Autor Tópico: Perdendo muitas fotos com Foco/Rastreamento das Mirrorless Rs  (Lida 8548 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.618
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #75 Online: 28 de Junho de 2023, 19:15:41
Fernando...será que se você estar a câmera para Neutral e jogar no contraste e saturação algo como -1 ou -2 ... Não resolveria esses problemas de foco???

Eu já uso a câmera no perfil Neutral 100% do tempo. Isso deve ser particularidade da Sony.
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.618
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #76 Online: 28 de Junho de 2023, 19:25:27
Uma coisa que acho legal deixar registrado aqui é o comparativo da R com a R7.

Domingo levei ambas para uma corrida, na R7 usei uma lente olho de peixe e na R usei a 24-105. Fiquei bobo de ver como a R se perde na focalização. Mesmo usando foco pontual, ela tenta focar atrás, na frente e escapa bastante. Não é toda vez que ela identifica os olhos. Nesse ponto a R leva um chocolate da R7.
Agora quando é uma foto digamos assim de estúdio, que temos tempo para fazer o foco, a composição e talz, parece que a R tem uma uma IA semi-humana que quando a situação aperta ela fica "nervosa" e erra. Já quando tudo está tranquilo, mar de almirante, a bichinha é perfeita, nem dá pra perceber diferença.


A R7 também vai muito bem se estiver tudo tranquilinho, mas agora se tiver que  "cag*r" foto a 30 fps, com dezenas de atletas correndo, entrando e saindo do quadro, a bicha pede penico. Por outro lado, se tiver mais tranquilo, com espaço e talz, depois que pega "o tempo" da câmera, ela  quase não erra.
« Última modificação: 28 de Junho de 2023, 19:32:05 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.775
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 29 de Junho de 2023, 14:09:18
Eu já uso a câmera no perfil Neutral 100% do tempo. Isso deve ser particularidade da Sony.

até onde sei o perfil que você escolhe não interfere no foco já que o sistema já satura a imagem para o foco...
o perfil que você escolhe influencia apenas na gravação do arquivo e em jpg até onde sei pelo menos na nikon é assim.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 30 de Junho de 2023, 02:43:24
até onde sei o perfil que você escolhe não interfere no foco já que o sistema já satura a imagem para o foco...
o perfil que você escolhe influencia apenas na gravação do arquivo e em jpg até onde sei pelo menos na nikon é assim.

Nikon usa um sistema diferente, microlentes no sensor eu sei que usam,  talvez usem também algo como a Sony.
Nikon usa step motor.Canon usa linear usm ou stm 

Tem que testar todas configurações. Limitar a área de af.
Tem uma coisa, procurem lente ef da mais nova geräcao possível. Lembrando que essas empresas precisam vender.
« Última modificação: 30 de Junho de 2023, 02:48:00 por Leonardo Tonin »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #79 Online: 10 de Julho de 2023, 10:10:06
Chegando um pouco atrasado aqui na discussão mas quero deixar minha contribuição.

1 - Sobre o problema que o Fernando está demonstrando: Pode sim estar havendo uma deficiência do equipmento mas eu acredito que a maior contribuição baixo keep rate é o desconhecimento de como tirar o melhor do sistema de foco. Eu usei minha A7III por 4 anos e no meu primeiro ano evolui muito em como tirar o melhor do foco.
Acho que o maior exemplo é o que aconteceu comigo semana passada. Peguei a R6 na mão e estava frustado porque não conseguia fazer o tracking do jeito que eu estava acostumado. Gastei algumas horas lendo manual, assistindo vídeos e boa parte da minha frustração foi embora. Essas câmeras tem muitas opções e subconfigurações no quesito foco. Além disso, a forma como vc configura os botões na câmera influenciam muito. Fernando, tenho certeza que testar coisas diferentes ajuda muito. Treine com uma criança/amigo/cachorro correndo. Mas o que o Ferrari falou tem um impacto muito grande no seu tipo de fotografia.
Tenha certeza de ajustar os dois parâmetros que fazem com que o Foco fique "mais grudado" no alvo original.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #80 Online: 10 de Julho de 2023, 10:19:04
2 - Fico surpresa de ver que ainda a discussão ML vs DSLR anda quente por aqui. É difícil ser imparcial e mais racional nesse quesito mas, baseado na minha experiência, não consigo ver uma situação técnica onde ML esteja para trás de DSLR (nunca fotografei ação mas vejo inúmeros fotógrafos de futebol, automobilismo, pássaros e fotojornalismo migrando para ML - A9II, A1, R5, R6, R3).
Acho que o grande ponto aqui é mudar o seu mindset. Pra mim, ML se fotografa com AI Servo/AF-C e sabendo usar o tracking, face/eye detect, AI a seu favor.
Se vc tem somente um rosto (ou poucos mas próximos e no mesmo plano), pode deixar no "100% automático". Se vc tem uma situação como a da corrida, saber fazer tracking apropriado daquela pessoa é fundamental. Nesse ponto acho que o sistema da Sony e da Nikon são mais friendly mas o da Canon também tem de um jeito diferente (pelo menos baseado no que eu estudei e testei até agora).

Se vc está feliz com a DSLR e ela paga as suas contas ou te satisfaz no hobby, não migre! Mas se migrar, é importante reajustar a sua técnica. Uma vez feito isso, vc não quer voltar. Hoje eu não preciso ficar tenso e me preocupando em compor/dirigir a pessoa mas ficar preocupado se o foco vai estar cravado ou não.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #81 Online: 10 de Julho de 2023, 10:21:40
Essa aqui é a técnica mais interessante que eu vi até agora. Já que não existe um modo de foco dedicado para "tracking" de maneira simples e direta como a Sony (desde o modelo RIV), essa técnica aqui me salvou no meu desespero inicial quando peguei a R6 na mão.


A técnica em si é bem simples, mas é importante ter os botões customizados para ajudar a sua vida.
« Última modificação: 10 de Julho de 2023, 10:22:33 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.287
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #82 Online: 10 de Julho de 2023, 10:28:19
Essa aqui é a técnica mais interessante que eu vi até agora. Já que não existe um modo de foco dedicado para "tracking" de maneira simples e direta como a Sony (desde o modelo RIV), essa técnica aqui me salvou no meu desespero inicial quando peguei a R6 na mão.


A técnica em si é bem simples, mas é importante ter os botões customizados para ajudar a sua vida.

Exatamente como eu fotografo hoje. Só uso outros botões.

Por isso digo que o sistema da Canon além de ser o mais preciso, na questão de aquisição de Eye-AF em um objetivo "X" hoje também é o que mais acerta.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.952
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #83 Online: 10 de Julho de 2023, 10:43:35
2 - Fico surpresa de ver que ainda a discussão ML vs DSLR anda quente por aqui. É difícil ser imparcial e mais racional nesse quesito mas, baseado na minha experiência, não consigo ver uma situação técnica onde ML esteja para trás de DSLR (nunca fotografei ação mas vejo inúmeros fotógrafos de futebol, automobilismo, pássaros e fotojornalismo migrando para ML - A9II, A1, R5, R6, R3).
Acho que o grande ponto aqui é mudar o seu mindset. Pra mim, ML se fotografa com AI Servo/AF-C e sabendo usar o tracking, face/eye detect, AI a seu favor.
Se vc tem somente um rosto (ou poucos mas próximos e no mesmo plano), pode deixar no "100% automático". Se vc tem uma situação como a da corrida, saber fazer tracking apropriado daquela pessoa é fundamental. Nesse ponto acho que o sistema da Sony e da Nikon são mais friendly mas o da Canon também tem de um jeito diferente (pelo menos baseado no que eu estudei e testei até agora).

Se vc está feliz com a DSLR e ela paga as suas contas ou te satisfaz no hobby, não migre! Mas se migrar, é importante reajustar a sua técnica. Uma vez feito isso, vc não quer voltar. Hoje eu não preciso ficar tenso e me preocupando em compor/dirigir a pessoa mas ficar preocupado se o foco vai estar cravado ou não.


É um fenômeno cíclico   :D

Está aparecendo muitos usuários que não acompanharam os debates durante a transição da Canon e Nikon para ML.
E agora estão vendo que não existe mais DSLR para fazer upgrade, chegam com essas duvidas e problemas que já foram solucionados anos atrás.
Aí junta com o pessoal que nunca superou essa transição e ficamos nesse vai e volta.

Sua ultima frase é perfeita mas sabe como é o ser humano né?
Ele está feliz com o carro dele mas fica desesperado se a montadora tira de linha.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #84 Online: 10 de Julho de 2023, 11:22:02
Exatamente como eu fotografo hoje. Só uso outros botões.

Por isso digo que o sistema da Canon além de ser o mais preciso, na questão de aquisição de Eye-AF em um objetivo "X" hoje também é o que mais acerta.
Ferrari, qual dos método/cluster vc usa?

Spot AF, 1-Point AF, Expand AF Area, Expand Area area: Around

Chegou a fazer "testes" entre um e outro? Atualmente estou com o Expand AF Area mas na dúvida ainda se uso ele ou o Spot AF? Inclusive, estou testando o botão de DoF Preview (na frente da câmera entre o grip e a lente) para mudar os clusters e deixei só Tracking, 1 Point AF e Expand AF Area.

Lembrando que no Tracking eu deixo Eye-AF desligado e configuro no botão * para usar o Eye-AF (era exatamente assim que usava na minha A7III).

Alguns links para quem estiver perdido sobre o que estamos falando.
https://cam.start.canon/en/C004/manual/html/UG-04_AF-Drive_0110.html
https://cam.start.canon/en/C004/manual/html/UG-04_AF-Drive_0050.html#AF-Drive_0050_1
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.287
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #85 Online: 10 de Julho de 2023, 15:00:24
Ferrari, qual dos método/cluster vc usa?

Spot AF, 1-Point AF, Expand AF Area, Expand Area area: Around

Chegou a fazer "testes" entre um e outro? Atualmente estou com o Expand AF Area mas na dúvida ainda se uso ele ou o Spot AF? Inclusive, estou testando o botão de DoF Preview (na frente da câmera entre o grip e a lente) para mudar os clusters e deixei só Tracking, 1 Point AF e Expand AF Area.

Lembrando que no Tracking eu deixo Eye-AF desligado e configuro no botão * para usar o Eye-AF (era exatamente assim que usava na minha A7III).

Alguns links para quem estiver perdido sobre o que estamos falando.
https://cam.start.canon/en/C004/manual/html/UG-04_AF-Drive_0110.html
https://cam.start.canon/en/C004/manual/html/UG-04_AF-Drive_0050.html#AF-Drive_0050_1

Eu comprei um treco pra gravar meu EVF mas ainda não chegou. Vou fazer um video falando sobre.

Hoje eu uso o cluster de 9 pontos (Expand AF area: Around) ali no botão AF-ON, simulando o que era o 9 pontos dinamico nas nikon. Ele é o que uso todo o tempo.
Quando quero o foco no olho, coloco ele em cima do rosto e aperto o botão do * pra ativar o Eye-AF e aí tá trackeado.


Não uso o Face+Tracking: Face+Tracking pq deixa a câmera burra.. ela escolhe tudo pra ti.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #86 Online: 10 de Julho de 2023, 16:17:26
Eu comprei um treco pra gravar meu EVF mas ainda não chegou. Vou fazer um video falando sobre.

Hoje eu uso o cluster de 9 pontos (Expand AF area: Around) ali no botão AF-ON, simulando o que era o 9 pontos dinamico nas nikon. Ele é o que uso todo o tempo.
Quando quero o foco no olho, coloco ele em cima do rosto e aperto o botão do * pra ativar o Eye-AF e aí tá trackeado.


Não uso o Face+Tracking: Face+Tracking pq deixa a câmera burra.. ela escolhe tudo pra ti.
Também vou gravar um vídeo mostrando mas sem usar o Atomos Ninja.
Eu achei uma ocasião aonde o Face/Tracking parece ser útil: por exemplo um cenário aonde o que vou seguir não necessariamente é uma pessoa e não nenhuma outra pessoa para confundir o AI fazendo com que o tracking seja mais efetivo. Mas eu preciso testar mais.

Outra coisa que ajuda muito é ir lá no menu da câmera e limitar para 2 ou 3 métodos o que torna a movimentação de um para o outro super rápido (mais rápido do que já é).
Aliás, pouco que eu usei e testei o Touch e Drag eu acho muuuuuito fera. Mas ainda tenho o joystick configurado para isso.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.618
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #87 Online: 13 de Julho de 2023, 18:20:17
Então, aqui eu tô pegando a manha de usar o rastreamento. Tem horas que vai que é uma beleza, mas tb tem horas que a câmera se perde toda. Geralmente em corridas, no comecinho que tem pouca gente a câmera vai bem, depois quando amontoam muitos corredores e tem que descer o dedo fazendo vai-volta de foco (Rack Focus) é a hora que dá umas falhas. Esse é um momento que a câmera fica uns 15-20 minutos no disparo contínuo com o botão do disparador quase que travado. Só tiro mesmo o dedo uma fração de instante para recompor entre o atleta da frente e o que vem logo atrás.
O grande pepino da R7 é que ela não tem justamente a função "Initial Servo AF pt", então nem sempre a câmera escolhe quem está no cluster pra  rastrear.

A outra coisa que aperreia é a tal da Pulsação de foco que rola com a R7 e também com a R10, só que isso é o tipo de coisa que ocorre em situações onde a profundidade de campo é menor e tem que fazer a metralhada. Daí acho que por isso acaba tendo menos gente reclamando disso. Ouvi dizer que se dar um Reset Total na câmera isso pode melhorar, mas preciso pegar uma hora gravar um vídeo com cada configuração pra depois eu voltar e ir fazendo.

Mas de toda forma, acho que esse lance do rastreamento não deveria ter toda essa curva de aprendizado pra usar.  Ultimamente eu tenho ficado 2x mais atento para ver quando realmente a câmera está cravando o foco pra daí começar a dar a rajada. O chato é ter a manha de quando a câmera vai ser confiante na focagem, isso não tem em manual algum. Vai ver tem algum aprendizado de máquina na câmera que vai pegando o jeito do usuário.
« Última modificação: 13 de Julho de 2023, 18:24:01 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 14 de Julho de 2023, 10:40:39

O grande pepino da R7 é que ela não tem justamente a função "Initial Servo AF pt", então nem sempre a câmera escolhe quem está no cluster pra  rastrear.



Tem sim.. Tanto R6, R6 mark II, R5, R7, tem como deixar esta opção ativada... eu só uso assim na R6.
O ponto de foco inicial eu aponto exatamente no assunto que quero, pré foco e seguro, ai o assunto se move.. o ponto de af o acompanha grudado, por todo quadro. É uma função extremamente util no meu uso, quando faço social, principalmente casamentos, quando quero acompanhar entrada da noiva...e indispensavel na fotografia de aves, pois filtro as folhagens, galhos e aponto o ponto de af exatamente na ave, ai ela pode se mexer a vontade.. que o foco não esquece dela.
Já fiz corrida na escola da filha... e o foco na pessoa que voce indicou primeiro., e as vezes ele escapa da pessoa, mas so soltar o botao.. colocar o af em cima da pessoa de volta e pressionar.. que ele volta nela.

E lembrando, quando eu usava a EF 500mm F4 IS geração 1, devido seu motor de AF não ser evoluído o bastante para o novo sistema mirrorless, saia mais fotos fora de foco, por lentidão do motor, depois que troquei para a 100-500, ficou no ponto exato. E estes dias atrás usei a EF 500mm f4 IS geração 2... foi tambem incrivel rapida, com motor de af mais atualizado.

Se quiser te passo os detalhes das configurações, faço um video e envio no whatsap, ele funcionando
« Última modificação: 14 de Julho de 2023, 10:43:06 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 14 de Julho de 2023, 10:54:00
Eu indico, configurar as cameras, com pelo menos 2 botões para af...(eu deixo 3 botões de af ativos e configurados diferentes)

1- botão af e disparo: foco al servo pontual, que pode ser pequeno, grande, de colchete horizontal ou vertical (troco formato deles, apertando botão SET)
2- botão de af traseiro: foco al servo, com rastreio de olho, ele fica mostrando o ponto central, e voce aponta ele no assunto, o af o acompanha por toda tela.
3- botão *: foco com ponto de foco central, pequeno, e one shot, uso quando assunto está muito escondido e várias barreiras no meio do caminho. Então uso ele.. foco, troco o dedo para o botão de af traseiro, e inicia o rastreio.

No menu, colocar preferencia de af, no assunto inicial, assim ele pula menos para o assunto ao lado, e ignorar possíveis obstáculos também é útil.

A única coisa que eu queria na R6.. que tem na R7, R3, R6 mark II, é o rastreio de olho al servo, dentro do ponto de foco grande, e nos colchetes, me seria muito util isso.
Fotógrafo e birdwatching