Autor Tópico: Desculpe-me, meu amigo, mas sua fotografia não é tão boa…  (Lida 4795 vezes)

pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #15 Online: 28 de Maio de 2023, 00:20:22
Ah, essa complicada arte de ver; que texto!
Estou pensando se não são os olhos de ver que quase sempre se impõem aos que brincam, que pouco sabem de regras e obrigações estéticas.
Porque se são, muitas vezes podem ter um julgamento fácil e contido, restrito ao que é tido como certo.
Ou mais que isso... Talvez julguem como errado, aquilo que simplesmente não estão habituados a ver.
Só pensando, aqui...

Acredito que, o que vemos e como vemos depende do nosso estado de espirito, as vezes o que precisamos é de inspiração(na Grécia antiga conhecida como sopro divino)


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #16 Online: 28 de Maio de 2023, 00:24:04
Adorei o texto do Rubem Alves, Paulo... adoro Alberto Caeiro... Gratidão...  :wub:
[/color]

Procuro despir-me do que aprendi
Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram,
E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos,
Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras,
Desembrulhar-me e ser eu...

Alberto Caeiro


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #17 Online: 26 de Setembro de 2023, 08:54:57
Não tive a oportunidade na época desse tópico, muito legal, parabéns Paulo  :clap:.
Deve ser extremamente frustante quando alguém te diz que sua fotografia não é tão boa, mesmo que a gente não demonstre, por dentro talvez fiquemos tentando amenizar esse tipo de crítica.
Mesmo quando sabemos que nossa fotografia é no máximo regular, escutar isso de outra pessoa é impactante.
Muito foi falado sobre ego, e realmente fotógrafos em sua maioria tem um ego que não faz jus a sua fotografia.
Mas claro que tem aquele questão de ponto de vista, talvez para alguns, determinado fotógrafo não seja nada demais, outros achem a fotografia dele o máximo.
Eu particularmente gosto de algumas referências não tão populares, mas que para mim são muito boas.
E pensando agora sobre esse assunto, todo fotógrafo deveria ter alguém em determinado momento para lhe dizer que sua fotografia não é tão boa... talvez isso seja um impulso para a revisão de alguns conceitos e até melhora. :D


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 26 de Setembro de 2023, 09:44:06
Muito foi falado sobre ego, e realmente fotógrafos em sua maioria tem um ego que não faz jus a sua fotografia.
Mas claro que tem aquele questão de ponto de vista, talvez para alguns, determinado fotógrafo não seja nada demais, outros achem a fotografia dele o máximo.
Eu particularmente gosto de algumas referências não tão populares, mas que para mim são muito boas.
E pensando agora sobre esse assunto, todo fotógrafo deveria ter alguém em determinado momento para lhe dizer que sua fotografia não é tão boa... talvez isso seja um impulso para a revisão de alguns conceitos e até melhora. :D
Sim, isso é fato.
A maioria acha sua fotografia lindamente perfeita.

Eu costumo analisar e ser autocrítico para melhorar o que faço.
Sou até exagerado com isso.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #19 Online: 26 de Setembro de 2023, 09:58:24
Ou ainda, a fotografia é avaliada pelos equipamentos que a pessoa usa, se não for o da "modinha", já é demérito, o que para mim não faz sentido, foto boa é foto boa, não importa equipamento.

Esta necessidade de aprovação constante demonstra insegurança, é mais fator das próprias doenças emocionais do que com a relação com a fotografia.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 26 de Setembro de 2023, 10:03:59
Ou ainda, a fotografia é avaliada pelos equipamentos que a pessoa usa, se não for o da "modinha", já é demérito, o que para mim não faz sentido, foto boa é foto boa, não importa equipamento.

Esta necessidade de aprovação constante demonstra insegurança, é mais fator das próprias doenças emocionais do que com a relação com a fotografia.

É uma pena porque essa insegurança acaba limitando essas pessoas ao ponto de não conseguirem fazer nada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #21 Online: 26 de Setembro de 2023, 23:00:34
Não tive a oportunidade na época desse tópico, muito legal, parabéns Paulo  :clap:.


Obrigado Erick


Eu particularmente gosto de algumas referências não tão populares, mas que para mim são muito boas.
E pensando agora sobre esse assunto, todo fotógrafo deveria ter alguém em determinado momento para lhe dizer que sua fotografia não é tão boa... talvez isso seja um impulso para a revisão de alguns conceitos e até melhora. :D

eu acho que aqui tem 2 assuntos,
o primeiro é sobre a diferença entre gostar e compreender, o gosto pessoal é algo individual e eu não costumo discutir isso,
já a compreensão de uma foto é algo muito mais importante e ela esta ligada a um processo de análise,
por ex: eu não gosto de fotografia publicitária, mas eu entendo o valor dela e em como é importante para se vender um produto.

a segunda questão é sobre falar para alguém que a fotografia ela não tão boa,
acho que ninguém gosta de ouvir isso, mas as vezes é necessário, a questão é que o melhor aproveitamento quando a gente se encontra numa situação dessas,
depende muito mais da nossa maturidade em absorver essas palavras do que a pessoa que as profere.
saber receber uma crítica é tão importante quanto faze-la.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2023, 23:01:37 por pkawazoe »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 27 de Setembro de 2023, 12:56:51
Sim, isso é fato.
A maioria acha sua fotografia lindamente perfeita.

Eu costumo analisar e ser autocrítico para melhorar o que faço.
Sou até exagerado com isso.

Interessante isso. No decorrer dos anos, desenvolvi uma prática de editar minhas fotos e não publicar imediatamente, pois ainda estou muito imerso no assunto. Deixo a foto ali, e volto no dia seguinte. Poucas as fotos que no dia seguinte continuam concluídas.