Autor Tópico: Fujifilm X-S20  (Lida 11464 vezes)

marciok

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Resposta #60 Online: 11 de Agosto de 2023, 16:56:23
:clap: :clap: :clap:

Depois passa pra gente suas segundas impressões!

No momento, tomando uma surra do Windows para ele tocar arquivos H265 10-bit - já instalei o codec mas, sem chance...
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Resposta #61 Online: 11 de Agosto de 2023, 19:16:13
No momento, tomando uma surra do Windows para ele tocar arquivos H265 10-bit - já instalei o codec mas, sem chance...

Tem um codec que vc pode instalar, da loja do Windows. Mas processadores mais antigos precisam decodificar por software, fica travando. Acho que só depois da 8a geração os processadores Intel passaram a decodificar nativamente arquivo H265.


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Resposta #62 Online: 13 de Agosto de 2023, 12:41:34
Tem um codec que vc pode instalar, da loja do Windows. Mas processadores mais antigos precisam decodificar por software, fica travando. Acho que só depois da 8a geração os processadores Intel passaram a decodificar nativamente arquivo H265.

Instalei ele mesmo, mas dá erro ao abrir - alguns dizem que é por ser 10-bit, outros que é uma limitação do processador (algo além do decoder). Voltei pro H264 ao menos até fazer upgrade do computador na Black Friday...
Parece que com o Media Player Classic + um pacote extra de codecs funciona, vou ver - o Potplayer até tocou, mas super lento, mesmo habilitando pra usar minha placa Nvidia ela segue sem uso.
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Resposta #63 Online: 13 de Agosto de 2023, 13:08:50
Bem, já passei pelo manual todo, e foram só alegrias - descobri inclusive coisas que eu sempre quis em câmera minha que ninguém citou...

Sobre o Face / Eye AF: até abri também o manual da X-T4 pra confirmar e, sim, não foi só o algoritmo que mudou, o modo de funcionamento também.

Antes, no X-Processor 4, a interface era essa:



O rosto / olho em foco aparecia em verde, e os outros rostos detectados com quadrados em cinza. Com o joystick, você podia alterar o rosto selecionado; uma boa idéia em teoria, mas assim que você mudava para um rosto que não fosse o central, logo em seguida ele voltava para o anterior, ou pulando de rosto em rosto. Adicionalmente, se o rosto em foco se virasse, automaticamente a câmera pulava para outro rosto. Tudo isso era especialmente ruim em vídeo, pois o foco ficava louco pulando no rosto que a câmera dessa na telha de escolher. Ou seja, para cena com múltiplos rostos, era praticamente inútil - com uma pessoa só em cena, ele funcionava bem.

Agora, aparece assim:



Dá pra ver, bem fraco na imagem, um box central em cinza claro. Você determina a posição dele e o tamanho dele - e a câmera vai focar SOMENTE o rosto dentro ou mais próximo desse box. Se a pessoa se vira, a câmera detecta e passa a focar na cabeça inteira, sem mudar para outra pessoa.
Perfeito, não é - se a pessoa se deslocar lateralmente e sair para longe do box, a câmera vai pegar outro rosto mais próximo do box; aí você move a câmera para manter a pessoa centrada no box, ou move o box com o joystick. Mas ao menos agora é PREVISÍVEL, o que não ocorria antes.
Ideal seria um tracking genérico, que já existe no modo de fotos (mas não em vídeo), ou a câmera registrar o rosto e seguir com ele - acho que mexendo nos ajustes de sensibilidade dá para aumentar a tolerância antes de mudar de rosto. Mas, para a maioria dos meus usos, esse modo novo resolve os problemas que eu tinha.

A sensibilidade de detecção de rostos está muito melhor que na geração anterior - pega rostos muito mais distantes que antes, quando a pessoa se vira ela muda para detecção da cabeça ou do corpo, e quando alguém entra no quadro ela acha o rosto instantaneamente, sem delay. Sinceramente, me parece bem melhor do que eu vi em testes.

Para quem gosta de focar manualmente, ou usar lentes antigas como eu, tem um novo focus assist para vídeo que é um sonho: focus meter, onde aparece um indicador com uma "agulha" que mostra quando a imagem está em foco, e para qual lado você precisa girar o anel de foco para ajustar. É simples, inutitivo, e funciona com precisão. Podia ter implementado também no modo de foto, mas a maior utilidade dele mesmo é em vídeo.

O IBIS em vídeo parece também um pouco menos "jumpy", mas preciso testar mais.

Enfim, até agora, BEM satisfeito - é o mais perto de uma câmera "perfeita" para meu uso que já tive. Tamanho pequeno, af aparentemente bom o suficiente agora, qualidade de fotos ótima, qualidade de vídeo acima até do que preciso, e a maioria do que me incomodava na X-S10 foi totalmente resolvido. Só falta a Fuji implementar um tracking "genérico" em vídeo. Podia ter alguns botões à mais, mas já esotu estudando aqui uma configuração diferente do que usava na X-S10 que acho que vai deixar tudo que preciso à um clique / swipe na tela de distância.

Diminuiu BEM a tentação de partir pra uma A6700 ou a futura A7CII.
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Resposta #64 Online: 21 de Setembro de 2023, 14:59:38
Bem, usei ela um pouco mais, e cada vez mais gosto da câmera.

Nesse final de semana levei ela no Coala Festival aqui em São Paulo - fotografar shows é um ambiente que conheço bem, e aí tenho alguma base de comparação.

Primeiro teste - evento é proibido para "câmeras profissionais"; é um dos motivos que quanto menos uma câmera parecer uma DSLR, melhor (nisso as GX da Panasonic sempre foram imbatíveis). Coloquei a 55-200mm na câmera, lente virada para baixo na bolsa. O segurança viu só a parte traseira daquela câmera pequenina e nem pediu pra olhar...aprovada.  :)

Não cheguei a testar a X-T20 ou a X-S10 em shows, mas com Panasonic e Olympus (todas CDAF) eu já sabia o comportamento: pela distância, dificilmente o Eye / Face AF delas reconheceriam o rosto dos artistas - de dia, às vezes achava a cabeça, mas de noite, sem chance. Então eu sempre usava Single Point AF e mirava na pessoa; de noite, às vezes o AF não se achava de jeito nenhum, então eu mudava para foco manual, focava no microfone e dava uma pequena folga. Sempre tive bons resultados.

A X-S20 achou o rosto dos artistas 100% das vezes, em todos os shows, com a 55-200 no zoom máximo e o artista às vezes ocupando nem 1/4 do frame. Mais impressionante ainda, achava o OLHO do artista, tanto de dia quanto de noite, cerca de 90% do tempo. Nunca tive tantas fotos em foco durante um show, foi muito melhor do que eu esperava. Mesmo as outras Fuji que testei, jamais achariam o rosto com a pessoa tão pequena no frame, quanto mais o olho.

IBIS funcionou muito bem, notadamente melhor que a X-S10.

Fiz dois vídeos também, ambos em 6.2k 10bit 4:2:2, debaixo de um sol de 35 graus, cada vídeo com cerca de 8 minutos, zero problemas de aquecimento - consegui superaquecer ela em um torture test aqui em casa, assunto pra outro post, mas foi em condições que eu jamais usaria ela.

Em resumo: melhor câmera que já tive, fácil. Se a Fuji colocar o touch tracking da GFX100II em vídeo via firmware, a única coisa que vai impedir dela ser a câmera perfeita pra mim é não ser um corpo ainda mais discreto, tipo rangefinder. De resto, superou e muito as minhas expectativas.
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Resposta #65 Online: 21 de Setembro de 2023, 15:22:56
Nunca tive tantas fotos em foco durante um show, foi muito melhor do que eu esperava. Mesmo as outras Fuji que testei, jamais achariam o rosto com a pessoa tão pequena no frame, quanto mais o olho.

Lembrei de quando eu fiz meu primeiro ensaio com uma ML, a M50. rsrsr
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


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Resposta #66 Online: 24 de Setembro de 2023, 11:59:35
Quem quiser ver uma por dentro: https://www.fujirumors.com/fujifilm-x-s20-teardown-and-disassembly-for-infrared-conversion/

Não mostra claramente, mas dá para ver que tem um dissipador de cobre que ocupa toda a tampa traseira da câmera - por isso os ventiladores da Fuji e da Ulanzi (e outros mais baratos) realmente funcionam. Seria ainda melhor se a tampa traseira fosse de metal - mas imagino que evitaram por medo de processos.
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Resposta #67 Online: 29 de Novembro de 2023, 21:33:40


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Resposta #68 Online: 30 de Novembro de 2023, 08:39:53
Fotos que tirei com a X-S20 com a Viltrox 75mm F/1.2 e a Fujifilm 50mm F/2:

https://twitter.com/marcio_k/status/1729312490838798341

Receita do Portra 400 do Reggie Ballesteros, ajustes somente de clarity (por causa da fumaça do palco), highlights e sombras, as cores não mexi.

Pra quem acha que DOF pequeno só rola com full frame, as fotos com as duas meninas mostra o oposto - eu devia ter tirado em f/1.8 ao invés de 1.2 pois somente uma delas fica em foco...

Autofoco se comportou muito bem, exceto quando havia muita fumaça no palco, ele não conseguia pegar os olhos, mas achava a cabeça. Algumas vezes focou no rosto errado, mas foi mais erro operacional.
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Resposta #69 Online: 30 de Novembro de 2023, 08:50:48
Nesse ângulo ai nem sei se 1.8 resolve viu, parece que o plano de foco não chegou nem no ombro dela.
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Resposta #70 Online: 30 de Novembro de 2023, 12:52:22
Desmontagem da X-S20:

Quem quiser ver uma por dentro:

Putz, postei informação duplicada. Foi mal!


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Resposta #71 Online: 01 de Dezembro de 2023, 12:30:23
Nesse ângulo ai nem sei se 1.8 resolve viu, parece que o plano de foco não chegou nem no ombro dela.

Sim - e isso que elas estavam bem perto.
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