Autor Tópico: Já temos uma sala para falar sobre AI??  (Lida 17558 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 05 de Janeiro de 2023, 14:25:07
Sobre autoria é preciso entender o seguinte:

Uma foto de qq câmera digital hoje ou a 30 anos atrás possui um sftw e hrdw que foi desenvolvido por alguém. Então a foto que o fotografo produz ja sai da câmera com aquelas características que o cara projetou, desenvolveu e colocou dentro do equipamento que vc comprou. Assim sendo, metade da autoria da foto já não é do fotografo, esse dito cujo que nada mais é que um escravo do seu equipamento. (lembrem-se de Flusser que já explicou isso lá no século passado).
Dai ele pega um aplicativo pra fazer o tratamento das fotos desenvolvido por uma empresa que também entregou uma ferramenta para o fotografo e por consequência ja vai ficar com mais uma parte dessa autoria.

Ora esse sftw AI nada mais é que mais um aplicativo que faz alterações dentro do mundo digital em imagens, então esse novo usuário (fotógrafo???) continua um escravo de mais um aplicativo que ele não desenvolveu, e produz imagens de maneira mais moderna e diferente. Então pra mim o "fotógrafo" continua sendo um operador, nada mais que isso, de uma ferramenta que é novidade para a nossa geração.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 05 de Janeiro de 2023, 14:27:02
Vai vender muita foto, ja estou imaginando cliente pedindo pelo whatsapp para o fotografo produzir uma foto do "diretor da empresa" assim assim assado, usando as matrizes que posso pegar em redes sociais.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 05 de Janeiro de 2023, 14:32:10
Exato. Mais uma ferramenta para eliminar o elemento humano do processo, alterando a percepção de valor do trabalho artístico. Já foi embora pintura, música, a própria fotografia também. Fast food é uma ótima analogia, comida boa virou coisa de nicho, grife. 8 ou 80.

Desqualificar, massificar, desvalorizar, pagar pouco.

No futuro nem vai precisar de um fotografo para operar esse programa, haverá um robot que pega os dados de costumes e hábitos do Facebook (ou algo parecido), identifica situações e ambientes onde o "fulano" poderia estar, vai produzir diversas imagens e te enviar um portfólio pra vc escolher as imagens que deseja ficar/comprar.
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #33 Online: 06 de Janeiro de 2023, 01:40:00
Uma foto de qq câmera digital hoje ou a 30 anos atrás possui um sftw e hrdw que foi desenvolvido por alguém. Então a foto que o fotografo produz ja sai da câmera com aquelas características que o cara projetou, desenvolveu e colocou dentro do equipamento que vc comprou. Assim sendo, metade da autoria da foto já não é do fotografo, esse dito cujo que nada mais é que um escravo do seu equipamento.

Não sei... Por essa lógica, uma música gravada com instrumento tal e efeito tal vai ter a característica que o cara projetou? Extrapolando um pouco, um livro escrito em um PC (hardware) no Word (software) segue a mesma linha?

Indo pro outro lado, quando eu estava noivo, tinha um projeto (extremamente ambicioso) de gravar um CD pra minha noiva (atual esposa) em que eu tocaria todos os instrumentos e, indo além, teria fabricado todos os instrumentos. Ainda assim, teria cordas, captadores, peles de bateria, etc., que não seriam fabricadas por mim. Isso "contaminaria" o restante do projeto?

Para piorar a situação Carlos. Essa tecnologia está eliminando o processo saudável de aprendizado.

Tiveram vários comentários nessa linha, então peguei o do Leo.

De novo, não sei. O foco no olho elimina o processo saudável de aprendizado? E o foco automático? E a foto digital? Na época do filme a gente tinha que pensar muito mais antes de apertar o botão. Isso é uma coisa boa ou ruim?

Temos (eu me pego no mesmo vício) a ideia de que o futuro deveria de alguma forma ser parecido com o passado. Não é. Nós achamos que nossos filhos esdtão perdendo tempo com Youtube e rede social, como nossos pais achavam que a gente perdia tempo com TV, e provavelmente os pais deles achavam que eles perdiam tempo ouvindo música no rádio. Cada época é diferente, com tendências e linguagens diferentes.

O que eu vi até agora é que, pra gerar um resultado decente com AI, ainda é necessário muita tentativa e erro (mais ainda porque o resultado é imprevisível) e refinamento. No caso do post inicial, as fotos colocadas como referência de entrada já deviam ser muito boas pra gerar aquela saída. Se entrar com trabalho ruim, vai sair com trabalho ruim.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 06 de Janeiro de 2023, 02:39:45
Não sei... Por essa lógica, uma música gravada com instrumento tal e efeito tal vai ter a característica que o cara projetou? Extrapolando um pouco, um livro escrito em um PC (hardware) no Word (software) segue a mesma linha?

Indo pro outro lado, quando eu estava noivo, tinha um projeto (extremamente ambicioso) de gravar um CD pra minha noiva (atual esposa) em que eu tocaria todos os instrumentos e, indo além, teria fabricado todos os instrumentos. Ainda assim, teria cordas, captadores, peles de bateria, etc., que não seriam fabricadas por mim. Isso "contaminaria" o restante do projeto?

Tiveram vários comentários nessa linha, então peguei o do Leo.

De novo, não sei. O foco no olho elimina o processo saudável de aprendizado? E o foco automático? E a foto digital? Na época do filme a gente tinha que pensar muito mais antes de apertar o botão. Isso é uma coisa boa ou ruim?

Temos (eu me pego no mesmo vício) a ideia de que o futuro deveria de alguma forma ser parecido com o passado. Não é. Nós achamos que nossos filhos esdtão perdendo tempo com Youtube e rede social, como nossos pais achavam que a gente perdia tempo com TV, e provavelmente os pais deles achavam que eles perdiam tempo ouvindo música no rádio. Cada época é diferente, com tendências e linguagens diferentes.

O que eu vi até agora é que, pra gerar um resultado decente com AI, ainda é necessário muita tentativa e erro (mais ainda porque o resultado é imprevisível) e refinamento. No caso do post inicial, as fotos colocadas como referência de entrada já deviam ser muito boas pra gerar aquela saída. Se entrar com trabalho ruim, vai sair com trabalho ruim.
Felipe, pensa bem. o cara compõe uma musica com um teclado Yamaha. o som fica com cara de que??? Ele usou uma ferramenta que foi prajetada por engenheiros da yamahha, e assim sendo, a musica dele ficou com esse som.
Quando ele tocar com um korg, vai ficar parecido, porem não é igual. O engenheiro da korg projetou aquelas notas de maneira diferente.

Em ambos os casos a autoria tem a participação desses engenheiros.

O fotografo normalmente é metido a super super alguma coisa hiper, mas nem percebe que aquilo que ele faz depende muito de outras coisas sobre a qual ele não tem o domínio. Ele apenas escolhe e usa.
Veja o caso das modelos. Por exemplo, uma mulher carregada de beleza usa uma roupa da moda feita por algum estilista de bom gosto. No momento do click ela interpreta, entrega um momento de expressão que só ela consegue fazer. O fotografo não tem domínio sobre essas coisas, ela apenas usa. Não pode se achar o sobrerano pq não é, é apenas um operador de equipamento que organiza, produz e participa da cena.

Tem muitos escritores de fotografia que discutem explicam e falam sobre isso.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2023, 02:42:43 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 06 de Janeiro de 2023, 06:51:06
Desvalorização da classe fotográfica.
Anulação da experiência fotográfica.
Cópia de imagens. 
Verdade em risco de ser manipulada.

Como eu disse antes... Ambiciosos das exatas adoradores da tecnologia farão seus negócios desvalorizando outras classes trabalhistas. Dinheiro circulando em outra direção.

 Conheço gente que desvaloriza ou inveja o fotógrafo. Essa gente aí...






« Última modificação: 06 de Janeiro de 2023, 06:52:47 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 06 de Janeiro de 2023, 07:15:11
Liberais das exatas fazendo revoluções na vida dos outros. 
Apropriação , massificação,desvalorização.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2023, 07:18:18 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 06 de Janeiro de 2023, 07:42:19
Felipe, pensa bem. o cara compõe uma musica com um teclado Yamaha. o som fica com cara de que??? Ele usou uma ferramenta que foi prajetada por engenheiros da yamahha, e assim sendo, a musica dele ficou com esse som.
Quando ele tocar com um korg, vai ficar parecido, porem não é igual. O engenheiro da korg projetou aquelas notas de maneira diferente.

Em ambos os casos a autoria tem a participação desses engenheiros.

O fotografo normalmente é metido a super super alguma coisa hiper, mas nem percebe que aquilo que ele faz depende muito de outras coisas sobre a qual ele não tem o domínio. Ele apenas escolhe e usa.
Veja o caso das modelos. Por exemplo, uma mulher carregada de beleza usa uma roupa da moda feita por algum estilista de bom gosto. No momento do click ela interpreta, entrega um momento de expressão que só ela consegue fazer. O fotografo não tem domínio sobre essas coisas, ela apenas usa. Não pode se achar o sobrerano pq não é, é apenas um operador de equipamento que organiza, produz e participa da cena.

Tem muitos escritores de fotografia que discutem explicam e falam sobre isso.

A decisão de um fotógrafo usar determinada luz, distância focal ,usar determinada cor faz dele autor. Agora, sem dúvida alguma  o fotógrafo ou cinegrafista precisa de pessoas, e o modo dele ser também é determinante. Estar em um ambiente de grupo, ou servindo há algum cliente. .. propósito. Mas como hoje temos o Instagram privilegiando video...  Está bem claro o quanto esse povo liga para evolução da fotografia e o que é mercado de mau gosto.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2023, 07:45:27 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #38 Online: 06 de Janeiro de 2023, 07:57:14
Felipe, pensa bem. o cara compõe uma musica com um teclado Yamaha. o som fica com cara de que??? Ele usou uma ferramenta que foi prajetada por engenheiros da yamahha, e assim sendo, a musica dele ficou com esse som.
Quando ele tocar com um korg, vai ficar parecido, porem não é igual. O engenheiro da korg projetou aquelas notas de maneira diferente.

Em ambos os casos a autoria tem a participação desses engenheiros.

O fotografo normalmente é metido a super super alguma coisa hiper, mas nem percebe que aquilo que ele faz depende muito de outras coisas sobre a qual ele não tem o domínio. Ele apenas escolhe e usa.
Veja o caso das modelos. Por exemplo, uma mulher carregada de beleza usa uma roupa da moda feita por algum estilista de bom gosto. No momento do click ela interpreta, entrega um momento de expressão que só ela consegue fazer. O fotografo não tem domínio sobre essas coisas, ela apenas usa. Não pode se achar o sobrerano pq não é, é apenas um operador de equipamento que organiza, produz e participa da cena.

Tem muitos escritores de fotografia que discutem explicam e falam sobre isso.

Não entendi o exemplo da música.
A composição musical precede e é independente do instrumento.

Mesma coisa que dizer que os engenheiros da Apple tem autoria nos livros escritos nos macs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #39 Online: 06 de Janeiro de 2023, 09:02:07
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #40 Online: 06 de Janeiro de 2023, 09:29:24
A câmera, assim como o instrumento e o mac do escritor são ferramentas para se registrar o que o fotógrafo viu, o que o músico compôs, o que o escritor pensou. A tentativa o IA é justamente eliminar esse fator precedente. Vai funcionar para, talvez, 90% das situações, assim como a música comercial atualmente carece de boas composições. Parecem seguir um algoritmo com sons gerados em computador. A maioria das pessoas não se importa. A música pela música, a imagem pela imagem, o livro pelo livro, a comida pela comida. Fast food. Se em algum momento se cansar, para ir além do fast food precisa de um pouco mais de dinheiro.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 06 de Janeiro de 2023, 09:50:53
Sobre o tema:

Olhem o que a adobe está fazendo

https://petapixel.com/2023/01/05/adobe-may-be-using-your-photos-to-train-its-ai/

A Adobe não irá seguir o caminho daquela empresa, massificado... desvalorizando o fotógrafo. Se fizer, perderá clientes fotógrafos e ganhará clientes empresas.




Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 06 de Janeiro de 2023, 10:58:08
Não entendi o exemplo da música.
A composição musical precede e é independente do instrumento.

Mesma coisa que dizer que os engenheiros da Apple tem autoria nos livros escritos nos macs
A musica só passa a existir fisicamente quando é tocada por algum instrumento, seja um teclado yamaha ou um violino stradivarius. Um vocalista é 100% autor de sua composição, através dos sons que produz com seu próprio corpo.
Conhecimento importa mais que equipamento.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #43 Online: 06 de Janeiro de 2023, 13:10:51
Hoje estava fuçando o tal do Chat GPT... vocês já ouviram falar?

Ele consegue reescrever um texto, consegue escrever um programa em determinada linguagem de programação, consegue  até mesmo discorrer sobre um assunto e fazer uma conclusão para um texto. Achei no mínimo interessante.


https://chat.openai.com/



Escrevi assim:
Quais são as principais técnicas de composição fotográfica?


a Resposta:

Existem muitas técnicas de composição fotográfica, mas algumas das principais são:

Regra dos Terços: nessa técnica, a imagem é dividida em nove quadrados iguais, usando duas linhas horizontais e duas verticais. Os pontos de interseção dessas linhas são os pontos mais fortes da imagem, e é onde devem ser colocados os elementos mais importantes da fotografia.

Equilíbrio: a composição deve ser equilibrada, o que significa que não deve haver uma parte da imagem que pese mais do que outra. Isso pode ser conseguido colocando os elementos mais importantes da imagem em posições opostas ou simétricas.

Linhas: as linhas podem ser usadas para guiar o olho do espectador através da imagem, e podem ser horizontais, verticais ou diagonais.

Enfoque: o enfoque pode ser usado para destacar elementos específicos da imagem.

Contraste: o contraste de luz e cor pode ser usado para criar interesse visual e destacar elementos da imagem.

Proporção: a proporção dos elementos da imagem em relação um ao outro pode ser usada para criar equilíbrio e harmonia.

Essas são algumas das principais técnicas de composição fotográfica, mas existem muitas outras que podem ser usadas para criar imagens impactantes e bem equilibradas.

« Última modificação: 06 de Janeiro de 2023, 13:14:13 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #44 Online: 06 de Janeiro de 2023, 13:22:57
Não aguento mais ler sobre ele nos grupos de ti rsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs