Autor Tópico: Nunca, Jamais compre este Swab de limpeza de Sensor!  (Lida 5429 vezes)

lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #30 Online: 10 de Fevereiro de 2023, 19:03:40
Sou fã dos lenços da Zeiss, mas uso somente nas lentes. É muito bom.

Pra sensor lenspens parecem ser mais tranquilas por ser secas, uso uma da K&F.
Canon R6 + 35 + 50 + 135


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.556
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #31 Online: 11 de Fevereiro de 2023, 03:04:11
Vou limpar de novo no fim de semana.

Atualizando, abri de novo a câmera, com uma lupa iluminada por cima, vendo tudo em detalhes. A primeira coisa é que, uma vez que suja, é muito difícil montar tudo sem sujeira. Ainda não ficou 100%, mas tá 95%.

A segunda coisa é que eu tentei várias coisas: lencinho umedecido, cotonete de sensor, Eclipse com paninho... E a única coisa que realmente foi um progresso bem controlado foi... cotonete comum, seco, seguido de sopro em spray. Todo o resto limpava uma coisa e sujava outra, ou deixava resíduo.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.306
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 11 de Fevereiro de 2023, 11:36:09
Uma coisa que notei é que se eu passar o swab e depois olhar se não caiu algum cisco ou poeira não fica tão limpo. Nesse pequeno tempo cai alguma coisa sempre...
O negócio é passar o swab e já virar a câmera para baixo.
Dá uma diferença brutal.

Após a limpeza coloco uma 50tinha em f16 e subo na cadeira faendo uma foto quase colado em uma luminária do tipo plafon.
Vejo no lcd e se precisar refaço a limpeza.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2023, 11:36:27 por YP »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.556
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #33 Online: 11 de Fevereiro de 2023, 14:22:38
Após a limpeza coloco uma 50tinha em f16 e subo na cadeira faendo uma foto quase colado em uma luminária do tipo plafon.
Vejo no lcd e se precisar refaço a limpeza.

Acho que vou fazer isso. Minha verificação é por flat frames. O problema é que esses capturam tanto as imperfeições do sensor quanto do telescópio. Nesse caso, sei que as bolinhas são da câmera/sensor, porque mesmo girando a câmera, as manchas continuam no mesmo lugar. Mas as outras manchas são do telescópio.



« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2023, 14:23:53 por felipemendes »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #34 Online: 13 de Fevereiro de 2023, 14:27:20
Acho que vou fazer isso. Minha verificação é por flat frames. O problema é que esses capturam tanto as imperfeições do sensor quanto do telescópio. Nesse caso, sei que as bolinhas são da câmera/sensor, porque mesmo girando a câmera, as manchas continuam no mesmo lugar. Mas as outras manchas são do telescópio.





Olha aí o tal dos ovnis que tanto estão falando ahahahaha  :hysterical:
Fotógrafo oficial Foco Radical