Autor Tópico: Full frame  (Lida 10816 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #45 Online: 01 de Junho de 2023, 21:58:11
A distância focal nesse caso funciona apenas sendo percebida como  identificação do produto, mas não  como  imagem.final, resultante do processo fotográfico. Pois seria muito confuso ver dois ângulos de visão diferentes e acetar ambos como sendo a mesma distância focal. O que eu quero dizer é que você tem uma área, uma proporção que você espera ver como uma 24mm em um determinado sensor. E aí você olha para aquela imagem feita com 24mm em um sensor menor e é outra dimensão. É muito estranho ver ambas imagens como 24mm. Você entendeu onde eu quero chegar?





Leonardo, então , recomendo que você assista os dois vídeos do Professor Armando sobre o tema. Recomendo começar por este:

E depois este:

Sobre sua citação:
"A distância focal nesse caso funciona apenas sendo percebida como  identificação do produto, mas não  como  imagem final resultante do processo fotográfico. "
Cara, na verdade tenho uma visão diferente: a distância focal tem um impacto gigante na percepção de como o cérebro enxerga as coisas. Isso se chama estética fotográfica.

Vou te recomendar um terceiro vídeo do Armando que é fantástico sobre o assunto. Aliás, este assunto quase não é abordado por Youtubers brasileiros que, em geral e com digníssimas e honrosas excessões, ficam fazendo vídeos apenas sobre equipamentos novos . A Estética fotográfica é um assunto obrigatório para quem faz cinema e na fotografia este é um assunto que todos deveríamos estudar:

Cara, e veja esse lindo documentário do filme Barry London. Um clássico! Stanley Kubrick era um gênio da fotografia. Note a composição e iluminação do filme. Note que as distâncias focais escolhidas tem tudo a ver com a linguagem e estética que ele queria gerar no público.

Realmente, tudo se resume em ler, ver filmes, estudar. Aprender com os mestres do passado como Stanley Kubrick. Ver um filme dele é praticamente uma aula imersiva de fotografia! 
« Última modificação: 01 de Junho de 2023, 22:04:59 por cheferson »


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #46 Online: 01 de Junho de 2023, 22:37:09
Leonardo, então , recomendo que você assista os dois vídeos do Professor Armando sobre o tema. Recomendo começar por este:

E depois este:

Sobre sua citação:
"A distância focal nesse caso funciona apenas sendo percebida como  identificação do produto, mas não  como  imagem final resultante do processo fotográfico. "
Cara, na verdade tenho uma visão diferente: a distância focal tem um impacto gigante na percepção de como o cérebro enxerga as coisas. Isso se chama estética fotográfica.

Vou te recomendar um terceiro vídeo do Armando que é fantástico sobre o assunto. Aliás, este assunto quase não é abordado por Youtubers brasileiros que, em geral e com digníssimas e honrosas excessões, ficam fazendo vídeos apenas sobre equipamentos novos . A Estética fotográfica é um assunto obrigatório para quem faz cinema e na fotografia este é um assunto que todos deveríamos estudar:

Cara, e veja esse lindo documentário do filme Barry London. Um clássico! Stanley Kubrick era um gênio da fotografia. Note a composição e iluminação do filme. Note que as distâncias focais escolhidas tem tudo a ver com a linguagem e estética que ele queria gerar no público.

Realmente, tudo se resume em ler, ver filmes, estudar. Aprender com os mestres do passado como Stanley Kubrick. Ver um filme dele é praticamente uma aula imersiva de fotografia!

 :clap: :clap:
Excelente!

Se me permite um comentario, quando se tem uma ideia em produção, para torna-la real é necessário decidir quais ferramentas devemos utilizar para tornar essa ideia em algo factivel
Isso faz parte de qualquer processo criativo
Falo tanto por experiencia própria, pois fiz usinagem no SENAI, engenheiro por formação e trabalhei mais de 10 anos em desenvolvimento de produtos, e todo processo de tornar algo real dependeu totalmente de eu conhecer a fundo minhas ferramentas, seus limites, como elas funcionam e quais os resultados que cada uma delas produz
Acho que consigo uma analogia facil facil com fotografia
A camera é apenas uma de nossas ferramentas
Se não conhecer a fundo seus aspectos e seu funcionamento, tanto do corpo quanto da lente e das luzes, o processo criativo encontra uma barreira gigantesca na hora da execução
A fotográfia é uma consequencia final desses conhecimentos
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #47 Online: 01 de Junho de 2023, 23:29:49
:clap: :clap:
Excelente!

Se me permite um comentario, quando se tem uma ideia em produção, para torna-la real é necessário decidir quais ferramentas devemos utilizar para tornar essa ideia em algo factivel
Isso faz parte de qualquer processo criativo
Falo tanto por experiencia própria, pois fiz usinagem no SENAI, engenheiro por formação e trabalhei mais de 10 anos em desenvolvimento de produtos, e todo processo de tornar algo real dependeu totalmente de eu conhecer a fundo minhas ferramentas, seus limites, como elas funcionam e quais os resultados que cada uma delas produz
Acho que consigo uma analogia facil facil com fotografia
A camera é apenas uma de nossas ferramentas
Se não conhecer a fundo seus aspectos e seu funcionamento, tanto do corpo quanto da lente e das luzes, o processo criativo encontra uma barreira gigantesca na hora da execução
A fotográfia é uma consequencia final desses conhecimentos


Exato, meu amigo. Acertou no gol agora (risos).

Entender que a distância focal de uma lente não muda é importantíssimo; não é uma teoria vazia. Stanley Kubrick jamais faria o excelente trabalho dele senão tivesse domínio da arte, da estética , da iluminação, do conhecimento da distância focal. Se você ver o documentário perceberá até o cuidado na escolha das roupas, o posicionamento dos personagens e os ângulos de visão escolhidos (cujo resultado depende e muito da distância focal e do tamanho do filme utilizado para filmagem, já que naquela época haviam diversos formatos de filme, igual hoje temos sensor Médio Formato, Full Frame, APSC, etc.

E apenas para esses detalhes, e escolha da locação, elenco, Stanley levou 1 ano e 3 meses somente para ajustar e decidir esses detalhes ANTES de começar as gravações

Um gênio e uma grande arte como esse filme não nascem do dia pra noite. E com certeza muito estudo e prática é necessário.
« Última modificação: 01 de Junho de 2023, 23:34:10 por cheferson »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 02 de Junho de 2023, 03:40:16
Não chefferson,  dizer que uma lente possui a mesma distância focal em apsc não tem nenhuma relação com os vídeos postados. Mas beleza... Pense como quiser.  :ok:

Fischer tanto faz...

 Eu riria da situação engraçada, mas não dá pessoa, se permitido for ter bom humor.
 Você fez uma observação, que certa ou errada felizmente não fará a menor importância. na real dizer que uma 35 continua sendo 35 não colabora na aquisição de produtos. Pelo contrário causa confusão. É mais fácil entender o efeito crop observando a mudança no sensor e portanto no ângulo de imagem. Mas realmente o produto... Como é chamado... Aquela lente 35 apsc ou aquela 35.... é isso.

Infelizmente não tem nada para crescer nesse caminho, exceto se você for produzir lentes. Eu não quiz lhe ofender dizendo isso, mas escute o que quiser.

Se quiserem responder, por favor sejam breve e que o assunto do tópico continue.

Estamos falando aqui sobre uma lente 18 35. Super grande angular. Certo? Brincando.  ;)







« Última modificação: 02 de Junho de 2023, 03:43:27 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 02 de Junho de 2023, 04:57:27
* minha falha. ..18mm não é super grande angular Apenas grande angular .


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 02 de Junho de 2023, 05:38:45
Chefferson, você está equivocado e não me entendeu. Em qual momento eu disse que o ângulo de uma lente  se comporta do mesmo modo em APSC e FF?  Em qual momento eu não considerei a imagem como referência? 

Só para me distrair. Deveria ser bonito ver essa luz , e o ângulo da luz mudando em uma máquina transparente. Se possível fosse.

 



« Última modificação: 02 de Junho de 2023, 05:49:00 por Leonardo Tonin »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.006
Resposta #51 Online: 02 de Junho de 2023, 14:00:55
Exato, a distância focal de uma lente nunca muda. A única coisa diferente é que em sensores menores, há um corte na imagem. E esse corte, vai criar uma equivalência matemática de distância focal com o sensor maior. Mas a equivalência NÃO É IGUAL.

Coloca uma 35MM num sensor cropado, em abertura 2.8 , e uma 50MM num Sensor Fullframe em abertura 2.8 com o mesmo ângulo, enquadramento, distância do objeto até a câmera, distância do fundo para o objeto e você perceberá que as fotos embora tenham algumas semelhanças em questão de ÂNGULO DE VISÃO , serão diferentes na profundidade de campo, na proporção das linhas e curvas , pois essas características não são do sensor e sim da distância focal escolhida. REPETINDO: Distância focal de uma lente nunca muda, e sim apenas o enquadramento proporcionado pelo Fator de Corte.

Abraços!

Cheferson, acho que vc está equivocado, quando vc coloca uma lente 35mm 2.8 numa camera cropada (1.5x) muda sim a distancia focal e ela se parece com uma 50mm numa full frame, distancia focal e ângulo de visão são a mesma coisa



o que muda é a profundidade de campo já que o sensor cropado é menor, então o 2.8 iria se parecer com 3.5(to chutando, não sei direito a exata proporção)

esse video do Vernaglia (Lentes & Retratos) que vc postou é sobre isso aqui.



 E uma 35mm numa cropada e uma 50mm numa full frame tem a mesma estética(desconsiderando a profundidade de campo, que esse realmente muda), já que a distancia do objeto é sempre a mesma, no video do Vernaglia ele usava a mesma camera o que mudava era a lente e a distancia,para se manter o mesmo enquadramento.

A distância focal nesse caso funciona apenas sendo percebida como  identificação do produto, mas não  como  imagem.final, resultante do processo fotográfico.

Isso mesmo....é apenas uma questão de nomenclatura

« Última modificação: 02 de Junho de 2023, 14:11:06 por pkawazoe »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.006
Resposta #52 Online: 02 de Junho de 2023, 14:50:08
distancia focal e ângulo de visão são a mesma coisa

opa eu vou me corrigir,

acho que ficaria melhor assim " a distância focal muda de acordo com o ângulo de visão da lente"

qualquer lente zoom segue esse mesmo princípio.
« Última modificação: 02 de Junho de 2023, 14:51:19 por pkawazoe »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #53 Online: 02 de Junho de 2023, 17:25:40
Não chefferson,  dizer que uma lente possui a mesma distância focal em apsc não tem nenhuma relação com os vídeos postados. Mas beleza... Pense como quiser.  :ok:


Eu tbm entendi isso... O que o vídeo tá mostrando não tem relação com o que está sendo argumentado.

O Pkawazoe complementou bem... Essa "distorção" se deve ao ângulo de visão ou distância do assunto.. portanto ambos casos devemos considerar a distância focal equivalente (pós crop).

Não fosse isso já imaginou como sairiam as fotos das câmeras saboneteiras ou celulares que tem lentes 4mm, 8mm , mas devido ao sensor pequeníssimo resultam em ângulo de visão semelhante ao 28mm por exemplo.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #54 Online: 02 de Junho de 2023, 18:35:33
Eu tbm entendi isso... O que o vídeo tá mostrando não tem relação com o que está sendo argumentado.

O Pkawazoe complementou bem... Essa "distorção" se deve ao ângulo de visão ou distância do assunto.. portanto ambos casos devemos considerar a distância focal equivalente (pós crop).

Não fosse isso já imaginou como sairiam as fotos das câmeras saboneteiras ou celulares que tem lentes 4mm, 8mm , mas devido ao sensor pequeníssimo resultam em ângulo de visão semelhante ao 28mm por exemplo.



Pessoal , eu creio que a lógica é mais ou menos a seguinte: tire um retrato com uma 50MM em um sensor APSC que dá a equivalência na Canon a 80 ou 82MM . Agora pegue uma Fullframe e tire a foto na mesma distância física entre a modelo e a câmera com uma 85MM .

Tú vai perceber que a lente 85MM trará um rosto mais "afinado" digamos (nariz principalmente) e linhas do rosto.

Talvez eu não tenha me explicado direito e peço desculpas a quem não entendeu isso. Mas penso que este teste acima é um grande exemplo prático. Neste sentido, a distância focal de uma lente nunca muda e saber disso  é importante para determinados tipos de resultados que se deseja. Para outras situações pode ser irrelevante, realmente. Tudo depende do seu propósito fotográfico.

Citando como exemplo, uma lente 85MM "em teoria" na Fullframe , faria um retrato com proporções de rosto e nariz esteticamente "mais bonitas" do que uma 50MM num sensor cropado. Embora o campo de visão seja praticamente idêntico, o formato do rosto apresentado nas duas fotos será diferente.

Considere o fato de que uma 50MM numa cropada é quase o mesmo ângulo de visão de uma 85 numa Fullframe, mas mantidas as mesmas distâncias câmera x modelo, o resultado final terá uma diferença que, a meu ver, existe e faz diferença.

Espero ter explicado direito, pois encerro o assunto por aqui. Quem viu os vídeos e entendeu isso, beleza. E o que isso tem a ver com o fator de corte? Tudo. A lente 50MM continuará sendo 50MM . Apenas no sensor crop teremos o Crop (corte) da imagem, mantendo o campo de visão de quase 85MM, mas com as características da 50MM intactas.

 Abraços. 
« Última modificação: 02 de Junho de 2023, 18:46:03 por cheferson »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.793
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #55 Online: 02 de Junho de 2023, 20:39:30
Pessoal , eu creio que a lógica é mais ou menos a seguinte: tire um retrato com uma 50MM em um sensor APSC que dá a equivalência na Canon a 80 ou 82MM . Agora pegue uma Fullframe e tire a foto na mesma distância física entre a modelo e a câmera com uma 85MM .

Tú vai perceber que a lente 85MM trará um rosto mais "afinado" digamos (nariz principalmente) e linhas do rosto.

Talvez eu não tenha me explicado direito e peço desculpas a quem não entendeu isso. Mas penso que este teste acima é um grande exemplo prático. Neste sentido, a distância focal de uma lente nunca muda e saber disso  é importante para determinados tipos de resultados que se deseja. Para outras situações pode ser irrelevante, realmente. Tudo depende do seu propósito fotográfico.

Citando como exemplo, uma lente 85MM "em teoria" na Fullframe , faria um retrato com proporções de rosto e nariz esteticamente "mais bonitas" do que uma 50MM num sensor cropado. Embora o campo de visão seja praticamente idêntico, o formato do rosto apresentado nas duas fotos será diferente.

Considere o fato de que uma 50MM numa cropada é quase o mesmo ângulo de visão de uma 85 numa Fullframe, mas mantidas as mesmas distâncias câmera x modelo, o resultado final terá uma diferença que, a meu ver, existe e faz diferença.

Espero ter explicado direito, pois encerro o assunto por aqui. Quem viu os vídeos e entendeu isso, beleza. E o que isso tem a ver com o fator de corte? Tudo. A lente 50MM continuará sendo 50MM . Apenas no sensor crop teremos o Crop (corte) da imagem, mantendo o campo de visão de quase 85MM, mas com as características da 50MM intactas.

 Abraços.

Me desculpe mas já fiz esses teste, exatamente 50mm na T3 e 85mm na 5d.
Não teve diferença nenhuma no rosto.

Nenhuma 50mm tem distorção de barril a esse ponto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #56 Online: 03 de Junho de 2023, 10:42:51
Pessoal , eu creio que a lógica é mais ou menos a seguinte: tire um retrato com uma 50MM em um sensor APSC que dá a equivalência na Canon a 80 ou 82MM . Agora pegue uma Fullframe e tire a foto na mesma distância física entre a modelo e a câmera com uma 85MM .

Tú vai perceber que a lente 85MM trará um rosto mais "afinado" digamos (nariz principalmente) e linhas do rosto.

Talvez eu não tenha me explicado direito e peço desculpas a quem não entendeu isso. Mas penso que este teste acima é um grande exemplo prático. Neste sentido, a distância focal de uma lente nunca muda e saber disso  é importante para determinados tipos de resultados que se deseja. Para outras situações pode ser irrelevante, realmente. Tudo depende do seu propósito fotográfico.

Citando como exemplo, uma lente 85MM "em teoria" na Fullframe , faria um retrato com proporções de rosto e nariz esteticamente "mais bonitas" do que uma 50MM num sensor cropado. Embora o campo de visão seja praticamente idêntico, o formato do rosto apresentado nas duas fotos será diferente.

Considere o fato de que uma 50MM numa cropada é quase o mesmo ângulo de visão de uma 85 numa Fullframe, mas mantidas as mesmas distâncias câmera x modelo, o resultado final terá uma diferença que, a meu ver, existe e faz diferença.

Espero ter explicado direito, pois encerro o assunto por aqui. Quem viu os vídeos e entendeu isso, beleza. E o que isso tem a ver com o fator de corte? Tudo. A lente 50MM continuará sendo 50MM . Apenas no sensor crop teremos o Crop (corte) da imagem, mantendo o campo de visão de quase 85MM, mas com as características da 50MM intactas.

 Abraços.

Amigo, acho que está equivocado. Isso que estás a dizer é efeito da compressão de planos, que por sua vez é efeito da distância entre câmera e assunto fotográfico, portanto não dá lente em si.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 04 de Junho de 2023, 10:55:25
Pessoal , eu creio que a lógica é mais ou menos a seguinte: tire um retrato com uma 50MM em um sensor APSC que dá a equivalência na Canon a 80 ou 82MM . Agora pegue uma Fullframe e tire a foto na mesma distância física entre a modelo e a câmera com uma 85MM .

Tú vai perceber que a lente 85MM trará um rosto mais "afinado" digamos (nariz principalmente) e linhas do rosto.

Talvez eu não tenha me explicado direito e peço desculpas a quem não entendeu isso. Mas penso que este teste acima é um grande exemplo prático. Neste sentido, a distância focal de uma lente nunca muda e saber disso  é importante para determinados tipos de resultados que se deseja. Para outras situações pode ser irrelevante, realmente. Tudo depende do seu propósito fotográfico.

Citando como exemplo, uma lente 85MM "em teoria" na Fullframe , faria um retrato com proporções de rosto e nariz esteticamente "mais bonitas" do que uma 50MM num sensor cropado. Embora o campo de visão seja praticamente idêntico, o formato do rosto apresentado nas duas fotos será diferente.

Considere o fato de que uma 50MM numa cropada é quase o mesmo ângulo de visão de uma 85 numa Fullframe, mas mantidas as mesmas distâncias câmera x modelo, o resultado final terá uma diferença que, a meu ver, existe e faz diferença.

Espero ter explicado direito, pois encerro o assunto por aqui. Quem viu os vídeos e entendeu isso, beleza. E o que isso tem a ver com o fator de corte? Tudo. A lente 50MM continuará sendo 50MM . Apenas no sensor crop teremos o Crop (corte) da imagem, mantendo o campo de visão de quase 85MM, mas com as características da 50MM intactas.

 Abraços.

 :clap: :clap: :clap: :clap:
Certinho!

Pq os fotógrafos de moda e retrato usam médio formato e não 35mm?
Pq na médio formato vc tem um sensor quase o dobro, daí a "normal" da 645 é uma 80mm. O resultado é surpreendente, pq vc tem uma distancia focal maior para o mesmo angulo de visão.
Galera, uma lente 50mm vai ser sempre uma 50mm, as características opticas vão ser sempre de uma 50mm, não importando o ângulo de visão...
Quanto maior o sensor, maior a distancia focal para o mesmo angulo de visão. Mas repito, as características opticas são as mesmas. Eu falo isso com propriedade, fotografei com médio formato 6x45 e 6x7 durante muito tempo. Tive uma 645 digital por anos, e sei a diferença gritante nesta relação de lentes em sensores diferentes. É que a diferença entre o DX e o FF pode não permitir q vcs notem a diferença, mas quando vc pega um sensor do dobro do tamanho é nítida esta questão.

abs
« Última modificação: 04 de Junho de 2023, 10:57:06 por galeno »
Nikon D810


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #58 Online: 04 de Junho de 2023, 11:04:17
:clap: :clap: :clap: :clap:
Certinho!

Pq os fotógrafos de moda e retrato usam médio formato e não 35mm?
Pq na médio formato vc tem um sensor quase o dobro, daí a "normal" da 645 é uma 80mm. O resultado é surpreendente, pq vc tem uma distancia focal maior para o mesmo angulo de visão.
Galera, uma lente 50mm vai ser sempre uma 50mm, as características opticas vão ser sempre de uma 50mm, não importando o ângulo de visão...
Quanto maior o sensor, maior a distancia focal para o mesmo angulo de visão. Mas repito, as características opticas são as mesmas. Eu falo isso com propriedade, fotografei com médio formato 6x45 e 6x7 durante muito tempo. Tive uma 645 digital por anos, e sei a diferença gritante nesta relação de lentes em sensores diferentes. É que a diferença entre o DX e o FF pode não permitir q vcs notem a diferença, mas quando vc pega um sensor do dobro do tamanho é nítida esta questão.

abs

Até que enfim um profissional com uma boa opinião. Como já dito, a distância focal de uma objetiva não muda, o que inclui suas características óticas como distorção, etc. Em alguns setores como moda isso faz toda diferença. Para outros nichos ou áreas, pode não fazer diferença nenhuma.

Muito obrigado por seu comentário e parabéns a todos pelo respeito nos comentários. Podemos ter divergências de idéias , mas não de desrespeitar pessoas. Mostra que temos maturidade para discutir as idéias e aprimorar o conhecimento de todos  :clap:  :ok: :ok: :ok:
« Última modificação: 04 de Junho de 2023, 11:13:49 por cheferson »


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 04 de Junho de 2023, 11:14:14
Para ilustrar:
https://www.instagram.com/p/CpfpVjUur_G/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

essa foto minha eu fiz com a 645, 80mm e f8 ou f9.5

Pensa nessa profundidade de campo, se eu tivesse na FF e uma 50mm, eu precisaria de usar tipo f 2.8 pra consegui-la.
Nikon D810