Autor Tópico: Pessoas aleatórias e ética na fotografia  (Lida 5145 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #30 Online: 28 de Fevereiro de 2023, 17:25:21
Este assunto me lembrou as fotografias de Alair Gomes, que começou fotografando de seu apartamento em Ipanema e depois foi progredindo para as areais .. sempre fotografando com um estilo "vouyer".


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #31 Online: 28 de Fevereiro de 2023, 22:49:39
 
.... um estilo "vouyer".

Ia falar isso mesmo rs.
Aliás por acaso alguém já leu aquele livro sobre Paparazzi? Estou querendo comprar.
Fotógrafo oficial Foco Radical


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 665
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 01 de Março de 2023, 13:07:56
Oi Guilherme
Tudo bem?

Você disse ou escreveu fotografia ‘Macro e Animais’.

Sou amador ou hobby(sta).
Fotografo, quase 80%, aves. Insetos, flores (Macro), Paisagens e pessoas (família e amigos).

No site wikiaves.com.br tem mestres de fotografia, como Douglas Fernando (fotografia casamento, também), Leonardo Casadei (biologo e fotografo 10!), Marcelo Muller (cientista, fotografo 10!), outros.

Macro tem Erick(dlm), Angelone, Gabriel Bull (macro e aves)etc.

Mas nunca, jamais faria uma foto quando o foco for corpo da pessoa.


guilhermecs4

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #33 Online: 01 de Março de 2023, 20:15:05
Agradeço a todos que comentaram, era exatamente essa amplitude de debate que eu esperava. Agradeço também às indicações de livros, fotógrafos e outras referências. Vou conferir com calma.

Acredito que abordaram os principais pontos que eu buscava e, pelo visto, a maioria tende a evitar esse tipo de prática pra evitar dor de cabeça. Pelo que trouxeram e o que pude pesquisar, não há nada que criminalize a priori essa prática, mas eu posso acabar rodando na mão de um Juiz que não for com a minha cara, somado a uma "vitima" suficientemente motivada.

Vou precisar repensar essa atividade, afinal, não precisamos procurar mais problemas além dos que já nos encontram sozinhos.

Apenas mais alguns pontos.

• Aos que sentiram falta de contexto, de fato, o foco é 100% nas pessoas. Capturar a espontaneidade corporal e expressões faciais. Tanto que o crop fica até bem claustrofóbico, já que o entorno não interessa.
 
• Aos que entraram no mérito qualitativo das fotos, agradeço as análises. E concordo com os que não viram nada demais nos cliques. Na verdade, a graça pra mim é capturar um momento único, de uma pessoa que provavelmente nunca mais vou ver na vida e colocar no meu "álbum de figurinhas" despretensioso. Tanto que nem me dei ao trabalho de pedir análise fotográfica porque, realmente, não há nada demais a ser avaliado. A questão era mais filosófica e jurídica mesmo, mas agradeço aos que foram além.

pkawazoe:

outro ponto é sobre como vc aborda o assunto que vc está fotografando,
vou deixar um texto que lembrei que exemplifica o que eu quero dizer.

Muito boa a analogia do vestido com os sujeitos das minhas fotos, afinal, não fiz os sujeitos interessantes, da mesma forma como quem usa um vestido bonito não o costurou. Apenas capturei um sujeito e há muito pouco mérito nisso. Concordo totalmente com essa visão. Por outro lado, cabe uma particularidade: mesmo havendo pouco mérito, há muito valor. Pra mim, exclusivamente, claro.

Eu sou designer, trabalho com 3d e desenvolvi personagens por uns bons anos. Dado momento, passei a estudar anatomia voltada pro realismo. Nos estudos, eu construía individualmente cada poro do rosto de uma pessoa, buscando o máximo realismo. Esse aqui foi um dos estudos que conclui:



Por diversos motivos acabei não prosseguindo profissionalmente com o realismo, mas o interesse permanece. Acho que, por esse motivo, poder observar uma expressão única, que eu não seria capaz de notar vários detalhes de outra forma que não fosse por meio desse tipo de foto, me deixa bastante satisfeito. Dessa maneira, acredito que meu objetivo com essa prática é justamente sucumbir ao objeto e não capturar nada além do que ele próprio tem a oferecer.

De todo modo, seu ponto é válido pra qualquer um que busque algo além do mero registro e agradeço por ter agregado ao debate.


guilhermecs4

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #34 Online: 01 de Março de 2023, 21:01:49
Oi Guilherme
Tudo bem?

Você disse ou escreveu fotografia ‘Macro e Animais’.

Sou amador ou hobby(sta).
Fotografo, quase 80%, aves. Insetos, flores (Macro), Paisagens e pessoas (família e amigos).

No site wikiaves.com.br tem mestres de fotografia, como Douglas Fernando (fotografia casamento, também), Leonardo Casadei (biologo e fotografo 10!), Marcelo Muller (cientista, fotografo 10!), outros.

Macro tem Erick(dlm), Angelone, Gabriel Bull (macro e aves)etc.

Mas nunca, jamais faria uma foto quando o foco for corpo da pessoa.

Fala, José. Tudo em ordem?

Cara, que trabalho espetacular, vc tá muito à frente, que bela e enorme coleção de espécies no seu catálogo. E pontos extras por conseguir tirar até a última gota de um kit de entrada.

Eu ainda to iniciando nesse universo de macro e animais. Mais macro que qualquer qualquer outra coisa, na verdade.

Vou deixar alguns exemplos aqui, fique à vontade pra criticar sem dó:


















E obrigado pelas referências, realmente só tem mestres. Vou conferir o trabalho de cada um com calma.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 02 de Março de 2023, 03:46:53
Agradeço a todos que comentaram, era exatamente essa amplitude de debate que eu esperava. Agradeço também às indicações de livros, fotógrafos e outras referências. Vou conferir com calma.

Acredito que abordaram os principais pontos que eu buscava e, pelo visto, a maioria tende a evitar esse tipo de prática pra evitar dor de cabeça. Pelo que trouxeram e o que pude pesquisar, não há nada que criminalize a priori essa prática, mas eu posso acabar rodando na mão de um Juiz que não for com a minha cara, somado a uma "vitima" suficientemente motivada.

Vou precisar repensar essa atividade, afinal, não precisamos procurar mais problemas além dos que já nos encontram sozinhos.

Apenas mais alguns pontos.

• Aos que sentiram falta de contexto, de fato, o foco é 100% nas pessoas. Capturar a espontaneidade corporal e expressões faciais. Tanto que o crop fica até bem claustrofóbico, já que o entorno não interessa.
 
• Aos que entraram no mérito qualitativo das fotos, agradeço as análises. E concordo com os que não viram nada demais nos cliques. Na verdade, a graça pra mim é capturar um momento único, de uma pessoa que provavelmente nunca mais vou ver na vida e colocar no meu "álbum de figurinhas" despretensioso. Tanto que nem me dei ao trabalho de pedir análise fotográfica porque, realmente, não há nada demais a ser avaliado. A questão era mais filosófica e jurídica mesmo, mas agradeço aos que foram além.

pkawazoe:

Muito boa a analogia do vestido com os sujeitos das minhas fotos, afinal, não fiz os sujeitos interessantes, da mesma forma como quem usa um vestido bonito não o costurou. Apenas capturei um sujeito e há muito pouco mérito nisso. Concordo totalmente com essa visão. Por outro lado, cabe uma particularidade: mesmo havendo pouco mérito, há muito valor. Pra mim, exclusivamente, claro.

Eu sou designer, trabalho com 3d e desenvolvi personagens por uns bons anos. Dado momento, passei a estudar anatomia voltada pro realismo. Nos estudos, eu construía individualmente cada poro do rosto de uma pessoa, buscando o máximo realismo. Esse aqui foi um dos estudos que conclui:



Por diversos motivos acabei não prosseguindo profissionalmente com o realismo, mas o interesse permanece. Acho que, por esse motivo, poder observar uma expressão única, que eu não seria capaz de notar vários detalhes de outra forma que não fosse por meio desse tipo de foto, me deixa bastante satisfeito. Dessa maneira, acredito que meu objetivo com essa prática é justamente sucumbir ao objeto e não capturar nada além do que ele próprio tem a oferecer.

De todo modo, seu ponto é válido pra qualquer um que busque algo além do mero registro e agradeço por ter agregado ao debate.

Guilherme, interessante sei trabalho com 3d. Eu trabalhei com design de produtos. Protótipos feitos em argila.
Existe uma categoria de retrato em estúdio chamada head shoot. Não sei se você conhece. Eu acredito que talvez lhe ajude pois acontecem várias micro expressões em uma seção.  :ok:



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 02 de Março de 2023, 03:59:42
P.s  As fotos macro estão lindas.


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 665
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 02 de Março de 2023, 17:12:04
Parabéns pelas fotos.
Foto 1. Acredito um Gibão de Couro.
Nas fotos de macro, eu não consigo tanto 'realismo' quanto você.


guilhermecs4

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #38 Online: 04 de Março de 2023, 11:28:18
Guilherme, interessante sei trabalho com 3d. Eu trabalhei com design de produtos. Protótipos feitos em argila.
Existe uma categoria de retrato em estúdio chamada head shoot. Não sei se você conhece. Eu acredito que talvez lhe ajude pois acontecem várias micro expressões em uma seção.  :ok:

Legal demais trabalhar com argila. Modelava depois escaneava, certo? Nessa categoria, Alex Oliver sempre me inspirou.

Sobre head shoot, acho que não conhecia por esse nome mas acompanho artistas que produzem esse tipo de material. E como vc previu, realmente me ajudam bastante. Atualmente, minha principal referência que replica esse tipo de fotografia no 3d é um cara chamado Ian Spriggs. Ele chegou em outro nível.


guilhermecs4

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #39 Online: 04 de Março de 2023, 11:49:21
Parabéns pelas fotos.
Foto 1. Acredito um Gibão de Couro.
Nas fotos de macro, eu não consigo tanto 'realismo' quanto você.

Obrigado. É ele mesmo, Gibão de Couro, um dos poucos que consegui antes de parar por conta de assalto.

Sobre as macros, vou confessar que há bastante pós processamento. Os arquivos brutos são bem desanimadores, pra ser sincero.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 04 de Março de 2023, 12:50:14
Legal demais trabalhar com argila. Modelava depois escaneava, certo? Nessa categoria, Alex Oliver sempre me inspirou.

Sobre head shoot, acho que não conhecia por esse nome mas acompanho artistas que produzem esse tipo de material. E como vc previu, realmente me ajudam bastante. Atualmente, minha principal referência que replica esse tipo de fotografia no 3d é um cara chamado Ian Spriggs. Ele chegou em outro nível.

Eu só produzia o protótipo e se fosse aprovado ia para uma fábrica no Rio.
Não sei se eles não faziam o molde em gesso. Eram cofres de cerâmica.
Obrigado pela referência, darei uma olhada. :ok:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #41 Online: 04 de Março de 2023, 22:29:11

Agora uma coisa que se formos pensar... é o caso de fotos de corrida. O fotógrafo vai à corrida com a câmera, fotografa pessoas aleatórias e posta aquela foto com intenção de auferir lucro.  Não existe nenhum termo de aceitação do uso da imagem do indivíduo.

Nesse exemplo, eu que sou corredor, se quisesse encrespar, sairia caçando fotos minhas em sites de vendas pra poder processar.

Neste caso, Fernando, todas as provas que conheço e leio muito bem o regulamento  e de forma geral o que fica valendo quanto a produção e vídeos de corredores em corridas oficiais é o seguinte:

A organização das provas não se responsabiliza por fotos e vídeos tirados dos atletas durante a corrida pois a mesma é feita em espaço público.

O atleta cede todos os direitos de imagem para eventuais fotos e vídeos feitos na corrida sejam para fins de divulgação ou comerciais (venda das imagens). Ou seja, quando o atleta se inscreve para correr, as fotos dele correndo poderão ser vendidas por parceiros autorizados pela organização da prova ou de terceiros; mas não há nenhuma responsabilidade efetiva por isso, dado que o atleta cedeu seus direitos de imagem ao se inscrever para a prova. Por outro lado, a prova não se responsabiliza por fotos feitas por terceiros que eventualmente comercializem a mesma.

Portanto, eu entendo ser muito diferente, você fotografar atletas correndo ou pessoas andando de bike em espaço público do que pessoas que são fotografadas como as fotos do nosso colega, onde a pessoa aparece quase que isolada do contexto público e que elas não sabem que estão sendo fotografadas . Eu penso sim que a divulgação e venda desse tipo de foto sem a autorização formal de quem foi fotografado pode sim gerar problemas jurídicos. Embora as chances disso acontecer sejam muito remotas, vamos pegar um exemplo: imagine que você faz uma foto desse tipo de um casal e o homem ou a mulher é amante (e não o esposo ou esposa) . Já imaginou a meleca que isso pode dar se descobrem pela foto?



fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #42 Online: 08 de Março de 2023, 17:45:07
O certo mesmo é fotografar que nem o velho Bruce Gilden:


Ainda vou arrumar uma câmera barata pra fazer isso.
Fotógrafo oficial Foco Radical


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 08 de Março de 2023, 19:19:58
O certo mesmo é fotografar que nem o velho Bruce Gilden:


Ainda vou arrumar uma câmera barata pra fazer isso.

Tá certo que o vídeo é de 2008, mas que o cara é corajoso e arrojado ele é.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 09 de Março de 2023, 16:03:04
O certo mesmo é fotografar que nem o velho Bruce Gilden:


Ainda vou arrumar uma câmera barata pra fazer isso.

Não esquece de colocar um protetor bucal e uma gopro na cabeça kkkkkkkk

Queremos ver os tapas que vai levar  :hysterical: :hysterical: