Autor Tópico: Canon R6 e o erro 20  (Lida 6681 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 13:35:01
O problema é que sempre sobra um parafuso  :hysterical:
Hahahaha  :hysterical:

Pior, esses tempos desmontei um scanner velho e passei limpa contato por tudo na fé que iria reviver  :assobi:

No final não reviveu e sobrou uns 2 parafusos  :hysterical:
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2023, 13:35:19 por YP »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #16 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 15:42:53
Isso isso isso  :ok:

Eu tenho vontade de fazer isso algum dia de uma carcaça.
Parece que o nível de dificuldade é alto, não é?


Sim de fato é o mais difícil.
O que eu mais sentia dificuldades era por ficar ansioso e começar a tremer. Na verade eu não tenho a coordenação motora muito boa... consigo fazer força mas não sou muito preciso nos movimentos, minha caligrafia é uma lástima ahaha.
Aí achei na net um português que fez um vídeo exatamente igual ao que eu estava precisando fazer. Conversei com ele que me passou várias dicas. Baixei os manuais de serviço e me juntei com o Bob Pai (que também é fuçado) e começamos a desmontagem. Fotografei as partes para ir tendo referência. Também marquei os parafusos para saber o quanto precisavam ser apertados.
Usei um isopor para ir espetando esses parafusos e assim não trocar de lugar.

Por sorte não sobrou nenhum parafuso.
 A parte difícil foi remover as blindagens do cabo flat que manda o sinal do sensor para a câmera.
Depois no final o que foi mais difícil ainda foi remover o vidro colado que protege o sensor. Nessa parte, por ser um material frágil foi  mais difícil pois poderia quebrar esse vidro e perder todo o trabalho, aí a câmera só serviria pra fazer foto UV ou infra vermelho (não lembro direito). No fim deu tudo certo. Acho que se for pra trocar a cortina é até mais fácil pq não tem essa parte aí do vidro.

O meu maior problema era minha namorada que ficava me aporrinhando pra casar kkkk. Aí de 5 em 5 minutos queria me ligar e isso me atacava a tremedeira.
No fim ela me perguntou: Ou eu ou a 5D? Até hoje sinto saudades dela hahaha.


Aqui no fórum também tem um tópico meu falando dessa saga, depois vou ver se acho.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2023, 15:45:53 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 15:42:55
Isso isso isso  :ok:

Eu tenho vontade de fazer isso algum dia de uma carcaça.
Parece que o nível de dificuldade é alto, não é?

eu já fiz a conversão de uma Nikon D70 para full spectrum removendo o filtro IR.
foi até que de boas, é uma câmera barata então o fator emocional de dar B.O. não pesou.
sensação top de ver a máquina ligando depois kkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #18 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 15:47:38
Fotógrafo oficial Foco Radical


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #19 Online: 25 de Fevereiro de 2023, 17:29:17
Pow, que pena. Depois, quando resolver, dê o feedback aqui pra gente saber o que era, se resolveu, etc.

Engraçado, normalmente vejo poucas câmeras da Canon dando esse tipo de defeito com esse pouco tempo de uso. Eu mesmo, a vida toda usando Canon, tive problemas com erro apenas uma vez com uma 5Dmk3 (e era a bateria xing ling que eu usava. Troquei pelas originais e nunca mais ocorreu).
Mas tenho visto alguns relatos de defeitos nas mirrorless da Canon. Poucos, mas vejo. Esse é o segundo que vejo da R6. O outro foi um cara dizendo que a que ele comprou já veio com defeito naquela 'roda' traseira de controle.
Um dos maiores contras das câmeras mais caras é justamente o valor de manutenção, infelizmente. Tomara que resolva ai!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #20 Online: 27 de Fevereiro de 2023, 08:51:03
Bom dia meus queridos!
Ontem fiz o que haviam me falado para fazer, que era manter a cortina aberta quando a câmera desligar.
Usei 2 dias inteiro, mais de 5 mil fotos tiradas, e não deu erro!
Possivelmente possa ser algo ao ligar ela mesmo, e essa primeira abertura que esteja dando pau.

Espero que seja isso, pois se for vou manter assim até dar pau de vez kk


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 27 de Fevereiro de 2023, 08:53:36
Tópico importante para futuros usuários da R6.
R5 será que tem o mesmo problema?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #22 Online: 27 de Fevereiro de 2023, 13:50:35
Até agora não tive nenhum erro 20 na minha R5.

Já li alguns relatos pela internet e os problemas se resumem em: adaptador EF-RF com defeito ou bateria genérica.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 27 de Fevereiro de 2023, 15:15:51
Bom dia meus queridos!
Ontem fiz o que haviam me falado para fazer, que era manter a cortina aberta quando a câmera desligar.
Usei 2 dias inteiro, mais de 5 mil fotos tiradas, e não deu erro!
Possivelmente possa ser algo ao ligar ela mesmo, e essa primeira abertura que esteja dando pau.

Espero que seja isso, pois se for vou manter assim até dar pau de vez kk

Mantenha assim por algumas semanas, e acredito que não terá mais problemas..
Pelo que entendi, de alguns técnicos, deixar a cortina aberta...parece que acomoda corretamente a persiana, pois ela é feita de laminas, tipo que.. elas se alinham novamente, ja que ficam comprimidas uma lamina na outra (não sei se é fato, apenas repassando). Mas que funcionou com todos os usuarios, funcionou, e solucionou o (problema).
Pois ao ligar a camera, é IS que liga e se auto testa mexendo o sensor em todas direções, e levanta a cortina, no entanto a gente até sente a vibração da camera na mão ao ligá-la.

Eu, acredito mais em bateria que está perdendo capacidade energetica, e ao ligar a camera, ocorre a falha. Vamos todos usuarios trocando informações e ajudando uns aos outros.

Boa sorte com a solução e vida longa para a R6.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2023, 15:18:27 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #24 Online: 27 de Fevereiro de 2023, 21:28:51
Tópico importante para futuros usuários da R6.
R5 será que tem o mesmo problema?

Não sei a R5, mas na R já tive esse erro uma vez. Agora que o colega falou também suspeito que seja esse lance da cortina ficar fechada.
Uma pena que nessas câmeras mais antigas o Rolling Shutter é brutal, senão eu usaria só no eletrônico.
A R e a R10 que permitem disparar com a cortina eletrônica são as piores da marca neste ponto. Se tiver fazendo um panning, acaba ficando tudo inclinando uns 15-20 graus.
Fotógrafo oficial Foco Radical


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #25 Online: 02 de Março de 2023, 13:10:09
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #26 Online: 02 de Março de 2023, 18:52:10
Firmware 1.8.0 acabou de ser lançado:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,139478.msg1494181.html#msg1494181

Será que essa atualização vai corrigir o problema do erro?

Ia até perguntar aqui: não sei se a câmera vendeu muito e por isso a impressão de ver muitos relatos, ou se é um problema com mais incidência que o normal. Mas o fato é que tenho visto muitos relatos sobre erros na R6. Ontem mesmo vi um post no FB onde o cara relatava o mesmo erro desse post aqui. E mais impressionante é aparecerem outras pessoas nos comentários dizendo "ah, dá esse erro direto aqui", "já até me acostumei com esse erro"
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #27 Online: 03 de Março de 2023, 12:46:05
Cara, é uma pena uma câmera dessas dar esse tipo de problema. Acredito que a R6 seja a câmera que vai passar a ser a queridinha dos fotógrafos por um bom tempo.
Particularmente eu adoro a minha, e não tenho o que reclamar em nada!
Vou manter mias umas 2 ou 3 semanas ela com a cortina aberta. Vou usar o shutter eletrônico para ensaios externos e coisas ao ar livre. E vou poupar meu obturador um pouco tbm.
Espero que essas medidas me ajudem a manter a vida longa da minha queridinha.
Hoje a noite faço a atualizacao do firmware tb!


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 03 de Março de 2023, 14:16:10
Já está mais que na hora das fabricantes eliminarem o obturador mecânico.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 03 de Março de 2023, 15:33:25
Já está mais que na hora das fabricantes eliminarem o obturador mecânico.

Eu esperava mais câmeras sem depois da Z9 mas até agora nada
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs