Autor Tópico: HDD ou SSD?  (Lida 7372 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 25 de Agosto de 2023, 10:40:55
Só para lembrar que a WD Western Digital é a proprietária da Sandisk desde 2015.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 25 de Agosto de 2023, 10:41:30
Aqui no meu trabalho recebemos um lote de alguns PCs com WD Blue, em menos de 90 dias todos deram problema, simplesmente o PC não reconhece, nem num dock, eu peguei um medo absurdo de olhar pra Western Digital depois disso. Essa marca não me pega nem com milho. :hysterical:
Hdd ou Ssd?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #32 Online: 25 de Agosto de 2023, 11:04:33

o melhor remédio é ter backup de tudo... se seguir o conceito 3, 2, 1 melhor ainda.


eu já tô no 4-2-1. Tenho 4 cópias de tudo.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 25 de Agosto de 2023, 13:46:14
Sou paranoico com backup dos meus dados (uso HDD pelo volume x $), mas caiu a ficha aqui: *não* tenho a mídia do Windows 10 que vem sendo atualizada constantemente desde o Windows 8.1 pré instalado no notebook.

Já atualizei hdd para ssd pelo sw do ssd, mas mídia física com o SO não tenho.

Na época do win7 usava um sw que gerava uma imagem da partição com o SO que conseguia recuperar numa boa. Esta solução ainda é viável?

Vou procurar aqui como contornar, se alguém tiver uma dica rápida como norte para eu pesquisar, agradeço.


--
*editado
Descartar:  Fora do assunto deste tópico. Vou criar um novo.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2023, 13:52:20 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 25 de Agosto de 2023, 13:59:03
Viu Felipe, vc ja deve saber que existem SSDs com chips de qualidade diferente certo???

por ex eu tenho aqui um kingston (foi o primeiro que comprei muitos anos atrás) KC1000 de 2017 e esse danadinho possui um chip (MLC) com durabilidade 3x maior que os atuais (TLC), isso é descrito com TBW. Lembrando que o TBW é proporcional a capacidade do drive. Essa criança esta viva até hoje em uso como sistema de uma maquina, e analisando pelos crystaldisk da vida nem chegou perto dos 90% de desgaste ainda.

Ja dois anos atrás comprei um KC2500 que ja pifoi e o RMA Kingston repôs na garantia com um KC3000.

Tbm ha uns 2 anos atrás comprei um ADATA XPG Lite, que pifou e estou ainda tentando RMA com a ADATA internacional, pq a loja aqui no BR dava garantia de apenas 1 ano.


Como sempre tenho em media aqui umas 7 ou 8 maquinas ativas em casa e na empresa, tenho a impressão que a quantidade de falhas nos últimos 5 anos com SSDs é enorme, pq em todos os outros 20 anos anteriores, tbm com um monte de maquinas tive apenas 2 problemas com HDs, sendo que eles eram de marcas duvidosas, (um era Samsung e o outro era NEC), mas nesses dois consegui repor com a garantia. A maioria dos outros HD que permaneceram vivos eram Seagate, alguns WD e poucos Maxtor(acho que nem existe mais)

Então se desempenho não é um problema pra vc acho a relação custo beneficio e segurança dos HDs, desde que de boa qualidade, otima.

Agora, se desempenho tbm é importante vc, vai encontrar no mercado SSDs Nvme com chip de boa qualidade (muitos TBW), mas com preço bem maior do que os HDs ou SSDs comuns.


https://www.infowester.com/img_art/slc-mlc-tlc-qlc.jpg

« Última modificação: 25 de Agosto de 2023, 14:10:24 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 25 de Agosto de 2023, 14:26:25 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 25 de Agosto de 2023, 14:24:41
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 25 de Agosto de 2023, 22:06:23
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #38 Online: 25 de Agosto de 2023, 23:22:33
Eu iria de SSD SATA de 4TB~. Leitura/escrita de 400-500mb e TBW de 600TB (os da samsung). São baratos, relativamente rápidos... acho que ler 1TB de informação de suporte pras fotos eventualmente vai levar horas pra concluir.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 26 de Agosto de 2023, 12:11:52
Eu iria de SSD SATA de 4TB~. Leitura/escrita de 400-500mb e TBW de 600TB (os da samsung). São baratos, relativamente rápidos... acho que ler 1TB de informação de suporte pras fotos eventualmente vai levar horas pra concluir.

Nao confio muito ainda nesses SSDs baratos de grande capacidade.
Esses samsungs mais baratos sao MLC de 3-bits nao são dos melhores para esse tipo de capacidade

https://www.samsung.com/za/memory-storage/sata-ssd/870-evo-4tb-sata-3-2-5-ssd-mz-77e4t0bw/
« Última modificação: 26 de Agosto de 2023, 12:20:57 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #40 Online: 26 de Agosto de 2023, 17:25:36
Warrantied TBW for 870 EVO: 150 TBW for 250 GB model, 300 TBW for 500 GB model, 600 TBW for 1 TB model, 1,200 TBW for 2 TB model and 2,400 TBW for 4 TB model
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #41 Online: 26 de Agosto de 2023, 19:55:35
Warrantied TBW for 870 EVO: 150 TBW for 250 GB model, 300 TBW for 500 GB model, 600 TBW for 1 TB model, 1,200 TBW for 2 TB model and 2,400 TBW for 4 TB model

O Evo que pifou com um ano de uso normal foi justamente um 870 de 1 TB.
Meu segundo SSD foi um EVO 850 de 1TB que durou exatos 13 meses.
Não fizeram RMA de nenhum dos dois pois o primeiro tinha sido comprado no exterior, mesmo com NF e tal. O 870 foi no ML e recusaram alegando que era procuto OEM... Samsung e Kingston não compro nunca mais.

Mas entenda bem, tenho vários outros micros com SSD, aliás todos eles tem pelo menos um SSD, seja sata ou NVME. Não digo que sejam ruins, muito pelo contrário, somente que eles não duram na prática o que a teoria apregoa, assim como qualquer equipamento eletronico. O fabricante diz que dura e assume o risco de ter que trocar, e para por aí. Estrategia comercial.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #42 Online: 26 de Agosto de 2023, 21:47:24
Minha dúvida é só a causa da morte, pode não ser relacionada ao TBW.

Eu li um artigo que já tem estudo afirmando que SSD tem 25% menos falhas que HDD.

Estou procurando o estudo original pra ler.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 26 de Agosto de 2023, 21:59:09
Comigo foi assim, os dois eram SSDs de sistema, e como as coisas do meu Windows estão na nuvem não perdi os dados. Porem o Kingston morreu de um dia para o outro, qd liguei a maquina sequer era reconhecido pela BIOS. O Adata falhou, depois reformatei e alguns dias depois falhou novamente, dai tentei novamente e ele morreu.

HD qd morre consegue-se recuperar um boa parte dos dados, mas SSD desconheço, morreu morreu, não sei se é possível recuperar os dados.

A vdd é que os antigos modelos de RAID, ou bkp na nuvem ainda são os mais eficientes. E como ja falei antes, ter 1TB ou 2TB na nuvem atualmente é barato demais.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2023, 21:59:33 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #44 Online: 27 de Agosto de 2023, 11:12:01
Minha dúvida é só a causa da morte, pode não ser relacionada ao TBW.

Eu li um artigo que já tem estudo afirmando que SSD tem 25% menos falhas que HDD.

Estou procurando o estudo original pra ler.

As vantagens reais do SSD sobre o HDD são a resistência a impactos/vibrações e a velocidade. A questão da durabilidade estando os dois tipos parados quietos é bem controversa.

Causas de falhas em SSDs comuns são problemas na soldagem BGA das memórias causados por aquecimento ou problemas no processo de montagem. Fora isso, quanto mais densas as memórias mais chances de problemas. Tem também o fato das células degradarem conforme o numero de ciclos de escrita.

Resumindo, um SSD é muito mais confiável que um HDD se usado em um notebook ou em um hd portátil do que um HDD. SSDs são silenciosos, gastam muito menos energia e são mais rápidos. Mas em computadores e unidades de disco que ficam imóveis a afirmação de que duram mais é muito, muito controversa.