Autor Tópico: Entre e fique a vontade... Me ajuda?  (Lida 1890 vezes)

Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 01 de Junho de 2023, 01:40:06
Oi de novo...

Bem, a foto 4 é sem dúvida a que mais gostei. Gosto do estilo, gostei da composição e das cores. Gostei mesmo.
A foto 5, da Primavera, tem uma boa diagonal, flores mais interessantes focadas, mas o fundo não ajuda muito. Nessa horas, dá uma de maluco e fica rodeando seu alvo, mudando o ponto de vista, para ver se algum deixa o fundo interessante, com um bokeh legal ou tudo escuro, valorizando o todo.
A foto 3, dos cavalos e da embaúba, tem uma ideia interessante que funcionaria se tivesse menos informação na imagem. Se fosse apenas a folhagem e os cavalos. Bom para desenvolver a ideia de molduras naturais...
Sua esposa... muito bonita ela! Gostei da segunda e terceira fotos da sequência. A do pergolado, se tivesse algo a mais ou outro ângulo ou outra distância...
As duas primeiras... gosto da sequência de montanhas e da mudança de contraste que dá a sensação de profundidade, mas não sei... faltou algo para mim... gosto das cores, da neblina, mas... não sei...
Fui! Falei demais...  :doh:

Bom que voltou!

As fotos 4 e 5 como já expliquei pro Angelo, não vou repetir aqui para não ficar maçante.

A foto 3, a princípio fiz mais aberta, pois a folhagem clara se destacava (fui no Google por conta da "embaúba"). Ao olhar na câmera, ocorreu a ideia de experimentar o contrário; fazer dela a moldura com os cavalos em foco e foi o mais próximo que consegui "fechar", em 200mm. Faltou um crop, é isso? para deixar mais evidente o assunto?

A do pergolado reforça que sou mesmo ruim de foto. Digo isso porque foi uma foto "caprichada". Consegue imaginar se não fosse?

Agora, com relação as duas primeiras, você repetiu um comentário que desde que vi em outro post, onde dizia "que falta algo nessa foto", é o meu tormento. Eu já havia comentado sobre isso. O post não era meu, mas já antevia que estava falando comigo... rs. Pris, na 1ª foto a vista era deslumbrante; um amanhecer frio, preguiçoso, com uma névoa que encobria a vergonha do dia que estava nascendo. Uma imagem belíssima, difícil de ficar indiferente e sei que não consegui registrar o que estava ali. Essa fusão que coloquei acima mostra que falta vida, falta uma boa edição e isso, nem em 100 anos vou saber fazer.

Na 2ª, pouco mais tarde, cores mais firmes e se reparar tem 2 pássaros na foto. Será que era isso que estava faltando?   :assobi:
Vamos fazer assim, deixa a Foto 4 como uma boa foto, mas não olhe muito... O Ãngelo já descobriu os fios (ah, malditos postes!) e só falta você descobrir mais coisa.

Agora, de verdade, obrigado pelo seu tempo e pelos comentários.



galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 01 de Junho de 2023, 09:05:51

A foto 3, a princípio fiz mais aberta, pois a folhagem clara se destacava (fui no Google por conta da "embaúba"). Ao olhar na câmera, ocorreu a ideia de experimentar o contrário; fazer dela a moldura com os cavalos em foco e foi o mais próximo que consegui "fechar", em 200mm. Faltou um crop, é isso? para deixar mais evidente o assunto?


Sim, pra mim faltou um crop sim. Ficou muita informação desnecessária, que confunde. Eu acho q a foto ta clara tb, se escurecer um poco vai melhorar tb....

Eu achei as fotos muito boas, mesmo. As fotos de paisagem são muito boas! A 1, 2 e 4 estão ótimas....
A 1 tem uma parte descampada à direita que chama muita atenção. Sei que é da paisagem, mas se vc conseguir trabalhar um pouco no pc pode ficar melhor!
A foto 2 pra mim é a mais bonita, tipo irretocável....

As fotos da Sra Sua esposa estão boas, mas acho q são mais fotos pessoais doque fotos a se comentar profissionalmente.
Nikon D810


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 01 de Junho de 2023, 09:07:00


Bom dia!
Não acredito que lembra da foto da jangada!!! Foi em Porto de Galinhas há alguns anos... delicia de lugar.
Como já tinha comentado, já fiz tudo certinho. Tinha quase uma neurose com as regras e com o purismo do "não pode manipular fotos!". Menino, botei tudo na sacola e faço o que gosto... viajo na maionese  :D
Gosto de detalhes, minimalismo, motion blur, geometria, formas, sombras. É o que tento buscar quando ando por aí com o celular no bolso. Às vezes vejo algo muito legal, vejo pela tela, ando em volta e... nada. Nem sempre pinta o clima com o que vejo. E vida que segue... por isso te perguntei do que gosta. Entender de estilos para saber seu foco, como a foto de comida... mas entender também se gosta de pouca coisa no quadro ou uma mistura. P&B ou cor. Estúdio ou na rua. Luz natural ou flash. Realismo ou surrealismo... por assim vai. Tem gente que adora Andreas Gursky, muitas cores e muitos elementos. Eu prefiro Hengki Koentjoro e Michael Kenna, P&B e minimalismo. Isso pode ser um caminho para você descobrir o que procurar em uma imagem, inclusive a de comida...
Ah! E não se preocupe... minhas fotos são meio doidas mesmo  :assobi: :D
« Última modificação: 01 de Junho de 2023, 09:08:53 por Pris WerSo »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #18 Online: 01 de Junho de 2023, 09:59:44
Bom dia Maneco.
Amigo.. Suas fotos estão boas. Principalmente pra uso pessoal.
A evolução só vem com estudo e prática. Ia te recomendar o estudo de composição (os livros que a Pri recomendou são muito bons pra isso).
Eu não sei se você sente isso. Mas com o tempo eu adquiri (e acredito que todos adquirimos um dia) um olhar fotográfico pras coisas... Tipo eu estou andando na rua e vejo uma cena bem específica que sei que daria uma foto incrível. Às vezes é uma luz entrando, um grupo de pessoas, um animal, um detalhe arquitetônico, etc... E eu nem faço fotos de rua / ensaios / arquitetura..  :hysterical:
Mas o mais legal disso é que ao mesmo tempo, quase imediatamente, eu penso na técnica que teria que usar pra registrar aquela cena com maior fidelidade possível. Isso que eu digo ser o "olhar fotográfico".
Acho que isso vem com estudo e prática. A fórmula básica pra qualquer aprendizado.

Sobre o seu sentimento de ter que melhorar.. A gente nunca pode parar de sentir isso. Senão tem algo errado.
Quando eu achei que tinha aprendido tudo que eu precisava pra fotografar espetáculos, comprei novos livros sobre fotografia de cena, pra ver o que os outros faziam que eu não fazia, comprei livro sobre iluminação cênica pra dominar a linguagem dos iluminadores e ter uma conversa mais técnica com eles. Daí inventei de montar um mini estúdio em casa... Bora estudar iluminação de estúdio.. Mas o pé da bailarina saía do meu fundo nos cliques.. Vamos estudar melhores maneiras de realizar o preenchimento na pós sem parecer artificial.. Enfim, a vida de fotógrafo é de constante aprendizado, amigo.

Desculpe o texto longo. Mas isso me fascina um pouco.

Eu acho que o estudo de composição e um pouco de estudo em pós produção tb te ajudariam a dar o próximo passo.

PS.: o amanhecer só fica bem bonito com bracketing e HDR (escrevi isso e saí pra não levar lambada). :hysterical:


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 01 de Junho de 2023, 15:24:22
Sim, pra mim faltou um crop sim. Ficou muita informação desnecessária, que confunde. Eu acho q a foto ta clara tb, se escurecer um poco vai melhorar tb....

Eu achei as fotos muito boas, mesmo. As fotos de paisagem são muito boas! A 1, 2 e 4 estão ótimas....
A 1 tem uma parte descampada à direita que chama muita atenção. Sei que é da paisagem, mas se vc conseguir trabalhar um pouco no pc pode ficar melhor!
A foto 2 pra mim é a mais bonita, tipo irretocável....

As fotos da Sra Sua esposa estão boas, mas acho q são mais fotos pessoais doque fotos a se comentar profissionalmente.


Boa tarde; bom te ouvir. Vou começar pelo final.
A área descampada a direita na 1ª foto é uma Pista de Motocross. que fica cheia no fim de semana. Que olho bom!

 


Em relação a Foto 3, fiz o Crop como você e a Pris sugeriram e realmente melhorou e ainda escureci um pouco como você sugeriu:




Muito obrigado por participar, sugerir e melhorar as fotos. Fique a vontade se quiser voltar...


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 01 de Junho de 2023, 15:50:10
Bom dia Maneco.
Amigo.. Suas fotos estão boas. Principalmente pra uso pessoal.
A evolução só vem com estudo e prática. Ia te recomendar o estudo de composição (os livros que a Pri recomendou são muito bons pra isso).
Eu não sei se você sente isso. Mas com o tempo eu adquiri (e acredito que todos adquirimos um dia) um olhar fotográfico pras coisas... Tipo eu estou andando na rua e vejo uma cena bem específica que sei que daria uma foto incrível. Às vezes é uma luz entrando, um grupo de pessoas, um animal, um detalhe arquitetônico, etc... E eu nem faço fotos de rua / ensaios / arquitetura..  :hysterical:
Mas o mais legal disso é que ao mesmo tempo, quase imediatamente, eu penso na técnica que teria que usar pra registrar aquela cena com maior fidelidade possível. Isso que eu digo ser o "olhar fotográfico".
Acho que isso vem com estudo e prática. A fórmula básica pra qualquer aprendizado.

Sobre o seu sentimento de ter que melhorar.. A gente nunca pode parar de sentir isso. Senão tem algo errado.
Quando eu achei que tinha aprendido tudo que eu precisava pra fotografar espetáculos, comprei novos livros sobre fotografia de cena, pra ver o que os outros faziam que eu não fazia, comprei livro sobre iluminação cênica pra dominar a linguagem dos iluminadores e ter uma conversa mais técnica com eles. Daí inventei de montar um mini estúdio em casa... Bora estudar iluminação de estúdio.. Mas o pé da bailarina saía do meu fundo nos cliques.. Vamos estudar melhores maneiras de realizar o preenchimento na pós sem parecer artificial.. Enfim, a vida de fotógrafo é de constante aprendizado, amigo.

Desculpe o texto longo. Mas isso me fascina um pouco.

Eu acho que o estudo de composição e um pouco de estudo em pós produção tb te ajudariam a dar o próximo passo.

PS.: o amanhecer só fica bem bonito com bracketing e HDR (escrevi isso e saí pra não levar lambada). :hysterical:

Grande Nando, bom te ver aqui!

Muitas vezes um texto de 3 ou 4 linhas, sem conteúdo é um texto longo. Obrigado por compartilhar sentimento, até porque é o que está por trás de toda foto. Ou quase toda. Quando vc diz que caminhando se encanta por determinado momento/cena e imagina a foto e descreve como faria é fantástico. É a evolução que não tenho.

Eu posso até achar que seria uma bela foto, mas não saberia fazê-la além de um mero registro. Tenho plena convicção que não tenho esse olhar, mas tentarei, ainda que de forma míope. Quando vc diz "Acho que isso vem com estudo e prática. A fórmula básica pra qualquer aprendizado" você comenta duas coisas que não faço, nem leitura, nem prática e aí certamente já será o primeiro passo para tentar a evolução. Não se evolui por osmose... rs.

Nando, nem vou comentar o restante pois está longe, muito longe de meu parco entendimento. Ao final você coloca duas coisas que são matadoras: Composição e Tratamento. Composição é uma coisa que me fascina e literalmente me atrai na fotografia. Óbvio que nas fotos dos outros pois sei que peco e muito em compor a foto; o "mostrar a cena".

Para mim faz toda a diferença. Até porque uma foto bem feita, bem composta e equilibrada precisará somente de poucos ajustes na finalização. Como vi recentemente um fotógrafo dizer que "eu faço a foto, já no momento do clique". Isso sim, é ter o olhar fotográfico!

Nando, de novo, obrigado por compartilhar seu conhecimento!


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 01 de Junho de 2023, 19:12:01
Oi Maneco.
Obrigado por compartilhar.
A foto 8. Lembrou me uma foto de minha mãe com esse tipo de efeito com sombras.
Bom que você tem a sua modelo que gosta de ser fotografada.

Obrigado por compartilhar.



Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 01 de Junho de 2023, 21:48:45
Oi Maneco.
Obrigado por compartilhar.
A foto 8. Lembrou me uma foto de minha mãe com esse tipo de efeito com sombras.
Bom que você tem a sua modelo que gosta de ser fotografada.

Obrigado por compartilhar.

Ô meu amigo, eu quem agradeço.
Tantas vezes falamos em técnicas, equipamentos, cenários e muitas outras coisas que nos esquecemos de quão lúdico pode ser uma fotografia e até onde pode nos levar com as lembranças e experiências que juntamos ao longo da vida.
Bacana essa sua colocação.
Em relação a “modelo”, quem vê não acredita o quanto é rabugenta quando o assunto é fotografia... Detesta ser retratada. Ao mesmo tempo, estava tão feliz nesse final de semana, que o “Agora chega!” demorou muito a aparecer... rs.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 01 de Junho de 2023, 22:57:14
Desencane Maneco !

São fotos pessoais, despretensiosas e descontraídas como devem ser.
Eu gostei e faço bem parecido muitas vezes.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 02 de Junho de 2023, 04:13:09
Ô meu amigo, eu quem agradeço.
Tantas vezes falamos em técnicas, equipamentos, cenários e muitas outras coisas que nos esquecemos de quão lúdico pode ser uma fotografia e até onde pode nos levar com as lembranças e experiências que juntamos ao longo da vida.
Bacana essa sua colocação.
Em relação a “modelo”, quem vê não acredita o quanto é rabugenta quando o assunto é fotografia... Detesta ser retratada. Ao mesmo tempo, estava tão feliz nesse final de semana, que o “Agora chega!” demorou muito a aparecer... rs.

Que bom, muitas vezes o fotógrafo é incompreendido pelos familiares... rsrs


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #25 Online: 02 de Junho de 2023, 15:13:55
Maneco, muito legal vc querer melhorar na fotografia, mas eu penso um pouco diferente, postar fotos e receber críticas não é o melhor caminho para se evoluir, muito menos quando se chega "dando no meio da canela".

E de toda essa informação que vc recebeu nesses últimos dias, como vc sabe o que lhe será útil?

Bom, existe o nosso bom senso , mas “ aquele que não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”

Se vc fosse aceitar um conselho meu, eu diria, vá buscar conhecimento, faça críticas as fotos de outras pessoas, a palavra crítica pode ter um sentido negativo, mas o que eu quero dizer é analise crítica, pq quando vc escreve algo que se está tentando compreender o ganho é muito maior do que postar fotos e receber comentários, não precisa ser aqui ou postar algo(poder ser em outros sites de fotografia), pode ser num caderno ou uma nota mental, mas tentar ver e entender o diferente nós torna mais complexo.

No texto do Rubem Alves “A COMPLICADA ARTE DE VER” ele fala de “poesis” a poética que existe dentro de cada artista, um fotografo pode conversar de poética com um cozinheiro, ou um pintor, ou escultor, etc. Pq a poética é igual, é a mesma linguagem, a técnica não, pq ela é inerente ao aprendizado que de cada área.

Para se chegar a essa excelência é uma jornada difícil, mas não impossível.


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 03 de Junho de 2023, 13:35:08
MUITO OBRIGADO A TODOS QUE VIERAM...

Uma coisa que ficou clara é que, se realmente quero evoluir tenho que buscar conhecimento. Isso tem sido a sugestão comum e certamente não é a toa. Conhecimento é a base para o exercício de qualquer função e não seria diferente na fotografia.

Obrigado pelas sugestões em como melhorar algumas fotos, do crop ao tratamento e principalmente pelo tempo de cada um. Podem ter certeza que foi bem bacana. Basta ver o peso dos nomes que vieram comentar o tópico.

Agora, ou vou buscar conhecimento, ou continuo com fotos pessoais, despretensiosas e descontraídas como disse o Shalders.

Fato: conhecimento é fundamental para a evolução, desde o 1º conselho no início do tópico, até o último feito pelo Paulo “eu diria, vá buscar conhecimento”.

Novamente, para finalizar o tópico, meu muito obrigado a cada um de vocês! :clap:


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 04 de Junho de 2023, 17:05:16
Maneco, muito legal vc querer melhorar na fotografia, mas eu penso um pouco diferente, postar fotos e receber críticas não é o melhor caminho para se evoluir, muito menos quando se chega "dando no meio da canela".

E de toda essa informação que vc recebeu nesses últimos dias, como vc sabe o que lhe será útil?

Bom, existe o nosso bom senso , mas “ aquele que não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”

Se vc fosse aceitar um conselho meu, eu diria, vá buscar conhecimento, faça críticas as fotos de outras pessoas, a palavra crítica pode ter um sentido negativo, mas o que eu quero dizer é analise crítica, pq quando vc escreve algo que se está tentando compreender o ganho é muito maior do que postar fotos e receber comentários, não precisa ser aqui ou postar algo(poder ser em outros sites de fotografia), pode ser num caderno ou uma nota mental, mas tentar ver e entender o diferente nós torna mais complexo.

No texto do Rubem Alves “A COMPLICADA ARTE DE VER” ele fala de “poesis” a poética que existe dentro de cada artista, um fotografo pode conversar de poética com um cozinheiro, ou um pintor, ou escultor, etc. Pq a poética é igual, é a mesma linguagem, a técnica não, pq ela é inerente ao aprendizado que de cada área.

Para se chegar a essa excelência é uma jornada difícil, mas não impossível.

Olá, sim, sobre poética sim.
Mas não sobre ferramentas ou técnicas.
Não saberemos falar com um cozinheiro sobre facas, fornos, frezzers, da mesma forma que o cozinheiro não sabe falar sobre lentes, sensores.

Submeter as próprias fotos aos colegas, é como um chef submete seus pratos a seus pares. Se ninguém come e opina sobre os pratos de um chef, pq diabos este cozinha?
É importante sim a opinião de quem estuda, trabalha, tem conhecimento acerca da mesma coisa que vc faz.

abs

Nikon D810


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 06 de Junho de 2023, 23:03:40
MUITO OBRIGADO A TODOS QUE VIERAM...

Agora, ou vou buscar conhecimento, ou continuo com fotos pessoais, despretensiosas e descontraídas como disse o Shalders.


Maneco, uma coisa não exclui a outra !
E você pode aplicar a técnica a fotos pessoais, mesmo despretensiosas e descontraidas.

Sempre há como evoluir. No passado eu era um m.. ao quadrado e hoje em dia me considero só um m... 90% das minhas fotos são fotos de viagens para registro pessoal, mas de vez em quando gosto de parar para pensar e tirar suco de pedra. Mais pelo desafio do que por obrigação, pois não vivo disso.

Até hoje me julgo terrível para fotos de pessoas, mas razoavel para fotografia de natureza e paisagens, principalmente noturnas que sempre são um desafio. No início as fotos desse tipo eram uma porcaria, hoje considero passáveis.

Veja que tipo de fotografia você acha mais desafiante, procure entender onde precisa melhorar e sobretudo, experimente, pois a prática leva a perfeição.




AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 06 de Junho de 2023, 23:14:43
Recentemente, em outro tópico, alguns foristas opinaram sobre como melhorar as fotos postadas.

Por conta disso, estou colocando algumas fotos que fiz neste fim de semana em Atibaia e, de verdade, foi o melhor que consegui e se essas são as melhores, não deve ser difícil imaginar as outras... Gostaria de saber como melhorar, só que para isso, você precisa me ajudar.

Coloquei um pouco de tudo que registrei... Esposa, cahorro e a vista, que por mais que tentasse, não consegui mostrar o quanto é incrível o amanhecer.

Se puder me ajudar, agradeço desde já, principalmente se usar de extrema sinceridade.

Sem meias palavras, fique a vontade em criticar!  :fight:




Essa foto tem bastante potencial. Menos exposição, mais saturação, com um ajuste na curva de luminância ficaria mais interessante para o meu gosto.




Essa é mais complicada porque o primeiro plano está na sombra.



Essa do cavalo me incomoda um pouco a árvore. Eu teria desfocado mais a árvore.




Nessa, o enquadramento... poderia ter se posicionado mais a direita.



Essa obviamente tem um pequeno problema com um ovni, mas deu um high-key legal.



Normal, talvez, muito talvez um flash de preenchimento, mas é discutível



Normal