Autor Tópico: Canon EOS R50 e R8 oficialmente anunciadas e novas lentes RF  (Lida 8071 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #30 Online: 08 de Fevereiro de 2023, 15:57:45
E da lente rf 24-50 agora descobri que é copiada da Nikon só que piorado pq a Nik é f4, e da Canon é f4.5.
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #31 Online: 08 de Fevereiro de 2023, 17:18:57
:hysterical:

Falando nisso, acho que ele mandou apagar todos os posts no fórum. Pela pesquisa só encontra citação. 
Uma pena, apesar de polêmico, o Ernesto sempre manjava bem. Sendo franco, aprendi muita coisa com ele.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #32 Online: 08 de Fevereiro de 2023, 17:21:14
E da lente rf 24-50 agora descobri que é copiada da Nikon só que piorado pq a Nik é f4, e da Canon é f4.5.

Não tenho entendido essas lentes de entrada que a Canon tem lançado pro RF. Por exemplo: RF-S 18-45 3.5-6.3;
RF 28-50 3.5 - 6.3 e RF-S 55-210 4.5-7.1 . A única que se salvou dessa leva em termos de abertura máxima foi a 18-150 3.5-6.3 que pelo menos têm um range bem bacana pra uma lente de kit.  As outras pra mim não fazem sentido, comparado as suas equivalentes EF e EF-S.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #33 Online: 08 de Fevereiro de 2023, 17:55:37
Não tenho entendido essas lentes de entrada que a Canon tem lançado pro RF. Por exemplo: RF-S 18-45 3.5-6.3;
RF 28-50 3.5 - 6.3 e RF-S 55-210 4.5-7.1 . A única que se salvou dessa leva em termos de abertura máxima foi a 18-150 3.5-6.3 que pelo menos têm um range bem bacana pra uma lente de kit.  As outras pra mim não fazem sentido, comparado as suas equivalentes EF e EF-S.

Esqueceu da 24-105 f4-7.1.
Nada ver essas aberturas. A 18-55 sempre foram f3.5-5.6, não acho que seria muito difícil aumentar uns milimetros de vidro e ter feito a 18-45 uma 18-55, ou mesmo ter feito igual das M que era 16-45... Esses 10mm somados ao 1/3 de stop mais escuro fazem bastante diferença. O mesmo vale pra 24-105 pois a Canon já tinha uma f3.5-5.6. A única evolução que teve nessa foi a capacidade de aproximação que foi de 40cm para 20cm e pra não dizer o anel de controle.
Depois a 55-210, já tinha uma 55-250 que era f4-5.6 tb, não precisava ter escurecido tanto, era só ter feito a versão flange curta da lente.
Fotógrafo oficial Foco Radical


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #34 Online: 08 de Fevereiro de 2023, 17:58:39
R8= RP feelings

Capaz que agora eles tirem de linha a RP e a R.

tb acho.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 08 de Fevereiro de 2023, 18:00:17
Uma pena, apesar de polêmico, o Ernesto sempre manjava bem. Sendo franco, aprendi muita coisa com ele.

Concordo, tambem vejo assim.





vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 08 de Fevereiro de 2023, 18:39:29


Eu passei batido por isso.
É da 24 50.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #37 Online: 08 de Fevereiro de 2023, 18:45:00
Pessoal essas duas câmeras me trazem ainda mais confusão sobre qual câmera da linha R eu pegarei kkkk

Mas falando de posicionamento, a R8 me parece uma fusão de R, Rp e um pouco abaixo da R6 Mark 2 .

A R50 até agora não vi uma diferença tão significativa com a R10. A única feature interessante da R50 sobre a R10 é a utilização do Canon log que é ótimo para quem produz vídeos. No mais não vi diferenças tão gritantes assim, parecem quase a mesma câmera. A Canon possivelmente vai repetir aquela fórmula de sucesso comercial das DSLR REBEL ao lançar várias câmeras com diferenças pequenas de "Features", mas com aquele mesmo sensor de 18 Megapixels (agora com o mesmo sensor de 24megapixels que vem desde a 80D)


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #38 Online: 08 de Fevereiro de 2023, 18:49:51
Esqueceu da 24-105 f4-7.1.
Nada ver essas aberturas. A 18-55 sempre foram f3.5-5.6, não acho que seria muito difícil aumentar uns milimetros de vidro e ter feito a 18-45 uma 18-55, ou mesmo ter feito igual das M que era 16-45... Esses 10mm somados ao 1/3 de stop mais escuro fazem bastante diferença. O mesmo vale pra 24-105 pois a Canon já tinha uma f3.5-5.6. A única evolução que teve nessa foi a capacidade de aproximação que foi de 40cm para 20cm e pra não dizer o anel de controle.
Depois a 55-210, já tinha uma 55-250 que era f4-5.6 tb, não precisava ter escurecido tanto, era só ter feito a versão flange curta da lente.

A Canon tinha na linha M a 15-45 , uma lente excelente pra lente do kit (diria até acima da média pra esse tipo de produto).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #39 Online: 08 de Fevereiro de 2023, 18:57:28
Sinceramente não vejo nada da R na R8.
Teria que ter um joystick ou um dial no lugar do touchbar.

A R8 é a RP II em todos os aspectos, bateria, sem weather sealing, ergonomia.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #40 Online: 08 de Fevereiro de 2023, 20:07:33
Não tenho entendido essas lentes de entrada que a Canon tem lançado pro RF. Por exemplo: RF-S 18-45 3.5-6.3;
RF 28-50 3.5 - 6.3 e RF-S 55-210 4.5-7.1 . A única que se salvou dessa leva em termos de abertura máxima foi a 18-150 3.5-6.3 que pelo menos têm um range bem bacana pra uma lente de kit.  As outras pra mim não fazem sentido, comparado as suas equivalentes EF e EF-S.


Acredito que nesse aspecto as mirrorless "abriram as porteiras" para lentes mais escuras e, portanto, mais baratas de serem produzidas. Na DSLR havia a limitação de foco automático em lentes com abertura muito pequena, e muitas câmeras não tinham foco cruzado, entao era meio obrigação parar no f5.6... na mirrorless essa limitação não existe.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #41 Online: 08 de Fevereiro de 2023, 20:16:52

Acredito que nesse aspecto as mirrorless "abriram as porteiras" para lentes mais escuras e, portanto, mais baratas de serem produzidas. Na DSLR havia a limitação de foco automático em lentes com abertura muito pequena, e muitas câmeras não tinham foco cruzado, entao era meio obrigação parar no f5.6... na mirrorless essa limitação não existe.

Pois é , mas não vejo muito sentido ainda, poderia ser 5.6, não deixaria as lentes tão maiores assim.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #42 Online: 08 de Fevereiro de 2023, 20:17:54
Sinceramente não vejo nada da R na R8.
Teria que ter um joystick ou um dial no lugar do touchbar.

A R8 é a RP II em todos os aspectos, bateria, sem weather sealing, ergonomia.


É verdade. Agora uma coisa que me chamou a atenção é que não vi diferenças gritantes da R10 para R50. Parecem a mesma câmera , com diferenças mínimas .


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #43 Online: 08 de Fevereiro de 2023, 21:37:36
É verdade. Agora uma coisa que me chamou a atenção é que não vi diferenças gritantes da R10 para R50. Parecem a mesma câmera , com diferenças mínimas .

Pessoal achei este link abaixo explicando as diferenças básicas:

https://www.canon-europe.com/get-inspired/tips-and-techniques/eos-r50-vs-eos-r10/

Pra resumir a conversa:

R50 é voltada praticamente pra vídeo principalmente criadores de conteúdo como Youtubers, Tiktok, lives, etc. É uma sucessora da M50 e mais compacta ainda do que a R10 . Por isso, o joystick de foco foi tirado da R50, pois é claramente uma câmera voltada pra aqueles criadores de conteúdo que vão ficar só com a lente do kit mesmo. Me parece que ela tem o C-LOG pra vídeo, algo que a R10 não tem.

Já a R10 é uma compacta híbrida com recursos mais focados para foto e um pouco maior do que a R50.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #44 Online: 09 de Fevereiro de 2023, 01:52:36
:ponder:

Duas câmeras claramente com um foco em vídeo e o conector do microfone ainda posicionado de forma a impedir parcialmente o movimento do LCD.




Podiam ter feito o que a Sony fez com algumas câmeras.


Nesse vídeo na marcação de tempo 4:22 dá para ver esse detalhe.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.