Autor Tópico: Primeiras impressões Rádio-Flash Godox XPro II e comparativo com X1T, X2T, XPro  (Lida 2026 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Postei lá nos garimpos o link do Rádio Flash XPRO II.
https://s.click.aliexpress.com/e/_DDhYDdj
Demorou uns 9 dias corridos pra chegar aqui (muito rápido).

A embalagem dele é bem melhor do que todos os outros modelos da marca. É uma caixinha mais "premium" bipartida com espuma dentro. O encarte é deslizante.


Mas nem só de embalagem vive o fotógrafo... Talvez se  fosse igual a anterior que era um papel mais fino e apenas um blister poderíamos ter um desconto de alguns reais.
O vendedor foi caprichoso e mandou ele dentro de outra caixa. Imagino que toda essa embalagem tenha encarecido em uns R$20,00 o produto, particularmente não faço questão, afinal embalagem muitas vezes vai para o lixo.

Seguindo.

O produto é bem parecido com o modelo Xpro (I) no design e herdou algumas coisas que o X2T tem.
Pelo que sei, a linha do tempo da marca foi a seguinte: 1o X1T, depois o XPRO, depois o X2T e agora o XPRO II.
A Adorama tem uma versão customizada deles que foi lançada há uns 2 ou 3 anos, mas este modelo é exclusivo deles e é vendido com a marca Flash Point e fabricado pela Godox.

O que mudou do Xpro 1 para o 2 foi que agora ele deu uma engordada ficando assimétrico:


Em cima o 1 e embaixo o 2.

O dial também cresceu um pouco.



 A sapata também mudou, ficando igual ao do XT2 com sistema de engate rápido.
Já ouvi falarem que houve casos de o pino trava do X2t travar na câmera, mas não dá pra afirmar se isso pode acontecer com o II.


Eu prefiro o sistema de rosca do antigo, acho mais preciso já que dá pra regular a pressão.

Uma coisa que sofreu downgrade foi que tiraram as borrachas de tampa da porta de sincronia (aqui no padrão jack de 2,5mm) e da porta USB:


O II ganhou o sistema Bluetooth do X2T, que permite fazer as configurações de carga dos grupos pelo aplicativo da Godox. Porém, como dizem os gringos, isso é meio Gimmick (pouco útil). Então o aplicativo só serve para usar como um armazenamento de configurações de cargas dos flashes, em outras palavras: um preset.
Até onde sei, no Iphone não funciona a função de você fotografar com a câmera do celular disparando o flash.  Me parece que uma época chegou a funcionar, mas parece que depois voltaram atrás e o recurso não funciona mais.








O engraçado é que apesar de falar que não suporta o disparo por BT, quando se clica para disparar, a câmera do celular faz a captura, dispara o flash (pelo BT através do radio) mas não sincroniza, efetuando o disparo do flash após a captura. Testei com velocidade 1/30 até 1/5 e não tive sucesso.

Imagino que muito pouca gente irá pegar esse modelo por conta dessa função.

O menu dele mudou bastante da versão anterior que agora passa a ser iconizado ao invés de textos com era no antigamente.

Outra funcionalidade que ganhou foi de poder armazenar pré configurações de cargas/grupos. Isso pode ser interessante caso você precise repetir alguns esquemas de luz e não ter que ficar fotometrando um por um novamente.

Ele ganhou três funções que pra mim são relevantes e me mimam bastante:
-Possibilidade de desativar um grupo por toque duplo no botão correspondente (igual do X2T), isso me é uma mão na roda pois tinha me acostumado com isso do X2, e no Pro I tinha que apertar o grupo e depois clicar duas vezes no mode.
-Função Legacy Hotshoe - desativa os pinos de comunicação da câmera, ficando somente o pino central de comando de disparo. Quanto este modo está ativado a função de sincronia de segunda cortina e HSS são desativadas. Câmeras quando são usadas no Live view desativam a simulação de exposição assim que detectam um flash TTL em cima. O lado bom é que para quem está fazendo foto de iluminação combinada (ambiente+flash) a câmera vai mostrar a exposição certinha da luz ambiente (do fundo) na pré visualização (Simulação de exposição). Para foto de ambientes isso ajuda pois a câmera não inventa um balanço de branco arbitrário. Antigamente eu tinha que usar um adaptador de pino pra "matar" o sinal dos pinos de comunicação, ou desligar o rádio pra pra ir vendo exposição da luz ambiente.
-Possibilidade de desativar o modo Multi. Esse (aquele que você programa quantos disparos o flash vai dar - strobo) modo é meio inútil, assim, vc troca entre manual e TTL mais rápido. Eu particularmente não uso TTL em disparo remoto, então pra mim é bem conveniente e agiliza até a programação dos grupos.


E afinal qual transmissor comprar?
O X1 é bem obsoleto, só compre se achar alguém vendendo muito barato. Tem poucos botões de atalho e o display é de dígitos de 7 segmentos, precisa ir rolando as páginas pra ver cada grupo. Pra mim que coloca um flash em cada grupo (A key light, B Fill Light, C Rim Light, D Hair light, E Background light) é bem contraproducente.

O Xpro é um belo avanço comparado com o antecessor (X1). Conta com melhor posição para leitura (visto de cima) e não fica na frente do nariz quando a câmera é usada na vertical. A única coisa que ele perdeu do X1 é que não tem mais a sapata de flash para duplicar o sinal. Assim, caso queira disparar junto com um rádio de outra marca (por exemplo o Yongnuo) você vai ter que comprar um receptor X1R e usar acoplado.
Uma coisa que o Pro tem de diferencial é que permite ativar individualmente o zoom do flash de cada grupo e também as luzes de modelagem.

O X2T é um rádio que pegaram o melhor do primeiro e juntaram com o melhor do segundo. É o menor dos rádios e o que eu acho que vale mais a pena. A ergonomia só peca por conta do lance dele fincar na posição onde o nariz fica quando se está fotografando em modo retrato. Ele é mais recomendado caso você tenha flashes de outra marca (Yongnuo, originais, Visico, etc.).

XPRO II. Resolveu boa parte dos pontos fracos dos outros e consolidou tudo de melhor num único disparador.
Recomendo pegar se for o primeiro rádio. Se já tiver outro modelo anterior é besteira o upgrade.


Um detalhe dos transmissores da Godox é que eles não são compatíveis com outros sistemas de rádio, ou seja, não dá pra comandar um flash Canon ou Yongnuo somente com o transmissor. Pra fazer isso vais precisar do receptor X1R.
O transmissor mesmo sendo para uma marca de câmeras (C, N, S, P, L...) pode disparar qualquer flash da marca que seja compatível com o sistema. Eu mesmo tinha um flash TT350S que eu usava  off-camera disparando pelo X2TC.

Modelos Legado de flash não são compatíveis com os sistema X da Godox. Ou seja, um flash TT520 que usa um transmissor de rádio de 400mhz não comunica com o Xpro. Me parece que existe um modelo que tem compatibilidade cruzada que é o XT-16 (ou CF16 - algo assim), mas não estou seguro disso.

Eu tive o 2 X2Tc, 1 XPRO e agora o Xpro II. Nunca tive problemas com nenhum. Atualmente meu favorito é o XPro II. Eu tenho também o R2 Single Pin que é um transmissor de flash que a Godox faz exclusivamente para a Adorama, mas não esta em minha posse (foi recusado pela alfândega) e não sei quando terei acesso.
« Última modificação: 14 de Abril de 2023, 14:59:59 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical