Autor Tópico: Já temos uma sala para falar sobre AI??  (Lida 21086 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 08 de Janeiro de 2023, 05:37:52

Inteligência artificial tornando o processo de edição mais fluido, mais rápido ,nada contra.

Dizer que é evolução, tecnologia de pós produção que remenda falta de conhecimento, ou mesmo a experiência em fotografar. Isso aí  claramente proporcionará perda de poder aquisitivo dos que trabalham .










AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #61 Online: 08 de Janeiro de 2023, 12:00:44
Inteligência artificial tornando o processo de edição mais fluido, mais rápido ,nada contra.

Dizer que é evolução, tecnologia de pós produção que remenda falta de conhecimento, ou mesmo a experiência em fotografar. Isso aí  claramente proporcionará perda de poder aquisitivo dos que trabalham .


Desde que funcione né !

Porque até agora não vi nada que realmente prestasse, o Luminar Ai e o Topaz Ai são sofríveis. Todos os sistemas de máscara por Ai que vi são bem falhos.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #62 Online: 09 de Janeiro de 2023, 12:37:31
Não aguento mais ler sobre ele nos grupos de ti rsrs

virou febre hahaha

Nossa o negócio é bom mesmo... pedi pra o Chat escrever uma declaração de amor para minha namorada.... copei, colei, a bichinha ficou maior comovida, até chorou hahahaha....
Segredo nosso hein!
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 09 de Janeiro de 2023, 13:27:24
virou febre hahaha

Nossa o negócio é bom mesmo... pedi pra o Chat escrever uma declaração de amor para minha namorada.... copei, colei, a bichinha ficou maior comovida, até chorou hahahaha....
Segredo nosso hein!
:hysterical:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #64 Online: 09 de Janeiro de 2023, 14:23:36
Reze para não cair nas mãos de um médico metido a esperto que gerou o projeto de fim de curso ou a tese desse jeito...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.795
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #65 Online: 10 de Janeiro de 2023, 16:19:45
https://petapixel.com/2023/01/10/neurapix-learns-your-photo-style-and-can-edit-600-images-a-minute/

Isso que eu considero IA, um programa que continua aprendendo com o usuário.
Nesse caso edita as fotos de acordo com o estilo do fotógrafo.

Uma pena que o processamento disso ainda não é local.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #66 Online: 12 de Janeiro de 2023, 13:32:18
Eu queria saber como faz para esses geradores AI fazerem meu trabalho... tipo como o cara dizia no artigo de pegar uma foto base (bem snapshot) e transformar ela em uma fotografia High End de produto por exemplo.
Outro que seria legal era subir para esses sites arquivos para recortar o fundo.
Mais um que estou na caçada é subir imagem para fazer "tratamento de pele".
Por fim outro que eu queria saber era como fazer para por exemplo corrigir fotos estouradas.
Se alguém souber alguém explicando posta aí por favor.
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #67 Online: 13 de Janeiro de 2023, 00:23:45
Eu queria saber como faz para esses geradores AI fazerem meu trabalho... tipo como o cara dizia no artigo de pegar uma foto base (bem snapshot) e transformar ela em uma fotografia High End de produto por exemplo.
Outro que seria legal era subir para esses sites arquivos para recortar o fundo.
Mais um que estou na caçada é subir imagem para fazer "tratamento de pele".
Por fim outro que eu queria saber era como fazer para por exemplo corrigir fotos estouradas.
Se alguém souber alguém explicando posta aí por favor.

Fernando, o pouco que pesquisei sobre o assunto, e ainda meio leigo, a idéia principal é a seguinte: todo sistema de IA no começo é "meio burro" (coloquei entre aspas apenas para referência pois não encontrei um termo melhor). A IA vai "aprendendo " com o tempo.

Vou dar um exemplo de um jogo de luta que jogava no falecido videogame Dreamcast: Virtua Fighter 3. Era um jogo de luta 3D e nele tinha um modo de jogo contra o computador do jogo chamado IA HARD (algo assim). No resumo, era uma IA incrivelmente avançada que em apenas 2 ou 3 rounds 'aprendia' o seu estilo de luta  e era quase perfeita. Por exemplo, se eu desse um chute rasteiro pra derrubar o oponente controlado pelo jogo, rapidamente ele se defendia e já contra-atacava conforme o estilo de lutar de cada jogador. Era algo único, mas o aprendizado da IA era personalizável conforme cada jogador humano real usava este modo.

Voltando agora pra fotografia, acredito que tudo se resume no poder do algoritmo de IA. Por exemplo, digamos que eu faça a foto de uma lata de coca-cola gelada, irresistível com uma baita iluminação. A IA vai procurar pelo seu banco de dados (que pode ser a internet inclusive) várias fotos e produzir uma imagem única. Para fotografia, a IA sempre irá buscar referenciais do mundo para a criação de imagens.

Por exemplo, este site vana.com pode gerar um retrato único através de 8 retratos de uma mesma pessoa. Apenas para exemplificar: imagine a possibilidade praticamente infinita de obter retratos de uma pessoa com diferentes variações de olhos, de cor de cabelo, etc, etc. As possibilidades de aplicação disso são ilimitadas.

Se a IA vai substituir o trabalho de um fotógrafo? AInda é cedo para dizer, pois há eventos únicos que demandam por fotógrafos para registros. Acho que há certas áreas que sempre vai ter demanda por profissionais. Por outro, alguns poucos nichos poderão usar a IA em suas produções. Sò acho que os algoritmos de IA ainda precisam evoluir muito para gerar resultados mais satisfatórios. Ainda temos um "vácuo" neste sentido que irá , com certeza, ser aprimorado.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #68 Online: 13 de Janeiro de 2023, 00:46:28
Apenas para ciência de algumas imagens que gerei com sites de IA

11 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

10 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

9 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 13 de Janeiro de 2023, 08:46:31
Os gatos ficaram bem estranhos rs

Não tem definição alguma na pelagem.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.563
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #70 Online: 13 de Janeiro de 2023, 12:42:26
Os gatos ficaram bem estranhos rs

Não tem definição alguma na pelagem.

O legal é que dá pra refinar. Olha essa imagem:


A partir dela, dá pra refinar ainda mais, dando detalhe aos olhos, por exemplo.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #71 Online: 13 de Janeiro de 2023, 15:34:49
O legal é que dá pra refinar. Olha essa imagem:


A partir dela, dá pra refinar ainda mais, dando detalhe aos olhos, por exemplo.

O que não deixa de ser uma coisa impressionante. Imaginem daqui uns 5 anos, como isso estará. Por exemplo, se eu quero um gato posso pedir pra IA buscar gatos com determinados tipos de cor de pelo, cor de olhos, formato físico, etc.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.721
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 13 de Janeiro de 2023, 16:50:38
Esta tecnologia, no futuro, poderá ser um duro golpe nos bancos de imagem? Pelo menos no formato que tem hoje?



« Última modificação: 13 de Janeiro de 2023, 16:55:36 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.795
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #73 Online: 13 de Janeiro de 2023, 16:55:19
Esta tecnologia, no futuro, poderá ser um duro golpe nos bancos de imagem? Pelo menos como são hoje?

Se eles forem espertos, eles mesmo vão gerar as imagens por IA e vender, ja que tem custo alto de processamento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.721
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 13 de Janeiro de 2023, 17:15:21

O que pensei também. Uma opção a mais no menu de produtos.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna