Autor Tópico: HDD ou SSD?  (Lida 7402 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 23 de Agosto de 2023, 15:12:20
15 mil TeraBytes, se escrever 1 Tera por dia, dura 40 anos se não fiz as contas de boteco errado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 23 de Agosto de 2023, 16:04:17
O maior defeito de um ssd não é nem tanto o chip de memória, mas a sua controladora.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 23 de Agosto de 2023, 16:27:33
Pra encerrar o assunto em grande estilo, tirei o HDD do meu notebook de uso pesado. É um Seagate Firecuda 2 TB. Coloquei no lugar o tal HDD de 1 TB e vou vender assim.  :assobi:

Agora é fazer uma limpeza de um tanto de espaço desperdiçado com vídeos não comprimidos quanto milhares de exposições de astrofotos que eu nunca vou revisitar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 23 de Agosto de 2023, 18:25:12
Aqui levo confiabilidade muito a sério. Tenho toneladas de arquivos dos mais diversos tipos.

Para o que PRECISA ser acessado de forma rápida, não tem conversa, SSD seja NVME, SATA ou o que for.
Todos os meus computadores tem SSD.

Mas já tive problemas mais de uma vez. Assim como qualquer dispositivo eletrônico SSD também pifa. Já perdi quatro, dois da Kingston, um da OWC e um da Samsung entre 1 e 2 anos de uso. Ou seja, é mito que eles durem o que dizem. Em contrapartida não me lembro de ter tido nenhum HD convencional que tenha durado menos de 5 anos. Isso desde os SATAs, ou seja, um intervalo de tempo de 20 anos. Talvez um, dois, mas sinceramente não lembro.

Por essas e outras é que uso storage convencional, rotativo. Coisas que não exijam velocidade extrema são armazenadas em um RAID Lacie Thunderbolt 3 que me dá 400-500 MB/s em média, usando HDs Seagate IronWolf de 4TB. Backups de longo termo faço em HDs convencionais também. Mesmo porque SSD de 4TB não é algo barato.

Tenho também um SSD USB3.2 que uso para temporários e rascunho. Faz 1.5 a 2 GB/s fácil, mais do que o suficiente, e tenho total noção de que uma hora vai pifar. Aí troco.





YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 23 de Agosto de 2023, 21:37:39
Sim, e pode ver que o responsável quase sempre é a controladora que morre e já era.

Tem vários modelos que são marcados por controladora ruim.
Ai depois do feedback a fabricante troca por outra e bola pra frente.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 23 de Agosto de 2023, 22:57:10
Praticamente todos os HD que eu tive, troquei porque morreram.
Sempre com o tec tec da morte, quando a agulha trava.

O último era do meu desktop, só fiz gastar dinheiro com case externo, pouco tempo depois deu problema.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 24 de Agosto de 2023, 09:01:37
vivi alguns anos de infra e o fato é: não importa a tecnologia uma hora vai dar problema, vai ter perda de dados, até na nuvem se ler as letras miúdas do contrato eles se isentam sobre perda de dados...
o melhor remédio é ter backup de tudo... se seguir o conceito 3, 2, 1 melhor ainda.
felizmente recuperar dados de um hd (ssd/hdd) atualmente não é tão complicado e tem empresas que fazem o serviço aqui no brasil, a uns anos atrás a seagate fazia um trampo desses mas enviava seus dados para os EUA se não me engano.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #22 Online: 24 de Agosto de 2023, 09:40:38
Vale destacar que o armazenamento em nuvem é agora facilmente acessível, e uma das principais barreiras do passado, a lentidão no upload pela internet, já não é mais um obstáculo.

Fórmula fundamental para evitar problemas graves: Realizar cópias em múltiplos dispositivos físicos, mantidos em locais distintos (assim, situações como incêndios, furtos, desastres naturais etc., não comprometerão os dados, caso os dispositivos estejam todos no mesmo lugar), e manter uma cópia adicional na nuvem.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #23 Online: 24 de Agosto de 2023, 09:48:36
Uma ideia bacana para o uso diário, incluindo arquivos temporários e de cache, é optar por um SSD NVMe de 2TB. Atualmente, eles têm um preço acessível e seriam uma boa escolha. No meu computador, que não tem um fluxo muito agitado, estou usando um SSD NVMe menor, com 256GB, para o sistema e os programas. Além disso, tenho outro SSD NVMe de 1TB dedicado a guardar todas as minhas fotos do ano corrente.

Para manter meus dados seguros, eu faço cópias de backup em discos rígidos externos tradicionais de 1TB e também utilizo o armazenamento em nuvem pelo OneDrive. Essa configuração tem funcionado bem para atender minhas necessidades no geral.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #24 Online: 24 de Agosto de 2023, 10:13:44
 :snack:

Estou dando um upgrade nos computadores esse mes (desktop+laptop) e esse post veio em hora certa!

Mas a melhor parte sem duvidas é: " se eu fosse feito de dinheiro"  :hysterical:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 24 de Agosto de 2023, 11:14:21
Ah, um pequeno adendo sobre HDs convencionais externos...

Esses externos de 2.5" usb3 baratos geralmente são de baixa qualidade, mesmo sendo de marcas conhecidas. Já tive vários desses pifados, geralmente com HDs da Samsung, HGST e Toshiba. Na real essas marcas são um lixo.

Se optar por HDs desse tipo externo, recomendo que monte o seu, com um case decente (Thermaltake, Macally, Orico) e um HD bom porque o barato sai caro. 

Se for montar um NAS de HD simples, compre o melhor HD que puder pagar. Para Raid não faz muita diferença porque sempre dá para substituir um hd com defeito on the fly sem maiores problemas. Aqui só uso Seagate IronWolf ou Barracuda.

A marca do SSD é fundamental. Hoje em dia so compro Crucial ou Sandisk. A vantagem do Sandisk é que se ser problema o RMA é facílimo, já com a Samsung nunca consegui fazer.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 24 de Agosto de 2023, 12:30:47
Ah, um pequeno adendo sobre HDs convencionais externos...

Esses externos de 2.5" usb3 baratos geralmente são de baixa qualidade, mesmo sendo de marcas conhecidas. Já tive vários desses pifados, geralmente com HDs da Samsung, HGST e Toshiba. Na real essas marcas são um lixo.

Se optar por HDs desse tipo externo, recomendo que monte o seu, com um case decente (Thermaltake, Macally, Orico) e um HD bom porque o barato sai caro. 

Se for montar um NAS de HD simples, compre o melhor HD que puder pagar. Para Raid não faz muita diferença porque sempre dá para substituir um hd com defeito on the fly sem maiores problemas. Aqui só uso Seagate IronWolf ou Barracuda.

A marca do SSD é fundamental. Hoje em dia so compro Crucial ou Sandisk. A vantagem do Sandisk é que se ser problema o RMA é facílimo, já com a Samsung nunca consegui fazer.

Está acompanhando o problema recente da Sandisk com uma linha de hd externo que apaga os dados?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #27 Online: 24 de Agosto de 2023, 12:52:43
Vamos matar esse mito rrsrs

https://www.atpinc.com/blog/common-ssd-myths-debunked

Nem os Mac M1 capados de RAM, que ficam fazendo swap loucamente, dão conta disso num tempo de vida razoável, principalmente comparado ao outros componentes que vão falhar antes.

Uma coisa muito importante é a quantidade de dados no swap versus a capacidade do armazenamento. Se o swap tiver o tamanho do espaço livre, esse negócio de uso inteligente da memória vai pro espaço. Como eu disse no primeiro post, uma imagem minha, durante o processamento, tomou 870 GB. Isso foi metade do espaço livre do meu NMVE novinho, estalando de novo, no qual ainda nem instalei todos os programas que uso. Isso fora o swap - pra diminuir o swap eu teria que instalar mais RAM, ou seja, mais dinheiro. No meu exemplo, foi um caso extremo, mas é comum usar e depois apagar 200 GB, além do swap.

Quando o HDD de 2TB que eu tenho aqui não der mais pro gasto, o plano vai ser comprar dois Seagate Barracuda 4TB e usar em RAID. Vai custar o mesmo preço de um NMVE 4 TB, e muito mais confiável, embora um pouco mais lento. Se até lá o NMVE baixar de preço, a coisa muda de figura.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 24 de Agosto de 2023, 12:57:07
A marca do SSD é fundamental. Hoje em dia so compro Crucial ou Sandisk. A vantagem do Sandisk é que se ser problema o RMA é facílimo, já com a Samsung nunca consegui fazer.

No meu carro (tem um circuito interno que fica gravando continuamente), uso Samsung. Tudo bem que foram só 9 meses até agora, mas tem vibração e calor excessivo (tem feito 38-41 graus por aqui há mais de 40 dias). Até agora, tudo bem.

Eu raramente tive problemas com armazenamento. Minha única perda catastrófica foi quando dois HDD WD Blue falharam em seguida. Nunca mais comprei WD.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2023, 12:57:44 por felipemendes »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 25 de Agosto de 2023, 10:37:33
No meu carro (tem um circuito interno que fica gravando continuamente), uso Samsung. Tudo bem que foram só 9 meses até agora, mas tem vibração e calor excessivo (tem feito 38-41 graus por aqui há mais de 40 dias). Até agora, tudo bem.

Eu raramente tive problemas com armazenamento. Minha única perda catastrófica foi quando dois HDD WD Blue falharam em seguida. Nunca mais comprei WD.

Aqui no meu trabalho recebemos um lote de alguns PCs com WD Blue, em menos de 90 dias todos deram problema, simplesmente o PC não reconhece, nem num dock, eu peguei um medo absurdo de olhar pra Western Digital depois disso. Essa marca não me pega nem com milho. :hysterical:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia