Autor Tópico: Err 01 Canon em uma 24-105 mm persistente! (4x)  (Lida 10429 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 16 de Outubro de 2023, 10:20:49
Bom dia a todos. Ontem eu fotografei com a lente das 10hs às 16hs e ela apresentou erro algumas vezes, mas poucas. Contornava, mudando a abertura, a distância focal e em última instância, desligava e ligava a câmera.

Notei que a faixa problemática está entre f5 a f6.3... combinando com alguma distância focal entre 50 e 70mm. . Mas ainda estou a verificar.

Está melhor que antes. Não estava conseguindo tirar foto nenhuma sequer.

Será que o fato de usar para filmar pode ter "dado" uma "amenizada" no defeito do bloco óptico?

Procure servicos, clientes que valorizem o que voce faz. Se voce tiver que fazer outra coisa para comprar uma lente melhor, faca. Mas de modo algum use essa lente que esta quebrando para registrar eventos.  Voce pode ganhar um processo, e com certeza usar equipamento estragando queima o seu filme.
Voce ja ganhou um monte de dicas.  Melhor voce ter uma lente de kit com um flash do que essa naba. Me desculpe pela sinceridade, mas me parece que voce nao ve a seriedade da situacao. Boa sorte.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2023, 10:23:15 por Leonardo Tonin »


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #91 Online: 16 de Outubro de 2023, 19:01:32
Procure servicos, clientes que valorizem o que voce faz. Se voce tiver que fazer outra coisa para comprar uma lente melhor, faca. Mas de modo algum use essa lente que esta quebrando para registrar eventos.  Voce pode ganhar um processo, e com certeza usar equipamento estragando queima o seu filme.
Voce ja ganhou um monte de dicas.  Melhor voce ter uma lente de kit com um flash do que essa naba. Me desculpe pela sinceridade, mas me parece que voce nao ve a seriedade da situacao. Boa sorte.


Opa, meu nobre. Boa noite. Relaxe, pode e deve ser sincero. Mas então, não sou fotógrafo de evento, faço fotos "de turismo", faço o cliente na abordagem direta e ele compra um pacote de fotos. Sacou? Daí a responsabilidade é menor, pois não foi algo previamente planejado...

Com certeza não iria fazer um evento com um equipamento defeituoso! Já é tenso ter de ficar apreensivo para não perder os momentos mais importantes, imagina com uma lente dando BO. Kkkk
Evento no mínimo tem de ir com duas câmeras batendo certo!

Deus me livre de processo! Kkkkk

Vlw!
Deus seja sempre louvado.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 16 de Outubro de 2023, 19:37:23

Opa, meu nobre. Boa noite. Relaxe, pode e deve ser sincero. Mas então, não sou fotógrafo de evento, faço fotos "de turismo", faço o cliente na abordagem direta e ele compra um pacote de fotos. Sacou? Daí a responsabilidade é menor, pois não foi algo previamente planejado...

Com certeza não iria fazer um evento com um equipamento defeituoso! Já é tenso ter de ficar apreensivo para não perder os momentos mais importantes, imagina com uma lente  :ok:dando BO. Kkkk
Evento no mínimo tem de ir com duas câmeras batendo certo!

Deus me livre de processo! Kkkkk

Vlw!

Certo camarada. :ok:


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #93 Online: 17 de Outubro de 2023, 01:41:36
Boa noite. Agradeço a todos por terem opinado, dado sugestões, orientações e recomendações.

Deus abençoe em tudo!

Sucesso para nós!

 :) :clap: :ok: 8-) :snack:
Deus seja sempre louvado.


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #94 Online: 17 de Novembro de 2023, 00:47:09



E ela voltou!  :ok: :worship:
Como estou ainda me recuperando, não dispunha do bambá para mandar para São Paulo. Conversei com o técnico que levo aqui em Salvador e ele só cobrou desta vez  R$ 250,00, praticamente o custo da peça genérica mesmo.

Eu tive um "estalo" aqui e dessa vez vou deixar a chave do IS desativada.
Por quê? Já li que é comum quando está ligado, ao clicar no botão do obturador levemente ( só o  toque para acionar a câmera, nem é focando) a lente faz um ruído. Tipo isso: "ruuuumm". Vi que quando a lente começava a dar o erro, esse barulho se intensificação, até ficar assim: "ruuum ru ru ru ruummm"... "ruuum ru ru ru ruummm" "ruuum ru ru ru ruummm" - deste jeito mesmo.

Daí pensei aqui: Será que não pode ser ele que está causando esse defeito?

Uma pergunta a vocês que usam está lente ou qualquer outra com IS: Faz muita diferença não usá-lo? Eu compenso aumentando a velocidade do obturador?

Boa noite
Deus seja sempre louvado.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #95 Online: 17 de Novembro de 2023, 10:32:11
em tese estabilização só é necessária quando tem velocidade abaixo da distância focal... claro se tiver mão firme...
mas se usar velocidade acima de 1/150 não é pra ter problemas com foto tremida.
acho que pra eventos/pessoas ninguém usa velocidade abaixo disso msm, já que aí a pessoa iria se mexer e não ter uma imagem tão boa assim.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2023, 10:33:24 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #96 Online: 17 de Novembro de 2023, 10:42:02


E ela voltou!  :ok: :worship:
Como estou ainda me recuperando, não dispunha do bambá para mandar para São Paulo. Conversei com o técnico que levo aqui em Salvador e ele só cobrou desta vez  R$ 250,00, praticamente o custo da peça genérica mesmo.

Eu tive um "estalo" aqui e dessa vez vou deixar a chave do IS desativada.
Por quê? Já li que é comum quando está ligado, ao clicar no botão do obturador levemente ( só o  toque para acionar a câmera, nem é focando) a lente faz um ruído. Tipo isso: "ruuuumm". Vi que quando a lente começava a dar o erro, esse barulho se intensificação, até ficar assim: "ruuum ru ru ru ruummm"... "ruuum ru ru ru ruummm" "ruuum ru ru ru ruummm" - deste jeito mesmo.

Daí pensei aqui: Será que não pode ser ele que está causando esse defeito?

Uma pergunta a vocês que usam está lente ou qualquer outra com IS: Faz muita diferença não usá-lo? Eu compenso aumentando a velocidade do obturador?

Boa noite

Legal que voce conseguiu arrumar. Nao sei. em um outro topico foi comentado sobre outra camera Canon, que erros podem acontecer quando a bateria ja esta fraca.  Pode ser que os contatos da sua lente ou camera nao estejam muito limpos, ou com algum problema. Alguns estabilizadores fazem barulho mesmo.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2023, 10:42:31 por Leonardo Tonin »


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #97 Online: 17 de Novembro de 2023, 18:40:04
em tese estabilização só é necessária quando tem velocidade abaixo da distância focal... claro se tiver mão firme...
mas se usar velocidade acima de 1/150 não é pra ter problemas com foto tremida.
acho que pra eventos/pessoas ninguém usa velocidade abaixo disso msm, já que aí a pessoa iria se mexer e não ter uma imagem tão boa assim.

Saquei, meu nobre. costumo usar velocidades acima de 200 :)
Deus seja sempre louvado.


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #98 Online: 17 de Novembro de 2023, 18:42:44
Legal que voce conseguiu arrumar. Nao sei. em um outro topico foi comentado sobre outra camera Canon, que erros podem acontecer quando a bateria ja esta fraca.  Pode ser que os contatos da sua lente ou camera nao estejam muito limpos, ou com algum problema. Alguns estabilizadores fazem barulho mesmo.

Beleza, irmão. Já dei a limpeza nos contatos e a bateria está batendo certo. Tenho 2 com autonomia próxima à quando novas! :ok:
Deus seja sempre louvado.


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #99 Online: 30 de Janeiro de 2024, 12:18:46
Bom dia a todos. Eu estou usando a lente de boas, sem ruídos e erro aparecendo. Estou com estabilizador de imagens desligado. Acredito que isso tem influencia neste problema...
Por precaução, deixo desligado mesmo...
Deus seja sempre louvado.


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #100 Online: 21 de Abril de 2024, 06:29:11
 :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Não vou chorar, não vou me arrepender...
Foi eterno enquanto durou, foi sincero nosso amor mas chegou ao fim?

Pois é. Não durou nem 3 meses. Err 01 mesmo com o IS desligado. Rumei a lente na parede!
Brincadeira, mas deu vontade.

Estou em busca de um conselho prudente! hehehe

Essa lente agora vai para a Namba em SP ou vendo essa bomba por um preço mais barato.
Adquirir uma dela nova é um investimento alto. Daí eu pensei: Mirror Less R10 com uma lente 18-150mm até mais barata que a 24-105 nova.

Minha 5D Mark II está com uma mancha preta no lcd. Dá para usar, mas perco em produtividade, pois preciso que o cliente veja a foto e às vezes cobre áreas importantes.

Resumindo, Estou disposto em parcelar em 10x essa R10 com 18-150mm e ter coisa nova e que nunca experimentei. Dual Pixel CMOS,tela articulável, wifi,bluetooh...estão me deixando tentados.

Sair de um setup de 5D Mk II - 24-105  para R10 18-150 é uma boa ideia? Está me parecendo que sim.
Meu objetivo é fotografia ao ar livre em ensaios turísticos. Esse é o meu trampo.


Bom dia e Deus abençoe a nós e nosso setup!







Deus seja sempre louvado.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #101 Online: 21 de Abril de 2024, 07:11:34
Demorou, se jogue na R10.

Porém ela não tem tela articulada, eu tentaria a R50.

Esses preços são de onde?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #102 Online: 21 de Abril de 2024, 07:19:47
Demorou, se jogue na R10.

Porém ela não tem tela articulada, eu tentaria a R50.

Esses preços são de onde?

Bom dia, meu nobre! Tudo na Paz? Então, são do site da Canon. Sei que sempre são mais caros do que revendedores...

Ah! Ela não tem visor articulável. Visor articulável destas câmeras é algo fácil de danificar?

Vou ler sobre essa R50. Você a possui?
Deus seja sempre louvado.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #103 Online: 21 de Abril de 2024, 07:24:53
Esqueça o que eu disse, confundi com a R100.

A R10 com essa lente 18 150 é uma ótima pedida.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #104 Online: 21 de Abril de 2024, 07:51:00
Rapaz, esse modelos de câmera parecem ser inversamente proporcionais. Quanto menor o número, melhor...

Causa um nó na cabeça! Intuitivamente pensa-se que a R100 é mais avançada que a R50... Parece que quanto mais letras e números se coloca a frente do "R" ela é de porte menor! E ainda há variação! Nem sempre é assim. Vai entender...
Deus seja sempre louvado.