Autor Tópico: Softbox num casamento - Qual o limite para boas fotos?  (Lida 1758 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 28 de Abril de 2023, 20:13:26
Pessoal complica muito, só rebater o flash do tripé nas paredes que vai ter a luz mais suave possível....

Isso pq vc não viu o lugar onde foi o último aniversário da minha filha: paredes rosa e teto preto fosco.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2023, 22:45:27
Isso pq vc não viu o lugar onde foi o último aniversário da minha filha: paredes rosa e teto preto fosco.

Quero ver rebater o flash num lugar desses, vai levar o ...

FOTOGRÁFICA rsrsrs

« Última modificação: 28 de Abril de 2023, 22:46:04 por cheferson »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 01 de Maio de 2023, 12:35:49
Muito sem noção.

Quando tenho que colocar tripé com flash ou led sempre coloco o mais escondido/discreto possível.
Tem uma igreja aqui que possui umas colunas bem largas e fica perfeito atrás.

É o certo, interferir o mínimo possível.
Aparecer o tripé, é feinho, mas dá pra entender ainda né, rs.

Quando eu vi o título, já pensei num auxiliar carregando um softbox não mão pra lá e pra cá, e achei ruim. Mas no tripé me parece ainda pior ideia...

Felipe, nas fotos protocolares, ou no ensaio do casal, aí eu uso sem dó, rsrs.

Essa forma que você imaginou um colega fazia aqui. Sò que usava um soft de 20x30cm, resolvia nada, se o auxiliar ficasse mais de 3, 4 metros.

Cara, acho que tem gente que complica demais a fotografia.

Pra mim o flashão em cima da câmera com um bom difusor desse tipo resolve o problema. Na maioria das vezes, o mais simples, é o que mais funciona!
https://pt.aliexpress.com/item/4000039914560.html?spm=a2g0o.productlist.main.27.676633baq92iCq&algo_pvid=9a749f13-2836-4544-a5b1-c826c3f9fe96&algo_exp_id=9a749f13-2836-4544-a5b1-c826c3f9fe96-13&pdp_npi=3%40dis%21BRL%2114.04%2111.23%21%21%21%21%21%40211bd7d616826428117557740d0833%2110000000088854813%21sea%21BR%213456642992&curPageLogUid=eqihrheWtf65

Esse é interessante, tem o efeito bem parecido com rebatedor no flash. Mas não age muito pra quando a luz tá longe do assunto.

Tem uma galera que usou, em Viçosa, pra fazer mesa. Lá é gigante e tudo preto, impossível rebater. Aí é flashão na máquina mesmo, rs.

Fica parecendo o tipo de profissional que só pensa na qualidade do seu trabalho e danem-se os outros, to nem ai se vai atrapalhar o vídeo ou meu segundo fotógrafo, quero minhas fotos lindas. 8-)

Eu usaria apenas em fotos protocolares, não num lugar de visualização coletivo como um altar.
Se eu fosse o noivo tbm não gostaria daquele troço me distraíndo.
Exatamente o que pensei. Cara egoistão, além de inseguro. Foi no mais fácil e lasque o resto.

Já fiz casamento que os cinegrafistas levaram dois softbox , acho que era com lâmpada fluorescente, um de cada lado dos noivos.
Estava um pouco longe, para mim não atrapalhou nas fotos mas a estética no geral não ficou muito legal para os convidados.

Outra coisa sobre os cinegrafistas.

Me dou bem e tals, acabo que muitas vezes nem falando para o bom andamento do evento.
Porém, eles estão muito abusados ultimamente. Ficam em ciiimaaaa dos noivos/debutante/outros.
Eles vão com o gimbal e não querem nem saber se tem fotógrafo/convidado ou seja o que for para ver.

Tem uns que usam uma 50 na crop mas que na verdade tinham que estar com uma 200mm  :hysterical:
Querem acompanhar entrada/saída e as fotos que se ferrem. É sério isso, infelizmente.


O segundo fotógrafo disse o mesmo sobre.  8-)

Depois que inventaram Gimbal+Sony+Viltrox 23 1.4 acabou a paz dos fotógrafos  :hysterical:

Andam atrás da noiva, mano. É deprimente, pqp kkkkk

Isso pq vc não viu o lugar onde foi o último aniversário da minha filha: paredes rosa e teto preto fosco.

Eu num caso desses, montaria duas formas de iluminar:
1 - quando precisasse movimentar rápido, flash com rebatedor, aquele de EVA que postei no outro flash. Só não pode subir mto iso nem baixar velocidade pro rosão das paredes não invadir as cenas.
2 - Deixaria um tripézão montado, pra fazer fotos protocolares, parabéns, etc, com flash diretinho, bem fraquinho.



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 01 de Maio de 2023, 12:48:14
Olha só como são as coisas, que coincidência...
Criei esse tópico aqui, e nesse fim de semana, fiz dois casamentos, de freela, um em igreja gigante com teto de madeira, e outra ao ar livre, numa chácara.

Foi brabo kkkkkk
O de sábado, usei mais ou menos assim:


Deu esse resultado:


E o de domingo, foi mais complicado, pois espaço era menor, sem luz nenhuma, enfim.

Esse eu vou autografar para o Chefeson!  :D :hysterical:

Ficou mais ou menos assim a entrada:



Tá zoadão porque tudo em jpg tirado direto do wifi, aí sai assim. Editando, vai sair mais bacana.

Meio off: Essa entrada aí, foi legal demais. A noiva entrou acompanhada pelos três filhos. Mas em vez de fazer aquela bagunça, todo mundo se amontoando no corredor, cada um a conduziu um pouquinho, rsrs. Foi bem bacana.

 :ok: :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 01 de Maio de 2023, 13:53:24
A abordagem que eu faço é outra, inclusive já fiz aniversário infantil com tema rosa nessa pegada, todas as paredes rosas.
Eu rebato na parede e tento garantir que a luz do flash é a predominante na foto.
Assim corrijo o colo cast com mais facilidade, no caso do rosa, o tint do wb resolve satisfatoriamente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 03 de Maio de 2023, 08:46:30
A abordagem que eu faço é outra, inclusive já fiz aniversário infantil com tema rosa nessa pegada, todas as paredes rosas.
Eu rebato na parede e tento garantir que a luz do flash é a predominante na foto.
Assim corrijo o colo cast com mais facilidade, no caso do rosa, o tint do wb resolve satisfatoriamente.

Eu tenho que fazer um teste uma hora dessas, pois tenho fotografado em alguns locais onde as luzes de led ficam esverdeadas em relação a luz do flash. Lâmpadas de LED baratas tem 6500k, mas são verdes  :doh: ai o flash fica bunitinho e o resto do salão ou pessoas não iluminadas pelo flash ficam igual o Shrek. Algumas preciso usar pincéis pra "desverdear" as pessoas.

Vou testar colocar um filtro verde no flash pra recuperar depois no LR. Vamos ver se tudo fica mais homogêneo.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 03 de Maio de 2023, 18:36:12
Eu tenho que fazer um teste uma hora dessas, pois tenho fotografado em alguns locais onde as luzes de led ficam esverdeadas em relação a luz do flash. Lâmpadas de LED baratas tem 6500k, mas são verdes  :doh: ai o flash fica bunitinho e o resto do salão ou pessoas não iluminadas pelo flash ficam igual o Shrek. Algumas preciso usar pincéis pra "desverdear" as pessoas.

Vou testar colocar um filtro verde no flash pra recuperar depois no LR. Vamos ver se tudo fica mais homogêneo.

É uma opção e você já pode verificar na hora, batendo o branco com custom wb.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Jose Eduardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • Nós congelamos o tempo, você revive as memórias.
    • instagram.com/joseeduardofotografias
Resposta #22 Online: 17 de Maio de 2023, 19:33:16

A luz vai ficar boa? Demais, mas será que vale a atenção que chamará?
 

Meio que já respondeu a própria pergunta kkk Sim, é incomparavel a luz que se pode fazer com um softbox e luz bem controlada, para uma luz natural.

realmente, não faz sentido deixar um trambolho daquela dimensão no altar. Mas pondero também a intenção do fotografo que usa de forma intencional para fotografias especificas e depois tira de la. Faz AQUELA foto, tira de lá, e segue o baile.