Autor Tópico: Full frame  (Lida 10813 vezes)

Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #30 Online: 31 de Maio de 2023, 08:23:55
.
« Última modificação: 31 de Maio de 2023, 08:25:14 por Fischer »
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #31 Online: 31 de Maio de 2023, 08:31:14
Em primeiro lugar, peço desculpas pela minha última mensagem, relendo agora fui ríspido desnecessariamente.

Em segundo lugar, faça o teste sugerido pelo colega, a 35mm na d7200 e a 50mm na D750 e compara as duas imagens.

Em terceiro lugar, o corte quando você coloca a 35mm na D750 é devido ser uma lente projetada para sensor aps-c portanto o círculo de projeção de luz não cobre a área do sensor Full frame, na Nikon ela automaticamente entra em modo crop para não gerar vinhetas na imagem.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.307
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 31 de Maio de 2023, 09:35:41
Na Nikon ela automaticamente entra em modo crop para não gerar vinhetas na imagem.
Mas dá para mudar para fx e ter as vinhetas, se quiser.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #33 Online: 31 de Maio de 2023, 15:28:07
Mas dá para mudar para fx e ter as vinhetas, se quiser.

Essa opção deve ser interessante para lentes genéricas. Por exemplo, já tive a ótima Sigma 10-20 ; e de 15 a 20MM a vinheta some totalmente. Ou seja, mesmo projetada para um sensor menor, nessa faixa ela se torna uma 15-20 Fullframe. E é uma opção bem baratinha , considerando que em qualquer fabricante uma Grande Angular Fullframe de qualidade tem um custo mais elevado.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #34 Online: 31 de Maio de 2023, 15:31:59
2x ...
Basta olhar a diferença na imagem nas bordas dos sensores que o chefferson postou. Aquela diferença são os dois passos para trás ou para frente. Na prática o fator de corte é muito  útil. Não posso nem imaginar quantos iniciantes compram lentes erradas.
Você pega a Fuji por exemplo; muitas lentes foram feitas levando o fator de corte em consideração. 56mm(85), 18mm(28), 23mm(35), 33mm(50), 16mm(24) Importa para um fotógrafo saber que uma 35 é sempre uma 35mm? O que importa é a relação real entre as coisas.  É em qual tipo de sensor  a lente estará sendo utilizada.












Exato, a distância focal de uma lente nunca muda. A única coisa diferente é que em sensores menores, há um corte na imagem. E esse corte, vai criar uma equivalência matemática de distância focal com o sensor maior. Mas a equivalência NÃO É IGUAL.

Coloca uma 35MM num sensor cropado, em abertura 2.8 , e uma 50MM num Sensor Fullframe em abertura 2.8 com o mesmo ângulo, enquadramento, distância do objeto até a câmera, distância do fundo para o objeto e você perceberá que as fotos embora tenham algumas semelhanças em questão de ÂNGULO DE VISÃO , serão diferentes na profundidade de campo, na proporção das linhas e curvas , pois essas características não são do sensor e sim da distância focal escolhida. REPETINDO: Distância focal de uma lente nunca muda, e sim apenas o enquadramento proporcionado pelo Fator de Corte.

Abraços!
« Última modificação: 31 de Maio de 2023, 15:35:49 por cheferson »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 31 de Maio de 2023, 15:51:04
Exato, a distância focal de uma lente nunca muda. A única coisa diferente é que em sensores menores, há um corte na imagem. E esse corte, vai criar uma equivalência matemática de distância focal com o sensor maior. Mas a equivalência NÃO É IGUAL.

Coloca uma 35MM num sensor cropado, em abertura 2.8 , e uma 50MM num Sensor Fullframe em abertura 2.8 com o mesmo ângulo, enquadramento, distância do objeto até a câmera, distância do fundo para o objeto e você perceberá que as fotos embora tenham algumas semelhanças em questão de ÂNGULO DE VISÃO , serão diferentes na profundidade de campo, na proporção das linhas e curvas , pois essas características não são do sensor e sim da distância focal escolhida. REPETINDO: Distância focal de uma lente nunca muda, e sim apenas o enquadramento proporcionado pelo Fator de Corte.

Abraços!

Isso é o básico do básico. Eu classificaria isso como conhecimento para iniciantes antes de compras.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #36 Online: 31 de Maio de 2023, 17:46:06
Exato, a distância focal de uma lente nunca muda. A única coisa diferente é que em sensores menores, há um corte na imagem. E esse corte, vai criar uma equivalência matemática de distância focal com o sensor maior. Mas a equivalência NÃO É IGUAL.

Coloca uma 35MM num sensor cropado, em abertura 2.8 , e uma 50MM num Sensor Fullframe em abertura 2.8 com o mesmo ângulo, enquadramento, distância do objeto até a câmera, distância do fundo para o objeto e você perceberá que as fotos embora tenham algumas semelhanças em questão de ÂNGULO DE VISÃO , serão diferentes na profundidade de campo, na proporção das linhas e curvas , pois essas características não são do sensor e sim da distância focal escolhida. REPETINDO: Distância focal de uma lente nunca muda, e sim apenas o enquadramento proporcionado pelo Fator de Corte.

Abraços!

O que vc quer dizer com proporção de linhas e curvas?  :ponder:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #37 Online: 31 de Maio de 2023, 19:14:39
O que vc quer dizer com proporção de linhas e curvas?  :ponder:

Leandro, quero dizer isto:
« Última modificação: 31 de Maio de 2023, 19:14:52 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #38 Online: 31 de Maio de 2023, 19:15:48
Isso é o básico do básico. Eu classificaria isso como conhecimento para iniciantes antes de compras.


Leonardo é o básico. Mas tem muita gente iniciante que usa o fórum como base de conhecimento. Por isso é importante que as pessoas adquiram a cultura fotográfica e isso inclui conhecimentos corretos . Abraços, amigo!


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #39 Online: 31 de Maio de 2023, 22:37:31
Isso é o básico do básico. Eu classificaria isso como conhecimento para iniciantes antes de compras.

Isso pode ser considerado conhecimento basico do basico para quem já tem experiencia ou fez algum curso mais decente
E concordo totalmente com o cheferson, muitas vezes o forum é utilizado como base de conhecimento
Quando eu começei a fotografar por hobby não sabia dessas coisas, e exatamente a falta desse conhecimento fez eu comprar lente errada e depois acabar comprando a certa
Mas sem grandes perdas, meu pai acaba usando minha 50 mm Fx na D750 dele e eu uso minha 35mm DX na minha D7200, que é a minha lente favorita
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #40 Online: 31 de Maio de 2023, 22:48:56
Em primeiro lugar, peço desculpas pela minha última mensagem, relendo agora fui ríspido desnecessariamente.

Em segundo lugar, faça o teste sugerido pelo colega, a 35mm na d7200 e a 50mm na D750 e compara as duas imagens.

Em terceiro lugar, o corte quando você coloca a 35mm na D750 é devido ser uma lente projetada para sensor aps-c portanto o círculo de projeção de luz não cobre a área do sensor Full frame, na Nikon ela automaticamente entra em modo crop para não gerar vinhetas na imagem.

Esse ponto da projeção do sensor acho que é um dos mais facinantes e que acaba gerando mais discussões do que seriam necessarias
É inclusive a minha explicação preferida para tornar tangivel o entendimento do que é o fator de Crop dos sensores APS-C
Quando eu entendi isso, eu olhei para a minha 50mm FX e pensei "pouts". A 105mm FX Macro considerei que o dao não foi tão grande, pois curto demais aproximar mais do que o bom senso normalmente permite
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 01 de Junho de 2023, 18:20:50
Chefferson, espero que voce entenda que uma lente continuar tendo teoricamente ou nao a mesma distancia focal, nao tem a menor importacia diante de uma imagem a ser observada. E algo que nao tem a menor importancia.  Alguem fotografar com apsc e dizer, olhem... essa lente continua sendo 35mm  nao tera dialogo algum com a imagem. Isso nao ira ajudar.  Isso e simplesmente falar algo vazio e nao escutar. Caso alguem se equivoque, nao se incomode pois essa ideia nao tem a menor importancia. Falo isso tranquilo.
Agora falando sobre cultura fotografica, tem tantas coisas que eu conheco tao pouco , mas sei que fazem parte da cultura fotografica.  Markething, Antropologia, Filosofia, Tecnica, Astrofotografia, Macrofotografia, composicao. Tem tantas coisas que eu desconheco, que eu nao consigo ver esse discurso da 35 e sempre 35 como algo alem de uma repeticao vazia que nao dialoga, nao escuta, e me desculpe mas nao tem nada nessa repeticao mental vazia,  que valha a pena ser marcada, muito melhor a tecnica da macro ou paisagens por exemplo. Mas ja que eu estou sendo contra a aquisicao de cultura no forum... :assobi:

Estamos, off topic. desculpe ai.




 







« Última modificação: 01 de Junho de 2023, 18:35:12 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #42 Online: 01 de Junho de 2023, 19:25:44
Chefferson, espero que voce entenda que uma lente continuar tendo teoricamente ou nao a mesma distancia focal, nao tem a menor importacia diante de uma imagem a ser observada. E algo que nao tem a menor importancia.  Alguem fotografar com apsc e dizer, olhem... essa lente continua sendo 35mm  nao tera dialogo algum com a imagem. Isso nao ira ajudar.  Isso e simplesmente falar algo vazio e nao escutar. Caso alguem se equivoque, nao se incomode pois essa ideia nao tem a menor importancia. Falo isso tranquilo.
Agora falando sobre cultura fotografica, tem tantas coisas que eu conheco tao pouco , mas sei que fazem parte da cultura fotografica.  Markething, Antropologia, Filosofia, Tecnica, Astrofotografia, Macrofotografia, composicao. Tem tantas coisas que eu desconheco, que eu nao consigo ver esse discurso da 35 e sempre 35 como algo alem de uma repeticao vazia que nao dialoga, nao escuta, e me desculpe mas nao tem nada nessa repeticao mental vazia,  que valha a pena ser marcada, muito melhor a tecnica da macro ou paisagens por exemplo. Mas ja que eu estou sendo contra a aquisicao de cultura no forum... :assobi:

Estamos, off topic. desculpe ai.




 









Leonardo, entendo seu ponto de vista. Mas apenas disse um fato: distância focal da lente não muda, o que muda é o  tamanho do sensor, o fator de corte e se essa lente é produzida para qual tamanho de sensor.

Estamos todos aprendendo né. Mas o Youtube e diversas postagens do fórum são úteis, mas há também muita, muita bobagem sem fundamento sendo dita sobre este tema. E é super importante que possamos estudar e compartilhar conhecimento corretamente.

A prática é importante e entender a teoria , igualmente importante.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #43 Online: 01 de Junho de 2023, 20:14:29
Pessoal, talvez eu tenha falado demais. Vou deixar que um mestre da Fotografia brasileira fale de maneira lógica e totalmente esclarecedora; ela se expressa melhor do que eu nisso e ficar digitando aqui com níveis de entendimento diferenciados de cada um , pode não ser o melhor caminho . Por isso, vamos deixar o Professor Armando Vernaglia falar:


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 01 de Junho de 2023, 20:30:45
A distância focal nesse caso funciona apenas sendo percebida como  identificação do produto, mas não  como  imagem.final, resultante do processo fotográfico. Pois seria muito confuso ver dois ângulos de visão diferentes e acetar ambos como sendo a mesma distância focal. O que eu quero dizer é que você tem uma área, uma proporção que você espera ver como uma 24mm em um determinado sensor. E aí você olha para aquela imagem feita com 24mm em um sensor menor e é outra dimensão. É muito estranho ver ambas imagens como 24mm. Você entendeu onde eu quero chegar?