Autor Tópico: Indicação de Mochilas para Equip. Fotográfico  (Lida 8768 vezes)

Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #45 Online: 13 de Dezembro de 2023, 12:50:15
Comprei essa aqui:
https://www.mercadolivre.com.br/mochila-fotografica-bagagem-de-mo-alhva-optibag-cores-cor-azul/p/MLB27070180?



Boa mochila, bem construída e espaçosa.
A cor azul é linda de viver, só precisa cuidar um pouco que o tecido suja facinho, rsrs. Tem que ter muito mais cuidado do que com mochila preta normalzinha.
Coloquei:
RP / R8
70-200 2.8 / 17-40 f4 / 18-135
600ex
580exII
Yn 565exIII
4x 622c.


Só achei falta de mais organização das repartições.
O bolsão frontal é espaçoso, mas as divisões são meio moles, finas e pequenas, quase enfeites.



Se colocar as pilhas e baterias ali, com movimento bagunça tudo. Aí eu resolvi com um organizador de plástico para pilhas, baterias, etc.
Ficou legal.




De maneira geral, recomendo, desde que o comprador se atente à questão das repartições. Se não incomodar, ótimo.
A mim não incomodou, mas é bom saberem.

E na qualidade geral, o que você achou? Gostei do tamanho, mas essa mochila me lembra muito os modelos basicos da West, eu tive uma e quase tive um acidente com meu equipamento por causa da baixa qualidade da costura
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 13 de Dezembro de 2023, 15:16:50
Ficou bem organizado.
Mochila espaçosa é outra vida.


Eu deixo o corpo acoplado à lente, pois quando mudo de locação em ensaios ou naquele entra e sai de making of, salão etc eu acho mais rápido e prático.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 14 de Dezembro de 2023, 00:57:29
Ficou bem organizado.
Mochila espaçosa é outra vida.


Valeu!  :ok:

Eu deixo o corpo acoplado à lente, pois quando mudo de locação em ensaios ou naquele entra e sai de making of, salão etc eu acho mais rápido e prático.

Tentei de tudo que foi jeito, mas não conseguia guardar tudo, se deixasse as lentes engatadas. TEntei pelo menos uma, e mesmo assim, não deu rs
 :no: :no:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #48 Online: 14 de Dezembro de 2023, 07:22:38
E o querido autor do tópico, comprou qual?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #49 Online: 14 de Dezembro de 2023, 07:57:17
vangelismm to começando a suspeitar que ele comprou a mochila e esta viajando pela patagonia para testar a qualidade  :hysterical:
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 16 de Dezembro de 2023, 03:44:47
E na qualidade geral, o que você achou? Gostei do tamanho, mas essa mochila me lembra muito os modelos basicos da West, eu tive uma e quase tive um acidente com meu equipamento por causa da baixa qualidade da costura

Fischer, ela é Alvha. Não sei se é original da marca, mas as Alvha sempre tiveram boa reputação. Ela parece ser bem construída, costuras retinhas, nada de rebarbas, fios puxados ou coisa assim.
Essas West um amigo me "des-recomendou" por conta de as costuras serem muito fajutas. Me mostrou a bolsa dele, toda molenga, desfiando, horrível.
Essa Alvha, o tecido parece uma lona relativamente grossa, firme.


Mario Maia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 23 de Janeiro de 2024, 17:13:45
Fala galera, minhas desculpas pelo o longo sumiço.
E agradeço muito a ajuda de todos. De fato é um tópico importante por ser um assunto pouco falado.

Depois de MUUUUITO estudar as mochilas, eu acabei não comprando nenhuma até agora HAHAHAHA  :aua:
Não pude comprar nenhuma mochila a tempo pra viagem, pois as que me agradaram não são vendidas no Brasil e levaria muito tempo pra entregar aqui (e o preço do frete é um absurdo).

MAS... acabei concluindo que a Shimoda Active é a melhor opção (o @André Sena que indicou na primeira página).
Até encontrei uma Shimoda usada no ML, mas é um tamanho bem maior do que eu preciso.

Quando fui pra Ushuaia e Patagônia, cheguei a encontrar algumas Lowepro por lá, mas o preço não compensava nada.
É o mesmo valor daqui, se não for mais caro.

Como vou pra Miami em Março, vou comprar a Shimoda lá e pagar um valor mais em conta. Inclusive já estou em contato com o revendedor pra combinar a data da entrega.
Atualizo vocês quando estiver com ela em mãos e tiver minha opinião sobre o produto.

Enquanto isso, pra quem ainda não conhece, vale a pena ver alguns reviews do produto.
https://www.youtube.com/watch?v=pmw8Cmc7ihk

É uma mochila com valor bem elevado, mas é considerada uma das melhores, se não a melhor mochila pra hiking/fotografia.
Acho melhor pagar um valor alto em algo muito bom do que um preço médio em algo porcaria e depois ter que comprar uma melhor.

A mochila é bem versátil e serve para situações "fora" de fotografia também, inclusive para quem curte esquiar ou snowbording.

Abraços a todos.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #52 Online: 23 de Janeiro de 2024, 18:38:20
Esse assunto é polêmico rsrs

Acho que para quem busca mochila para trekking+ fotografia no fim é melhor comprar uma mochila de trekking de qualidade (Osprey, deuter, etc) e usar um daqueles insertos para câmera (não sei se tem algum nome mais correto, mas seria aquela peça acolchoada para colocar o equipamento).

Eu tenho uma alhva jabuti pro grande.. a bicha é bruta e vai muita coisa, mas para um trekking já não seria opção...

Inclusive esse ano vou fazer a travessia dos lençóis e já bati MTA cabeça pensando em como vou levar equipamento.. e no fim concluí que vou com a Osprey e um desses insertos, que tenho um pequeno de uma mochila lowepro que permite retirar.. vou levar pouco equipamento tbm: 7d 2 + 18-135mm para levar fora da mochila e + uma 70-200 f4 e uma 35mm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #53 Online: 23 de Janeiro de 2024, 18:41:45
Esse assunto é polêmico rsrs

Acho que para quem busca mochila para trekking+ fotografia no fim é melhor comprar uma mochila de trekking de qualidade (Osprey, deuter, etc) e usar um daqueles insertos para câmera (não sei se tem algum nome mais correto, mas seria aquela peça acolchoada para colocar o equipamento).

Eu tenho uma alhva jabuti pro grande.. a bicha é bruta e vai muita coisa, mas para um trekking já não seria opção...

Inclusive esse ano vou fazer a travessia dos lençóis e já bati MTA cabeça pensando em como vou levar equipamento.. e no fim concluí que vou com a Osprey e um desses insertos, que tenho um pequeno de uma mochila lowepro que permite retirar.. vou levar pouco equipamento tbm: 7d 2 + 18-135mm para levar fora da mochila e + uma 70-200 f4 e uma 35mm

Não lembro se foi um vídeo ou um artigo que vi falando justamente isso.

As mochilas para trekking são melhores e bem mais baratas que as equivalentes fotográficas.
Desde que se use o insert.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #54 Online: 24 de Janeiro de 2024, 11:43:24
MAS... acabei concluindo que a Shimoda Active é a melhor opção (o @André Sena que indicou na primeira página).
Até encontrei uma Shimoda usada no ML, mas é um tamanho bem maior do que eu preciso.

 :ok: :ok: :ok:

A Action X V2 tem algumas melhorias bem interessantes em relação a versão original. Vai curtir bastante.

Uma coisa que tem de ficar atento é com relação as possibilidades do Core Unit. Coisas para pensar.

Action X30 v2 Starter Kit (w/ Medium Mirrorless Core Unit)
Action X40 v2 Starter Kit (w/ Medium DSLR Core Unit)

A X30 por exemplo,  acompanha o Medium Mirrorless Core Unit. De acordo com o fabricante a mochila não comporta o Medium DSLR Core Unit, por conta da diferença de altura. Dependendo do seu conjunto de lentes/organização da mochila o Medium DSLR Core Unit pode comportar uma lente em pé e o Medium Mirrorless Core Unit apenas deitada.

Mas pelo que vi do seu kit o Medium Mirrorless Core Unit deve ser mais que suficiente e vai sobrar bastante espaço na mochila para colocar as outras tralhas de trilha.

Para referencia o Medium Mirrorless Core Unit comporta:
- R5 com a RF 100-500 acoplada
- RF 24-105 F4 em pé

Os bolsos laterais comportam com folga uma garrafa térmica de ~900ml (9cm de diâmetro).

O que quero fazer agora é comprar o Large Mirrorless Core Unit para quanto precisar levar mais coisa.

Vai comprar qual modelo X30 V2 ou X40 V2?

Independente do modelo tem como levar o tripé tanto no bolso lateral ou quanto nos fitas da parte frontal da mochila, caso queria equilibrar melhor o peso em caminhadas mais longas.

:ok:


André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #55 Online: 24 de Janeiro de 2024, 13:29:06
Único defeito é que são muito pesadas, quase 03kg.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 24 de Janeiro de 2024, 13:38:25
Minha nossa.
2k uma mochila  :eek:


Mario Maia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 24 de Janeiro de 2024, 20:55:38
:ok: :ok: :ok:

A Action X V2 tem algumas melhorias bem interessantes em relação a versão original. Vai curtir bastante.

Uma coisa que tem de ficar atento é com relação as possibilidades do Core Unit. Coisas para pensar.

Action X30 v2 Starter Kit (w/ Medium Mirrorless Core Unit)
Action X40 v2 Starter Kit (w/ Medium DSLR Core Unit)

A X30 por exemplo,  acompanha o Medium Mirrorless Core Unit. De acordo com o fabricante a mochila não comporta o Medium DSLR Core Unit, por conta da diferença de altura. Dependendo do seu conjunto de lentes/organização da mochila o Medium DSLR Core Unit pode comportar uma lente em pé e o Medium Mirrorless Core Unit apenas deitada.

Mas pelo que vi do seu kit o Medium Mirrorless Core Unit deve ser mais que suficiente e vai sobrar bastante espaço na mochila para colocar as outras tralhas de trilha.

Para referencia o Medium Mirrorless Core Unit comporta:
- R5 com a RF 100-500 acoplada
- RF 24-105 F4 em pé

Os bolsos laterais comportam com folga uma garrafa térmica de ~900ml (9cm de diâmetro).

O que quero fazer agora é comprar o Large Mirrorless Core Unit para quanto precisar levar mais coisa.

Vai comprar qual modelo X30 V2 ou X40 V2?

Independente do modelo tem como levar o tripé tanto no bolso lateral ou quanto nos fitas da parte frontal da mochila, caso queria equilibrar melhor o peso em caminhadas mais longas.

:ok:

Cara, não é uma decisão fácil de tomar sem ver a mochila pessoalmente. hahaha
Inicialmente eu achava que uma X25 seria o suficiente, depois achei ela pequena e mudei pra X30... agora já estou na dúvida se o ideal não seria passar pra uma X40, mas tenho medo de ser enorme hahaha. Mas tudo isso foi avaliando vídeos de YouTube, informações de dimensão e etc.

Embora eu não tenha tanta coisa assim, não queria comprar uma mala que tenha apenas o mesmo espaço da minha atual.
Mas também percebi que uma mala bem feita como ela, faz com que o espaço interno seja muito mais útil. E o externo também.
Por exemplo, eu não consigo carregar uma garrafa de água grande na lateral da minha mochila atual. Tenho que colocar a garrafa dentro, o que ocupa um espaço considerável.

Sobre os Core Unit, eu vi um vídeo no Youtube de um cara que comprou um Medium DSLR core unit e colocou dentro de uma X30 v2.
Aí teve um cara que nos comentários perguntou como ele fez isso. A Shimoda respondeu o comentário dele dizendo que até cabe, mas ele força o fundo da mala um pouco, fazendo com que possa comprometer a durabilidade do material. Aí por isso eles dizem no site que não é compatível.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #58 Online: 25 de Janeiro de 2024, 11:55:44
Cara, não é uma decisão fácil de tomar sem ver a mochila pessoalmente. hahaha
Inicialmente eu achava que uma X25 seria o suficiente, depois achei ela pequena e mudei pra X30... agora já estou na dúvida se o ideal não seria passar pra uma X40, mas tenho medo de ser enorme hahaha. Mas tudo isso foi avaliando vídeos de YouTube, informações de dimensão e etc.

fonte:
https://shuttermuse.com/shimoda-action-x-vs-explore-backpacks/


A diferença de tamanho não é tão grande entre a X30 e X40.

Alem disso se observar as dimensões externas para a X40 30W x 53H x 20D cm ainda está dentro do limite para mala de borda de várias companhias aéreas.


Embora eu não tenha tanta coisa assim, não queria comprar uma mala que tenha apenas o mesmo espaço da minha atual.
Mas também percebi que uma mala bem feita como ela, faz com que o espaço interno seja muito mais útil. E o externo também.
Por exemplo, eu não consigo carregar uma garrafa de água grande na lateral da minha mochila atual. Tenho que colocar a garrafa dentro, o que ocupa um espaço considerável.
Espaço para garrafa de água é a primeira coisa que olho em um mochila.  :D

Sobre os Core Unit, eu vi um vídeo no Youtube de um cara que comprou um Medium DSLR core unit e colocou dentro de uma X30 v2.
Aí teve um cara que nos comentários perguntou como ele fez isso. A Shimoda respondeu o comentário dele dizendo que até cabe, mas ele força o fundo da mala um pouco, fazendo com que possa comprometer a durabilidade do material. Aí por isso eles dizem no site que não é compatível.
:ok:
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2024, 11:56:32 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #59 Online: 31 de Janeiro de 2024, 18:06:31
A eterna indecisão dos fotógrafos sobre equipamento  :hysterical:

Sobre como levar câmera e afins na mochila, eu vi na Decathlon de Campinas a umas 2 semanas atrás +/- uma bolsa da Forclaz feita para levar a câmera por fora das Cargueiras, junto ao cinto da barriga. Achei muito interessante por ser uma solução especifica e para deixar a câmera de fácil acesso. Claro que não é grande, e cabe somente a câmera, dificilmente caberia minha D850 com a 70-200 da Tokina, mas caberia tranquilamente com a 50mm
Eu sei que não é uma marca como Deuter por exemplo, mas eu gosto muito da qualidade dos produtos deles, minha esposa comprou uma cargueira 40L da Forclaz e eu curti muito o que eles estão fazendo hoje, eu tenho a minha 30L+10 da Quechua a uns 5 anos já e não tenho o que reclamar.

Vou deixar o link do site deles

https://www.decathlon.com.br/bolsa-para-maquina-fotografica-travel/p
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki