Autor Tópico: TDAH é pré-requisito para ser fotógrafo/film maker?  (Lida 2182 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.563
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 07 de Março de 2023, 11:21:35
Meu grande problema é o sono. Eu gosto da madrugada kkkkk
Teve uma época que eu tinha dado uma atrasada no meu fuso horário. Acordava 11h, almoçava 16h, jantava meia noite e pouco, ia dormir 5h30. Era uma delícia, kkkkk.
Mas acaba com a saúde, eu sei...

Vc me lembrou da minha época embarcado. Passei 5 anos nessa função. Por vezes, tinha muito trabalho, e por vezes passava 15 dias sem nada pra fazer. Na plataforma que eu trabalhava, havia uma refeição ou lanche a cada 3 horas. Lembro de por vezes botar despertador pras 3 da manhã, pra pegar uma pizza quentinha e depois voltar a dormir. No camarote, era um barulho constante, e tudo escuro. O sono ficava todo errado. Foi quando engordei mais.

Daí, parei de embarcar. Pra cada duas semanas embarcado, eu tinha direito a duas semanas de folga. Fazia um monte de atividades em casa. Quando parei, tentei manter o mesmo ritmo de atividade em casa, mas agora sujeito a trabalho em escritório, trânsito, etc. Comecei a ter taquicardia. O médico falou que eu tinha que parar de dormir à 1 da manhã e acordar às 6...  :aua:


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 07 de Março de 2023, 15:12:51
Precisa ver a composição do sono da pessoa (sono profundo, sono REM, sono leve).

Se a pessoa dorme 8h mas muito pouco desse tempo é sono profundo, pode não ser legal.

Ou tem muito sono REM (agitado, com aumento de frequencia cardíaca e sonhos vívidos), e acorda moída...


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #18 Online: 07 de Março de 2023, 15:44:23
Meu grande problema é o sono. Eu gosto da madrugada kkkkk
Teve uma época que eu tinha dado uma atrasada no meu fuso horário. Acordava 11h, almoçava 16h, jantava meia noite e pouco, ia dormir 5h30. Era uma delícia, kkkkk.
Mas acaba com a saúde, eu sei...

Eita somos dois! Também tenho mais energia de noite. Nos dias que estou estimulado, é quando rende ainda mais.
Tem vezes de ficar umas 10horas no computador mexendo e nem perceber o tempo passando.
Eu sabendo que sou mais produtivo de noite, já me programo pra fazer o dia render melhor. De manhã eu não existo... desânimo + preguiça total somados à um mal humor brabo. De tarde começo a melhorar, de noite as ideias começam a fervilhar.
Uma época eu trabalhei de turno numa fábrica. Eu amava! Entrava 14h, dava para acordar tarde, ainda resolver qualquer parada burocrática sem precisar faltar. Almoçava algo caseiro mais saudável e ia para o trabalho. Não pegava trânsito por conta do horário. Saía 22h e também não pegava trânsito pois era o contra-fluxo.Tinha a vantagem de não precisar ter que dar uma desculpa para não fazer hora-extra (na época todo mundo esticava pelo menos 1:30 todo dia), isso porque depois das 22h tinha adicional noturno, então ficava pesado para o patrão.

Eu desenvolvi uma técnica para melhorar o sono já que depois das 6h da manhã o movimento e a luz começam a atrapalhar a qualidade do sono. Eu uso um tapa olho (aquela máscara de dormir) que cobre tudo. Fecho bem as cortinas do quarto. Coloco o climatizador para ficar numa temperatura confortável. Também coloco plugues tapa-ouvido. No geral assim eu capoto.

O problema de dormir tarde é que a maioria das pessoas que convivemos costuma trabalhar no horário comercial. Aí essa diferença de fuso horário é que acaba atrapalhando.
Outro problema é essa questão da luz, mas se o sujeito fizer esse esquema que falei de cobrir tudo, ou tiver um quartinho no porão, vai de boas.

Quando preciso, eu faço um macetinho que aprendi com minha irmã (que também é TDAH e tem hábitos noturnos).
Quando eu tomava o tal do Venvanse (chama-se Lisdexanfetamina) eu tinha problemas para dormir, então o médico receitou Rivotril. Eu não gosto de remédio para dormir pois acaba criando dependência, mas para casos que eu precise numa semana mudar totalmente o ritmo circadiano (ao invés de acordar às 9-10h, acordar 5:30 por exemplo) aí eu uso umas 8 gotinhas do Rivotril pra dar sono. Mas é só 1 dia no máximo na semana. Assim é menos "Chinchorro" pra acordar.
Acredito que todo mundo fique meio defasado quando dorme mal, com esse lance dá pra resolver bem.
Minha irmã faz muito issso no FDS, afinal digamos, todo mundo que acorda cedo nos dias úteis, no final de semana acaba cometendo algum excesso: sair para comer fora, pegar um cineminha, viajar, etc. Aí no fds acaba indo dormir mais tarde ou repondo o sono, então quando chega no domingo de noite que é a hora de ir dormir para acordar cedo na segunda está completamente sem sono. Acaba dormindo tarde e segunda feira fica naquela ressaca de sono total. Com esse lifehack dá pra resolver.
« Última modificação: 07 de Março de 2023, 15:56:07 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 15 de Março de 2023, 03:59:28
Vc me lembrou da minha época embarcado. Passei 5 anos nessa função. Por vezes, tinha muito trabalho, e por vezes passava 15 dias sem nada pra fazer. Na plataforma que eu trabalhava, havia uma refeição ou lanche a cada 3 horas. Lembro de por vezes botar despertador pras 3 da manhã, pra pegar uma pizza quentinha e depois voltar a dormir. No camarote, era um barulho constante, e tudo escuro. O sono ficava todo errado. Foi quando engordei mais.

Daí, parei de embarcar. Pra cada duas semanas embarcado, eu tinha direito a duas semanas de folga. Fazia um monte de atividades em casa. Quando parei, tentei manter o mesmo ritmo de atividade em casa, mas agora sujeito a trabalho em escritório, trânsito, etc. Comecei a ter taquicardia. O médico falou que eu tinha que parar de dormir à 1 da manhã e acordar às 6...  :aua:

Se cuida Felipe.
Eu era viciado em café. Tomava quatro cinco xícaras para render o dia.
No final, meu corpo estava tão cansado que tive braquicardia. Estou bem, mas levei um susto.

Alimentos para o coração
Uva, carnes magras, alho, abacate, azeite de oliva, ômega 3 ,beringela detox cuidado com sorvete , sal , alimentos processados.

Eu ando de bicicleta.


« Última modificação: 15 de Março de 2023, 04:00:52 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.563
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 15 de Março de 2023, 10:25:19
Se cuida Felipe.
Eu era viciado em café. Tomava quatro cinco xícaras para render o dia.
No final, meu corpo estava tão cansado que tive braquicardia. Estou bem, mas levei um susto.

Alimentos para o coração
Uva, carnes magras, alho, abacate, azeite de oliva, ômega 3 ,beringela detox cuidado com sorvete , sal , alimentos processados.

Eu ando de bicicleta.

Pelo menos café eu nunca tomei. Já provei, mas não é pra mim. Tento correr ou andar de bicicleta pelo menos 4 vezes na semana.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 16 de Março de 2023, 02:35:01
Pelo menos café eu nunca tomei. Já provei, mas não é pra mim. Tento correr ou andar de bicicleta pelo menos 4 vezes na semana.

 :ok:


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #22 Online: 16 de Março de 2023, 16:25:06
Eu também sou corredor... mas como todo TDAH isso é meio que vício. Corro quase que religiosamente 5 vezes na semana. Se estiver chovendo ou muito tarde eu fico jururu.
É o famoso Hiper-Foco. Uma época eu treinava dois períodos, botei na cabeça que ia ganhar uma meia maratona, meti as caras, emagreci 21kg, fiquei magro igual o Cazuza.
Hoje ainda corro, mas não tenho a mesma neura.

Na real eu comecei na fotografia por causa da corrida. Eu via que nas corridas tinham os fotógrafos e sabia que vendiam fotos. Depois descobri que era igual um sistema de Uber, não era uma revista ou uma empresa que fazia as fotos, mas sim uma plataforma.
Foi aí que comecei a me interessar, já que poderia ser uma oportunidade de capitalizar alguma coisa que gosto, no caso a corrida.
Na época estava começando a popularizar os blogueiros esportivos (famosos blogueiros fitness), então eu pensei, se eu aprender a trabalhar a imagem posso ter algo para oferecer às marcas, afinal o blogueiro nada mais é do que uma vitrine. Foi aí que comecei a investir em equipamentos de filmagem, câmera e talz. No final acabei curtindo mais a parte de foto do que vídeo. Eu continuo gostando de foto, mas quando precisa eu faço vídeo. O problema é que o estilo de vídeo em voga não é exatamente o que sei fazer (Reels, B-Roll, dancinhas), então eu curto mais a foto mesmo.
Fotógrafo oficial Foco Radical