportes? São áreas que sempre terão demanda. A não ser que um dia a IA seja tão perfeita que faça tudo como um humano faz. Até lá, nós humanos fazemos bem melhor. Nosso cérebro é uma máquina infinitamente melhor do que qualquer máquina artificial.

Saber usar esse recurso Divino é que é o segredo; mesmo os chamados "gênios" que já existiram na história (pega ai Tesla, Leonardo da Vinci, Santos Dummond, Pelé, os compositores de músicas barrocas como Vivaldi, Mozart, Pelé, Senna, etc) ... mesmo esses gênios não usaram todo o potencial do seu cérebro. Então a IA pode ser uma boa ajuda, mas não vai ajudar a resolver problemas que os humanos resolvem como fazer fotografia pra um grande chefe de cozinha ou a fotografia de eventos.

Já imaginou pedir pra IA fazer as fotos de um casamento e você entregar isso pro seu cliente?  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

« Última modificação: 20 de Abril de 2023, 20:11:49 por cheferson »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #166 Online: 20 de Abril de 2023, 20:24:19
Eu discordo do Antônio quando ele diz que é um fotógrafo Fake. Vejo pelo ponto de vista do retocador digital, que nesse caso poderia ser uma nova ferramenta para trabalhar.
Provavelmente vocês devam conhecer o Leo/Kauê Luz do Grupo Luz que fazem as tais das imagens híbridas. Elas não são fotografias, mas sim composições para se conseguir um efeito que ou não seria possível tecnicamente ou não seria possível financeiramente. Eles mesmos citam um caso que certa vez precisavam fotografar uma modelo apresentando um produto no RJ sendo que o produto estava em SP. Esse processo seria caríssimo pois demandaria levar todo a estrutura do estúdio de SP para RJ além do produto.... Então o que foi feito foi: fotografaram a Modelo interagindo com um objeto similar lá no RJ e o produto em SP no estúdio. Após isso, foi feita a fusão dos dois digitalmente e daí finalmente obteve-se uma imagem da modelo com o produto totalmente ambientado.
Nessa idéia acho que o conceito poderia ser portado para IA+Fotografia. Poderíamos dar uma imagem de referência para o Prompt/IA, e solicitar os ajustes pertinentes... Tipo trocar céu, abrir um olho fechado, consertar uma foto que ficou com o fundo ótimo mas não foi feliz no instante do clique que pegou essa pessoa fazendo uma expressão feia.
Também seria ótimo você dar uma foto de exemplo e pedir para AI aplicar uma edição similar à outra de referência (tipo um extrator de presets). Outra coisa que seria ótimo era a parte de fazer automaticamente/inteligentemente a reconstrução de partes estouradas tipo um céu.... Não precisaríamos mais fazer Braketing, a IA faria a manipulação automaticamente.
Também seria ótimo a IA fazendo por exemplo partes trabalhosas na edição, tipo a Blocagem, recortes, organização de camadas e pastas. Acho que são infinitas possibilidades.
Eu mesmo se tivesse esse recurso, iria começar a vender promptografia publicitária... O Lucas Rosa (fotógrafo/manipulador zika) mesmo mostra os projetos que faz para grandes empresas, tudo orçamento de R$50.000,00 pra cima.... coisa que demanda aquelas Phase One de 100 M Pixels e precisa fazer empilhamento de centenas de imagens. Se a  IA resolvesse isso (e eu imagino que não está longe), bastaria uma fotinho com minha Tecpixels, um bom prompt e depois de algumas iterações teria uma imagem comercial estilo Light Farm.

Falando neles, acho que eles são um ótimo exemplo de que a fotografia nem sempre tem que ser através de lentes... Muitos fotógrafos começaram a se especializar em desenvolvimento 3D pois certas coisas muitas vezes não são possíveis de ser desenvolver fisicamente (mockup caro ou limitação técnica). O 3d faz imagens fotorealistas, apenas demanda conhecimento do usuário. Acredito que a IA vai caminhar para aprender a desenvolver "renderizações" 3d fotorealistas baseadas em prompts.
« Última modificação: 20 de Abril de 2023, 20:25:25 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #167 Online: 20 de Abril de 2023, 22:01:10
Eu discordo do Antônio quando ele diz que é um fotógrafo Fake. Vejo pelo ponto de vista do retocador digital, que nesse caso poderia ser uma nova ferramenta para trabalhar.
Provavelmente vocês devam conhecer o Leo/Kauê Luz do Grupo Luz que fazem as tais das imagens híbridas. Elas não são fotografias, mas sim composições para se conseguir um efeito que ou não seria possível tecnicamente ou não seria possível financeiramente. Eles mesmos citam um caso que certa vez precisavam fotografar uma modelo apresentando um produto no RJ sendo que o produto estava em SP. Esse processo seria caríssimo pois demandaria levar todo a estrutura do estúdio de SP para RJ além do produto.... Então o que foi feito foi: fotografaram a Modelo interagindo com um objeto similar lá no RJ e o produto em SP no estúdio. Após isso, foi feita a fusão dos dois digitalmente e daí finalmente obteve-se uma imagem da modelo com o produto totalmente ambientado.
Nessa idéia acho que o conceito poderia ser portado para IA+Fotografia. Poderíamos dar uma imagem de referência para o Prompt/IA, e solicitar os ajustes pertinentes... Tipo trocar céu, abrir um olho fechado, consertar uma foto que ficou com o fundo ótimo mas não foi feliz no instante do clique que pegou essa pessoa fazendo uma expressão feia.
Também seria ótimo você dar uma foto de exemplo e pedir para AI aplicar uma edição similar à outra de referência (tipo um extrator de presets). Outra coisa que seria ótimo era a parte de fazer automaticamente/inteligentemente a reconstrução de partes estouradas tipo um céu.... Não precisaríamos mais fazer Braketing, a IA faria a manipulação automaticamente.
Também seria ótimo a IA fazendo por exemplo partes trabalhosas na edição, tipo a Blocagem, recortes, organização de camadas e pastas. Acho que são infinitas possibilidades.
Eu mesmo se tivesse esse recurso, iria começar a vender promptografia publicitária... O Lucas Rosa (fotógrafo/manipulador zika) mesmo mostra os projetos que faz para grandes empresas, tudo orçamento de R$50.000,00 pra cima.... coisa que demanda aquelas Phase One de 100 M Pixels e precisa fazer empilhamento de centenas de imagens. Se a  IA resolvesse isso (e eu imagino que não está longe), bastaria uma fotinho com minha Tecpixels, um bom prompt e depois de algumas iterações teria uma imagem comercial estilo Light Farm.

Falando neles, acho que eles são um ótimo exemplo de que a fotografia nem sempre tem que ser através de lentes... Muitos fotógrafos começaram a se especializar em desenvolvimento 3D pois certas coisas muitas vezes não são possíveis de ser desenvolver fisicamente (mockup caro ou limitação técnica). O 3d faz imagens fotorealistas, apenas demanda conhecimento do usuário. Acredito que a IA vai caminhar para aprender a desenvolver "renderizações" 3d fotorealistas baseadas em prompts.

Cara mesmo usando um prompt bem detalhado pra pedir as fotos, a IA ainda erra em algumas coisas. Veja, eu acho o sistema fantástico. Mas eu não acho que ele substitui tudo. Se formos parar pra pensar, as câmeras de filme 35MM já tinham uma IA embutida dentro dela para sistemas de foco e fotometria.

Outra aplicação interessante da IA dessas que você citou são alguns plugins para Photoshop e Lightroom que fazem a aplicação de nitidez e melhora automática em tratamento de pele, sem perda de tempo e de maneira incrivelmente eficaz. Tratamentos de pele para fotografia de moda feminina, por exemplo, que exigiam grandes esforços ; hoje podem ser feitas em poucos cliques de maneira muito excelente com poucos cliques.



fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #168 Online: 20 de Abril de 2023, 22:21:05
...há demanda para fotografia em MUITOS NICHOS nos quais a IA nunca poderá substituir. Por exemplo, quem vai substituir fotografia de gastronomia, de eventos, de esportes? São áreas que sempre terão demanda....

Então eu concordo que agora a IA está num estágio "beta", mas ela está se desenvolvendo, sendo treinada.

Nesse vídeo to Tony fala mais ou menos isso:

Em resumo o que o Tony diz é que até alguns meses atrás a IA fazia umas coisas bizarras, mas nesses poucos meses ela já deu um salto grande.

A partir daqui, vou começar a discordar contigo.... Acredito que logo teremos tipo um "Foto GPT" que vai funcionar (de verdade) assim:

Você digita o prompt de instrução e o "render AI" faz.

"Foto GPT, troque o prato branco desta imagem:


 para o prato preto da segunda imagem, mantendo a fotometria e fazendo a ambientação:


Daí a IA faz de boa que nem daria pra saber se era ou não uma imagem.
Ou mesmo pedir para o GPT colocar um pastelzinho extra no prato.
A verdade é que tipo de solicitação de cliente pedir pra mudar ordem, cor das coisas é mais comum do que ir ao banheiro. Quando existir uma ferramenta que faça isso, e não irá demorar, o negócio todo vai mudar muuuuuuiito.

Fazendo um paralelo, o que acontece agora entre fotografos e geradores de imagem AI é (guardadas as proporções) é o mesmo que aconteceu com Designers e o Canva.... o Designer faz melhor, mas o Canva é mais barato e resolve as demandas quase tão bem quanto.
« Última modificação: 20 de Abril de 2023, 22:24:05 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #169 Online: 20 de Abril de 2023, 23:19:34
Eu discordo do Antônio quando ele diz que é um fotógrafo Fake. Vejo pelo ponto de vista do retocador digital, que nesse caso poderia ser uma nova ferramenta para trabalhar.
Provavelmente vocês devam conhecer o Leo/Kauê Luz do Grupo Luz que fazem as tais das imagens híbridas. Elas não são fotografias, mas sim composições para se conseguir um efeito que ou não seria possível tecnicamente ou não seria possível financeiramente. Eles mesmos citam um caso que certa vez precisavam fotografar uma modelo apresentando um produto no RJ sendo que o produto estava em SP. Esse processo seria caríssimo pois demandaria levar todo a estrutura do estúdio de SP para RJ além do produto.... Então o que foi feito foi: fotografaram a Modelo interagindo com um objeto similar lá no RJ e o produto em SP no estúdio. Após isso, foi feita a fusão dos dois digitalmente e daí finalmente obteve-se uma imagem da modelo com o produto totalmente ambientado.
Nessa idéia acho que o conceito poderia ser portado para IA+Fotografia. Poderíamos dar uma imagem de referência para o Prompt/IA, e solicitar os ajustes pertinentes... Tipo trocar céu, abrir um olho fechado, consertar uma foto que ficou com o fundo ótimo mas não foi feliz no instante do clique que pegou essa pessoa fazendo uma expressão feia.
Também seria ótimo você dar uma foto de exemplo e pedir para AI aplicar uma edição similar à outra de referência (tipo um extrator de presets). Outra coisa que seria ótimo era a parte de fazer automaticamente/inteligentemente a reconstrução de partes estouradas tipo um céu.... Não precisaríamos mais fazer Braketing, a IA faria a manipulação automaticamente.
Também seria ótimo a IA fazendo por exemplo partes trabalhosas na edição, tipo a Blocagem, recortes, organização de camadas e pastas. Acho que são infinitas possibilidades.
Eu mesmo se tivesse esse recurso, iria começar a vender promptografia publicitária... O Lucas Rosa (fotógrafo/manipulador zika) mesmo mostra os projetos que faz para grandes empresas, tudo orçamento de R$50.000,00 pra cima.... coisa que demanda aquelas Phase One de 100 M Pixels e precisa fazer empilhamento de centenas de imagens. Se a  IA resolvesse isso (e eu imagino que não está longe), bastaria uma fotinho com minha Tecpixels, um bom prompt e depois de algumas iterações teria uma imagem comercial estilo Light Farm.

Falando neles, acho que eles são um ótimo exemplo de que a fotografia nem sempre tem que ser através de lentes... Muitos fotógrafos começaram a se especializar em desenvolvimento 3D pois certas coisas muitas vezes não são possíveis de ser desenvolver fisicamente (mockup caro ou limitação técnica). O 3d faz imagens fotorealistas, apenas demanda conhecimento do usuário. Acredito que a IA vai caminhar para aprender a desenvolver "renderizações" 3d fotorealistas baseadas em prompts.

Boa sorte,  se você gostou, estude essa tecnologia, vá fundo.
segundo o chat GPT Fake é 9 nome apropriado. O processo poderia ser chamado com o nome de alguma empresa.























Shevek

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #170 Online: 21 de Abril de 2023, 06:31:37
Fazendo um paralelo, o que acontece agora entre fotografos e geradores de imagem AI é (guardadas as proporções) é o mesmo que aconteceu com Designers e o Canva.... o Designer faz melhor, mas o Canva é mais barato e resolve as demandas quase tão bem quanto.

Essa mesma lógica se aplica à celulares e câmeras dedicadas. A câmera é melhor, mas 99% das pessoas fica satisfeita com o que o celular entrega, por ser bom o suficiente para elas.

O que determina se essas novas tecnologias como a IA generativa vão ficar ou não é a utilidade e viabilidade econômica, não se um grupo específico gosta ou não delas. E aí não adianta espernear, dizer que não é fotografia e tal. Quem está vendo não vai se preocupar com isso. Os cães ladram e a caravana passa.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #171 Online: 21 de Abril de 2023, 07:48:17
Essa mesma lógica se aplica à celulares e câmeras dedicadas. A câmera é melhor, mas 99% das pessoas fica satisfeita com o que o celular entrega, por ser bom o suficiente para elas.

O que determina se essas novas tecnologias como a IA generativa vão ficar ou não é a utilidade e viabilidade econômica, não se um grupo específico gosta ou não delas. E aí não adianta espernear, dizer que não é fotografia e tal. Quem está vendo não vai se preocupar com isso. Os cães ladram e a caravana passa.

O chat GPT disse que ser considerado fotógrafia é mais para o ego do que qualquer outra coisa.

O chat GPT disse que a fotografia substituiu a pintura retratista, e que essa computação gráfica é outra coisa. Não é fotografia, não é preciso contratar maquiadora, modelo, nada disso. Apenas terá o diretor de arte programador, conhecedor de maquiagem.  vai ter conhecimento prático de computação voltada para arte. Computação artística.  :wub:

O chat GPT não sabe se isso AI vai virar startup democrático que paga um valor para entusiastas.  :hysterical:  mas ele disse que não é nem essa a questão. O chat GPT prefere fotografar e acha essa conversa de fotografia ai marketing de entretenimento...  sociedade sintética.

O chat GPT gostou do nome:. Isso AI para descrever  foto gerada apropriada copiada  ultra processada e sem calorias pela AI.  :D

O chat GPT disse que o termo Fake cai bem para o contexto político jornalístico que vivemos. Conforme for o chat GPT disse que poderá servir de modo criminoso. Mas já vivemos isso, e tudo ❤️‍🩹 bem.



Enquanto algum humano vai  ficar
Tic tic tic tic tic no Pc e depois assistindo o resultado de uma natureza morta gerada pelo computador. Cada louco com sua mania.

Isso não é a foto de um cachimbo.
É uma computação cachimbográfica.  :D

O chat GPT diz que é bom rirmos, mandou um bom final de semana para todos. Ele vai sair para fotografar



« Última modificação: 21 de Abril de 2023, 07:58:23 por Leonardo Tonin »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #172 Online: 21 de Abril de 2023, 11:16:17
Essa discussão me lembra uma Música do Chico Science e Nação Zumbi:

Computadores fazem arte

Computadores fazem arte
Artistas fazem dinheiro, dinheiro
Computadores fazem arte
Artistas fazem dinheiro, dinheiro

Computadores avançam
Artistas pegam carona
Cientistas criam o novo
Artistas levam a fama
Computadores avançam
(Computadores avançam)
Artistas pegam carona
Cientistas criam o novo
(Cientistas criam o novo)
Artistas levam a fama


Bem vindos a era Cyber Punk
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #173 Online: 21 de Abril de 2023, 11:28:18
Huawei: potência de computação em IA aumentará 500 vezes até 2030

https://exame.com/tecnologia/huawei-potencia-de-computacao-em-ia-aumentara-500-vezes-ate-2030/


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.006
Resposta #174 Online: 21 de Abril de 2023, 11:35:58

A verdade é que a IA pode gerar ILUSTRAÇÕES muito interessantes, mas fotos ela não gera. Há uma grande diferença.  :ok: :ok: :ok:



Então eu concordo que agora a IA está num estágio "beta", mas ela está se desenvolvendo, sendo treinada.


Eu concordo com tudo o que vcs falaram, a inteligência artificial daqui a cinco anos será muito diferente da que temos hoje,
nenhuma tecnologia nasce pronta, depois de lançada para o consumidor ela continua a se desenvolver,

e me lembra muito o inicio das cameras digitais,

eu não sei se o pessoal daqui do fórum conhece a Sony Mavica e a Kodak DC-30, acho que foram lançadas em 1997, tinham 0.3 mp e a Mavica gravava as fotos em um disquete de 3.5', eu lembro dos fotografos falando que digital nunca ia superar o filme, que a qualidade era muito ruim, que era baboseira investir num equipamentos desses, e em 1997 eles estavam certos, pq era muito ruim mesmo, mas as cameras foram melhorando e hoje em dia, 26 anos depois, acho que aqui ninguém tem dúvida que o digital tomou o lugar do filme tanto no mercado profissional como no amador(é claro que tem pessoas que ainda fotografam com filmes, mas um numero muito menor em relação do digital)

Eu não fico pensando se as fotos geradas por AI são boas ou esquisitas ou qualquer outra coisa,
mas que essa tecnologia está em pleno desenvolvimento

e que a mudança será inevitável.

não é uma questão de "se vai ser bom" mas "quando"

será que alguém aqui do forum pode dizer o que será dessa tecnologia daqui a 5 anos? 10 anos? 25 anos?

o Cheferson está certo a Ai produz ilustrações ou imagens, não fotografia.....o ato de fotografar nunca morrerá, eu que sou hobbista a AI não faz muita diferença pq eu sempre irei sair pra tirar as minhas fotos, o ato de fotografar me dá prazer e me faz feliz (ver, perceber e registrar) já para o mercado profissional haverá mudança, como, quando e onde, eu não sei

eu só sei que será inevitável.

 
« Última modificação: 21 de Abril de 2023, 11:46:02 por pkawazoe »




Shevek

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #176 Online: 21 de Abril de 2023, 12:57:35
A IA pode criar imagens, e imagens que são indistinguíveis de fotografias, ainda que tecnicamente não sejam. Mas não consigo ver a IA substituindo o ato fotográfico. A menos que tenhamos uma câmera a cada metro quadrado do planeta, o fotógrafo ainda será necessário para registrar os eventos.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #177 Online: 21 de Abril de 2023, 14:57:52
Essa discussão me lembra uma Música do Chico Science e Nação Zumbi:

Computadores fazem arte

Computadores fazem arte
Artistas fazem dinheiro, dinheiro
Computadores fazem arte
Artistas fazem dinheiro, dinheiro

Computadores avançam
Artistas pegam carona
Cientistas criam o novo
Artistas levam a fama
Computadores avançam
(Computadores avançam)
Artistas pegam carona
Cientistas criam o novo
(Cientistas criam o novo)
Artistas levam a fama


Bem vindos a era Cyber Punk

Adoro Chico Science.  ;)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.793
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #178 Online: 21 de Abril de 2023, 15:25:31
A IA pode criar imagens, e imagens que são indistinguíveis de fotografias, ainda que tecnicamente não sejam. Mas não consigo ver a IA substituindo o ato fotográfico. A menos que tenhamos uma câmera a cada metro quadrado do planeta, o fotógrafo ainda será necessário para registrar os eventos.

Robôs em breve.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #179 Online: 21 de Abril de 2023, 20:38:36
Robôs em breve.
Vamos ter que ir pensando em mudar de profissão  :hysterical: