Autor Tópico: Full frame  (Lida 10829 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #15 Online: 22 de Maio de 2023, 15:53:11
Sim, entendo que não é a lente, a pergunta talvez tenha sido mal feita. A 10-20 da nikon vai ser 10-20 pois foi feita pra sensor cropado (sem 1,5x). A sigma tbem seria igualmente feita para cropadas? Ou nesse caso ganharia apenas no fato de ser mais clara que a 18-55 (mal comparando).

A 10-20 nao vai ter distancia focal equivalente 10-20mm pq foi feita para sensor cropado, ela vai ser angulo de visao 15-30mm em sensor crop. Todas as lentes tem padronização da distância focal para o sensor 35mm... TODAS AS LENTES QUE VOCÊ QUE COLOCAR EM CÂMERA COM SENSOR DE TAMANHO DIFERENTE DE SENSOR 35MM TEM QUE MULTIPLICAR FATOR DE CORTE.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.821
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 22 de Maio de 2023, 16:42:25


Terei um angulo maior que esse (18-55)? 17-50?

O ângulo de visão da 17-50 é quase o mesmo da 18-55, ganhando apenas na qualidade ótica e abertura 2,8 no range todo.
Durante os 8 anos que usei aps-c, sempre tive uma 17-50 2.8 na minha câmera principal. É uma lente absurdamente versátil, atende digamos 99% da necessidade num evento.

Aqui tem uma vendendo, ó.
1700 contos, não sei como tá o estado dela, mas convém conversar
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,143658.0.html


Guilhermebjj_pg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #17 Online: 22 de Maio de 2023, 21:01:40
A 10-20 nao vai ter distancia focal equivalente 10-20mm pq foi feita para sensor cropado, ela vai ser angulo de visao 15-30mm em sensor crop. Todas as lentes tem padronização da distância focal para o sensor 35mm... TODAS AS LENTES QUE VOCÊ QUE COLOCAR EM CÂMERA COM SENSOR DE TAMANHO DIFERENTE DE SENSOR 35MM TEM QUE MULTIPLICAR FATOR DE CORTE.

Essa explicação é a que precisava, falei sobre a 10-20 pq um fotógrafo falava sobre ela não sofrer esse corte. Enfim, a resposta que precisava está por aqui...
Agradeço a paciência e a atenção de todos... vamos pra 17-50mm 👍📸


Guilhermebjj_pg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #18 Online: 22 de Maio de 2023, 21:03:24
O ângulo de visão da 17-50 é quase o mesmo da 18-55, ganhando apenas na qualidade ótica e abertura 2,8 no range todo.
Durante os 8 anos que usei aps-c, sempre tive uma 17-50 2.8 na minha câmera principal. É uma lente absurdamente versátil, atende digamos 99% da necessidade num evento.

Aqui tem uma vendendo, ó.
1700 contos, não sei como tá o estado dela, mas convém conversar
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,143658.0.html

Obrigado pela resposta... vou procurar um preço legal . Já me tirou a duvida


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #19 Online: 22 de Maio de 2023, 21:33:50
Independente de ser lente pra sensor aps-c ou FF a distância focal utilizando em câmera aps-c sempre tem que aplicar o fator de corte, 1,5x no caso da Nikon

Exato. A lente pode ser projetada para um determinado tamanho de sensor por questões de custo, mas a Distância focal da lente não muda. O que muda é o ENQUADRAMENTO gerado pelo fator de corte. Assim sendo, uma 17-50 será uma lente 17-50 independente se ela é projetada para um sensor Fullframe ou Crop. Agora para obter o ENQUADRAMENTO equivalente da 17-50 num sensor Fullframe, o fator de corte precisa ser aplicado:

De APSC para Fullframe - Multiplique a Distância Focal da lente pelo Fator de Corte , assim a 17-50 2.8 no sensor Crop seria equivalente em termos de CAMPO DE VISÃO / ENQUADRAMENTO a uma lente Fullframe de 25-75MM .


Guilhermebjj_pg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #20 Online: 24 de Maio de 2023, 17:27:05
Amigos, depois de muito pesquisar e levar em conta foco, construção,  silêncio  optei por uma Lente Sigma 18-35mm F/1.8 Dc Hsm Para Nikon. Acho que o preço tá salgado, mas em relação as outras tem um acabamento melhor e é mais clara.
Abração a todos e obrigado pelas dicas.


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #21 Online: 27 de Maio de 2023, 20:11:07
A 10-20 nao vai ter distancia focal equivalente 10-20mm pq foi feita para sensor cropado, ela vai ser angulo de visao 15-30mm em sensor crop. Todas as lentes tem padronização da distância focal para o sensor 35mm... TODAS AS LENTES QUE VOCÊ QUE COLOCAR EM CÂMERA COM SENSOR DE TAMANHO DIFERENTE DE SENSOR 35MM TEM QUE MULTIPLICAR FATOR DE CORTE.


Cara lentes DX da Nikon não precisa considerar o fator de CROP, pois elas foram projetadas para atenderem as cameras com sensor APS-C
Somente de utilizar as lentes FX em sensor APS-C que coloca o fator de CROP pois essas lentes sim foram projetadas para sensor Full Frame
Uma DX 35 mm como a que utilizo na minnha D7200 é 35 mm, enquando que minha FX 50 mm é equivalente a uma 75 mm na mesma camera, mas continua sendo 50 mm quando utilizada na D750
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 28 de Maio de 2023, 05:17:52
Amigos, depois de muito pesquisar e levar em conta foco, construção,  silêncio  optei por uma Lente Sigma 18-35mm F/1.8 Dc Hsm Para Nikon. Acho que o preço tá salgado, mas em relação as outras tem um acabamento melhor e é mais clara.
Abração a todos e obrigado pelas dicas.

Legal. É uma lente muito bem recomendada.  Eu peguei uma 17 70 2.8 -4 C e usb doc.  Gostei da lente, exceto o sentido do anel de zoom.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.838
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #23 Online: 30 de Maio de 2023, 11:42:20


Cara lentes DX da Nikon não precisa considerar o fator de CROP, pois elas foram projetadas para atenderem as cameras com sensor APS-C
Somente de utilizar as lentes FX em sensor APS-C que coloca o fator de CROP pois essas lentes sim foram projetadas para sensor Full Frame
Uma DX 35 mm como a que utilizo na minnha D7200 é 35 mm, enquando que minha FX 50 mm é equivalente a uma 75 mm na mesma camera, mas continua sendo 50 mm quando utilizada na D750

Uma lente 35mm, seja ela DX ou FX, terá um campo de visão equivalente a 52mm quando montada numa D7200. Seria +/- equivalente ao campo de visão de uma 50mm montada numa D750. Isso independe da marca. A diferença de uma lente DX para uma lente FX é que ela tem uma construção menor para cobrir somente a área de um sensor DX. A referência de distância focal está padronizada para sensores FX em todas as marcas, portanto, o fator de crop deve ser considerado mesmo para lentes Nikon DX.

https://photographylife.com/what-is-crop-factor


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #24 Online: 30 de Maio de 2023, 15:27:33


Cara lentes DX da Nikon não precisa considerar o fator de CROP, pois elas foram projetadas para atenderem as cameras com sensor APS-C
Somente de utilizar as lentes FX em sensor APS-C que coloca o fator de CROP pois essas lentes sim foram projetadas para sensor Full Frame
Uma DX 35 mm como a que utilizo na minnha D7200 é 35 mm, enquando que minha FX 50 mm é equivalente a uma 75 mm na mesma camera, mas continua sendo 50 mm quando utilizada na D750

É impressionante a confiança que vc tem em si ao corrigir algo que está correto com uma informação errada.
« Última modificação: 30 de Maio de 2023, 15:37:52 por LeandroR »


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #25 Online: 30 de Maio de 2023, 21:45:46
É impressionante a confiança que vc tem em si ao corrigir algo que está correto com uma informação errada.

Me explica então por gentileza por que ao colocar minha 35mm DX na D750 do meu pai a camera automaticamente mostra o retangulo de corte menor e não utiliza a área total do sensor
Concordo que utilizar uma lente desenvolvida para sensor Full em um sensor APS-C tem que aplicar o fator de corte, isso sem considerar que também esta perdendo luz, pois o circulo de projeção é totalmente outro e maior que o sensor APS-C

só para referencia, site oficial da Nikon USA

https://www.nikonusa.com/en/learn-and-explore/a/products-and-innovation/the-dx-and-fx-formats.html

Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #26 Online: 30 de Maio de 2023, 22:56:41
Legal. É uma lente muito bem recomendada.  Eu peguei uma 17 70 2.8 -4 C e usb doc.  Gostei da lente, exceto o sentido do anel de zoom.

A 18-35 é uma lente excelente. Mas em DSLR precisa ver se está com boa precisão de foco. Só fazendo os testes e , eventualmente, calibrando com o Sigma Doc.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #27 Online: 30 de Maio de 2023, 23:02:17
Me explica então por gentileza por que ao colocar minha 35mm DX na D750 do meu pai a camera automaticamente mostra o retangulo de corte menor e não utiliza a área total do sensor
Concordo que utilizar uma lente desenvolvida para sensor Full em um sensor APS-C tem que aplicar o fator de corte, isso sem considerar que também esta perdendo luz, pois o circulo de projeção é totalmente outro e maior que o sensor APS-C

só para referencia, site oficial da Nikon USA

https://www.nikonusa.com/en/learn-and-explore/a/products-and-innovation/the-dx-and-fx-formats.html



Eu disse anteriormente no meu texto: a distância focal de uma lente NÃO MUDA . Uma lente 35MM continuará sendo 35MM em qualquer sensor. O que muda é o ENQUADRAMENTO do sensor menor (conhecido como fator de corte). O que estão confundindo é uma lente projetada para determinado tamanho de sensor com a distância focal e fator de corte.

DISTÂNCIA FOCAL: As lentes, em geral, são projetadas para o filme fotográfico 35MM , o que traduzindo para o digital, é o sensor Fullframe. O pessoal que usa Nikon chama de FX . Pra exemplificar, a lente Nikon FF (conhecida como FX) 35MM 1.8 e a lente para CROP Dx 35MM 1.8 , as duas possuem a distância focal (ou seja o ângulo de captação da luz) de 35 Milímetros . Ou seja , a Distância Focal da lente, é Independente do Tamanho do Sensor.

PROJEÇÃO DA LUZ:  A lente pode ser projetada para um determinado tamanho de sensor. Dando um exemplo, eu posso produzir uma lente 35MM CUJO ÂNGULO DE CAPTAÇÃO DA LUZ é de 35MM para Médio Formato, para Full Frame(FX) ou para Cropadas (DX). A distância focal nunca muda . Isso é o mais importante. O que muda é que se eu faço uma lente 35MM projetada para um sensor Menor (cropadas / DX) , essa lente cobrirá um círculo menor de luz do que se fosse uma lente projetada para um sensor maior. É por isso que se você colocar uma lente Crop (DX) de 35MM na sua D750, por exemplo , que usa sensor Maior (Fullframe/FX) , a lente não irá projetar a luz no sensor todo e será formado vinhetas pretas , justamente pela falta de vidros para captar a luz completamente.

O raciocínio inverso ocorre: se você usar uma lente de 35MM projetada para um sensor Maior (Fullframe/Fx) numa câmera de sensor menor Crop (DX) , não haverá a formação de vinheta . Porque ? Porque a luz captada pelo sensor da câmera Crop (DX) sofreu um "corte" no tamanho da imagem pelo motivo do sensor ser menor.  Mas note que a Distância focal da lente não muda, apenas o ângulo de captação da luz e , por fim, o tamanho do sensor .

TAMANHO DO SENSOR: Aqui entra o fator de corte. Se você usar uma lente de 35MM  num sensor menor do que o Fullframe/FX , haverá o FATOR DE CORTE do sensor que é a proporção matemática de quanto o sensor menor CROP/DX é menor em relação ao sensor DX . E isso afetará NÃO A DISTÂNCIA FOCAL DA LENTE E SIM UNICAMENTE O ENQUADRAMENTO  conforme a imagem abaixo:



« Última modificação: 30 de Maio de 2023, 23:11:19 por cheferson »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 30 de Maio de 2023, 23:57:48
Me explica então por gentileza por que ao colocar minha 35mm DX na D750 do meu pai a camera automaticamente mostra o retangulo de corte menor e não utiliza a área total do sensor
Concordo que utilizar uma lente desenvolvida para sensor Full em um sensor APS-C tem que aplicar o fator de corte, isso sem considerar que também esta perdendo luz, pois o circulo de projeção é totalmente outro e maior que o sensor APS-C

só para referencia, site oficial da Nikon USA

https://www.nikonusa.com/en/learn-and-explore/a/products-and-innovation/the-dx-and-fx-formats.html

Coloque uma 50mm na D750 e essa 35mm na camera crop, faça uma foto lado a lado e depois vem contar pra gente o resultado rsrrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 31 de Maio de 2023, 02:35:17
Coloque uma 50mm na D750 e essa 35mm na camera crop, faça uma foto lado a lado e depois vem contar pra gente o resultado rsrrs

2x ...
Basta olhar a diferença na imagem nas bordas dos sensores que o chefferson postou. Aquela diferença são os dois passos para trás ou para frente. Na prática o fator de corte é muito  útil. Não posso nem imaginar quantos iniciantes compram lentes erradas.
Você pega a Fuji por exemplo; muitas lentes foram feitas levando o fator de corte em consideração. 56mm(85), 18mm(28), 23mm(35), 33mm(50), 16mm(24) Importa para um fotógrafo saber que uma 35 é sempre uma 35mm? O que importa é a relação real entre as coisas.  É em qual tipo de sensor  a lente estará sendo utilizada.