Autor Tópico: Panning perfeito ou Photoshop?  (Lida 3198 vezes)

Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Online: 01 de Maio de 2005, 16:28:50
Olá pessoal .. andei vendo umas fotos de carros pela internet afora e uma foto em particular me chamou muita atenção ... esse carro aí da foto é um Aston Martin .. lindo ... mas oq me chamou a atenção foi a foto ...

Como da pra ver, o objeto da foto q é o carro, se encontra perfeitamente nítido, parece até um carro parado .. porem suas rodas parecem em movimento e o fundo da foto em movimento tb .. agora pergunto, as linhas horizontais do fundo, da pra perceber q o meio fica plano .. a parte de cima, as linhas sobem, e a parte de baixo, as linhas descem ...

Agora, tem como ter tirado uma foto assim numa camera? sei lá, com uma lente qualquer ...

É um belo tratamento no photoshop ou simplesmente um panning natural perfeito e mais legal q ja vi ?

a dita cuja:



Thanks to ImageShack for Free Image Hosting
« Última modificação: 01 de Maio de 2005, 16:45:10 por Matheus »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2005, 16:53:06
Photoshop, talvez sobre um panning bem mais conservador.

Veja. O panning não é uma varredura cônica e sim horizontal. No caso as fugas são cônicas e não horizontais.

O segundo início é o reflexo no vidro do carro. Ele também deveria estar mais escorrido, não o vidro mas o reflexo, pois afinal o panning não congela reflexos.

As roda estão como deveriam estar no panning mesmo, uma vez que ele congela o movimento horozontal e não o movimento circular.

Panning não é difícil. Em velocidade médias como 1/30 é facílimo fazer um carro parar. Só acha difícil quem não tenta.

Ivan

 


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2005, 17:13:04
Facil não deve ser acerta a mão num Panning como esse ... ja q as linhas q limitam o carro estão muito bem nitidaz e contornadas ... a sombra já não esta ...

talvez varias correções feitas no photoshop ...
« Última modificação: 01 de Maio de 2005, 17:13:36 por Matheus »


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2005, 17:37:09
Não é difícil mesmo. 1/30 e 1/60 já fazem um belo panning.

Essa foto eu creio que seja um panning mesmo, só que mais reforçado no pós-processo. Essas sombras do carro tem uma cara de PS...  :lol:

Mas já vi fotos finalizadas, tipo "antes" e "depois" em que o carro estava parado na estrada, depois foi aplicado o efeito, inclusive nas rodas. Não é muito difícil de fazer isso. Mas é mais fácil você realmente fotografar. :)

abraços

 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2005, 17:49:02
Também acho mais fácil fotografar, Danilo - risos.

Panning é fácil de fazer é é até divertido. Além disso a imagem fica muito mais bonita no panning que no falso panning.

Concordo com você. Parece um panning modesto com aplicação posterior de PS abundante.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2005, 19:28:30
Esse é PS, é impossível criar essa perspectiva cônica na foto, seria necessário variar o zoom também, o que daria um enorme trabalho, praticamente impossível de ser feito manualmente. :/
« Última modificação: 01 de Maio de 2005, 19:30:31 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2005, 01:40:46
Na minha opinião é PS...

Como todo mundo disse, talvez deve ter tido algum panning, mas os traços parecem demonstrar um bom pos-processo no PS.

Bonito, porem com uso do PS!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2005, 11:39:04
Acho que seria possivel fazer algo parecido, talvez igual, com uma idéia que tive. Imaginem que a camera está fixa em um outro carro que acompanha o AM, Inicialmente numa diagonal ao carro a ser fotografado, como se fosse bater nele, mas que ao se aproximar, fizesse uma leve curva, acompanhando o carro. Teriamos o efeito de zoom simulado pela aproximação do carro onde a camera se encontra, e acho que daria um efeito parecido. Mas ainda acho que tenha PS na foto, só não acho que tanto quanto alguns pensam...
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2005, 11:42:37
Citar
Acho que seria possivel fazer algo parecido, talvez igual, com uma idéia que tive. Imaginem que a camera está fixa em um outro carro que acompanha o AM, Inicialmente numa diagonal ao carro a ser fotografado, como se fosse bater nele, mas que ao se aproximar, fizesse uma leve curva, acompanhando o carro. Teriamos o efeito de zoom simulado pela aproximação do carro onde a camera se encontra, e acho que daria um efeito parecido. Mas ainda acho que tenha PS na foto, só não acho que tanto quanto alguns pensam...
A princípio eu pensei nisso também, é a meneira mais fácil de fazer. Mas o chão aonde "estaria" o segundo carro não é estrada, então acho que não deve ser isso.

:)


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2005, 12:20:56
Citar
Citar
Acho que seria possivel fazer algo parecido, talvez igual, com uma idéia que tive. Imaginem que a camera está fixa em um outro carro que acompanha o AM, Inicialmente numa diagonal ao carro a ser fotografado, como se fosse bater nele, mas que ao se aproximar, fizesse uma leve curva, acompanhando o carro. Teriamos o efeito de zoom simulado pela aproximação do carro onde a camera se encontra, e acho que daria um efeito parecido. Mas ainda acho que tenha PS na foto, só não acho que tanto quanto alguns pensam...
A princípio eu pensei nisso também, é a meneira mais fácil de fazer. Mas o chão aonde "estaria" o segundo carro não é estrada, então acho que não deve ser isso.

:)
hummm...não percebi esse detalhe :P

é...ou é photoshop, ou foi tirada com uma camera presa num helicoptero, talvez daqueles que usam no cinema pra filmagens impossiveis :P
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2005, 12:47:14
Hahahahahhaa ainda sou mais a favor da teoria do PS mesmo, e das técnicas usar o Zoom na mão ainda seria a mais prática heheheh!
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2005, 14:37:45
:lol:  :lol:  :lol:

Tá ficando engraçado isso...  :D  


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2005, 14:50:45
A um tempo atrás eu tinha visto esta foto no site da Ducati e fiquei tão intrigado quanto agora, mas tinha quase certeza que era possível ter um efeito semelhante se tivéssemos em outro veículo. Apesar de ter o Photoshop a nosso favor.

Panning

Melão
Visitem meu flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2005, 15:20:10
Olha, a da moto é uma foto mais simples do que a outra, a outra criou uma forte perspectiva cônica a da moto é mais mais simples de construir, basta um carro na frete e pronto.
:D
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #14 Online: 02 de Maio de 2005, 16:10:36
Sei não ... mas a foto da moto, da pra ver lá tras q a cerca ta muito bem focada, até nitida, e como o Ivan disse .. o panning não congela reflexo, não sei quanto a veridicidade, mas a bolha da moto, aquele vidro ali da frente, ta refletindo a motanha .. heheh
« Última modificação: 02 de Maio de 2005, 16:11:02 por Matheus »