Autor Tópico: DXO PureRAW 3  (Lida 2888 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #15 Online: 16 de Março de 2023, 15:38:06
Entendi.
Agora suponhamos o seguinte fluxo: se eu converter todos os meus RAWs para DNG (pelo conversor da adobe), aí primeiro aplicar o Pure Raw e em seguida mandar para o Lightroom, esse, vai manter um DNG  ou ele irá criar uma cópia?


Nunca testei essa opção.

Mas me diz aqui: porque você precisa converter seus RAW's para DNG?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 16 de Março de 2023, 15:42:59
Entendi.
Agora suponhamos o seguinte fluxo: se eu converter todos os meus RAWs para DNG (pelo conversor da adobe), aí primeiro aplicar o Pure Raw e em seguida mandar para o Lightroom, esse, vai manter um DNG  ou ele irá criar uma cópia?

Acho que não funciona com DNG, bom confirmar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #17 Online: 16 de Março de 2023, 15:44:51
Citar
Which DNG files are supported by DxO PureRAW as input?

This information applies to version(s): 1, 2, 3

DxO PureRAW will accept DNG files created natively by supported cameras found in the list of supported cameras and lenses. DxO PureRAW also supports DNG format if the original RAW format is supported in the program BUT only as long as they have been generated by Adobe Lightroom, or Adobe DNG Converter (RAW DNG) without any further corrections (RAW-DNG) and without compression.

https://support.dxo.com/hc/en-us/articles/4433898493329-Which-DNG-files-are-supported-by-DxO-PureRAW-as-input-

https://www.dxo.com/supported-cameras/
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #18 Online: 16 de Março de 2023, 15:59:36
Fernando, eu ja pensei testei algumas coisas nessa linha por conta de uma certa agonia com os arquivos ficarem com nomes estranhos ou varias versoes do mesmo arquivo.

O pronto principal que vejo é que a maioria dos softwares que processam raw terão sempre uma saída, seja um DNG ou um TIFF que vai ser diferente do RAW original.  o RAW nunca vai(nem deveria) ser alterado.

O LR acaba as vezes nos confundindo(a mim pelo menos) pois ele faz varios papéis dentro do workflow de uma forma integrada(se usar somente LR pra tudo).

Simulando toscamente um workflow generico, isso fica mais claro.
- Culling  / Basic metadata (Photo Mechanic)
- RAW processing( PureRaw, Dark Table)
- Edição/Manipulação(Photoshop e outros editores bitmap)
- Export
- Catalogo/Tagging/DAM (PhotoSupreme, Digikam)

E partimos do pressuposto que não é normal "voltar" nesses passos.
O PureRAW vai receber o RAW previamente selecionado na parte de culling  e exportar em alta para ser catalogado, seja direto no sistema de arquivos local ou usando um software DAM.

O LR faz todas essas etapas ai num lugar só e por vezes vai quebrar a regra de não voltar nas etapas do processo.

Voltando ao problema que tu relatou, em parte seria necessário uma melhor maneira de tratar variantes no LR.
Outros DAMs(como PhotoSupreme) permitem tu tem variações da mesma imagem e não poluir a navegação normal.

<i>(chegando no fim, não sei se ajudei ou se piorei...)</i>
« Última modificação: 16 de Março de 2023, 16:00:47 por lucas s »
Canon R6 + 35 + 50 + 135


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #19 Online: 16 de Março de 2023, 18:37:35
Nunca testei essa opção.

Mas me diz aqui: porque você precisa converter seus RAW's para DNG?

Eu converto todos meus arquivos Raw para DNG pois eu consigo alguns benefícios com isso:
-O DNG continua sendo um raw mas em um formato de código aberto, que muitos softwares lêem.
-Os arquivos ficam menores... UM CR3 da minha câmera fica com 30MB, com a opção Usar compactação com perdas cai para 6MB sem mudar a resolução. Como no geral eu acabo exportando os arquivos para web, eu coloco para diminuir para 8MP, que deixa o arquivo com 2,5MB. Ou seja, pelo uso que faço o DNG convertido do CR3 fica com 10% do tamanho e ainda preserva as qualidades do raw.
-Consigo visualizar a miniatura do DNG no meu explorador de arquivos Windows, enquanto o CR3 não mostra (só os antigos CR2).

Daí é por isso.

Aqui eu fiz um teste, usando o DNG do drone, consegui passar o Pure Raw e depois mandar para o ACR normal.
Só teve um pequeno porém, o arquivo dá uma boa inchada, de 25MB para 55MB. Mas acho que esse fluxo é válido para os casos que precisa resolver alguma distorção ou ruído maior.
Um ponto meio ruim da conversão usando "compactação com perdas" é que acaba criando uns artefatos, eles parecem tipo blocos, mas só são visíveis quando se faz o "pixel peeping", se por na tela em "Scale to fit" você nunca percebe.
Outro porém é que nesse fluxo eu economizo muito espaço, mas por outro lado se precisar fazer uma ampliação eu fico na mão. A bem da verdade até agora nunca precisei. Eu lembro do Fernando Bagnola falando que 8MP ele fazia capa de revista, então, acho que se eventualmente precisar, com o tal do super resolution é bem capaz que eu ainda consiga dar jeito nisso.
« Última modificação: 16 de Março de 2023, 18:40:02 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #20 Online: 16 de Março de 2023, 19:04:49
-Consigo visualizar a miniatura do DNG no meu explorador de arquivos Windows, enquanto o CR3 não mostra (só os antigos CR2).

Já testou instalar essa extensão da própria Microsoft?
https://apps.microsoft.com/store/detail/raw-image-extension/9NCTDW2W1BH8?hl=en-au&gl=au


-Os arquivos ficam menores... UM CR3 da minha câmera fica com 30MB, com a opção Usar compactação com perdas cai para 6MB sem mudar a resolução.

CRAW não é interessante para você?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 16 de Março de 2023, 19:28:33
Pra ficar com um DNG de 6mb, eu sou mais editar a foto, exportar jpg e apagar o raw......
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #22 Online: 17 de Março de 2023, 16:54:32
Já testou instalar essa extensão da própria Microsoft?
https://apps.microsoft.com/store/detail/raw-image-extension/9NCTDW2W1BH8?hl=en-au&gl=au

Sim, já instalei ela e nada. Eu suspeito que em algum momento, anos atrás  quando eu usava pra jogar, eu passei um script que deu uma limpada no windows e o script deva ter removido alguma alguma extensão do Windows que trabalhe junto com o visualizador.
Preciso tomar vergonha na cara e formatar... formatar é de boa, o ruim é organizar as tralhas já que compartilho o computador com outras 2 pessoas.

CRAW não é interessante para você?

O CRaw diminui de 26-30MB pra uns 16MB.

Pra ficar com um DNG de 6mb, eu sou mais editar a foto, exportar jpg e apagar o raw......

O ruim do JPG é que cada vez que clica em salvar ele aplica uma compactação em cima, fora que no Raw dá pra recuperar de 1 a 2,5 stops na sombra, enquanto no JPG isso é meio complicado.
« Última modificação: 17 de Março de 2023, 16:54:53 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #23 Online: 08 de Novembro de 2023, 16:18:49
DxO PureRAW Version 3.7

Improvements

• New supported cameras:

▪ DJI Air 3
▪ DJI Mini 2 SE
▪ Fuji GFX100 II
▪ Sony A7C II
▪ Sony A7C R

• New supported lenses:

▪ DJI Air 3 Lens
▪ DJIMini2SELens
▪ Fuji XF 8mm F3.5 R WR
▪ Leica Vario Elmarit SL 100-400mm F5-6
▪ SonyFE16-35mmF2.8GMII
▪ Tamron 17-50mm F4 Di III VXD (A068)
▪ Tamron 35-150mm F2-2.8 Di III VXD
▪ Tamron 70-180mm F2.8 Di III VC VXD G2
▪ TokinaFiRIN100mmF2.8FEMacro
▪ TokinaFiRIN20mmF2FEAF
▪ TokinaFiRIN20mmF2FEMF
▪ TTartisan AF 27mm F2.8
▪ TTartisan AF 27mm F2.8
▪ TTartisan AF 27mm F2.8
▪ Viltrox85mmF1.8MarkIIXF
▪ ViltroxAF75mmF1.2ProXF
▪ Voigtlander Nokton 40mm F1.2 Asph. Z
▪ VoigtlanderNoktonD35mmF1.2Z
▪ Voigtlander Super Wide Heliar 15mm F4.5 Aspherical III

Bug fixes
• Minor Bug Fixes
« Última modificação: 08 de Novembro de 2023, 16:19:07 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 08 de Novembro de 2023, 17:14:43
Aguardando a Black Friday para o PhotoLab
« Última modificação: 08 de Novembro de 2023, 17:15:55 por AFShalders »


GFX100

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • #GFX100 !
Resposta #25 Online: 15 de Dezembro de 2023, 13:38:51
Bem porreta testei agora e é bem da hora fez a GFX virar outra camera ISO alto vai de boas
Fujifilm GFX100 + GF 110mm 2.0 + GF 80mm 1.7 + GF 120mm 4.0
GFXFujifilm@gmail.com


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 08 de Março de 2024, 08:31:23
Esta semana foi lançado o dxo pure raw 4 !
Houve algumas mudanças no mesmo, formas de finalização, etc...

Modestamente, fui convidado para ser um dos candidatos a testar o programa antes do lançamento oficial, e achei até interessante as diversas finalizações.
Aconselho baixar a versão 7 dias, antes de realizar a compra.

Lembrando, caso adquira alguma camera lançada a partir do dia 05/03/2024, o dxo pure raw 4 será necessário, pois as versões antigas não lêem arquivos das cameras mais novas. Por exemplo, Canon R5 mark II, R1, Nikon Z6 mark III e outras que estão por vir... apenas a versão 4 irá ler o raws destas.
Fotógrafo e birdwatching


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 08 de Março de 2024, 08:33:50
Ainda não olhei no que tem de diferente nessa versão nova, ainda estou usando o 2.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andre_sa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #28 Online: 08 de Março de 2024, 12:34:29
Esse novo denoise é sensacional - a turma de esquisitos (como eu) que só usa o PhotoLab tá feliz demais  :D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 08 de Março de 2024, 13:12:19
Esse novo denoise é sensacional - a turma de esquisitos (como eu) que só usa o PhotoLab tá feliz demais  :D

Não tem nada que chegue perto