Autor Tópico: Apagar imagem na camera ou formatar cartão no PC pode dar problema?  (Lida 3085 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 17 de Fevereiro de 2023, 08:54:08
Tanto jpeg quanto raw cada arquivo tem tamanho diferente.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #31 Online: 17 de Fevereiro de 2023, 10:28:31
No site da Prograde tem um artigo bem interessante sobre o porque formatar cartão de memória na câmera:

https://progradedigital.com/format-memory-card-camera-computer/

Muito interessante.
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #32 Online: 17 de Fevereiro de 2023, 11:43:32
Tanto jpeg quanto raw cada arquivo tem tamanho diferente.

Na minha astro câmera todos os raws têm o mesmo tamanho. Eu juro!  :D




YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 17 de Fevereiro de 2023, 11:45:38
Na minha astro câmera todos os raws têm o mesmo tamanho. Eu juro!  :D


kkkkk  :hysterical:

A tua câmera foge dos padrões  :assobi:


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #34 Online: 17 de Fevereiro de 2023, 12:33:05
Na minha astro câmera todos os raws têm o mesmo tamanho. Eu juro!  :D


O Felipe uma pergunta, vc monetiza isso ou é só hobby?
Fotógrafo oficial Foco Radical


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 17 de Fevereiro de 2023, 13:40:15
Na minha astro câmera todos os raws têm o mesmo tamanho. Eu juro!  :D


só por curiosidade, qual modelo da sua câmera? se não me engano numa nikon por ex. muda o tamanho pois o .nef é desenvolvido pela nikon e com um dos objetivos diminuir tamanho de arquivo.
existe se não me engano alguns padrões de arquivos RAW com código aberto... dng por ex. que são arquivos livres de patente talvez neste seu caso o arquivo raw criado é um desses tipos que não possuem patente e criam um arquivo sem qualquer compactação.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2023, 13:42:58 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #36 Online: 17 de Fevereiro de 2023, 14:24:00
O Felipe uma pergunta, vc monetiza isso ou é só hobby?

Só hobby. Nesse hobby tem muita gente muito melhor que eu. De vez em quando eu vendo uma ou outra impressão, mas é praticamente pelo preço da impressão.

só por curiosidade, qual modelo da sua câmera? se não me engano numa nikon por ex. muda o tamanho pois o .nef é desenvolvido pela nikon e com um dos objetivos diminuir tamanho de arquivo.
existe se não me engano alguns padrões de arquivos RAW com código aberto... dng por ex. que são arquivos livres de patente talvez neste seu caso o arquivo raw criado é um desses tipos que não possuem patente e criam um arquivo sem qualquer compactação.

A minha é ZWO de 12 Mp e sensor 4/3, mas até onde sei, toda astro câmera gera arquivo .fits, que é um raw de código aberto. Até mesmo o James Webb gera arquivos .fits. As variações significativas são resolução e profundidade de cor. A "beleza" do formato é de ser compatível desde a primeira versão, do final dos anos 70.

Realmente os arquivos não são comprimidos. Seria de se esperar o contrário quando a imagem é transmitida por 1.5 milhão de km.  :ponder:
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2023, 14:24:53 por felipemendes »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 17 de Fevereiro de 2023, 17:00:13

A minha é ZWO de 12 Mp e sensor 4/3, mas até onde sei, toda astro câmera gera arquivo .fits, que é um raw de código aberto. Até mesmo o James Webb gera arquivos .fits. As variações significativas são resolução e profundidade de cor. A "beleza" do formato é de ser compatível desde a primeira versão, do final dos anos 70.

Realmente os arquivos não são comprimidos. Seria de se esperar o contrário quando a imagem é transmitida por 1.5 milhão de km.  :ponder:

então deve ser por isso msm que os raws são idênticos em tamanho, ele grava exatamente pixel por pixel que o sensor captou, logo 0 e 1 ocupam o msm tamanho de campo independente do estado do pixel.
talvez não tivessem tecnologia pra compactar na época... ou talvez compactando seja mais difícil ou impossível de se recuperar uma imagem caso parte da transmissão se perca no caminho desta distância toda.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #38 Online: 17 de Fevereiro de 2023, 21:39:43
então deve ser por isso msm que os raws são idênticos em tamanho, ele grava exatamente pixel por pixel que o sensor captou, logo 0 e 1 ocupam o msm tamanho de campo independente do estado do pixel.
talvez não tivessem tecnologia pra compactar na época... ou talvez compactando seja mais difícil ou impossível de se recuperar uma imagem caso parte da transmissão se perca no caminho desta distância toda.

Deve ser um estudo interessante pra decidir comprimir ou não. Dependendo das características da transmissão, um pode ser mais confiável que o outro. Eu lembro do Stacker, um programa de compressão de HD em tempo real, que além de acelerar a transmissão de dados em HDs lentos, minimizava a probabilidade de falha, pois o HD era menos lido que a quantidade de dados que era extraída dele. Por outro lado, quando falhava, a falha era normalmente catastrófica, e o usuário perdia tudo.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #39 Online: 18 de Fevereiro de 2023, 15:34:19
Não conhecia o formato .FITS, resolvi pesquisar sobre, e, achei interessante esse artigo:

https://skyandtelescope.org/astronomy-blogs/imaging-foundations-richard-wright/astro-imaging-fits-format/
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.