Autor Tópico: O Tubarão Escuro e sua presa  (Lida 728 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.633
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 28 de Julho de 2023, 13:49:59
Astrônomos têm imaginação fértil, provavelmente causada pelas extensas horas olhando o céu noturno sem outras distrações. Some-se a isso que nossa região da Via Láctea é cercada de poeira cósmica, que forma nuvens de formato tão diverso quanto as nuvens da nossa atmosfera, porém com formato muito mais duradouro.

A Nebulosa Escura do Tubarão (LDN 1235) é uma dessas nuvens de poeira cósmica, visualmente próxima do polo Norte celestial. Este tipo de Nebulosa é de difícil captura em centros urbanos, normalmente precisando de céu escuro pra ser capturada em detalhes. Esta captura foi feita em um céu aproximadamente Bortle 4, de uma escala de 1 (não se vê luz artificial em lugar nenhum ao redor) até 9 (grandes centros urbanos, o céu fica esbranquiçado e somente umas poucas estrelas são visíveis no céu). Bortle 4 é equivalente a um céu rural nas franjas de grandes cidades, onde é possível ver, pelo menos em uma das direções, alguma luz de cidade grande. É possível ver a Via Láctea claramente, mas sem muitos detalhes.

Foram 222 quadros de 2 minutos cada=7:24 de captura, usando um telescópio RedCat 51, filtro IR/UV e uma câmera Ogma AP26CC a zero grau. Processado quase que somente no Pixinsight, mas finalizado no Affinity Photo.



Obrigado por ver.
« Última modificação: 28 de Julho de 2023, 13:52:08 por felipemendes »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.866
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2023, 15:49:10
Cara, que coisa louca a imensidão do espaço.

Se a gente para pra pensar no quão pequenos e insignificantes somos, fica esquisito, rsrs.

Sua foto tá impressionantemente linda. Tecnicamente não ouso dar nenhum pitaco, mas é daquelas fotos que a gente olha, para e fica uns bons segundos pensando "UAU"

E sobre o tubarão, tá bem visível, os astrônomos pioneiros transcenderam o "ver bichinhos nas nuvens", rsrsrs.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.469
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2023, 17:40:21
Para mim é uma cruza de capivara com porco  :hysterical:

Tá top a foto como sempre.  :ok:


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2023, 20:25:13
 :clap: :clap: :clap:
Impressionante!

2x ...'não ouso' tecnicamente dizer ou escrever.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.633
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2023, 00:40:45
Então, o programa que eu uso pra fazer a primeira parte da edição tem um recurso que tem mapeadas as cores de todo o céu (não é preto!  :D), pra geração de uma imagem razoavelmente (ou apuradamente) cientificamente válida. Então, sabendo onde o telescópio está apontado, tem como a gente saber qual espectro esperar dali. E aparentemente eu usei o tal recurso errado, gerando uma imagem levemente mais esverdeada do que o "correto". Ainda não engoli o comentário, mas o fundo mais neutralizado seria mais ou menos assim:




felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.633
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2023, 03:20:18
Cara, que coisa louca a imensidão do espaço.

Se a gente para pra pensar no quão pequenos e insignificantes somos, fica esquisito, rsrs.

E pensar que brigamos pra saber se Nikon é melhor que Canon (claro que é!  >:D)!

Sério agora, desde que comecei a fotografar as estrelas, mudei muito minha maneira de pensar sobre várias coisas. Algumas até difíceis de explicar. "Fica esquisito", como vc disse.