Vou dar meus dois centavos, uso bastante o flash em eventos, e gosto que a luz dele apareça.
Nos casamentos eu uso direto, manual, acionado por rádio e com assistente guiando:
Com dois flashes:
E como eu faço? Uso um dispositivo simprão de tudo: a escala de distância do flash:
Quando em TTL, essa escala mostra a faixa onde o TTL consegue compensar. Quando em manual, mostra exatamente onde a luz vai chegar. Pode testar que funciona. Porém, só com o flash direto.
Por exemplo: 1/125, ISO 800 e f/4. Com flash a 1/32 a luz chega a 5m. Se colocar 1/16, o mostrador vai pra 8m. (Não exatamente, só um exemplo).
Nos eventos, eu uso desse jeito. E como faço pra não ficar estourado e/ou escuro?
Lei do inverso do quadrado da distância.
Uma teoriquês que eu não vou conseguir explicar direito, mas muito legal depois que entende. Basicamente, à luz sofre uma queda de potência muito forte nos primeiros metros, mas depois "estabiliza".
Sobre o zoom, com flash direto, acontecem duas coisas.
Zoom fechado, luz mais forte e concentrada;
Zoom aberto, luz mais fraca e espalhada.
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Sobre rebatimento, não tem milagre. Difícil calcular flash rebatido em manual, porque inúmeros fatores influenciam, cor, altura, distância de parede etc.
Toda parede reflete cor. Só que parede escura, o que você ia colocar 1/16, você tem que meter 1/4 porque absorve luz pra caramba.
Eu nunca, em hipótese alguma, deixo flash meia bomba, um pouco pra cima/um pouco pra frente.
Ou rebate direito, pra cima/trás, ou joga direto, ou usa rebatedorzinho, pra aumentar um pouco a fonte de luz.
Rebatendo no teto, uso assim:
Flash pra cima/lados:
Se for um local muito gigante, ou com teto preto e alto, uso um rebatedorzinho, pra ajudar a suavizar a luz:
E por que eu uso o flash assim, com esse rebatedor? Pra aumentar o tamanho relativo da fonte de luz.
Deixando direto, flashzinho em cima da máquina, luz fica chapada, dura. Aumentando um pouco que seja, já suaviza um pouco, melhora.
Já usei tbm o flash rebatido em tripé.
Formatura agora, eu coloquei dois tripezoes pra fotografar os formandos, um de cada lado, diretinho, bem fraquinho, só um susto de luz.
Aí na hora da entrega, eu fiquei na assinatura de ata. Luz não ia chegar bem. Ia ficar muito de cima.
Baixei o tripé, virei ele pra parede, amarela.
Carga foi de 1/64 pra 1/16, e kelvin pra 4000.
Fotografei JPG, tirei direto do Câmera Conect.
Quando tô com tempo, gosto de uma silhueta, ou usar a luz contra, pra criar algo diferente:
Nessas, o flash contra, sem aparecer, não dá flare, não estoura, não dá nada.
Na foto da chuva,deixei exposição alta pra iluminar frente, e flash só pra pegar as gotinhas. Nas outras, lente fechada, uso baixo e flash estourando forte, rsrs.
Espero ter ajudado.