Autor Tópico: O botão de disparo da Canon R10 é levemente diferente das outras Canon?  (Lida 1953 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #15 Online: 08 de Abril de 2023, 16:06:43
É, talvez seja isso. Ainda estou sem minha outra câmera para comparar, mas de cabeça (e de memória muscular) estranhei pois era bem mais sensível o primeiro estágio. Algumas vezes chega a falhar, mas na verdade não falha, eu é que não apliquei a pressão necessária.

Leandro, uma curiosidade: vc é paraense? Fui no Instagram e vi algumas fotos da terrinha.

Opa, não sou de Belém, mas já visitei algumas vezes e gosto muito  :D

Sobre a câmera eu acho que é normal sim... Tenta achar alguma Rebel emprestada para vc comparar.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #16 Online: 08 de Abril de 2023, 16:29:14
Opa, não sou de Belém, mas já visitei algumas vezes e gosto muito  :D

Sobre a câmera eu acho que é normal sim... Tenta achar alguma Rebel emprestada para vc comparar.

Ah, vi fotos do Círio e achei que era conterrâneo. Moro no Rio mas sou nascido e criado lá hehehe

Pois é, vou fazer o teste da balança ai que o Fernando fez e também tentar achar uma R10 aqui pra comparar.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #17 Online: 10 de Abril de 2023, 09:04:27
A R6 MK2 tem o mesmo sistema, eu que uso R6 normal e R5 é complicado pra se acostumar.

Devem ter mudado a peça e começado a fazer nos próximos modelos.
A impressão que fica é que a câmera é mais lenta e responde tardio pq tu tem que colocar mais pressão e pode acabar perdendo o clique,

Pra questão de AF, tenta usar o AF-ON. Focar no disparador não é eficiente. Disparador só deve servir pra clicar.

Abs


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #18 Online: 10 de Abril de 2023, 11:08:03
A R6 MK2 tem o mesmo sistema, eu que uso R6 normal e R5 é complicado pra se acostumar.

Devem ter mudado a peça e começado a fazer nos próximos modelos.
A impressão que fica é que a câmera é mais lenta e responde tardio pq tu tem que colocar mais pressão e pode acabar perdendo o clique,

Pra questão de AF, tenta usar o AF-ON. Focar no disparador não é eficiente. Disparador só deve servir pra clicar.

Abs

Caramba, Carlos, é EXATAMENTE essa sensação. Ao exigir um tantinho a mais de pressão fica parecendo que ela é mais lenta.
Ah, eu tô muito acostumado a focar pelo botão de disparo. Claro, se fosse uma questão apenas de se acostumar acho que acostumaria rápido a fazer pelo botão de trás, o AF-ON. Mas, dependendo do que estiver fotografando, gosto de deixar o polegar para apontar o ponto de foco pelo LCD ou, no caso dessas duas câmeras agora aqui a R6 e a R10, pelo joystick.

Mas olha, eu tô de cara que a R6 MkII é assim também. Pow, o botão da R6 é uma bala, triscou ele já tá à postos. Das outras que usei, a R e RP, também. Acho mais sensíveis do que esse da R10.

Perguntei ontem para um conhecido que tem R10 e ele disse algo parecido com que o Leandro falou: que é devido a R10 ser um modelo de entrada, que é normal.

Puxa, então acho que não vou ter de devolver/trocar a câmera.
« Última modificação: 10 de Abril de 2023, 11:09:27 por adrianojsmoreira »
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 10 de Abril de 2023, 11:12:10
Eu sempre achei sensível demais nas 5D/6D, no disparo continuo sempre tirava mais fotos do eu queria.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #20 Online: 10 de Abril de 2023, 11:22:31
Eu sempre achei sensível demais nas 5D/6D, no disparo continuo sempre tirava mais fotos do eu queria.

Exato! Engraçado, é essa mesma impressão que tenho das duas (5D e 6D) que o botão é tão sensível a ponto de passar do ponto em disparos contínuos. Por isso eu estranhei agora, porque a R e a RP têm os botões como da 5D e 6D.
Não é um abismo de diferença, na verdade é muito pouca. Acredito que para notar só se já vier usando as outras a um tempo. Tanto que nesse final de semana eu acho que comecei a acostumar pois me peguei pensando: "Eita, o problema tá indo e vindo? Porque será que agora tá parecendo normal?"
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #21 Online: 10 de Abril de 2023, 11:27:13
Caramba, Carlos, é EXATAMENTE essa sensação. Ao exigir um tantinho a mais de pressão fica parecendo que ela é mais lenta.
Ah, eu tô muito acostumado a focar pelo botão de disparo. Claro, se fosse uma questão apenas de se acostumar acho que acostumaria rápido a fazer pelo botão de trás, o AF-ON. Mas, dependendo do que estiver fotografando, gosto de deixar o polegar para apontar o ponto de foco pelo LCD ou, no caso dessas duas câmeras agora aqui a R6 e a R10, pelo joystick.

Mas olha, eu tô de cara que a R6 MkII é assim também. Pow, o botão da R6 é uma bala, triscou ele já tá à postos. Das outras que usei, a R e RP, também. Acho mais sensíveis do que esse da R10.

Perguntei ontem para um conhecido que tem R10 e ele disse algo parecido com que o Leandro falou: que é devido a R10 ser um modelo de entrada, que é normal.

Puxa, então acho que não vou ter de devolver/trocar a câmera.

Acho que vai ser padrão em todas a partir de agora... Infelizmente um movimento errado da Canon ao meu ver.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #22 Online: 10 de Abril de 2023, 13:40:05
Resumindo.... tem que ser "Dedo Duro" pra usar a R10 kkkk. :hysterical:
« Última modificação: 10 de Abril de 2023, 13:40:26 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #23 Online: 10 de Abril de 2023, 14:18:47
Resumindo.... tem que ser "Dedo Duro" pra usar a R10 kkkk. :hysterical:

 :hysterical:  A nova mirrorless Canon EOS X-9
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 10 de Abril de 2023, 14:37:00
Então Adriano, para resolver que tem fazer isso:

Vender a R6 e pegar a R6ll para ficar tudo igual e preparado para o futuro :hysterical:


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #25 Online: 10 de Abril de 2023, 16:48:54
Então Adriano, para resolver que tem fazer isso:

Vender a R6 e pegar a R6ll para ficar tudo igual e preparado para o futuro :hysterical:

hahahahahah esse deve ser o grande plano da Canon! Como sou saudosista, vou continuar com ela, "relembrando os bons tempos de cliques suaves"

Agora olha, falando das câmeras, que fantásticas essas duas. Estou surpreso com a R10. Muito esperta e compacta. Boa disposição dos botões. Ótima para o que preciso. Uma "segura a onda" em caso de alguma emergência.
Eu nem ia trocar a principal (EOS R) pois é espetacular, sempre me atendeu bem, gosto demais dela. Mas no momento de uma troca de outros equipamentos aqui, os planetas se alinharam e apareceu uma oportunidade de ouro de um amigo que resolveu vender a dele recém comprada. Ai eu troquei. Nem testei "como se deve" ainda, mas já deu pra perceber que é uma monstra. Parecem câmeras para se usar por muito tempo.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro