Autor Tópico: Nikon permitirá lentes de terceiros apenas se forem complementares à linha Z  (Lida 2529 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #30 Online: 05 de Fevereiro de 2023, 17:49:49
B e h
Nikon Tamron
17 28    1196,95
28 75.    996,95


A diferença de preço das equivalentes é gigante. A lente tem apenas o nome Nikon estampado, mas é uma Tamron. No fim parece ser um bom acordo entre Nikon e Tamron, mas poderia ser melhor rsrsrs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 05 de Fevereiro de 2023, 21:13:58
A diferença de preço das equivalentes é gigante. A lente tem apenas o nome Nikon estampado, mas é uma Tamron. No fim parece ser um bom acordo entre Nikon e Tamron, mas poderia ser melhor rsrsrs

Chefferson, Quase 300 euros em uma, cem euros na outra. Essa é a opção que existe. Sabemos detalhes da negociação da Sony e Tamron? Ou da Nikon? Não.
Existe opção para o mount Canon ? Não.
Ou seja a situação é pior. Como é possível pensar que é a mesma coisa? Não é, me desculpe mas essa não dá.

Agora peguem as lentes 1.8 Nikon que sao seladas, que tem foco interno, que não tem respiro de foco, que fazem pouco ou nenhum barulho, que possuem nenhuma Ac, e digam que é a mesma proposta da Canon. Mas não é. Essas lentes foram feitas para oferecer uma qualidade superior ao que tinha antes . Resolução... A Nikon oferece a linha 1.8  mais para o meio. Detalhe... São mais caras que as Canon.

As lentes adaptadas na Canon parecem funcionar melhor. O quão melhor eu não sei.  Na Nikon z9 elas funcionam muito bem, mas nas outras nem tanto.

A Z6 series não foca tão bem quanto a R6 série ou ou Sony. Fotografar esportes e eventos não será tão fácil. Isso é um fato, uma realidade. Não é nem que não seja possível se sair bem.  Mas não se sai tão bem como... Aqui cabe uma comparação.
Nessa questão eu vejo um ponto negativo,que é  a câmera estar desatualizada perto da concorrência.  O af
Da Nikon entrega 90 por cento? 85 por cento? Tem como resolver com técnica ou não?

Já que estão dizendo que minha visão é subjetiva. Não é racional eu uso a Canon como exemplo. Uma lente Sigma 1.4 é 90 por cento de uma canon1.2?  Se não é, por que seria com Nikon?

O quão negativo são os fatos é algo a discutir. Mas eu não ignoro um fato positivo de que existe lentes de terceiros na Nikon. Nesse ponto eu discordo muito de vcs.

    O que está sendo negociado entre eles, ou poderá ser negociado, o que é possível ser feito. O que será do futuro com essa questão ( lentes de terceiros)Eu tenho certeza de que não é simples, que eu não sei e não falo nada.

Boa semana para vocês. De boa.  :snack:












« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2023, 21:32:54 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #32 Online: 05 de Fevereiro de 2023, 22:43:59
Chefferson, Quase 300 euros em uma, cem euros na outra. Essa é a opção que existe. Sabemos detalhes da negociação da Sony e Tamron? Ou da Nikon? Não.

Opa Leonardo. Valeu pelo tom respeitoso ai. Bem vamos lá aos fatos, o que eu já li em sites gringos mais confiáveis.

A Tamron tem uma parceria muito profunda com a Sony. A Sony é acionista da Tamron e também da Zeiss. Por isso as lentes desses dois fabricantes tem um desempenho ótico e autofoco idêntico as lentes da Sony. Esses dois fabricantes têm acordo de longo prazo com a Sony para produção de lentes. Tanto é que a Tamron nos últimos 3-4 anos, tem lançado primeiro suas lentes para o sistema da Sony.

Quanto a Tamron e Nikon, o acordo que sabemos até o momento é a produção de apenas algumas lentes específicas usando o nome da Nikon nas suas lentes como é o caso da Tamron 28-75 2.8 que é na verdade um portabilidade da versão da Sony para a Nikon Z. [/quote]

Existe opção para o mount Canon ? Não.
Ou seja a situação é pior. Como é possível pensar que é a mesma coisa? Não é, me desculpe mas essa não dá.
Concordo. Não é a mesma coisa, pois não sabemos se há algum acordo da Canon com Tamron, Canon com Sigma, etc. O presidente da Sigma tem forte interesse em produzir lentes para o sistema RF (entrevista dada em dezembro/2022). Mas até o momento  tanto Sigma, quanto Tamron mantêm silêncio sobre acordos com a Canon.

Agora peguem as lentes 1.8 Nikon que sao seladas, que tem foco interno, que não tem respiro de foco, que fazem pouco ou nenhum barulho, que possuem nenhuma Ac, e digam que é a mesma proposta da Canon. Mas não é. Essas lentes foram feitas para oferecer uma qualidade superior ao que tinha antes . Resolução... A Nikon oferece a linha 1.8  mais para o meio. Detalhe... São mais caras que as Canon.
Tanto Canon quanto Nikon, tiveram grandes avanços nas óticas de suas lentes a partir de 2010 principalmente. Com a linha Z e RF , o negócio realmente evoluiu. Hoje , cada componente químico aplicado nos vidros, é medido por algoritmos de IA muito avançados. Por isso, tivemos esse avanço que, graças a tecnologia na produção de lentes, e também as possibilidades do sistema mirrorless , as lentes tem tido um desempenho ótico acima da média.

As lentes adaptadas na Canon parecem funcionar melhor. O quão melhor eu não sei.  Na Nikon z9 elas funcionam muito bem, mas nas outras nem tanto.

A Z6 series não foca tão bem quanto a R6 série ou ou Sony. Fotografar esportes e eventos não será tão fácil. Isso é um fato, uma realidade. Não é nem que não seja possível se sair bem.  Mas não se sai tão bem como... Aqui cabe uma comparação.
Nessa questão eu vejo um ponto negativo,que é  a câmera estar desatualizada perto da concorrência.  O af
Da Nikon entrega 90 por cento? 85 por cento? Tem como resolver com técnica ou não?
Cara, aqui eu acredito que a Canon foi melhor do que a Nikon. Mas isso foi fruto de uma má escolha que a Nikon fez quando decidiu deixar o mesmo Mount desde os anos 60 nas sua linha SLR - DSLR . A Canon criou um sistema de autofoco rápido e funcional arriscando tudo no encaixe EF e abandonando o FD. Foi uma aposta ousada, mas com um marketing direcionado aos profissionais de fotografia, muito bem feito. Tanto que a Nikon demorou uns 5 anos , no mínimo, para ter um sistema de foco automático semelhante ao da Canon. Essa estratégia fez a Nikon sair da liderança mundial do mercado.

Acredito que a Nikon fez uma escolha certa em usar os adaptadores apenas das lentes G. O objetivo é evitar repetir o mesmo erro novamente.

Já que estão dizendo que minha visão é subjetiva. Não é racional eu uso a Canon como exemplo. Uma lente Sigma 1.4 é 90 por cento de uma canon1.2?  Se não é, por que seria com Nikon?

O quão negativo são os fatos é algo a discutir. Mas eu não ignoro um fato positivo de que existe lentes de terceiros na Nikon. Nesse ponto eu discordo muito de vcs.

    O que está sendo negociado entre eles, ou poderá ser negociado, o que é possível ser feito. O que será do futuro com essa questão ( lentes de terceiros)Eu tenho certeza de que não é simples, que eu não sei e não falo nada.

Cara usar lentes de terceiros tem duas vantagens claras: 1) Preço mais baixo por uma ótica equivalente as originais e 2) Alguns designs de lentes exclusivos que as fabricantes originais não produzem.

Por hora apenas a Tamron tem acordo oficial com a Nikon. Mas temos Tokina, Viltrox, Youngnuo, Sigma e tantas outras . A grande sacada da Sony foi justamente abrir as portas para que todas essas fabricantes produzam lentes para seu sistema.

Boa semana para vocês. De boa.  :snack:













[/quote]


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 05 de Fevereiro de 2023, 23:26:17
Chefferson, de modo algum eu teria alguma indisposição por causa de discussão sobre marcas.

No lado Nikon,lentes na minha opinião não são o problema. Mais importante que 1.4  é a pós produção. O modo como interage, etc...

Talvez somente a Sony possa colocar uma concorrente como a Sigma no próprio mount. É também de conhecimento comum que a Sony tem impressionado os Youtubers em seus eventos . Novos tempos.

Optical limits, dxo, lens rentals não publicam muito, o que é uma pena.





« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2023, 23:30:52 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #34 Online: 05 de Fevereiro de 2023, 23:29:40
Chefferson, de modo algum eu teria alguma indisposição por causa de discussão sobre marcas.

No lado Nikon,lentes na minha opinião não são o problema.  Na minha opinião frescura não usar 1.8 . Mais importante que 1.4  é a pós produção. O modo como interage, etc...

Talvez somente a Sony possa colocar uma concorrente como a Sigma no próprio mount. É também de conhecimento comum que a Sony tem impressionado os Youtubers em seus eventos . Novos tempos.

Optical limits, dxo, lens rentals não publicam muito, o que é uma pena.







Leonardo, ainda estou recolhendo alguns dados, mas a priori a Canon teve um lucro excelente em 2022, mas ela já perdeu a liderança mundial para a Sony. Então é aquilo, a Canon precisa ficar ligeira .


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 06 de Fevereiro de 2023, 11:34:17
Poucas pessoas precisam de duas zoom 2.8 ou de duas 1 .4.

Essa conversa sobre lentes 1.4  é muito drama, auto sabotagem.

 :snack:



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #36 Online: 06 de Fevereiro de 2023, 15:28:24
Poucas pessoas precisam de duas zoom 2.8 ou de duas 1 .4.

Essa conversa sobre lentes 1.4  é muito drama, auto sabotagem.

 :snack:


Cara lentes 1.4 em geral ou 1.2 são mais lendas mesmo. Hoje eu penso que uma 24-70 2.8 ou 28-75 2.8 (como é o caso da Nikon/Tamron) seja uma lente que faça 80% das fotos tranquilamente. Como lente de uso geral. Uma lente 1.4 ou 1.2 só faz sentido pra quem gosta muito de isolar o sujeito fotografado do fundo.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.310
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 06 de Fevereiro de 2023, 16:00:27
Eu vejo no Ali o número de vendas da 28-75  tem vendido bem, principalmente para os brasileiros.
Enquanto a 24-70 Nikon pelo seu custo fica "encalhada".

Então, essa estratégia de rebatizar tá valendo pois é muito mais barata.

28-75
R$ 4.954,99

24-70
R$ 11.070,89



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.798
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #38 Online: 06 de Fevereiro de 2023, 16:07:30
Eu vejo no Ali o número de vendas da 28-75  tem vendido bem, principalmente para os brasileiros.
Enquanto a 24-70 Nikon pelo seu custo fica "encalhada".

Então, essa estratégia de rebatizar tá valendo pois é muito mais barata.

28-75
R$ 4.954,99

24-70
R$ 11.070,89

Fui olhar o preço da Sony e lembrei que já é a G2, enquanto a nikon é a G1.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2023, 16:07:47 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.310
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 06 de Fevereiro de 2023, 16:13:32
Fui olhar o preço da Sony e lembrei que já é a G2, enquanto a nikon é a G1.
Será que eles pegaram a primeira versão ainda?  :ponder:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.798
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #40 Online: 06 de Fevereiro de 2023, 19:06:16
Será que eles pegaram a primeira versão ainda?  :ponder:

Sim, no tópico do lançamento tem o comparativo do diagrama optico.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #41 Online: 06 de Fevereiro de 2023, 19:13:57
Eu vejo no Ali o número de vendas da 28-75  tem vendido bem, principalmente para os brasileiros.
Enquanto a 24-70 Nikon pelo seu custo fica "encalhada".

Então, essa estratégia de rebatizar tá valendo pois é muito mais barata.

28-75
R$ 4.954,99

24-70
R$ 11.070,89



Uma vez li um CEO da Tamron falar que fazer uma 28-75 2.8 , é um projeto mais simples de se fazer com a mesma qualidade ótica de uma 24-70 e pela simplicidade, a lente é mais barata de produzir. É fato, que perde um pouco do grande angular, mas não é algo de outro mundo também. Por outro lado, ganha um pouco na parte "tele", o que pode ser interessante pra retratos , por exemplo.