Autor Tópico: Flash Manual em eventos/guerrilha.... quem tiver técnicas posta aqui  (Lida 5714 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 10:02:16
Parede ou teto colorido é doido.
Sim já peguei muito teto assim kkkk

O que eu faço quando acontece isso eu prefiro colocar um ou dois flashes no tripé a 45°
Se quiser luz mais suave vai numa sombrinha, softbox ou qualquer outro modificador.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #16 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 14:03:11
Bacana estou anotando os macetes aqui  :snack:

As lojas que eu tenho feito fotografia da inauguração tem sido uma bela escola, pois são envolvem todos os tipos de estética, seja de arquitetura, de produto, de retrato, de street, de alimentos, etc.

O ambiente é bem complicado de iluminar. Primeiro porque não dá pra levar muita coisa, levo só o que cabe na mochila: Câmera, lente, flash e um monopé desmontável. Segundo pq o espaço é bem apertado. Terceiro porque não tem lugar pra rebater flash (teto preto e prateleiras todas cheias).



Aqui ainda dei uma boa puxada nas sombras.

Acho que loja combina mais com foto High Key, então quando eu vejo esses lugares escurões assim eu fico achando esquisito.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 14:10:08
Zoom do flash no máximo, cabeça inclinada levemente pra trás, apontada pra cima.
Vai rebater fácil nesse teto aí que parece ser cor metálico ainda?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 14:41:11
Falando sobre o zoom do flash.

Costumam deixar no automático se for lente zoom?
Ou setam o valor 24mm, 35mm e etc?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 14:56:42

Se fosse para fotografar uma cena dessas ai do exemplo eu nem usaria flash.
Tripé e abertura pequena. No máximo um HDR de 3 fotos, isso se a latitude do sensor não aguentar.
Se precisar balancear a luz, um spot com um difusor.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 18:13:46
Falando sobre o zoom do flash.

Costumam deixar no automático se for lente zoom?
Ou setam o valor 24mm, 35mm e etc?

Eu configuro a depender da distância da parede que vou rebater.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #21 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 18:55:14
Mas você testou rebater? Funciona melhor do que a gente imagina em superfícies escuras.

Eu acho pior parede colorida do que escura, principalmente se for uma cor difícil de neutralizar com ajuste de WB.

De todas as minhas experiências com rebatimento em parede preta, o resultado nunca me agradou. Prefiro flash direto a 45 graus em cima da câmera com algum difusor.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 19:14:36
De todas as minhas experiências com rebatimento em parede preta, o resultado nunca me agradou. Prefiro flash direto a 45 graus em cima da câmera com algum difusor.


Rebater em parede preta é tão ridículo quanto rebater em espelho.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2023, 19:15:10 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 19:21:24
De todas as minhas experiências com rebatimento em parede preta, o resultado nunca me agradou. Prefiro flash direto a 45 graus em cima da câmera com algum difusor.

Já fiz muito evento em box de crossfit.
A maioria tem a paredes pretas ou cinza escuro.
Funciona exatamente como uma parede branca....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 19:26:50
Já fiz muito evento em box de crossfit.
A maioria tem a paredes pretas ou cinza escuro.
Funciona exatamente como uma parede branca....


Sim só que você perde 90% da eficiencia. Mais pratico usar um rebaterdor.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 19:27:17
https://neilvn.com/tangents/bounce-flash-off-dark-ceiling/

Sempre recomendo o blog dele e o livro, ninguém manja mais de flash rebatido do que ele.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 19:28:35

Sim só que você perde 90% da eficiencia. Mais pratico usar um rebaterdor.

Você está falando de cenário teórico.

Em eventos não é assim que funciona.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 19:34:31
Você está falando de cenário teórico.

Em eventos não é assim que funciona.


Teórico nada eu já fiz isso. Usando o flash da câmera com um rebatedor e mais dois remotos com rebatedores. É só ter prática que resolve 100% dos casos.

O problema de rebater em teto ou parede escuros é que a potencia efetiva do flash cai absurdamente.
Só o rebatimento geralmente já compromete 60-70% da potência, isso se a superfície for branca.
Aí o cara tem que jogar o iso la pra cima e depois ficar reclamando do DR e do ruido nas sombras.
É melhor fazer do jeito clássico de uma vez porque sempre funciona e é previsível.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.989
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #28 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 20:13:31

Quando uso manual e posso rebater, uso essa técnica, inclusive em superfícies escuras, sem problemas, ate em arvore eu já rebati a luz para retrato no parque. Uso sempre o ZOOM no máximo, nunca no automático. O que não rola são superfícies coloridas...ai fica bem ruim para resolver depois.

Mas em geral, eu não carrego só a mochila nao, um tripe com um rebatedor 5x1 tb resolve e é fácil e leve de carregar, monta e mira o flash nele que esse fará o serviço da parede branca. 2 tripes + sobrinhas, é pouca coisa para levar e salvam muito...estão sempre comigo.

Na real...nunca fui de ficar fazendo conta nao...

Em relação ao TTL, ja usei muito em evento, inclusive TTL rebatido, que alguns dizem que não faz sentido  :ponder: e sempre me resolveu a vida muito bem tb..


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.989
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #29 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 20:17:58
Bacana estou anotando os macetes aqui  :snack:

As lojas que eu tenho feito fotografia da inauguração tem sido uma bela escola, pois são envolvem todos os tipos de estética, seja de arquitetura, de produto, de retrato, de street, de alimentos, etc.

O ambiente é bem complicado de iluminar. Primeiro porque não dá pra levar muita coisa, levo só o que cabe na mochila: Câmera, lente, flash e um monopé desmontável. Segundo pq o espaço é bem apertado. Terceiro porque não tem lugar pra rebater flash (teto preto e prateleiras todas cheias).



Aqui ainda dei uma boa puxada nas sombras.

Acho que loja combina mais com foto High Key, então quando eu vejo esses lugares escurões assim eu fico achando esquisito.

Fotos de ambientes assim só com o que cabe na mochila é complicado...se bem que se levar vários flash e ficar inventando de iluminar tudo, vai um tempo que provavelmente você não tenha...não é uma foto fácil de fazer rápido não...tem que ralar nesse job ai Fernando  :clap:

« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2023, 20:20:44 por Marcelo Rezende »