Autor Tópico: Riscos de vender pelo Mercado Livre.  (Lida 4978 vezes)

Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #15 Online: 06 de Setembro de 2023, 15:36:18
para mim o maior problema é que o comprador pode simplesmente alegar arrependimento de compra, usar o equipamento por 7 dias, ainda ganha mais uns 5 dias de prazo para postagem de devolução e temos que torcer para chegar tudo em ordem. Não estou dizendo que não tenha seu lado positivo, mas o que ilustrei acima acontece até com frequência e é o principal motivo de eu não anunciar por lá.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 06 de Setembro de 2023, 15:54:36
Hoje em dia eu colo uma etiqueta holografica dessas com código em absolutamente tudo que vendo e sou bem claro de que se remover não haverá devolução. O produto anunciado tem sempre uma foto mostrando a etiqueta.

Andei vendendo componentes que retirei de um iMac que estava com problema na tela, uma fonte e uma placa de vídeo. Dois fdp compraram simplesmente para ver se o problema era esse mesmo e devolveram. Agora esse tipo de material além do selo, eu embalo a vácuo com um plástico importado que não vão conseguir outro igual nem a pau e aviso que se a embalagem for violada não haverá devolução.

ML é ótimo para comprar e péssimo para vender. Não há mais como avaliar o comprador nem ver a reputação.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2023, 15:57:30 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 06 de Setembro de 2023, 16:06:04
Exatamente, eu ia comentar sobre reputação.

Virou uma piada.
Primeiro que eles mudaram de sistema umas 02 ou 03 vezes e não migrou a reputação de ninguém.

E agora só tem reputação quem é vendedor profissional porque precisa de quantidade mínima de vendas nos últimos meses.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2023, 16:06:28 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 07 de Setembro de 2023, 08:45:00
um relato pessoal que ocorreu comigo, estava vendendo alguns itens fuji no começo do ano, e um dos últimos foi uma lente 18-135, lente zerada praticamente sem uso impecável, um comprador comprou na semana anterior do carnaval, usou no carnaval (ao que me parece) e alegou que a lente estava com fungo, abriu reclamação no mercado livre, eu em contrapartida sabendo que a lente estava impecável solicitei mediação da reclamação e já enviei para o atendente do mercado livre fotos em alta resolução da lente bem como do boxing.

o atendente muito atencioso disse pra ficar tranquilo mas que pelo direito de devolução de compra de 7 dias o comprador teria o direito de devolver mas que se o produto chegasse com qualquer problema era pra voltar no chamado com fotos e número de série da lente, o produto chegou em ordem e voltei o chamado dizendo que estava ok mas que a minha reputação ainda estava constando uma reclamação, o atendente por sua vez me direcionou para um outro setor que fui prontamente atendido (no mesmo dia) e a resposta do outro atendente foi mais ou menos assim, considerando seu histórico de vendas bem como o histórico de compras do comprador decidimos cancelar a reclamação do comprador (que tinha aberto dizendo que eu vendi um produto com defeito).

ao que tudo indica eles analisam o histórico do comprador também e caso este seja do tipo que compra e cancela isso também vai pesar na conta dele, eu sugeri para o mediador do ML cancelar a conta do comprador a resposta padrão do ML foi que eles estariam analisando o caso no setor responsável.

após umas duas semanas vendi a lente novamente e desta vez sem qualquer problema, perguntei depois da venda concretizada no chat do ml para o comprador se estava tudo ok e ele confirmou que estava tudo em perfeitas condições.

particularmente falando me senti bem seguro com a situação e durante ela, apesar que não sei como ocorreria caso o comprador quisesse dar o golpe ao invés de apenas usar o equipamento no feriado.

o risco sempre tem, por isso que é importante vender o essencial no nosso caso que somos vendedores ocasionais.

post edit: o mais curioso que puxei a capivada do comprador e vi que ele é classe alta e que tem comércio na cidade dele (vende cosméticos e roupas) ou seja é um fdp de um playboy que quer se aproveitar das brechas das leis.

Relato interessante, realmente é complicado essa possibilidade da pessoa usar e depois devolver.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 07 de Setembro de 2023, 09:04:30
para mim o maior problema é que o comprador pode simplesmente alegar arrependimento de compra, usar o equipamento por 7 dias, ainda ganha mais uns 5 dias de prazo para postagem de devolução e temos que torcer para chegar tudo em ordem. Não estou dizendo que não tenha seu lado positivo, mas o que ilustrei acima acontece até com frequência e é o principal motivo de eu não anunciar por lá.

Esse sistema de devolução desanima mesmo. :doh:


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 07 de Setembro de 2023, 09:09:46
Hoje em dia eu colo uma etiqueta holografica dessas com código em absolutamente tudo que vendo e sou bem claro de que se remover não haverá devolução. O produto anunciado tem sempre uma foto mostrando a etiqueta.

Andei vendendo componentes que retirei de um iMac que estava com problema na tela, uma fonte e uma placa de vídeo. Dois fdp compraram simplesmente para ver se o problema era esse mesmo e devolveram. Agora esse tipo de material além do selo, eu embalo a vácuo com um plástico importado que não vão conseguir outro igual nem a pau e aviso que se a embalagem for violada não haverá devolução.

ML é ótimo para comprar e péssimo para vender. Não há mais como avaliar o comprador nem ver a reputação.

Isso deve dificultar bastante os compradores de má fé, mas será q o ML não ficará no lado deles em algum processo de devolução mesmo vc avisando?


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 07 de Setembro de 2023, 09:16:32
Exatamente, eu ia comentar sobre reputação.

Virou uma piada.
Primeiro que eles mudaram de sistema umas 02 ou 03 vezes e não migrou a reputação de ninguém.

E agora só tem reputação quem é vendedor profissional porque precisa de quantidade mínima de vendas nos últimos meses.
Essa mudança me desanimou muito na época, eu tinha boa reputação e vendia bastante lá. Zeraram tudo do nada. :doh: :doh: :aua: :aua:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 07 de Setembro de 2023, 15:21:59
Isso deve dificultar bastante os compradores de má fé, mas será q o ML não ficará no lado deles em algum processo de devolução mesmo vc avisando?

Sempre é passivel de contestação e até judicialização. O problema é que geralmente não vale a dor de cabeça e as custas, então ninguém acaba reclamando e é exatamente por isso que eles abusam.

Eu simplesmente não vendo mais nada caro no ML. Equipamento fotográfico por exemplo, prefiro deixar em consignação em uma loja conhecida. Ganho menos mas é zero dor de cabeça.


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 07 de Setembro de 2023, 17:45:03
outra situação que não comentaram é a de vc vender algum equipamento de valor sem possuir a nota fiscal e enviar pra estados que fazem cobram isso com mais vigor e ficar retido na SEFAZ, dai automaticamente quando vai pra Fiscalização da fazenda o mercado livre entende que houve problema e não vai ser possível a entrega e logo quase que instantaneamente devolvem o valor para o comprador, voce como vendedor fica na missão de resolver e reaver o bem.

Isso geralmente ocorre em quase todas cidades do nordeste e Minas gerais


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 08 de Setembro de 2023, 14:33:27
outra situação que não comentaram é a de vc vender algum equipamento de valor sem possuir a nota fiscal e enviar pra estados que fazem cobram isso com mais vigor e ficar retido na SEFAZ, dai automaticamente quando vai pra Fiscalização da fazenda o mercado livre entende que houve problema e não vai ser possível a entrega e logo quase que instantaneamente devolvem o valor para o comprador, voce como vendedor fica na missão de resolver e reaver o bem.

Isso geralmente ocorre em quase todas cidades do nordeste e Minas gerais

verdade... conhecido meu de grupo de vendas perdeu equipamento assim... ficou retido lá e mercado livre devolveu o dinheiro do comprador e ele vicou a ver navios...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 08 de Setembro de 2023, 14:47:23
verdade... conhecido meu de grupo de vendas perdeu equipamento assim... ficou retido lá e mercado livre devolveu o dinheiro do comprador e ele vicou a ver navios...
Sabe o valor do equipamento e da multa?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #26 Online: 08 de Setembro de 2023, 17:57:59
Exatamente, eu ia comentar sobre reputação.

Virou uma piada.
Primeiro que eles mudaram de sistema umas 02 ou 03 vezes e não migrou a reputação de ninguém.

E agora só tem reputação quem é vendedor profissional porque precisa de quantidade mínima de vendas nos últimos meses.

isso é dose...
Tinha a reputação no verde, fiquei um pouco mais de 1 ano sem vender nada e hoje não tenho cor nenhuma na reputação.

Todo o esforço de venda que fiz na plataforma (sendo cadastrado na mesma a mais de 10 anos) para sempre despachar no preço etc. etc etc... jogado no lixo.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2023, 18:01:28 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 08 de Setembro de 2023, 18:21:35
penso que essas constantes mudanças na reputação é justamente pra diferenciar isso, o vendedor que esta ativo e dando retorno financeiro para a empresa (ML) e o vendedor que por um momento vendeu bem, mas que atualmente não da mais retorno para o ML, mesmo pq assim tbm favorece os vendedores que são mais ativos.

É chato para quem perdeu a qualificação, porem é bom para os vendedores ativos, pois favorece e diferencia quem vende constantemente, e que traz mais retorno para o ML.
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 08 de Setembro de 2023, 18:49:14
Na verdade foi um movimento pensado em deixar de ser um classificados e virar um Market place.

Era o ebay brasileiro e agora sonha em ser Amazon.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Shevek

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #29 Online: 09 de Setembro de 2023, 07:03:18
Na verdade foi um movimento pensado em deixar de ser um classificados e virar um Market place.

Era o ebay brasileiro e agora sonha em ser Amazon.

Considerando que o ML fatura 3,4 bilhões de dólares em um trimestre, com lucro líquido de US$ 261,9 milhões no mesmo período, a coisa deve estar funcionando para eles.

https://forbes.com.br/forbes-money/2023/08/mercado-livre-tem-salto-de-113-no-lucro-liquido-do-2o-trimestre/