Autor Tópico: HDD ou SSD?  (Lida 7379 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #60 Online: 28 de Agosto de 2023, 15:17:25
E tem tipo uma black list com a controladoras mais problemáticas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #61 Online: 13 de Setembro de 2023, 19:47:26
Galera, voltando nesse assunto porque vou fazer upgrade do notebook, atualmente com 256 Gb. Ele vai herdar o NMVE de 2 Tb do desktop, que vai ganhar um de 4 Tb. Pesquisei e o dessa marca Silicon Power parece elogiado:

https://www.amazon.com/Silicon-Power-UD90-NVMe-SP04KGBP44UD9005/dp/B0BYN8NHXS/ref=sr_1_4?crid=3UV1QCJLO6X3Y&keywords=nvme%2B4tb&qid=1694643847&sprefix=nmve%2B4%2Caps%2C140&sr=8-4&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.18630bbb-fcbb-42f8-9767-857e17e03685&th=1

Ele usa uma controladora Phison E21T que parece boa. A velocidade também é boa. Garantia de 5 anos.

Alguém conhece?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 13 de Setembro de 2023, 20:44:21
Essa marca é famosa. Esse modelo é DRAM-less, fica na categoria com velocidade mais lenta dos que permite a interface PCI-E 4.0, vários outros modelos trabalham por volta dos 7000 MB/s.

Esse modelo usa um Nand TCL o que é bem comum atualmente na relação preço qualidade.

Eu hoje investiria em algum modelo que trabalhasse nesses 7000 MB/s, porem não sei se para o aplicativo que vc usa essa questão da velocidade de 5000 para 7000 vai realmente fazer alguma diferença. Além disso não pesquisei os preços pra ver está boa compra mesmo, então se estiver com preço bem atraente pode ser.

review do UD90 de 1TB, recomendo ler Felipe  :ok: os detalhes
https://www.techpowerup.com/review/silicon-power-ud90-1-tb/

onde recebeu o selo


https://www.techpowerup.com/forums/threads/silicon-power-4tb-nvme-for-163.312399/

UD90 de 2TB
https://www.techpowerup.com/ssd-specs/silicon-power-ud90-2-tb.d1360



« Última modificação: 13 de Setembro de 2023, 20:58:18 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #63 Online: 13 de Setembro de 2023, 21:30:33
https://www.techpowerup.com/forums/threads/silicon-power-4tb-nvme-for-163.312399/

Pessoal exigente, hein?!

Esse tem a mesma velocidade que o equivalente do que tenho instalado aqui (MSI M461 4 Tb). Pra mim, custa $160 enquanto o MSI custa $180. Os de 7000 Mb/s de leitura estão a partir de uns $280. No longo prazo a diferença não é grande, mas creio que a velocidade atual é tão boa que também não faz tanta diferença.

Comprei, chega amanhã. Comprei um case de NMVE também, vou precisar pra migrar o sistema do notebook.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 13 de Setembro de 2023, 23:10:16
Pessoal exigente, hein?!

Esse tem a mesma velocidade que o equivalente do que tenho instalado aqui (MSI M461 4 Tb). Pra mim, custa $160 enquanto o MSI custa $180. Os de 7000 Mb/s de leitura estão a partir de uns $280. No longo prazo a diferença não é grande, mas creio que a velocidade atual é tão boa que também não faz tanta diferença.

Comprei, chega amanhã. Comprei um case de NMVE também, vou precisar pra migrar o sistema do notebook.
Eu acho que essa galera de fóruns, esta repleta de pessoas apaixonadas pelo assunto e sempre muito exigente mesmo, assim como qq outro assunto, se não for top caríssimo de linha tipo apple não presta.

Aqui mesmo no BR tem grupo de compras pra divulgar promoções e os caras só discutem coisa que é realmente muito legal, funcional e bonita, só que carésima, então não acaba servindo pra nada essas opiniões, pq nem sempre o bom precisa ser mais caro.

Penso que vc fez uma boa compra  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 14 de Setembro de 2023, 08:16:08
Eu troquei meu ssd principal pcie 3.0 que fazia 3.5k para um 4.0 que faz mais de 7k na leitura.
Sinceramente, não percebi alguma diferença.

Vi um vídeo esses dias de um comparativo de hdd vs ssd vs ssd nvme

A diferença do ssd para nvme é bem pequena. Usuário normal nem vai notar.
Diferente da transição do hdd que foi algo muuuito notável.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 14 de Setembro de 2023, 10:07:51
Eu troquei meu ssd principal pcie 3.0 que fazia 3.5k para um 4.0 que faz mais de 7k na leitura.
Sinceramente, não percebi alguma diferença.


acredito que o que limita aí na verdade é o software, que não estão otimizados a este tipo de velocidade de disco.
muitas vezes a transferência de arquivos é nessa velocidade mas quando vai trabalhar com algum software de vídeo por ex. ele não chega nisso, alguém tem benchmark que compara software x uso de disco?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #67 Online: 14 de Setembro de 2023, 11:09:29
acredito que o que limita aí na verdade é o software, que não estão otimizados a este tipo de velocidade de disco.
muitas vezes a transferência de arquivos é nessa velocidade mas quando vai trabalhar com algum software de vídeo por ex. ele não chega nisso, alguém tem benchmark que compara software x uso de disco?

É o que sempre digo. Tem que ver como um todo,não é porque colocou um SSD ou uma CPU 100X mais rápida que o ganho total será o mesmo.

Um exemplo aqui é quando faço OCR pesado de texto, que teoricamente seria muito mais rápido no Mac M1 com 16GB e um ssd animal interno do que num MacPro Xeon de 2010. Só que na prática a diferença é ínfima.

Por outro lado se for renderizar um video em H.265 aí não dá nem para comparar essas duas máquinas.

SSD ultra rapido assim vai fazer diferença mesmo é quando a quantidade de dados gravados/lidos for imensa tipo em edição de vídeo.

Aí vem as perguntas que atormentam a área de Ti há decadas...

- SSD mais rápido ?
- Raid 0 ?
- Faz diferença para o acesso via rede ?
- Confiabilidade ?
- Metodologia de backup ?

Hahaha !



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 14 de Setembro de 2023, 15:01:41
...
SSD ultra rapido assim vai fazer diferença mesmo é quando a quantidade de dados gravados/lidos for imensa tipo em edição de vídeo.
...

sem contar que o ganho real é justamente aí com arquivos grandes, arquivos pequenos como .txt por ex. de alguns kb não faz diferença alguma.
faz tempo que não leio sobre o assunto, alguém aí lembra o motivo? se não me engano tem a ver com a indexação do arquivo na partição né?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 14 de Setembro de 2023, 16:08:23
A diferença pra mim é quando chego de algum trampo com 100 200 gigas e as primeiras atividades incluem fazer backup físico em 2 SSDs diferentes, antes tudo subir pra nuvem. Basicamente neste momento é melhor, agora imaginando que faço isso 1x ou 2x por semana, é apenas um conforto, nada realmente relevante.

Meses atrás adquiri os ADATA LEGEND 960 no Aliexpress, ou seja sem garantia, pq aqui no BR o preço é um é absurdo (3x mais), e lembrando que fui obrigado a pega-los depois que o kingston KC 3000 morreu (tinha garantia e RMA me enviou um modelo novo KC 3500).

Assim sendo me ocorreu agora Felipe, entender como vc pensa o BKP, não querendo te aterrorizar, mas como ja conversamos anteriormente, os SSDs tbm morrem. E 4TB de dados é trampo trabalhado pra caramba.
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #70 Online: 14 de Setembro de 2023, 16:39:06
Assim sendo me ocorreu agora Felipe, entender como vc pensa o BKP, não querendo te aterrorizar, mas como ja conversamos anteriormente, os SSDs tbm morrem. E 4TB de dados é trampo trabalhado pra caramba.

Eu penso nisso também. O Silicon Power é legal, o pessoal fala bem, mas pesei bem e acabei cancelando a compra e escolhendo um MSI M480 Pro. Além de ser 7000 Mb/s de leitura, tem TBW de 3300 Tb contra 900 Tb do Silicon Power (por $90 de diferença). Na prática não quer dizer muito, mas é esperado aguentar mais. E vou ter que organizar meus arquivos de forma que pelo menos os arquivos empilhados e os resultados finais tenham backup automático.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 14 de Setembro de 2023, 17:33:44
Eu penso nisso também. O Silicon Power é legal, o pessoal fala bem, mas pesei bem e acabei cancelando a compra e escolhendo um MSI M480 Pro. Além de ser 7000 Mb/s de leitura, tem TBW de 3300 Tb contra 900 Tb do Silicon Power (por $90 de diferença). Na prática não quer dizer muito, mas é esperado aguentar mais. E vou ter que organizar meus arquivos de forma que pelo menos os arquivos empilhados e os resultados finais tenham backup automático.
Outro dia encontrei no AliEx HDs de 4TB 6TB baratos aqui para o BR, custando metade do preço dos SSDs, uma opção boa para um bkp periodico.

https://pt.aliexpress.com/item/1005005179337023.html

Imagino que ai na AN deve ser em conta tbm.
Conhecimento importa mais que equipamento.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 14 de Setembro de 2023, 17:46:31
Outro dia encontrei no AliEx HDs de 4TB 6TB baratos aqui para o BR, custando metade do preço dos SSDs, uma opção boa para um bkp periodico.

https://pt.aliexpress.com/item/1005005179337023.html

Imagino que ai na AN deve ser em conta tbm.

estranho que não encontrei no anúncio o serial do modelo do produto, tá 100% original mas se não falar qual o modelo fico meio com o pé atrás hein... independente disso o valor está bom... pessoal falando que é original tb nos comentários... ponto positivo.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2023, 17:47:07 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #73 Online: 14 de Setembro de 2023, 18:06:15
Outro dia encontrei no AliEx HDs de 4TB 6TB baratos aqui para o BR, custando metade do preço dos SSDs, uma opção boa para um bkp periodico.

https://pt.aliexpress.com/item/1005005179337023.html

Imagino que ai na AN deve ser em conta tbm.

Por enquanto vou usar o Firecuda de 2 Tb que tenho aqui. Quando não couber mais, estou pensando nos Barracuda de 4 Tb. Estão só um pouco mais caros ($75 local contra 68 da China), mas não uso WD nunca mais.