Autor Tópico: Minhas Impressões sobre Mirrorless de entrada da Canon (M50, R, RP e R10)  (Lida 2785 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #15 Online: 10 de Fevereiro de 2023, 00:31:32
Vou trazer algo aqui que não vi ainda na internet. O comparativo dos tipos de foco de cada câmera.

Todas elas tem somente duas opções: One Shot e AI Servo (nenhuma tem o AI FOCUS).

R10:



Basicamente temos o:
Ponto (Quadrado menor)
Ponto (Quadrado Maior)
Quadrado Maior com 4 auxiliares (desativei na minha pq esses auxiliares acabam não funcionando tão bem)
Quadrado Maior com 8 auxiliares (bem raro de usar)
Zona 1 que é uma região quadrada menor
Zona 2 que é uma região retangular vertical um pouco maior
Zona 3 que é igual a zona 2 mas na horizontal
Área Completa

Nos modos de foco de área e zona a câmera irá procurar o objeto que estiver mais próximo  e que dê contraste

Na R10 tem essa opção de ativar o rastreamento com o botão INFO. Basicamente a câmera começa a aquisição do foco pelo ponto definido e segue rastreando mesmo que o objeto tenha saído da área pré determinada.
Se esta opção estiver ativada a câmera também procurará Cabeças, Olhos, corpos, veículos e animais. O mesmo vale para o modo Área completa.

Das câmeras que tive, é a que mais tem opção de foco.
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #16 Online: 10 de Fevereiro de 2023, 00:46:43
EOS R




get imagen


-Começa pelo modo área Completa, aqui é que ativa o modo de foco no olho.
-Modo de ponto (com o botão Info muda de quadrado menor para maior)
-Quadrado com 4 pontos auxiliares  (a prioridade é o ponto central, mas se não conseguir ele irá tentar achar se existe algo com bastante contraste em um dos pontos auxiliares, não costuma ser muito assertivo).
-Quadrado com 6 pontos auxiliares
-Área quadrada
-Área Retangular vertical
-Área Retangular horizontal

Nessa câmera, diferente da R10 se não estiver no modo Área Completa ela não faz focagem nos olhos ou cabeça, ou seja, não tem opção de rastreamento e segue estritamente o tipo do foco.
Se estiver no modo AI SERVO ela irá rastrear o que for colocado no "Touch and Drag", ou seja, o que for apontado na tela touch.

Todos os pontos (exceto área completa) podem ser movidos pelo touch.
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #17 Online: 10 de Fevereiro de 2023, 00:58:10
EOS RP

Aqui a Canon já começou a descer Cripple Hammer




Temos:
-Área Total com rastreamento de cabeça e Olhos (ela e a R não reconhecem os olhos se estiver muito pequeno no quadro)
-Ponto Menor (quadrado menor)
-Ponto Maior (quadrado maior)
-Ponto maior com 4 auxiliares
-Ponto maior com 8 auxiliares
-Área quadrada menor.

Essa câmera só tem esse modo de área, mas apesar disso na real as outras (retângulo e quadrado que tem na R e R10) raramente são usadas.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2023, 00:59:01 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #18 Online: 10 de Fevereiro de 2023, 01:08:36
Por fim a M50

Aqui novamente o processo foi bem enxuto:





-Área Completa com foco no Olho ou cabeça (tentará encontrar uma cabeça ou olhos humanos, caso não encontre ela tentará encontrar um bloco com contraste que esteja mais próximo).
-Área Quadrada (tentará encontrar algum bloco com contraste dentro desta área)
-Ponto

A M50 faz foco nos olhos mas o assunto tem que estar bastante próximo, tipo um close de meio corpo com a 35mm.
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #19 Online: 15 de Fevereiro de 2023, 20:12:05
Estava pensando hoje... como algumas câmeras desvalorizaram mais do que outras.
Eu estou tentando vender a minha M50, na época paguei R$4500,00 e nova achava na faixa de R$5000,00 quando comprei. Hoje estou pedindo menos do que o valor que paguei e tá difícil de sair. Todas as câmeras que tive até aqui eu vendi sempre mais caro do que paguei (D3200, D60, 40D, 60D, T3i, 70D, GF2, SL2, 6D, 5D). Acho que esses modelos M são mais chatos de sair. Talvez os profissionais não liguem muito devido ao corpo ser menor e talz, o que é uma grande besteira já que das câmeras que tem esse mesmo sensor de 24MP com Dual Pixel ela é uma das mais versáteis e com mais tecnologia.

A R apesar de antigamente custar mais de $2000 dólares, depois que abaixou para casa dos $1600-1700 ficou e aí parou. Aqui no Brasil acha ela por 9k usada, e uns 11-12k nova. Importando sai por 7,5-8k.


A RP foi outra que deu uma desvalorizada boa. Na época que peguei a minha, uma nova no Brasil estava R$8500,00 e usada o pessoal pedia 7,5k a 8k mesmo assim era difícil achar uma boa por 7,5k.... tinha que garimpar muito de madrugada e talz.

A R10 aparentemente tá valorizada, Nova ou seminova tá 7k enquanto pra importar tá saindo por 5k ou menos. Talvez a melhor hora de vender seja agora.

As Lentes RF agora estão dando uma desvalorizada também. Lembro que quando peguei a minha 35mm o pessoal pedia 3,8k-4,2k nela. Agora estão vendendo por 3k mesmo assim vejo vários anúncios no ML parados.
O mesmo vale para a 50mm. Quando peguei a minha o pessoal vendia por 1,5-1,6k. Hoje estou pedindo 950 e já estou com ela anunciada desde outubro ou novembro. Isso pq o preço está no percentil mais baixo da plataforma.
Agora se for comparar com lente série L, lembro que peguei minha 24-105 em 2020 por R$2100, usei e vendi em 2023 por 3,3k.


Gosto de câmeras e lentes pelo fato de serem itens que não costumam desvalorizar muito com o tempo. Além do fato de que se você for cuidadoso, você consegue usar um pouco o equipamento, fazer dinheiro com o equipamento e depois repassar com um certo lucro.

Acho que estou "perdendo a mão" nesses lances de comprar e vender Mirrorless.

A conclusão que tiro é mais ou menos a seguinte: quanto mais fama de profissional o equipamento tiver (tipo 5D ou lente Série L da vida) menos tende a desvalorizar.
Imagino que a tendência desses corpos/lentes de entrada é de irem abaixando o preço agora. Talvez isso mude se tivermos algum susto com o dólar.
Fotógrafo oficial Foco Radical


napocoelho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 16 de Fevereiro de 2023, 10:46:50
Gosto de câmeras e lentes pelo fato de serem itens que não costumam desvalorizar muito com o tempo. Além do fato de que se você for cuidadoso, você consegue usar um pouco o equipamento, fazer dinheiro com o equipamento e depois repassar com um certo lucro.

Acho que estou "perdendo a mão" nesses lances de comprar e vender Mirrorless.

A conclusão que tiro é mais ou menos a seguinte: quanto mais fama de profissional o equipamento tiver (tipo 5D ou lente Série L da vida) menos tende a desvalorizar.
Imagino que a tendência desses corpos/lentes de entrada é de irem abaixando o preço agora. Talvez isso mude se tivermos algum susto com o dólar.

Então, estou pensando em voltar a tirar umas fotos e dar uma atualizada no meu equip. Ainda estou com uma SL2 e sempre quis pegar uma Mirrorless. Estou ainda em dúvida quanto a R10 e RP. O foda é q a RP está mesmo com um preço atrativo agora, mas estou decepcionado com o preço da R10. Entre as melhores ofertas que achei, uma R10 está igual ou mais cara que uma RP. Mas o que mais tem me deixado indeciso é por causa das lentes. Não estou conseguindo achar boas opções para um hobbista. Está tudo caro d+ e as lentes que tinha, ou não tem mais hoje ou estão supervalorizadas. Tipo, a lente 40mm pancake, que era baratinha, que eu adorava utilizá-la no dia-a-dia numa FF, está com o preço nas alturas.

Gosto de tirar fotos de família (aniversários ou no dia-a-dia da molecada) e, mais raramente, fazer uns passeios fotográficos, pegando uns pássaros ou landscape.
Atual:
* Canon SL2 (OLD: Canon 6D, T6i)
* Lentes: 24mm STM, 18-55 STM, 55-250 STM (OLD: 40mm 2.8 STM, 85mm 1.8 STM, 24-105 f/4 USM II)
* Flash Godox tt560 II (OLD: Flash Godox tt685)


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #21 Online: 16 de Fevereiro de 2023, 13:40:18
Então, estou pensando em voltar a tirar umas fotos e dar uma atualizada no meu equip. Ainda estou com uma SL2 e sempre quis pegar uma Mirrorless. Estou ainda em dúvida quanto a R10 e RP. O foda é q a RP está mesmo com um preço atrativo agora, mas estou decepcionado com o preço da R10. Entre as melhores ofertas que achei, uma R10 está igual ou mais cara que uma RP. Mas o que mais tem me deixado indeciso é por causa das lentes. Não estou conseguindo achar boas opções para um hobbista. Está tudo caro d+ e as lentes que tinha, ou não tem mais hoje ou estão supervalorizadas. Tipo, a lente 40mm pancake, que era baratinha, que eu adorava utilizá-la no dia-a-dia numa FF, está com o preço nas alturas.

Gosto de tirar fotos de família (aniversários ou no dia-a-dia da molecada) e, mais raramente, fazer uns passeios fotográficos, pegando uns pássaros ou landscape.

Talvez no seu caso o upgrade não seja assim tão melhor. A SL2 é uma câmera muito boa, já tem o dual pixel.
Quanto à lentes, acho que vais encontrar coisa boa se garimpar. Semana passada mesmo peguei a 40mm por R$500,00.
Eu digo isso de experiência própria. Tive a SL2 e vendi pra pegar a M50. Ganhei a portabilidade, compatibilidade com mais lentes (Todas EF, EF-S e EF-M além das adaptações manuais) e a possibilidade de usar Speedbooster. Fora isso, é a mesma câmera, a única diferença é que tem foco no olho (só vai fazer diferença se usar lente f1.4 ou f1.2) e é mais rápida.
Das ML como falei a vantagem é o peso/tamanho, mas isso dependendo atrapalha. Como já comentei, usar lentes mais pesadas tipo a 100mm macro, 24-105 ou uma 70-200 vai ficar desajeitado. As lentes de ML apesar de tudo são bem mais caras.
As únicas lentes  ML que eu vi grande vantagem das disponíveis para DSLR são as seguintes:
-RF16mm - SLR full frame não tem nenhuma equivalente. O que é mais perto é a EF 20mm f2.8 que é meio rara de achar.
-RF 35mm - A versão EF é mais cara e mais escura. Outra concorrente é f1.4 da Sigma ART que é mais pesada e não é macro.
-RF85mm - A versão que é mais parecida dela é a EF100mm f2.8 L Macro que custa mais cara, é maior e mais escura. A RF substitui 2: a 85mm e a 100mm macro. Único detalhe é que é macro 1:2, mas quem não é fotógrafo de jóia ou de insetos não precisa disso.
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #22 Online: 24 de Abril de 2023, 14:45:13
Finalmente tive acesso a uma EOS R7. Neste último fim de semana peguei pra testar a câmera e fiz uns 6500 cliques em uma corrida de rua.
Resolvi não usar a bateria LP-6NH original, mas sim uma LP-E6N que do nada ficou com a saúde vermelha, apenas pra ver como ela se sairia. Confesso que gostei do resultado, sendo que após os 6500 clicks a bateria mostrava em torno de 37% restantes, um detalhe importante aqui é que usei a cortina eletrônica. Na R10 eu tinha feito na semana retrasada uma corrida também, e consegui em torno de 9000 fotos com a R10 no obturador eletrônico também. Em ambas eu estava usando uma lente EF 70-200 F4L sem estabilizador e com adaptador EF-RF original Canon.

Quanto aos sistemas da R10 e da R7, eles são 95%, muda uma coisinha ou outra que a R7 tem a mais de opção de customização. Agora da R7 para a RP e sua irmã mais velha R o sistema de focagem é significativamente diferente. As câmeras da primeira geração embora tenham opções de focalização nos olhos e rastreamento, elas são mais limitadas quanto aos recurso. Nas novas, existe uma maneira de usar por exemplo rastreamento de pessoas, animais ou veículos, enquanto nas antigas isso era limitado a somente ao reconhecimento de rostos/olhos de pessoas. Não que não faziam rastreamento, se você clicar e segurar algo na tela, a câmera vai colocar uma caixinha e tentar rastrear, mas isso não é algo que acontece de forma automatizada como na R7-10.
As novas também conseguem detectar melhor os olhos de uma pessoa do que as antigas, isso mesmo estando bem pequenos no quadro.
Outra coisa que foi um salto é a questão de poder ter mais opções para atribuir funções aos botões da câmera, como por exemplo, usar o tal do triplo botão de foco traseiro. Pra fotografar corrida, eu meio que uso essa opção, mas não totalmente os 3 botões. Deixo o disparador como focagem (padrão da câmera), o clique central do joystick como ativador do rastreamento (que deixo como normalmente desligado, do contrário ele fica tentando rastrear todo mundo na multidão) e o AF-On como Eye AF enquanto estiver pressionado. Uso o modo de foco pontual, aponto para determinado atleta para começar a focar, assim que vejo que a lente alcançou o atleta  mais distante, eu marco ele com o joystick para rastreamento. Quando o atleta vai se aproximando, eu mudo para o botão AF-On para ir rastreando os olhos. Dessa maneira e nessas condições o sistema funciona bem. Se eu tentar usar somente o sistema de focagem por ponto simples (como numa DSLR, usando por exemplo o ponto central), não sei exatamente ao certo o porque mas percebo que o sistema de foco se perde bastante, mesmo estando em AI-SERVO, e acabo ficando com 50% de fotos desfocadas quando o assunto está correndo em minha direção. Já do jeito que mencionei de buscar com o ponto e rastrear com botão isso melhora para uns 80%. A situação que percebo que é pior pra câmera é quando o atleta está correndo em minha direção e começa a se aproximar bastante. Nessas fotos que o camarada tá quase em cima de mim, quase sempre ficam fora de foco, isso mesmo estando ainda fora da distância mínima de foco (1,5m no caso dessa lente).
Outra coisa que sinto que as mirrorless são mais fracas é o que os gringos chamam de fazer "rack focus". Isso consiste basicamente em focar algo próximo e em seguida mudar para algo longe (focar no corredor mais perto e depois trocar para outro mais distante). Nunca cheguei a medir, mas tenho a sensação de que as DSLR são mais rápidas e assertivas nisso do que as Mirrorless. Ontem com a R7 eu peguei um monte de foto com o foco perdidão.
Cabe falar que os menús das câmeras da nova geração tem muitas opções de ajustes mais finos quanto à aceleração, sensibilidade e perseverança no ponto de foco que ainda demanda um pouco de estudo da minha parte para poder extrair todo o potencial do equipamento. Infelizmente as explicações e instruções sobre essas funções nos manuais não são muito didáticas, então, vou acabar tendo que ir por tentativa e erro até achar uma opção que funcione melhor.


O tal do menu a ser desbravado:


O ruim que isso é uma situação bem específica, já que por exemplo num casamento não costuma haver uma horda de 5000 pessoas correndo em sua direção.
Essa situação de ontem eu diria que é o pior cenário possível, em outras situações mais normais é raríssimo se errar foco com uma mirrorless.

Em situações que usei uma lente RF nativa (RF 50mm f1.8), senti que a focalização foi mais assertiva, mas isso é uma impressão, preciso padronizar pra realmente saber se isso procede.


Diferenças que notei na ergonomia da R7 comparando com a R10.
A 7 é mais alta um pouco, e com isso o dedo mínimo não fica sobrando fora do corpo. A distancia entre a borda interna da tela e a parte de fora do corpo onde a mão encaixa é maior, dessa maneira o polegar fica descansado exatamente em cima do joystick/dial sem ter que mover a pegada para acionar esses botões. Ela também é mais espessa, um pouco mais pesada e tem um acabamento bem agradável de segurar. Ela equilibra bem uma lente um pouco mais pesada. Achei ela mais confortável de segurar do que a R. O botão REC (que eu uso para selecionar o tipo de área de foco) não de tão fácil acesso (nota 6/10).
Acho que poderia ter mais um botão extra ao lado do bocal para atribuir alguma função especial conforme existe na R3.
O corpo dela não é frio como o da EOS R, parece que a R7 é mais "plasticuda" do que de bloco de metal.
Achei uma pena a Canon ter dito que não vai ter opção de Battery Grip para ela, iria melhorar muito a pegada vertical, agora é torcer pra Meike fazer um pra ela.



Essa é minha primeira câmera com dois slots de cartão. Ela enche o saco se você colocar para fazer backup no slot secundário e não tiver com 2 cartões lá, mas acho que isso é um recurso "à prova de esquecimento".

Também é minha primeira câmera com o tal do IBIS., que até então pra mim era uma rede de Hotéis  :hysterical:. Tudo bem que já tinha na Cybershot, mas point and shoot não conta. Ele é meio chatinho de ligar e desligar. Na real eu estava vendo se tinha alguma maneira de desligar com o seletor AF/MF do próprio corpo, mas parece que não. Desligado, dependendo pode salvar energia.
Uma coisa é que dá pra deixar uma tecla de atalho para nivelador automático de horizonte, porém quando ativado ele limita algumas funções da câmera como por exemplo o modo Drive High, ficando só com o Drive sequencia de velocidade intermediária.
Acho engraçado que quando a câmera liga, ela dá um tranquinho na ativação do IBIS, mas segundo perguntei para outros colegas isso é normal.




Achei que o viewfinder eletrônico poderia ser maior, como o da R.

Estou sentindo como é a câmera, mas estou gostando.

Uma coisa que notei é que o sistema de foco (apesar de ainda não estar ajustado para o que preciso) e a velocidade da R7/R10, fazem a R e a RP parecerem tartarugas.
A título de comparação:
R10 - 15 fps
RP - 4,5 fps
R10 (cortina eletrônica) - 23 fps
RP - nd.

Quanto às cores:
A R7 meu pareceu mais para o "mudo", nada muito exagerado.
A RP eu acho a que tem as cores mais fiéis, os tons de pele ficam perfeitos, nem puxado pra verde, nem amarelados muito menos roxeados.
A R10 eu achei que carrega um pouco no canal vermelho. Lembro que tirei uma foto de comida japonesa para um catálogo, e fui ver o molho Shoyo estava com cor de molho de tomate, sendo que era pra ser preto ou no máximo marrom escuro.
A R eu achei que tem cores meio que no estilo de filme. Parece que ela dá uma contrastada forte nos tons e satura bastante os azuis. Sei que tirei uma foto de uma pessoa de calça jeans e achei que ficou num tom bem azul marinho, como se tivesse escurecido bastante a luminância do azul no Lightroom.

Ainda não testei a fundo o ruído da R7. Fiz fotos em iso 10.000 na corrida na parte da manhã (corrida de rua em São Paulo larga às 6h pra liberar o trânsito cedo, e 6h agora ainda está bem escuro). Apesar de usar o ISO alto, não dá pra dizer se ficou bom ou ruim pois usei o JPG Small (8MP) com maior compressão. Aparentemente foi bem até 6400.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 30 de Maio de 2023, 10:53:50
Obrigado por compartilhar todas essas experiências. Sempre vai ajudar alguém que está indeciso sobre alguma coisa relacionado a esses modelos e vc abordou praticamente tudo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #24 Online: 30 de Maio de 2023, 11:01:23
Obrigado por compartilhar todas essas experiências. Sempre vai ajudar alguém que está indeciso sobre alguma coisa relacionado a esses modelos e vc abordou praticamente tudo.

O Thales, uma coisa que sempre me vem na cabeça... será que estou fazendo bem de continuar com minhas Canons Mirrorless? Pq tenho visto, pelo menos as lentes de marcas como Tamron, Sigma, etc, tem um preço muuuuuuito abaixo das originais equivalentes da Canon RF.
Você que tem Sony, já chegou a testar alguma da linha R? Se sim o que você sente falta na Sony quando comparado com as da Canon?
Fotógrafo oficial Foco Radical


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #25 Online: 30 de Maio de 2023, 16:04:34
O Thales, uma coisa que sempre me vem na cabeça... será que estou fazendo bem de continuar com minhas Canons Mirrorless? Pq tenho visto, pelo menos as lentes de marcas como Tamron, Sigma, etc, tem um preço muuuuuuito abaixo das originais equivalentes da Canon RF.
Você que tem Sony, já chegou a testar alguma da linha R? Se sim o que você sente falta na Sony quando comparado com as da Canon?
Só testei na loja pegando na mão e manuseando. No dia a dia, eu nunca usei. Atualmente, a única vantagem da Sony é o line up de lentes. Tem muitas opções. Eu tenho 3 lentes: Tamron 28-75 2.8, Viltrox 85 1.8 e Sony 12-24 f/4. Todas são muito boas.
Hoje, a minha A7III toma pau de qualquer Canon mais moderna (R5, R6, R6II, R7, R8 e R3) no quesito AF mas uma Sony A7IV ou A7RV são compatíveis.
Ergonomia na Sony sempre vai ser "inferior" à Canon mas eu já me acostumei tanto com o sitema que não reclamo. No Brasil, aliás, ficaria com Canon, se possível.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 30 de Maio de 2023, 16:07:52
Quem usa a câmera por horas seguidas a ergonomia faz muita diferença.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #27 Online: 30 de Maio de 2023, 16:23:16
Quem usa a câmera por horas seguidas a ergonomia faz muita diferença.
Pra mim ergonomia é a soma dos fatores na seguinte ordem de importância:
- Pegada/Grip
- Posição dos botões e Dials
- Tamanho e qualidade do visor
- Customização/Funções dos botões
- Menu e acessibilidade
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #28 Online: 02 de Junho de 2023, 22:16:39
Pra mim ergonomia é a soma dos fatores na seguinte ordem de importância:
- Pegada/Grip
- Posição dos botões e Dials
- Tamanho e qualidade do visor
- Customização/Funções dos botões
- Menu e acessibilidade

Bom, a pegada da Canon eu considero muito boa, A posição dos dials eu acho ok (nem ruim nem ótimo).  A Customização da Canon é médio. A Sony neste quesito é campeã.
Menú e acessibilidade a Canon é melhor, mas apenas nos menús em inglês porque nos nomes traduzidos para português os caras inventam cada nome que pelamor!
Fotógrafo oficial Foco Radical


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #29 Online: 06 de Junho de 2023, 15:35:33
Bom, a pegada da Canon eu considero muito boa, A posição dos dials eu acho ok (nem ruim nem ótimo).  A Customização da Canon é médio. A Sony neste quesito é campeã.
Menú e acessibilidade a Canon é melhor, mas apenas nos menús em inglês porque nos nomes traduzidos para português os caras inventam cada nome que pelamor!
Sempre usei menus em inglês em todas as marcas que tive (Nikon, Canon, Fuji, Oly, Sony). Muito mais fácil de entender e achar tutoriais na internet.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales