Autor Tópico: HDD ou SSD?  (Lida 7397 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #45 Online: 27 de Agosto de 2023, 18:20:24



Meu HD de sistema do meu finado desktop, pela capacidade com certeza de mais de 05 anos.
Hoje uso como disco de sacrifício, torrent, cache do LR e PS, e etc.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #46 Online: 27 de Agosto de 2023, 18:24:48
Achei a data de compra no Kabum: 27/11/2015

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #47 Online: 27 de Agosto de 2023, 20:33:20
Eu já teria me livrado desse HD a muito tempo.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #48 Online: 27 de Agosto de 2023, 23:22:06
Eu já teria me livrado desse HD a muito tempo.

Pra usar como cache, acho que tá valendo. Normalmente aposento meus armazenamentos pra comprar maiores, mas dependendo do uso, dá pra usar esses velhinhos. Eu tenho um na mochila que só serve pra passar grandes volumes de trabalho a colegas de trabalho.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 28 de Agosto de 2023, 08:34:24
Minha dúvida é só a causa da morte, pode não ser relacionada ao TBW.

Eu li um artigo que já tem estudo afirmando que SSD tem 25% menos falhas que HDD.

Estou procurando o estudo original pra ler.
É a controladora...

Já falei isso por aqui mas parece que ninguém leu.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #50 Online: 28 de Agosto de 2023, 09:17:08
É a controladora...

Já falei isso por aqui mas parece que ninguém leu.

Parece que é isso mesmo.
Vi aqui que os SSD, não sei se todos, quando chega o fim da vida útil entram em modo somente leitura.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #51 Online: 28 de Agosto de 2023, 10:05:16
Parece que é isso mesmo.
Vi aqui que os SSD, não sei se todos, quando chega o fim da vida útil entram em modo somente leitura.

Os meus entraram no modo morto total. Falha eletronica genérica.
Se é a controladora ou outra coisa, pouco importa.

Seria interessante usar esse seu ssd ai para testes... Esgoelar ele ate falhar para ver o que acontece.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2023, 10:06:15 por AFShalders »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 28 de Agosto de 2023, 10:43:21
Outra coisa importante depois que se observar ao instalar um SSD, no caso dos m.2, é verificar a temperatura que ele tá operando. Altas temperaturas diminuem a resistência e a vida útil deles.

Tem placa mãe onde o slot nvme fica embaixo da placa de vídeo, muitas vezes ele acaba recebendo o calor da placa isso piora as coisas.

Outras vezes a ventilação do gabinete é insuficiente isso também é ruim para os ssds m.2
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #53 Online: 28 de Agosto de 2023, 13:53:37
É a controladora...

Já falei isso por aqui mas parece que ninguém leu.

Eu li também. Apesar de achar extremamente importante, não acho que tem como saber qual é a controladora antes de comprar. Na maioria dos casos, nem depois...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #54 Online: 28 de Agosto de 2023, 13:58:19
Outra coisa importante depois que se observar ao instalar um SSD, no caso dos m.2, é verificar a temperatura que ele tá operando. Altas temperaturas diminuem a resistência e a vida útil deles.

Tem placa mãe onde o slot nvme fica embaixo da placa de vídeo, muitas vezes ele acaba recebendo o calor da placa isso piora as coisas.

Outras vezes a ventilação do gabinete é insuficiente isso também é ruim para os ssds m.2

Me parece ser o caso aqui...  :aua:

Tem um slot M2 logo acima da placa de vídeo, e outro mais abaixo. O mais rápido é o próximo à placa de vídeo, que (pelo que eu entendi) conecta direto com a CPU. O slot mais longe conecta com a BIOS. O que é estranho, pois tudo deveria passar pela BIOS.

Finalmente, considerando que o ar quente sobe, parece que acima da placa de vídeo seria pior que abaixo.

uma bela MB:
https://www.msi.com/Motherboard/PRO-B760-VC-WIFI




YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 28 de Agosto de 2023, 14:17:30
Eu li também. Apesar de achar extremamente importante, não acho que tem como saber qual é a controladora antes de comprar. Na maioria dos casos, nem depois...
Ssd de baixo custo eles trocam a controladora seguido.
Já versões mais caras isso não acontece, a não ser que a escolhida começar a morrer.


Samsung fabrica suas próprias e é uma das melhores escolhas. Sem surpresas.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 28 de Agosto de 2023, 14:39:40
Me parece ser o caso aqui...  :aua:

Tem um slot M2 logo acima da placa de vídeo, e outro mais abaixo. O mais rápido é o próximo à placa de vídeo, que (pelo que eu entendi) conecta direto com a CPU. O slot mais longe conecta com a BIOS. O que é estranho, pois tudo deveria passar pela BIOS.

Finalmente, considerando que o ar quente sobe, parece que acima da placa de vídeo seria pior que abaixo.

Normalmente é assim:

Um conecta diretamente com o barramento do processador, e o outro com o barramento do chipset.

No caso da placa da foto ai as coisas estão boas e são mais modernas, é comum encontrar slot bem abaixo da placa de vídeo mesmo, nesta caso a situação fica assim:

Em idle (pouca carga na videoboard) as placas de vídeo modernas desligam as fans, que só começam a funcionar acima de determinada temperatura, por ex 45 ou 50 graus (zero frozr no caso das msi), ai o m.2 fica perto de um processador que ja esta em uma temp prox da critica pra ele (acima dos 50 graus), e ainda esta posicionado em um local de refrigeração difícil.

Em uso intenso da placa de video as ventoinhas sopram ar quente sobre o SSd, pois essas placas operam a acima de 60 70 graus, as vezes até 80 graus é normal para um chip de videoboard, mas essa temp é critica para os SSDs (ideal abaixo de 50 graus)

Tem outra questão tbm que é da construção do SSD, alguns esquentem mais, outros menos, dependendo da qualidade do HW, controladora da ram e dos componentes...

Se for o caso, um dissipador é importante para o SSD. Agumas MB ja vem com o dissipador na placa, outras não, mas da pra colocar externo, os comuns são de aluminio, alguns só por cima do SSD, outras envolvendo todo o SSD (pq tem PCB de SSD com chips dos dois lados, e hoje em dia tem até dissipado de grafeno, fino e eficiente.

aquele kingston, o primeiro que comprei, em 2017, é muuuito esquentadinho, no caso eele acho que o projeto era mal resolvido, tem um monte de chip em ambos os lados e só consegue operar dentro dos limites com dissipador.

Dai passamos alguns anos com os modelos PCIe ver. 3.0 mais modernos, e capacidade modestas (500GB 1TB 2TB), e eles conseguiam operam a temp mais baixas. Só que chegaram os NVMe M.2 PCIe 4.0 que chegam fácil acima dos 7000MB/s, e são de grande capacidade (2TB 4TB e acima) e esses ainda hoje tem projetos esquentadinhos, que em idle ficam beirando a temp limite, e em carga acabam entrando em "throttling" que é a ferramenta de proteção da controladora. Mas dai não resolve muita coisa ter uma Ferrari que não pode correr 20 GB porque o radiador esquentou.




Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 28 de Agosto de 2023, 14:44:09
veja exemplo, essa MB que eu tenho, é uma top de linha, que suporta qq ryzem pois tem um VRM de 200 amperes. tem um monte de aletas pra refrigerar os VRMs e colocou o slot m.2 principal no lado certo da placa de video, ou seja ele fica no corretor de ventilação das ventoinhas do processador e gabinete.

Porem o outro slot m.2 fica bem embaixo da placa mãe, então a ASUS teve que colocar um dissipador de fábrica, e ainda assim se o gabinete não tiver uma solução térmica bem possante a coisa vai esquentar.

« Última modificação: 28 de Agosto de 2023, 14:45:33 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 28 de Agosto de 2023, 14:50:14
Ja esta aqui, que tbm tenho e é uma excelemte placa bem robusta e com VRM tbm bem resolvido, o projeto é ruinzinho para o SSD, embaixo da placa de video e bem perto do cipset, é o q eu chamo de fever forever.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 28 de Agosto de 2023, 14:53:26
Quanto as controladoras, normalmente o site techpowerup tem reviews dos SSDs mais importantes do mercado, bem detalhados, com todas as infos inclusive sobre as controladoras.

https://www.techpowerup.com/review/?category=SSD
Conhecimento importa mais que equipamento.