Autor Tópico: Sombras  (Lida 2019 vezes)

tchelavih

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Online: 07 de Março de 2007, 15:27:31
oi gente...sou nova aki no fórum e nova na fotografia...tou comecando agora e ainda tenhu muitas dúvidas....uma delas é essa....em relação a sombra!pode ter ou naum na foto?é certo ou errado?ao meu ver acho que depende...as vezes fica bom...as vezes não...só que em relação a essa foto...não consigo me decidir...alguem pode me ajudar?:(

Marcela Pinheiro
Canon 5D mark III


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #1 Online: 07 de Março de 2007, 22:39:01
Olá,

Fotografia é arte e é vc quem decide como fará.

Em algumas fotos deve existir um pouco de sombra, em alguma bastante sombra e em outras nenhuma sombra.

Tudo depende do que quer mostrar.

Michel
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 07 de Março de 2007, 22:51:37
Se for especificamente esta foto eu acho que o menor problema dela é ter ou não sombra.
Achei a foto muito ruim: A roupa da menina, o cabelo, o modo como ela está olhando (parece muito pouco natural e lembra aquelas fotos de cadastro de presos), o enquadramento. falta de nitidez,  contraste e excesso de amarelo.
Sobre as sombras especificamente nesta foto: muita em locais inadequados e formas feias o que deixam a foto pior.

Qual o objetivo desta foto, teste, aprendizado ou é para cliente?
« Última modificação: 07 de Março de 2007, 22:53:52 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


tchelavih

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 08 de Março de 2007, 00:20:12
Citar
Qual o objetivo desta foto, teste, aprendizado ou é para cliente?


aprendizado mesmo...como já disse tow comecando agora...ainda tenho que melhorar e muito...pelo menos assim...em fotos de pessoas. :cry_1:
obrigada pelas críticas!são sempre bem vindas!  ^_^  
Marcela Pinheiro
Canon 5D mark III


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 08 de Março de 2007, 00:54:00
Uma coisa eu te digo: é preciso se habituar a dirigir as pessoas que estão sendo fotografadas. Não pode ser tímida. Tem que guiar a pessoa para que ela faça o que vc quer.
Tire muitas fotos e depois estude cada uma. Mesmo as ruins são muito importantes pois muitas vezes são elas que nos fazem melhorar. Com o tempo vc vai perceber qual o momento certo para o clique, mas mesmo depois disto vc ainda vai fazer muita foto mediana, normal, tem vezes que não se tem outro jeito.
Abração.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 08 de Março de 2007, 02:16:05
Não existe "certo" ou "errado" em fotografia, existe você conseguir ou não transmitir a sua idéia e cativar o observador. Se a imagem está transmitindo a idéia e cativando o observador não importa o como ela foi feita e os elementos usados pois o objetivo terá sido atingido.

Falta de nitidez pode ser usado como forte ferramenta de composição (a fotografia mais cara do mundo sofre de grave falta de nitidez), sombras podem ser usadas como ferramenta de composição, na verdade o pior tipo de foto entre as que eu vejo são aquelas fotos feijão com arroz que seguem aquela "formulinha" de foto boa que só é boa para o fotógrafo engessado que seria melhor classificado como clicador do que como fotógrafo.
« Última modificação: 08 de Março de 2007, 02:20:17 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Março de 2007, 07:40:33
Certo ou errado...bem, isso já foi dito aqui por gente que entende muito desse assunto. Por isso, meu comentário se torna absolutamente dispensável.

No entanto, eu gostaria de acrescentar a minha humilde maneira de encarar os fatos.

Me lembro da primeira aula na auto escola quando resolvi "tirar" minha carteira de habilitação. Foi horrível. Eu não tinha experiência nenhuma, nunca tinha estado ao volante de um carro (aliás, aprendi de verdade na auto escola e não antes dela como é muito comum), fiquei extremamente nervoso logo na partida do motor, etc., etc. Mas, o que realmente tinha importância ali era a Grande Vontade que eu tinha de aprender a dirigir. Veio a segunda aula e a coisa já foi um pouco diferente. Veio a terceira... Veio o dia do exame... Enfim, tô dirigindo até hoje, se faço isso muito bem eu não sei, acho que não, afinal às vezes cometo umas barbeiragens (trânsito de São Paulo é foda, mesmo) mas, tenho certeza, todo dia aprendendo mais um pouquinho. Tenha certeza, muito diferente daquele fatídico "primeiro dia".

Fotografia (aliás, tudo na vida) também é isso. Sugiro que você não joque fora suas primeiras fotos. Elas servirão de referência, de balizamento, para sua evolução nesse mundo (o da fotografia) onde a gente não pára de aprender nunca.

Observe que o primeiro passo de uma caminhada de mil léguas foi já deu, ou seja, demonstrou interesse e vontade, e já botou a mão na massa. Encare com naturalidade as críticas, pois elas mexem com nosso ego e nos fazem ir para a frente.

Não nos abandone. Sua presença nesse forum talvez possa ser importante pra você, eu disse "talvez". Mas, digo: "com certeza" é muito importante para todos nós.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Março de 2007, 07:47:55
Queria perguntar uma coisa: essas fotos são de sua autoria?







Se forem, dá pra gente perceber que você já tem sua própria linguagem, seu próprio estilo. Por favor, comente cada uma delas.
« Última modificação: 08 de Março de 2007, 07:54:13 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #8 Online: 08 de Março de 2007, 08:40:27
tchelavih, somente para exemplificar o caso do certo x errado:

1o) a fotografia sensual de um modelo (feminino ou masculino)... quandas você ja viu onde a sombra foi usada como elemento da composição???  Seja sombra no corpo, seja sombra do corpo em algum objeto??  E este mesmo tipo de foto onde tem sobras no rosto e com isto gera-se aquele "ar enigmático"???  Eu já vi um monte.  Nestes casos usar a sombra é certo.

2o) fotografia publicitária de produtos de maquiagem:  quantas você ja viu onde o rosto da molelo parece com sombra???  Eu nunca vi.  Este é o caso em que ter sombra é errado.

Pois é... tudo depende.

Acredito que em caso de retratos, a sombra não cai bem.. quando projetada na parede pode provocar alterações na forma da pessoa.  Por exemplo, se a sombra for forte, o contorno da cabeça poderá parecer muito maior.

 :photo:  
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Março de 2007, 14:32:44
Tchelavi

Verificando o Exif da sua foto, você não usou flash. Usou AE (exposição automática) que programou abertura 2.8 e velocidade 1/30.

No meu caso sou um amador que tem muito a aprender, porém gosto de fazer retratos, com o flash acoplado á câmera e aí acontece aquela terrível sombra na parede quando inclina a câmera na vertical.

Concordo com os mais experientes que sombra tem lugar e hora certa.
Porém, tentando eliminar a sombra da parede virando a cabeça do flash para o teto acabei fazendo algumas fotos com sombras no rosto que ficaram interessantes.
 

 
Credilson
Nikon e coisas


tchelavih

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 09 de Março de 2007, 10:19:37
Citar
Fotografia (aliás, tudo na vida) também é isso. Sugiro que você não joque fora suas primeiras fotos. Elas servirão de referência, de balizamento, para sua evolução nesse mundo (o da fotografia) onde a gente não pára de aprender nunca.

obrigada!pode deixar vou guardar sim! ^^ e vou continuar no fórum aprendendo.  :thmbup:  
Marcela Pinheiro
Canon 5D mark III


tchelavih

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 09 de Março de 2007, 10:21:49
Citar
Braga.SP Postado em 8 Mar 2007, 07:47 AM
  Queria perguntar uma coisa: essas fotos são de sua autoria?







Se forem, dá pra gente perceber que você já tem sua própria linguagem, seu próprio estilo. Por favor, comente cada uma delas.

sim, sim são fotos minhas..eu gosto muito de fotografar o céu, flores etc...+ tbm gosto de fotografar pessoas soh que ainda naum sei muito bem, tow aprendendo!  :photo:  
Marcela Pinheiro
Canon 5D mark III


tchelavih

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 09 de Março de 2007, 10:25:42
Citar
Tchelavi

Verificando o Exif da sua foto, você não usou flash. Usou AE (exposição automática) que programou abertura 2.8 e velocidade 1/30.

No meu caso sou um amador que tem muito a aprender, porém gosto de fazer retratos, com o flash acoplado á câmera e aí acontece aquela terrível sombra na parede quando inclina a câmera na vertical.

Concordo com os mais experientes que sombra tem lugar e hora certa.
Porém, tentando eliminar a sombra da parede virando a cabeça do flash para o teto acabei fazendo algumas fotos com sombras no rosto que ficaram interessantes.

eu tow usando uma camera muito amadora, automatica...ainda nun dah pra controlar bem....estou providenciando a minha semi-profissional hehehe...
obrigada pelas dicas! :thmbup:  
Marcela Pinheiro
Canon 5D mark III