Autor Tópico: EF 100-400 100-400mm f/4.5-5.6 L IS USM ou RF 100-400 F5.6-8  (Lida 2584 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 20 de Junho de 2023, 14:53:40
Algumas lentes Canon só ficam "seladas" se usar um filtro de rosca na frente da lente.
Não sei se é o caso da sua.

7D mark ii só vai usar o dual pixel se fotografar pelo LCD.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #16 Online: 20 de Junho de 2023, 20:36:40
No fim acabei conseguindo uma 100-400 série L da primeira versão, mas já tem um amigo que está de olho nela rs.
A lente é bacana pelo alcance que pra mim é o mais longo que já tive, mas devido à idade de construção, ela tem algumas características que atrapalham um pouco o uso. A primeira delas é o peso, pesando aproximadamente 1,5kg,  o que pra quem até então estava acostumado a lentes de no máximo 700g, pegar uma que é mais do que o dobro sente o desconforto. A segunda, que tem diretamente a ver com a primeira é que ela tem uma ergonomia meio ruim caso precise fazer zoom, sendo que ela estende bastante e fica enorme com o parasol. Caso use ela fixa em 400mm, apoiada pelo colar aí é tranquilo, só que acho que isso não é muito comum de acontecer.
A terceira coisa é que ela tem um sistema de focagem mais lento, sendo que ela sai de 1,8m e vai 20m para logo em seguida ir até o infinito, o que é um curso bastante grande.
A quarta coisa que eu achei estranho na lente é que de vez em quando o estabilizador dá uma bugada e começa a vibrar sozinho e fazer barulho. Imagino que deva ser alguma treta entre os sistemas da R7 e a lente.
Estou pensando seriamente em passar ela pra esse meu amigo e pegar a versão RF.


Quanto à questão do filtro/vedação,  você tem razão, de uma forma ou outra o ar vai entrar na lente quando se estender.
Fotógrafo oficial Foco Radical


ARTURCUCA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • @avistei_ali
Resposta #17 Online: 21 de Junho de 2023, 11:58:25
Vangelismm

não entendi bem pelo que li no manual a funcionalidade do dual pixel. Pode explicar?

Algumas lentes Canon só ficam "seladas" se usar um filtro de rosca na frente da lente.
Não sei se é o caso da sua.

7D mark ii só vai usar o dual pixel se fotografar pelo LCD.
Iniciante em fotografia de Vida Selvagem

Canon EOS 7D Mark II,  EF 100-400mm f/4.5-5.6l IS USM.
Vivendo e aprendendo.


ARTURCUCA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • @avistei_ali
Resposta #18 Online: 21 de Junho de 2023, 12:08:49
Fernando,

como falei, já comecei de 7D e de 75-300mm, então já fui pensando que o normal seria aquilo ou pior.  8-)

Daí me preparo para ter o mínimo de peso nas passarinhadas, apesar de o carro sempre estar próximo. Só uma vez tive problema com carregamento de peso na trilha, que foi no distrito de São Carlos, em Porto Velho, pois esse distrito fica a duas horas de estrada de terra da cidade, depois trinta  minutos de travessia no Rio Madeira, e mais uma andada de 05 Km + 5 Km no distrito; aí vi o quanto meu equipamento mais mochila com tralha, comida e água, na estrada com barro pesam. Detalhe peguei chuva e camera+lente ficaram o tempo todo exposta.


A primeira delas é o peso, pesando aproximadamente 1,5kg,  o que pra quem até então estava acostumado a lentes de no máximo 700g, pegar uma que é mais do que o dobro sente o desconforto.
Iniciante em fotografia de Vida Selvagem

Canon EOS 7D Mark II,  EF 100-400mm f/4.5-5.6l IS USM.
Vivendo e aprendendo.


ARTURCUCA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • @avistei_ali
Resposta #19 Online: 21 de Junho de 2023, 12:18:41
Eu uso quase que o tempo todo em 400mm. em menos da metade do tempo faço a busca nos 100 mm - mais fácil pra localizar a ave -  e extendo aos 400. Mas só faço assim quando é muito pequeno e escondido na folhagem.

Quanto a usar apoiada no colar, tenho feito isso quando se trata de corujada, à noite, pois preciso de longa exposição. Mas estou pensando em usar o tripé em todas as saídas, como um dos amigos faz, mas vejo o tanto de coisa e peso que ele carrega e fico analisando.

Naquele caso que citei, da andada de 10km, debaixo de chuva, era tudo isso que ele carregava, com tripé e tudo mais.

A segunda, que tem diretamente a ver com a primeira é que ela tem uma ergonomia meio ruim caso precise fazer zoom, sendo que ela estende bastante e fica enorme com o parasol. Caso use ela fixa em 400mm, apoiada pelo colar aí é tranquilo, só que acho que isso não é muito comum de acontecer.

Iniciante em fotografia de Vida Selvagem

Canon EOS 7D Mark II,  EF 100-400mm f/4.5-5.6l IS USM.
Vivendo e aprendendo.


ARTURCUCA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • @avistei_ali
Resposta #20 Online: 21 de Junho de 2023, 12:24:14
Não estou no nível de perceber esse lance da focagem ser lenta do 1,8m até o infinito ainda. Mas não seria também uma treta entre a lente e a R7?

Nunca vi esse bug do estabilizador, deve ser treta mesmo dos dois sistemas. Aliás, a lente anterior, de entrada, não tinha estabilizador de imagem; foi uma mudança de vida!
Acho que tu deveria usar equipamento puro-sangue ( R7 + R), ao invés de primas.


A terceira coisa é que ela tem um sistema de focagem mais lento, sendo que ela sai de 1,8m e vai 20m para logo em seguida ir até o infinito, o que é um curso bastante grande.
A quarta coisa que eu achei estranho na lente é que de vez em quando o estabilizador dá uma bugada e começa a vibrar sozinho e fazer barulho. Imagino que deva ser alguma treta entre os sistemas da R7 e a lente.
Estou pensando seriamente em passar ela pra esse meu amigo e pegar a versão RF.


Iniciante em fotografia de Vida Selvagem

Canon EOS 7D Mark II,  EF 100-400mm f/4.5-5.6l IS USM.
Vivendo e aprendendo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 21 de Junho de 2023, 13:07:15
Vangelismm

não entendi bem pelo que li no manual a funcionalidade do dual pixel. Pode explicar?

Dual pixel é uma tecnologia de foco.
Ela só funciona em cameras mirrorless.
Em DSLR essa tecnologia só é acionada quando você fotografa pelo LCD.
Pelo OVF, view finder, o foco é o tradicional por fase, sem dual pixel.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ARTURCUCA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • @avistei_ali
Resposta #22 Online: 21 de Junho de 2023, 14:14:34
Obrigado Vangelismm!
Dual pixel é uma tecnologia de foco.
Ela só funciona em cameras mirrorless.
Em DSLR essa tecnologia só é acionada quando você fotografa pelo LCD.
Pelo OVF, view finder, o foco é o tradicional por fase, sem dual pixel.
Iniciante em fotografia de Vida Selvagem

Canon EOS 7D Mark II,  EF 100-400mm f/4.5-5.6l IS USM.
Vivendo e aprendendo.


ARTURCUCA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • @avistei_ali
Resposta #23 Online: 23 de Junho de 2023, 12:25:07
Senhores,

aproveitando que o assunto aqui é 100-400, podem me ajudar com uma dúvida no tópico https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,135884.15.html sobre  ajuste fino?

Mas tenham paciência com o menino aqui.  :D :worship:
Iniciante em fotografia de Vida Selvagem

Canon EOS 7D Mark II,  EF 100-400mm f/4.5-5.6l IS USM.
Vivendo e aprendendo.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #24 Online: 24 de Junho de 2023, 13:40:26
Não estou no nível de perceber esse lance da focagem ser lenta do 1,8m até o infinito ainda. Mas não seria também uma treta entre a lente e a R7?

Então a 100-400 da primeira versão é mais lenta mesmo por design. Tem muitos elementos pesados para mover e daí acaba tendo que fazer todo o trabalho para focar.

Acho que tu deveria usar equipamento puro-sangue ( R7 + R), ao invés de primas.

Não entendi, primas? Eu uso a R e a R7... vc quis dizer usar um conjunto de corpo e objetiva Prime fixa? tipo a EF400mm f5.6
Ou vc quis dizer para eu partir para a RF 100-400.
« Última modificação: 24 de Junho de 2023, 13:43:49 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


ARTURCUCA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • @avistei_ali
Resposta #25 Online: 26 de Junho de 2023, 12:50:56

Não entendi, primas? Eu uso a R e a R7... vc quis dizer usar um conjunto de corpo e objetiva Prime fixa? tipo a EF400mm f5.6
Ou vc quis dizer para eu partir para a RF 100-400.

Não, Fernando, me refiro a você usar lente  EF com as câmeras da época dela, e as lentes R com câmera R, já que você supôs que cruzando elas pode haver falha na comunicação entre os dois sistemas.
Iniciante em fotografia de Vida Selvagem

Canon EOS 7D Mark II,  EF 100-400mm f/4.5-5.6l IS USM.
Vivendo e aprendendo.