Autor Tópico: Quem anda usando lentes manuais em digitais por aqui (2023)  (Lida 15267 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #45 Online: 22 de Setembro de 2023, 20:17:12
Então tranquilo, iria usar na D610 mesmo, valeu meu caro! Neste caso seriam apenas as lentes Ai mesmo? eu lembro de ter usado uma 50 f/.1.2 da NIkon da D7000, era linda


As Pré-Ai só se forem modificadas porque tem um ressalto no anel de abertura da lente que não permite o encaixe direito e pode inclusive danificar o mount. Tem que ser Ai ou ROM.

Coisas de Nikon ...  :doh:


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 22 de Setembro de 2023, 21:31:08

Fiz esta conversão pré-AI para AI aqui no RJ com o Sbarreto ou com o Edir, não lembro. Não é difícil não. Basta fazer um corte em L no anel do diafragma. Nada que uma micro rerifica, tipo Dremel não resolva. Procurei na época e achei gabaritos para usar como guia. Hoje faria eu mesmo mas na época arreguei.

Em SP ainda devem existir alguns cabeças branca que ainda façam.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 23 de Setembro de 2023, 06:53:50

As Pré-Ai só se forem modificadas porque tem um ressalto no anel de abertura da lente que não permite o encaixe direito e pode inclusive danificar o mount. Tem que ser Ai ou ROM.

Coisas de Nikon ...  :doh:

Eu tenho uma 105 2.5 nao ai modificada.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #48 Online: 23 de Setembro de 2023, 10:33:12
Eu tenho uma 105 2.5 nao ai modificada.


Se ela está 100% original, tem um risco alto de um ressalto no anel de abertura da lente, na face do mount ser mais alto do que a base do mount. Isso faz com que tenha um ponto de contato errado com o mount da câmera. É algo de fração de milímetro. Tive esse problema com uma cinquentinha 1.4 que era da Nikkormat FT em uma Nikon D70 se não me engano, travou de um jeito que foi um sufoco para tirar depois. Muito, muito cuidado.

"Non-AI lenses fit on the Nikon F, early F2, Nikkormat FT, FTN, FT2, EL and ELW, and the Nikkorex F. They can be used without meter coupling on the earliest AI camera bodies such as the FM and FE, but they MUST NOT be mounted on later ones such as the FM2, as it is possible to damage the camera body. "


http://rick_oleson.tripod.com/index-153.html

Na camera tem que ter o acoplamento para objetivas Ai senao nao fotometra.
 



Aqui ainda tenho duas Nikkors, uma 55/1.2 não ai e uma 55/3.5 Micro, Ai, mas uso nas Sony, então não tem problema, funciona tudo, modo manual, modo Av... uma beleza.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2023, 10:36:59 por AFShalders »


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 23 de Setembro de 2023, 10:53:49

Como dito esta travinha da seta vermelha acima faz o acoplamento das lentes AI à fotometria na câmera.  Nas Nikon FM e FE versão 1 era possível levantá-la e usar as não AI nestas câmeras, sem modificá-las.


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 24 de Setembro de 2023, 03:28:07

Se ela está 100% original, tem um risco alto de um ressalto no anel de abertura da lente, na face do mount ser mais alto do que a base do mount. Isso faz com que tenha um ponto de contato errado com o mount da câmera. É algo de fração de milímetro. Tive esse problema com uma cinquentinha 1.4 que era da Nikkormat FT em uma Nikon D70 se não me engano, travou de um jeito que foi um sufoco para tirar depois. Muito, muito cuidado.

"Non-AI lenses fit on the Nikon F, early F2, Nikkormat FT, FTN, FT2, EL and ELW, and the Nikkorex F. They can be used without meter coupling on the earliest AI camera bodies such as the FM and FE, but they MUST NOT be mounted on later ones such as the FM2, as it is possible to damage the camera body. "


http://rick_oleson.tripod.com/index-153.html

Na camera tem que ter o acoplamento para objetivas Ai senao nao fotometra.
 



Aqui ainda tenho duas Nikkors, uma 55/1.2 não ai e uma 55/3.5 Micro, Ai, mas uso nas Sony, então não tem problema, funciona tudo, modo manual, modo Av... uma beleza.

Af Schalders, que bom que ela não tem mais isso não.
Ela é Fácil de colocar e tirar .


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #51 Online: 24 de Setembro de 2023, 14:01:30
Algumas fotos tiradas com minha 35mm 1.4 7artisans.

1.


2.


3.


4.


5.


6.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #52 Online: 29 de Outubro de 2023, 22:55:55



Demorei mas entrei para o time.
35mm 1.4 ttartisan.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 16 de Novembro de 2023, 09:25:25
Espetei a 7Artisans 50mm 0.95 na X-T2 essa semana enquanto minha filha saracotiava pelo pátio.
Essa lente está ganhando meu coração  :wub:
Fotos em f/2.8
1.
Olivia by Pablo Ebani Jacques, no Flickr
2.
Olivia by Pablo Ebani Jacques, no Flickr
3.
Olivia by Pablo Ebani Jacques, no Flickr
4.
Olivia by Pablo Ebani Jacques, no Flickr
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia