Autor Tópico: Câmera Nikon D750 atinge 1 milhão cliques  (Lida 4211 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.678
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Fevereiro de 2023, 16:43:31
Eu já penso diferente, talvez um uso muito esporádico pode prejudicar e reduzir a vida útil do obturador....

Amigo meu tem uma 6D com 1,4 milhão, utiliza muito em esportes onde faz até 15 mil fotos em uma manhã...
Outro amigo trocou obturador de uma 7D com 1,1 milhão, sempre usando em esportes de rua tbm.

quanto mais eu leio sobre isso mais eu fico na dúvida kkkk

felizmente se o problema for obturador a troca do conjunto todo é em si barato... pra D750 por exemplo gira em torno de R$1500,00 a R$2000,00 o que pega é se quebrar no meio de uma ação até sacar a câmera backup pode perder um momento importante. no meu caso é safe.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.563
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 10 de Fevereiro de 2023, 18:50:14
mas será que o sistema foi projetado pra suportar isso a vida inteira de uso da câmera? com certeza não.

Não é bem assim que funciona. Os engenheiros projetam um componente com uma durabilidade mínima esperada. Daí eles testam (qualificam) praquela durabilidade. Passou? Beleza, bota pra produzir. Não passou? Revisa, qualifica e bota pra produzir.

Mas note que essa qualificação é pra uma durabilidade mínima, e não necessariamenente 100% das unidades passam desse valor. Mas é bem comum atinger este valor, e também razoavelmente comum passar bastante.

Sobre rajadas e uso esporádico, quando o equipamento é novo, lubrificantes ainda estão em boa condição e não tem muita sujeira e umidade dentro da câmera. Se pegar uma câmera nova e dar rajada nela todo dia, ela vai clicar muito mais vezes que uma câmera que dá poucos cliques por muitos anos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 10 de Fevereiro de 2023, 20:51:13
A velocidade das cortinas é fixa....

O que muda é o tempo de acionamento entre a 1 e a 2 cortina.

Ou seja, 1/800 ou 30s, as cortinas se movem na mesma velocidade e teoricamente, tem o mesmo desgaste.

O que pode ter diferente aí é o aquecimento do obturador pelos disparos sucessivos e um aumento no desgaste.
Mas isso é 100% especulação minha.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #18 Online: 10 de Fevereiro de 2023, 21:01:07
Lembrei daquele problema da Sony nao me lembro qual era o modelo que o obturador quebrava facilmente.
Eles nunca reconheceram o problema nem fizeram recall.




Foi a Sony A7 III . Tem milhares de reclamações em fóruns de fotografia estrangeiros de que o obturador falhava; há casos que o obturador da câmera se esfarelava igual papel. A Sony nunca reconheceu oficialmente o problema .

Na era digital, quase toda marca de câmeras tem algum "patinho feio" em sua coleção:

1) Sony A7 III : problema crõnico em diversas unidades de obturador;

2) Sony A6000: problema crônico de aquecimento em filmagens;

3) Canon 70D : problema crônico em muitos modelos com a placa;

4) Nikon D600: problema crônico em muitas unidades de vazar óleo para o obturador.

**************************************************************************




YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Fevereiro de 2023, 11:40:14
Nikon cobriu os servicos de reparo ou substituicao de camera de 2014 ate 2020.

https://www.imaging-resource.com/news/2014/02/25/nikon-d600-dust-problem-solved-owners-get-repair-they-have-been-waiting-for

https://www.dpreview.com/news/7457227386/nikon-shuttering-its-d600-sensor-dust-repair-program-in-january-2020#:~:text=Six%20years%20after%20Nikon%20first,repair%20service%20in%20January%202020.

 :snack:
Sim, mas a coisa ficou um pouco feia lá nos EUA.

Eu fiz esse recall em 2017, aí em 2018 em eles fecharam por aqui...

Falando nisso eu até falei em um e-mail esses tempos que eles deveriam ter ao menos uma autorizada fornecendo peças e cursos de atualização para os respectivos técnicos aqui no BR.
A resposta foi meia automática e diz que no momento se precisar de reparo deve ser enviado para lá  8-)
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2023, 11:40:55 por YP »


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #21 Online: 11 de Fevereiro de 2023, 14:56:25
Torcendo pra mim chegar na metadade disso, mas me conhecendo também duvido eu ter uma mesma cam por tanto tempo.

Essas historias, de certa forma, lembrar aqueles Corolla e Civic da decada de 90 batendo 1 milhão de km numa  boa.
Canon R6 + 35 + 50 + 135


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.287
Resposta #22 Online: 11 de Fevereiro de 2023, 15:30:24
Nikon cobriu os servicos de reparo ou substituicao de camera de 2014 ate 2020.

https://www.imaging-resource.com/news/2014/02/25/nikon-d600-dust-problem-solved-owners-get-repair-they-have-been-waiting-for

https://www.dpreview.com/news/7457227386/nikon-shuttering-its-d600-sensor-dust-repair-program-in-january-2020#:~:text=Six%20years%20after%20Nikon%20first,repair%20service%20in%20January%202020.

 :snack:

A Nikon foi bem honesta no problema da D600.

A Sony nunca admitiu o problema da A7III e a Canon, em meu conhecimento de dois colegas, os deixou a ver navios com o problema da placa da 70D.
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.678
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 12 de Fevereiro de 2023, 22:11:29
Não é bem assim que funciona. Os engenheiros projetam um componente com uma durabilidade mínima esperada. Daí eles testam (qualificam) praquela durabilidade. Passou? Beleza, bota pra produzir. Não passou? Revisa, qualifica e bota pra produzir.

Já trabalhei com equipes de engenharia. Nunca vi um projeto ser calculado assim.
Existe um plano mestre no qual a equipe calcula tudo. Prototipar sem calcular não existe. Os cálculos primários já eliminam toda essa possibilidade do que você diz " não passou revisa"
No fringir dos ovos e pelo que se da pra ver no mundo real o que pode levar a uma quebra antes do marketing que diz que a média estatística de 150k cliques de Life shutter é as variáveis de linha de produção. Que podem estar de acordo com o CQ mas que um aperto de meia volta no parafuso da cortina pode levar a um desgaste prematuro. Isso não tem como calcular no projeto.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2023, 22:13:56 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.678
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 12 de Fevereiro de 2023, 22:20:32
A velocidade das cortinas é fixa....

O que muda é o tempo de acionamento entre a 1 e a 2 cortina.

Ou seja, 1/800 ou 30s, as cortinas se movem na mesma velocidade e teoricamente, tem o mesmo desgaste.

O que pode ter diferente aí é o aquecimento do obturador pelos disparos sucessivos e um aumento no desgaste.
Mas isso é 100% especulação minha.

Sim tb tendo a pensar dessa forma. Por mais que existem exceções, acho que usar o shutter em alta rajadas por muito tempo pode levar a alguma fadiga. De qualquer forma talvez estatisticamente falando o número de mais clicks no shutter ch oculta a quebra prematura do obturador.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.563
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 13 de Fevereiro de 2023, 03:00:53
Já trabalhei com equipes de engenharia. Nunca vi um projeto ser calculado assim.
Existe um plano mestre no qual a equipe calcula tudo. Prototipar sem calcular não existe. Os cálculos primários já eliminam toda essa possibilidade do que você diz " não passou revisa"
No fringir dos ovos e pelo que se da pra ver no mundo real o que pode levar a uma quebra antes do marketing que diz que a média estatística de 150k cliques de Life shutter é as variáveis de linha de produção. Que podem estar de acordo com o CQ mas que um aperto de meia volta no parafuso da cortina pode levar a um desgaste prematuro. Isso não tem como calcular no projeto.

Mas cálculos são feitos. O normal de um teste de qualificação é passar. Ainda assim este teste precisa ser feito antes de o equipamento entrar em produção, pois é este teste que demosntra a performance do equipamento. Problema é que muitas vezes há aspectos não considerados, como no seu exemplo, um parafuso um pouco mais apertado que pode causar desgaste prematuro. Neste caso, por exemplo, um dado a mais de projeto é medir/definir o parâmetro relevante do tal parafuso (torque, número de voltas, distância até um determinado ponto, etc) - e depois rodar a qualificação novamente. Daí este parâmetro entra nos procedimentos de montagem, já durante a produção.

Eu já trabalhei em projetos que a qualificação não passou de primeira, e coisas tiveram que ser mudadas, por exemplo, a constante elástica de molas.

Exemplos:
https://www.macartney.com/what-we-offer/systems-and-products/connectors/subconn/subconn-technical-information/qualification-test/ -> Veja que o protótipo é construído, qualificado e somente depois entra em produção.

https://nodeviation.com/what-is-design-qualification/ -> Esse traz este fluxo, que mostra a qualificação antes do teste de performance.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.678
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 13 de Fevereiro de 2023, 09:16:52
mas então estamos de acordo  :ok:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.678
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 13 de Fevereiro de 2023, 09:20:57
E falando sobre durabilidade... como será que a Z9 vai se comportar já que não tem cortina mecânica?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 13 de Fevereiro de 2023, 11:00:30
E falando sobre durabilidade... como será que a Z9 vai se comportar já que não tem cortina mecânica?
Infinito  :D

Tem a cortina para evitar a sujeira no sensor. Mas essa dificilmente vai dar b.o. pois aciona apenas ao ligar e desligar.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.678
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 13 de Fevereiro de 2023, 11:36:58
nikon z9 com sistema de foco da Sony ou Canon seria top demais...
pelo que li z9 ainda erra na baixa luz. do mais é uma câmera revolucionária.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.