Autor Tópico: Indicação de Mochilas para Equip. Fotográfico  (Lida 8806 vezes)

Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #60 Online: 31 de Janeiro de 2024, 18:08:10
Fala galera, minhas desculpas pelo o longo sumiço.
E agradeço muito a ajuda de todos. De fato é um tópico importante por ser um assunto pouco falado.

Depois de MUUUUITO estudar as mochilas, eu acabei não comprando nenhuma até agora HAHAHAHA  :aua:
Não pude comprar nenhuma mochila a tempo pra viagem, pois as que me agradaram não são vendidas no Brasil e levaria muito tempo pra entregar aqui (e o preço do frete é um absurdo).

MAS... acabei concluindo que a Shimoda Active é a melhor opção (o @André Sena que indicou na primeira página).
Até encontrei uma Shimoda usada no ML, mas é um tamanho bem maior do que eu preciso.

Quando fui pra Ushuaia e Patagônia, cheguei a encontrar algumas Lowepro por lá, mas o preço não compensava nada.
É o mesmo valor daqui, se não for mais caro.

Como vou pra Miami em Março, vou comprar a Shimoda lá e pagar um valor mais em conta. Inclusive já estou em contato com o revendedor pra combinar a data da entrega.
Atualizo vocês quando estiver com ela em mãos e tiver minha opinião sobre o produto.

Enquanto isso, pra quem ainda não conhece, vale a pena ver alguns reviews do produto.
https://www.youtube.com/watch?v=pmw8Cmc7ihk

É uma mochila com valor bem elevado, mas é considerada uma das melhores, se não a melhor mochila pra hiking/fotografia.
Acho melhor pagar um valor alto em algo muito bom do que um preço médio em algo porcaria e depois ter que comprar uma melhor.

A mochila é bem versátil e serve para situações "fora" de fotografia também, inclusive para quem curte esquiar ou snowbording.

Abraços a todos.

Muito boa a escolha, agora quando tiver elas em mãos não deixe de colocar aqui a sua opinião sobre o produto.
E na sua viagem, como que você se virou em relação ao equipamento que você levou?
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #61 Online: 31 de Janeiro de 2024, 18:42:11

Não me parece anatômica para pendurar no peito da cargueira...
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2024, 18:43:00 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #62 Online: 31 de Janeiro de 2024, 19:02:57
Não me parece anatômica para pendurar no peito da cargueira...

Definitivamente não é, e mesmo usando na cinta de barriga seria um peso considerável desbalanceando tudo
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #63 Online: 01 de Fevereiro de 2024, 01:26:03
Não me parece anatômica para pendurar no peito da cargueira...

É terrivel, já fiz essa asneira.


andre_sa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #64 Online: 16 de Fevereiro de 2024, 11:19:18
Quando eu tinha DSLR (e portanto carregava muito peso :D) usava uma Lowepro que me serviu por anos. Como pontos positivos, destaco a qualidade das costuras em geral (nada rasgou, soltou, abriu ou descosturou), além do conforto no uso e a leveza. Pontos negativos: um certo dia peguei no armário para usar e os zíperes tinham "zinabrado" (emperraram ou ficaram muito difíceis de usar, tive que mandar fazer manutenção) e as bolsas laterais de mesh (onde normalmente colocamos garrafa d'água e afins) que ficaram com os elásticos frouxos muito rápido. Vendi a DSRL, vendi a mochila e para carregar meu novo setup M43 comprei uma Peak Design Travel Backpack 30L + Small Camera Cube. A mochila é incrível, MUITO bem acabada e resistente. Meu setup cabe todo no camera cube, que fica encaixadinho no interior da mochila, e ainda me sobra muito espaço para colocar o que bem entender. Meu único ponto é o fato do sternum strap não ter um lado fixo na alça, então se você vacilar eventualmente pode perder. De resto, só tenho elogios e recomendo para quem quer mochila para levar equipo ou usar para viagens.


Mario Maia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 18 de Março de 2024, 23:13:10
Fala galera, atualizando a quem perguntou sobre a mochila... Finalmente comprei a dita cuja e vou falar o que achei, embora ainda sejam as "primeiras impressões".

A mochila é da marca Shimoda, modelo Action x30, que simboliza os 30 litros comportados por ela.
A Shimoda ainda tem mais tamanhos: x25, x40, x50 e x70.

Ela é feita com bom material (aparenta ser MUITO BOM MESMO) e esteticamente achei bem bonita, com ótimo acabamento e compartimentos bem úteis. Ela é bem completa e eu diria que atende muito além de fotógrafos.
Serve como mala de mão nos voos... Quando voltei da viagem, coloquei ela nas costas e entrei no avião com ela e a mala de rodinhas. Não tentei colocar ela de baixo do banco, mas creio que cabe.

Fiz alguns testes pensando em trilhas em locais de baixa temperatura. Pra quem usa 3 camadas básicas (segunda pele/fleece/corta vento), a mochila é perfeita. Ela vai comportar facilmente o fleece, caso a temperatura suba, e se precisar, dá pra guardar a corta vento junto, que mal ocupa espaço.
Pra aqueles que preferem uma jaqueta puffer ao invés da segunda pele, também vai comportar, mas já vai precisar usar o extensor dela se guardar o fleece e o puffer juntos.
Eu ainda fiz um terceiro teste, com um puffer ainda mais grosso (que só seria indicado pra trilhas curtas OU com temperaturas MUITO baixas) e comportou, mas foi no limite do extensor. Aqui eu ja indicaria o modelo x40.
Além das roupas, todos esses testes foi colocando coisas pra simular outros itens básicos, como lanches, frutas e todo o equipamento fotográfico.

Vamos aos detalhes:

Evidentemente, ela possui o case pro equipamento fotográfico, que a Shimoda chama de "Core Unit" e ele é removível, dando a opção de você usar todo o espaço ocupado por ele pra uma outra finalidade.
Na "tampa" desse bolso, que fica nas costas da mochila, existe o primeiro local onde você pode guardar seu notebook.
Esse Core Unit é removível, bem construído e tem um velcro de boa qualidade pra personalizar o formato de cada slot da forma como você deseja.





O Core Unit também possui um zíper na sua lateral, permitindo a opção do acesso rápido à câmera pela lateral da mochila, que por sua vez também possui um zíper no mesmo local. O único ponto é que esse bolso é bem estreito e não é fácil tirar e recolocar a câmera por ali. Talvez depois de algum uso ele fique mais "laceado".





A mochila tem um bolso em cada alça onde você pode guardar um celular ou qualquer item pra fácil acesso.


Uma das coisas mais úteis dessa mochila é que ela possui dois locais para guardar uma garrafa de água grande (um em cada lateral da mochila). A garrafa da foto é de 1L, mas ela comporta garrafas maiores. A vantagem disso é que você não precisar guardar a garrafa dentro da mochila, ocupando um espaço que poderia ser utilizando por outras coisas.
E você ainda pode guardar eles dois pra dentro do bolso, caso não precise usar, dando um visual mais clean pra mochila.




O bolso externo é onde, na minha opinião, vem o ponto negativo.
Embora ele seja bem profundo (de cima pra baixo) e com divisória úteis, é um bolso muito estreito, fazendo com que não seja tão útil assim.
Dentro dele existe o segundo compartimento para notebook e um bolso dividido no meio, feito com um material parecido com plástico, aparentemente para evitar que algo molhe (embora a mochila seja a prova de uma boa quantidade de água), onde você pode guardar as baterias, cartões de memória, e acessórios de limpeza pequenos.
Esse bolso poderia ser um pouco menos estreito pois se você colocar um notebook ali, não vai guardar nada de volume. Uma blusa corta vento, por exemplo, já ficaria apertada, mesmo sem o notebook ali.





O bolso superior é onde você guarda todo o resto das coisas que você vai levar. Ele é bem grande e possui dois bolsos conjugados do tipo rede.
Pra quem faz trilha, creio que seria o bolso onde você guardaria peças de roupas, lanches, e outros acessórios da câmera que não couberam no Core Unit. E ele possui uma expansão, quando necessário, para ficar ainda maior.
Esse bolso é bem confuso, mas é bem útil.








E o tripé? Comporta?
SIM! E dá pra levar dois! Eu tirei a foto somente com um, mas coloquei ele nos dois possíveis locais.
Colocando ele na lateral, você mata um dos bolsos para a água. E levando a água na outra lateral, você mata o acesso rápido à câmera.
Então, obviamente, a recomendação é levar o tripé na parte traseira da mochila, até porque, equilibra melhor o peso.






Além de tudo isso, a mochila possui outros compartimentos pequenos nos bolsos laterais, onde você poderia colocar sua carteira, passaporte, bateria da câmera, cartões de memória e outras coisas pequenas.
E também, a mochila tem a alça "barrigueira", que é removível. Ela comporta o compartimento das garrafas, caso prefira usar ali.

Meu único contra ponto é realmente o bolso externo, que é "magrinho". Ele poderia ganhar de 2 a 3cm, sendo um bolso muito mais útil.
É o tipo de bolso que você guarda algo dentro dele, o objeto cai lá pro fundo da mala e você não tem muita visão, tendo que ficar caçando com a mão o que você precisa pegar. Como exemplo, seria como jogar uma tampa de lente naqueles bolsos de notebooks que vão até o fundo da mochila.

Uma última foto com o compartimento da câmera aberto e preenchido, onde você vê que ainda sobra um bom espaço acima do Core Unit.
Ali você pode guardar uma blusa ou usar opções de Core Units maiores.


Desculpem o post gigante, mas acho que dá pra ter uma boa visão da mochila.
Abraços!


Mario Maia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 18 de Março de 2024, 23:21:48
Muito boa a escolha, agora quando tiver elas em mãos não deixe de colocar aqui a sua opinião sobre o produto.
E na sua viagem, como que você se virou em relação ao equipamento que você levou?

Acabei de colocar o review da mochila no post acima.

Sobre a viagem pra Patagônia eu acabei usando minha mochilinha véia de guerra. kkk
Ela não é pequena, mas é um projeto barato, então não aproveitam o espaço dela da melhor maneira.
Você tem que jogar documentos, acessórios e roupas no mesmo bolso e depois se matar pra ficar procurando haha.
Funcionou, mas numa trilha longa deixa a desejar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #67 Online: 20 de Março de 2024, 16:43:16
Ainda não li com calma mas vai o link pra não esquecer:
"Estratégia de 03 mochilas"
https://fstoppers.com/landscapes/landscape-photographers-guide-cost-effective-travel-661372
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs