Autor Tópico: Nunca, Jamais compre este Swab de limpeza de Sensor!  (Lida 5450 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #15 Online: 26 de Janeiro de 2023, 09:08:07
Blz, limpa em casa mas compra um kit legal, que tenha possibilidades menores de dar bosta...

E outra, vira a camera pra baixo na hora de trocar a lente  :D

Falando nisso, lembrei que apareceu um reels pra mim ontem, fotógrafa ensinando a limpar o equipamento, usando bombinha fuc fuc no sensor com a CAMERA VIRADA PRA CIMA  :doh: :doh: :doh:

Complicado que atinge grande audiencia, mais de 130 mil seguidores...


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.317
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 26 de Janeiro de 2023, 09:22:18
Limpei semana passada, usei um produto específico para limpeza de sensor que comprei anos atrás e não vou mais usar.
Coloco um pouco no swab e passo no sensor. Quando seca fica tudo marcado igual quando limpa vidro com água.
Aí tenho que pegar um cotonete e ficar passando para tirar as marcas.

O que vocês costumam passar para não ficar assim marcado?
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2023, 09:22:45 por YP »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #17 Online: 26 de Janeiro de 2023, 09:31:25
Limpei semana passada, usei um produto específico para limpeza de sensor que comprei anos atrás e não vou mais usar.
Coloco um pouco no swab e passo no sensor. Quando seca fica tudo marcado igual quando limpa vidro com água.
Aí tenho que pegar um cotonete e ficar passando para tirar as marcas.

O que vocês costumam passar para não ficar assim marcado?

Eu estou usando lenço umedecido da Zeiss de limpar óculos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.804
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 26 de Janeiro de 2023, 09:46:45
Eu raramente faço limpeza molhada, jogar óleo no sensor é coisa de nikon rsrsrs

Falando serio, aqui eu uso aqueles gel stick, comprei um genérico no ali.
Funciona super bem para tirar fiapo e aqueles pontos pretos.

Na raras vezes que preciso fazer limpeza molhada, uso cotonete comum e liquido de limpeza para monitor.
A mancha removo com cotonete seco.
E os fiapos do cotonete removo com o gel stick. :)
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.317
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 26 de Janeiro de 2023, 09:53:48
Eu estou usando lenço umedecido da Zeiss de limpar óculos.
Vou ver se acho por aqui e testo.

Eu raramente faço limpeza molhada, jogar óleo no sensor é coisa de nikon rsrsrs

Falando serio, aqui eu uso aqueles gel stick, comprei um genérico no ali.
Funciona super bem para tirar fiapo e aqueles pontos pretos.

Na raras vezes que preciso fazer limpeza molhada, uso cotonete comum e liquido de limpeza para monitor.
A mancha removo com cotonete seco.
E os fiapos do cotonete removo com o gel stick. :)
É, a Nikon joga mesmo rs

Manda o link desse gel stick.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.804
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 26 de Janeiro de 2023, 10:09:29
Não tenho mais o link de onde comprei mas parece muito com esse:

https://pt.aliexpress.com/item/32603326430.html

Mas esse frete aí sem condições rsrsrsr
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 673
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 26 de Janeiro de 2023, 11:57:04
Os lenços da Zeiss são fáceis de achar. Eu costume comprar no ML por causa do desconto no frete, mas tem em muitos outros lugares.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1465565571-lens-wipes-zeiss-com-50-lencos-umedecidos-_JM#position=4&search_layout=grid&type=item&tracking_id=4f350ea9-6a6f-4929-ad79-af894ffdb158


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #22 Online: 26 de Janeiro de 2023, 13:41:00
Lenço da Zeiss tem em farmácia.

Acho que vou atrás de um desses gel stick pra mim.

Vange, vc lava ele após o uso?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.804
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 26 de Janeiro de 2023, 14:00:54
Lenço da Zeiss tem em farmácia.

Acho que vou atrás de um desses gel stick pra mim.

Vange, vc lava ele após o uso?

Não, ele funciona em conjunto com uns adesivos que vem.
Encosta no sensor e depois encosta no adesivo para limpar as sujeiras que pegou.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #24 Online: 26 de Janeiro de 2023, 14:51:37
Mas bicho, vc achava mesmo que isso ia dar certo? Que uma m€®d@ dessas sem marca e de procedencia duvidosa ia funcionar?

Cara não acompanho muito o forum, mas já notei que vc gosta de comprar tranqueira, quinquilharia ou o que o valha né...

A dúvida que fica é se vc comprou porque quis, ou só pra depois postar no forum (sem querer arrumar confusão nem ofender ok?).

Antes que alguém me pergunte "ain mas o que vc faria??" --> bombinha fuc-fuc e se for sujeira braba, assistencia.


Pior que não comprei pra postar rs, como eu falei, já tinha esse de quando comecei fotografar e notei que tinha alguma coisa errada no meu sensor.

E é exatamente isso que o colega falou, ele limpa o que dá aqueles pontos pretos, mas acaba deixando aquelas marcas esbranquiçadas que fica  igual em box de banheiro.

A câmera que eu precisei limpar não era minha, eu comprei usada e naturalmente pode (e tinha) ter alguma sujeira no sensor.

Câmera mirrorless por um lado é mais fácil de pegar sujeira no sensor por ele muitas vezes ficar exposto enquanto está aberto, mas por outro lado, as DSLR quando clicam, com o movimento do espelho acaba assoprando qualquer sujeira que esteja na caixa do espelho e com  isso eventualmente alguma partícula pode acabar caindo no sensor.
Na minha RP eu tenho usado há mais de um ano e nunca notei nenhuma sujeira, apesar de não ter feito teste. Já a R que peguei agora, como é uma câmera de 2018 eu notei uma sujeirinha quando fotografei o céu... Mas também 5 anos de uso já dá pra ter história.


Os lenços da Zeiss são fáceis de achar. Eu costume comprar no ML por causa do desconto no frete, mas tem em muitos outros lugares.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1465565571-lens-wipes-zeiss-com-50-lencos-umedecidos-_JM#position=4&search_layout=grid&type=item&tracking_id=4f350ea9-6a6f-4929-ad79-af894ffdb158

Gostei da ideia do lenço ZEISS. Eu tenho um aqui, depois vou fazer. Muitas vezes só a bombinha fuc-fuc não resolve.
Tenho a Lens Pen também, mas dependendo ela acaba deixando marca. Ela funciona bem pra pequenas marcas de respingo, agora se tiver que limpar tudo não dá.

O vidro na frente do sensor (não é o sensor em si) é mais resistente do que a gente imagina. Eu limpo com pincel de maquiagem. Como na minha câmera o tal vidro fica muito mais exposto que nas câmeras comuns, volta e meia em esbarro o dedo lá também. Limpo com paninho umedecido de limpeza de óculos e bola pra frente.

A grande diferença (e que vale a pena tomar cuidado) é pra evitar deixar sujeira cair por trás do vidro. No caso da minha câmera, basta desmontar a frente e limpar. Numa ML é bem mais complicado.

To ligado... é o filtro é o tal do filtro UV ou Infra Vermelho algo assim.
Teve uma vez que eu fiquei desesperado... Nessa época que eu falei que percebi que estava sujo (no comecinho) eu fui e comprei uma bombinha pra limpar. No que eu estava assoprando, a bombinha era vagabunda e ejetou o tubinho duro da ponta.... fez uma marca no sensor.  :shock:
Aí eu fiquei realmente desesperado... ficou tipo um C  enorme no meio da imagem. Sei que depois com calma eu peguei o swab e fui limpando o que não era um risco e sim resíduo do plástico da ponteira do assoprador. Aí no final o sensor ficou limpo do "risco" mas acabou ficando todo emporcalhado com a umidade do swab.
Enfim, cacas da vida, não façam isso em casa kkk.

Mas moral da história, limpar sensor não é coisa de outro mundo, não precisa ter a tecnologia da NASA, basta ter cuidado e usar o material certo.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2023, 14:59:21 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.573
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 26 de Janeiro de 2023, 15:40:14
Cara, vou ser sincero pra vocês... NUNCA TENTE LIMPAR ESSE SENSOR EM CASA.

A chance de dar problema é muito maior do que resolver. Digo por experiência própria.

Comprei um cotonete desses ai e resolvi passar. Ao olhar, parecia que havia limpado direitinho. Mas com o tempo eu notei que o sensor ficou "manchado". Sabe quando você passa um pano em um vidro e fica mal limpo? Então, ficou daquele jeito...

Não recomendo kkk

Olha o "manual de limpeza" da minha câmera. Chega a dar frio na barriga. Em tempo, depois de limpar, secar e trocar o ar por gás de limpeza de eletrônico, ao testar, vi que continua sujo...  :aua:

Vou limpar de novo no fim de semana.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 26 de Janeiro de 2023, 15:51:26
Cara só de VER a cara desse swab ai do tópico já dá para ver que ele não presta.
Swab tem que ter cantos retos e não arredondados...

Aqui uso swabs da Delkin ou da VSGO.

Na falta, um swab desses de cima com o tecido removido e então substituido por um desses lencinhos Zeiss.

Faço isso desde o tempo da EOS 350D  :D

Erros comuns de manuseio são o excesso de líquido de limpeza, excesso de pressão e produtos inadequados.



lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 26 de Janeiro de 2023, 22:09:29
Ah lembrei uma coisa que eu usava (morrendo de medo) SensorKlear da LensPen! Era uma caneta com a ponta felpuda... eu tinha uma pra limpar sujeira das lentes e outro pro sensor...

E como o colega disse, eu usei muito no tempo que tinha cameras da Nikon  :hysterical:

Mais alguem aqui chegou a usar essas canetas?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.573
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 27 de Janeiro de 2023, 11:06:48
Ah lembrei uma coisa que eu usava (morrendo de medo) SensorKlear da LensPen! Era uma caneta com a ponta felpuda... eu tinha uma pra limpar sujeira das lentes e outro pro sensor...

E como o colega disse, eu usei muito no tempo que tinha cameras da Nikon  :hysterical:

Mais alguem aqui chegou a usar essas canetas?

Essa caneta é seca? Se for, parece bastante com um pincel de maquiagem que eu uso, e que tá perdido aqui nas caixas de equipamento pela casa.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 28 de Janeiro de 2023, 10:25:28
sim é seca, e teoricamente ela tem um pó que ajuda a tirar as sujeiras das lentes e do sensor.