Autor Tópico: Flash Manual em eventos/guerrilha.... quem tiver técnicas posta aqui  (Lida 5685 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #30 Online: 03 de Fevereiro de 2023, 20:25:42
https://neilvn.com/tangents/bounce-flash-off-dark-ceiling/

Sempre recomendo o blog dele e o livro, ninguém manja mais de flash rebatido do que ele.

Muito bom mesmo! Ja aprendi bastante.
So pra contrariar  :assobi: e criar alguma polemica,  recomendo o  Renato Rocha Miranda, que afirma que flash rebatido nem é iluminação   :doh:  :hysterical:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #31 Online: 04 de Fevereiro de 2023, 01:22:18
Falando sobre o zoom do flash.

Costumam deixar no automático se for lente zoom?
Ou setam o valor 24mm, 35mm e etc?
Costumo usar 50MM que fica num meio termo; usar o zoom em 24MM o flash vai espalhar mais a luz pelo ambiente, mas o resultado vai depender da potência utilizada , se há rebatimento, se tem difusor, etc.

105MM vai deixar a luz mais concentrada o que penso ser ideal pra tirar fotos de 1 ou 2 pessoas no máximo. Pra fotos de grupo, 24 , 35 ou 50MM é uma opção melhor (na minha visão, mas recomendo fazer você mesmo os testes pra tirar sua própria conclusão).


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #32 Online: 04 de Fevereiro de 2023, 01:24:55
Bacana estou anotando os macetes aqui  :snack:

As lojas que eu tenho feito fotografia da inauguração tem sido uma bela escola, pois são envolvem todos os tipos de estética, seja de arquitetura, de produto, de retrato, de street, de alimentos, etc.

O ambiente é bem complicado de iluminar. Primeiro porque não dá pra levar muita coisa, levo só o que cabe na mochila: Câmera, lente, flash e um monopé desmontável. Segundo pq o espaço é bem apertado. Terceiro porque não tem lugar pra rebater flash (teto preto e prateleiras todas cheias).



Aqui ainda dei uma boa puxada nas sombras.

Acho que loja combina mais com foto High Key, então quando eu vejo esses lugares escurões assim eu fico achando esquisito.

Como são produtos estáticos, compensa mesmo usar flash nesse tipo de foto? Eu usaria um tripé fazendo longa exposição : ISO 100/200 - F11 - e tempo de obturador de alguns segundos conforme a necessidade.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #33 Online: 04 de Fevereiro de 2023, 16:16:20
Como são produtos estáticos, compensa mesmo usar flash nesse tipo de foto? Eu usaria um tripé fazendo longa exposição : ISO 100/200 - F11 - e tempo de obturador de alguns segundos conforme a necessidade.

Esse é um exemplo do lugar, pra ter uma noção. Realmente as telhas são de metal, mas eu sinceramente não sei se daria bom rebater. Tem muita armação e elas são em zig-zag e bem altas, tipo uns 5 metros. A luz ambiente tem um Kelvil baixo, tipo tungstênio, aí o flash fica azulando a foto. O gel de correção rouba um stop, mais o teto 2 ou 3 stops a menos.
O lugar também é bem estreito, acho que dá 1m cada corredor. Se eu não tomar cuidado com o cotovelo derrubo tudo ahahah.

Essa hora da foto é a que está tranquilo, mas depois de alguns instantes começa entrar gente e daí tenho que captar tudo. Se eu uso o flash meio que tiro a espontaneidade das pessoas... meio que a galera não quer ser fotografada, por isso prefiro usar ML com obturador eletrônico (silencioso).
Não vira muito de fazer HDR aí pq é uma foto de guerrilha, tenho pouquíssimo tempo para fazer as fotos, aproveito a hora que alguém do staf sai eu vou clicando.

No fim o ISO fica no 2000-3200, velocidade 1/30 e abertura 5.6, lente 16mm. A velocidade é lenta, mas costumo usar o monopé como estabilizador. Uso só esta lente, e quando preciso faço alguns retratos com o modo Crop, que daí ela vira 28mm c/ 10MP. Como as fotos são pra rede social, esse ISO alto não chega a aparecer.
Pela minha experiência, usar o monopé equivale a um IS de 2,5 stops.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2023, 16:18:17 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.299
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 04 de Fevereiro de 2023, 18:38:12

Não vira muito de fazer HDR aí pq é uma foto de guerrilha, tenho pouquíssimo tempo para fazer as fotos, aproveito a hora que alguém do staf sai eu vou clicando.


Por que não ? Faz um bracketing de -1,0,+1 e depois monte o HDR no computador. Não demora muito mais do que fazer uma única exposição.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #35 Online: 04 de Fevereiro de 2023, 22:06:59
Por que não ? Faz um bracketing de -1,0,+1 e depois monte o HDR no computador. Não demora muito mais do que fazer uma única exposição.

Também acho que um HDR sairia bem ou, se não tiver gente, passando uma alta exposição.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.820
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 06 de Fevereiro de 2023, 11:02:32
Vou dar meus dois centavos, uso bastante o flash em eventos, e gosto que a luz dele apareça.

Nos casamentos eu uso direto, manual, acionado por rádio e com assistente guiando:






Com dois flashes:





E como eu faço? Uso um dispositivo simprão de tudo: a escala de distância do flash:



Quando em TTL, essa escala mostra a faixa onde o TTL consegue compensar. Quando em manual, mostra exatamente onde a luz vai chegar. Pode testar que funciona. Porém, só com o flash direto.

Por exemplo: 1/125, ISO 800 e f/4. Com flash a 1/32 a luz chega a 5m. Se colocar 1/16, o mostrador vai pra 8m. (Não exatamente, só um exemplo).

Nos eventos, eu uso desse jeito. E como faço pra não ficar estourado e/ou escuro?
Lei do inverso do quadrado da distância.
Uma teoriquês que eu não vou conseguir explicar direito, mas muito legal depois que entende. Basicamente, à luz sofre uma queda de potência muito forte nos primeiros metros, mas depois "estabiliza".





Sobre o zoom, com flash direto, acontecem duas coisas.
Zoom fechado, luz mais forte e concentrada;
Zoom aberto, luz mais fraca e espalhada.





-----


Sobre rebatimento, não tem milagre. Difícil calcular flash rebatido em manual, porque inúmeros fatores influenciam, cor, altura, distância de parede etc.

Toda parede reflete cor. Só que parede escura, o que você ia colocar 1/16, você tem que meter 1/4 porque absorve luz pra caramba.

Eu nunca, em hipótese alguma, deixo flash  meia bomba, um pouco pra cima/um pouco pra frente.
Ou rebate direito, pra cima/trás, ou joga direto, ou usa rebatedorzinho, pra aumentar um pouco a fonte de luz.

Rebatendo no teto, uso assim:


Flash pra cima/lados:









Se for um local muito gigante, ou com teto preto e alto, uso um rebatedorzinho, pra ajudar a suavizar a luz:





E por que eu uso o flash assim, com esse rebatedor? Pra aumentar o tamanho relativo da fonte de luz.
Deixando direto, flashzinho em cima da máquina, luz fica chapada, dura. Aumentando um pouco que seja, já suaviza um pouco, melhora.


Já usei tbm o flash rebatido em tripé.
Formatura agora, eu coloquei dois tripezoes pra fotografar os formandos, um de cada lado, diretinho, bem fraquinho, só um susto de luz.
Aí na hora da entrega, eu fiquei na assinatura de ata. Luz não ia chegar bem. Ia ficar muito de cima.
Baixei o tripé, virei ele pra parede, amarela.
Carga foi de 1/64 pra 1/16, e kelvin pra 4000.


Fotografei JPG, tirei direto do Câmera Conect.


Quando tô com tempo, gosto de uma silhueta, ou usar a luz contra, pra criar algo diferente:  :D






Nessas, o flash contra, sem aparecer, não dá flare, não estoura, não dá nada.
Na foto da chuva,deixei exposição alta pra iluminar frente, e flash só pra pegar as gotinhas. Nas outras, lente fechada, uso baixo e flash estourando forte, rsrs.

Espero ter ajudado.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #37 Online: 06 de Fevereiro de 2023, 15:05:51
Muito bacana seu esquema Mike, obrigado pela paciência de explicar!

Eu confesso que nunca tive um flash com essa escala de distância. Acho que só os modelos originais da câmera que tem isso (tipo os Canon Ex e os SB da Nikon).

Também acho que um HDR sairia bem ou, se não tiver gente, passando uma alta exposição.

Quanto ao HDR eu não faço pelos seguintes motivos:
Não tenho tempo para fazer, no geral quando faço a foto ainda tem gente trabalhando na loja, só consigo  por sorte alguma hora que  ninguém está passando.
Não tenho levado tripé, aliás levo o mínimo necessário: 1 corpo, 2 lentes pequenas (tipo a 16mm e a 35), um mini flash (tt350) e um monopé. Guardo a mochila na house e deixo uma lente no bolso, flash no outro e baterias extas no outro bolso.
O tempo pra entrega dos arquivos é pouco. Eu basicamente só dou um tapa nas fotos, apago as que errei rude o foco ou que ficaram repetidas. Todo o processo de edição não leva mais do que 1h pois preciso enviar até as 14h as fotos.
Como vou de trem para os lugares, fica difícil aumentar o que carregar e também editar.
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.305
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 06 de Fevereiro de 2023, 16:04:50
Boa, Mike!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.820
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 03 de Maio de 2023, 20:54:39
Muito bacana seu esquema Mike, obrigado pela paciência de explicar!

Eu confesso que nunca tive um flash com essa escala de distância. Acho que só os modelos originais da câmera que tem isso (tipo os Canon Ex e os SB da Nikon).

Sempre à disposição.  :ok:

Sobre os flashes com a escala, Yongnuo 600EX RT  possui, e acredite, 565EX e 565EXII  :D
Versão III já não tem, e o 568 que é muito mais legal que o 565 tbm não tem...  :(
Os Godox eu desconheço, não sei dizer se têm.
Os Canon 430 também não tinham. Não sei se esse novo RT tem.

Boa, Mike!

Mano, hoje que eu vi isso, aqui, desculpa e obrigado!  :ok: :ok:
« Última modificação: 03 de Maio de 2023, 20:59:03 por Mike Castro »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #40 Online: 04 de Maio de 2023, 00:12:05
Sempre à disposição.  :ok:

Sobre os flashes com a escala, Yongnuo 600EX RT  possui, e acredite, 565EX e 565EXII  :D
Versão III já não tem, e o 568 que é muito mais legal que o 565 tbm não tem...  :(
Os Godox eu desconheço, não sei dizer se têm.
Os Canon 430 também não tinham. Não sei se esse novo RT tem.

Mano, hoje que eu vi isso, aqui, desculpa e obrigado!  :ok: :ok:

Mike, obrigado pela paciência em explicar. Suas fotos com uso do flash ficaram show de bola. Muito melhor uma explicação brevemente teórica com fotos de exemplo da posição do flash, como a luz age, com fotos, etc do que teorias e teorias que tem pouca prática.

Sobre os flashs eu vendi os dois únicos Youngnuo 568EX2 que tinha aqui. Eu não sabia que o 568 não tinha essa escala da distância que sempre achei bacana em alguns flashs. Geralmente só flashs originais de Canon e Nikon que tem esse função. E não sabia que o Youngnuo 565 tinha e o 568 não rsrsrs.. por outro lado o 568 tem HSS que acho uma mão na roda pra fotografar em ambientes muito iluminados ; o Youngnuo 565 nenhum deles tem HSS. Flashs baratos demais , tem essas limitações.