Autor Tópico: Nikon ZF -  (Lida 19533 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.777
  • Sexo: Masculino
Resposta #180 Online: 14 de Fevereiro de 2024, 15:30:42
Eu só pegaria alta resolução para uso em ensaios/estúdio ou outros trabalhos que não seja noturno e necessite de iso alto.
Isso se fosse mesmo necessário.

Nesse vídeo aí que postei tem a comparação dos arquivos Zf que é o mesmo sensor da Z6/Z6II vs o sensor da Z8/Z9 e a diferença no alto iso é beeem considerável.
Isso e o tamanho dos arquivos não me agradam.

sei não... mas ISO pra mim em qualquer sensor é até 1000 depois disso não curto, por isso em eventos com pouca luz uso flash. tento manter se possível em ISO 800.

e se comparar ISO 1000 entre D750 24MP e D850 45MP é ínfima a diferença considerando é claro que a foto foi bem clicada... ISO acima de 5000 é marketing (para a maioria dos trabalhos profissionais).

vejam não quero polemizar só dando minha opinião de mundo real.

já li que a granulação maior com sensores com maior densidade de pixel não é exatamente pelo pixel ser menor, mas sim por ele exibir mais detalhes e consequentemente mais ruído, aí já entra em uma área que não manjo nada e prefiro me abster, mas se parar para pensar faz sentido, se interpolar uma imagem de 24MP para 45MP ela vai ter menos qualidade de imagem final do que uma imagem em 45MP mesmo que ela tenha mais grão em ISO alto.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.777
  • Sexo: Masculino
Resposta #181 Online: 14 de Fevereiro de 2024, 15:33:03
Mas pense comigo.
Elas são "cópias" das antigas, certo?
E na época eram apenas assim, pegada pior que a ZF e usavam para trabalho.  :D

Comentei sobre o Fator Ergonômico, a pegada retrô é legal mas pra trabalhar 8 horas seguidas só com uma parafernalha de handgrip, left-handgrip, topdowngrip... e se possível com detalhes em madeira de lei ameaçada de extinção, pau-brasil por ex.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2024, 15:33:34 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.777
  • Sexo: Masculino
Resposta #182 Online: 14 de Fevereiro de 2024, 15:35:13
eu ainda quero ver em breve uma nikon z com sensor da sony de 60mp... seria muito legal para trabalhar com crop deu imagem.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.633
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #183 Online: 14 de Fevereiro de 2024, 15:59:29
Mas pense comigo.
Elas são "cópias" das antigas, certo?
E na época eram apenas assim, pegada pior que a ZF e usavam para trabalho.  :D

Bem, houve um tempo em que as pessoas iluminavam as casas com velas. Não quer dizer que era bom, mas era o que era possível...


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.777
  • Sexo: Masculino
Resposta #184 Online: 14 de Fevereiro de 2024, 17:00:06
Bem, houve um tempo em que as pessoas iluminavam as casas com velas. Não quer dizer que era bom, mas era o que era possível...

analogia top...

cai naquele lance da teoria dos conjuntos... 90% era bom... 10% ruim... não era de tudo bom nem de tudo ruim... mas tinha espaço pra melhorar...

mas o que me pesa para trabalhar com a zf seria msm a ergonomia... teria que refletir bem sobre uso dela... já que com a xt4 que já usei tinha que equipar com grip pra ficar ergonômico. e o peso ficava maior do que uma DSLR.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2024, 17:00:45 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.557
  • Sexo: Masculino
Resposta #185 Online: 15 de Fevereiro de 2024, 04:44:34
sei não... mas ISO pra mim em qualquer sensor é até 1000 depois disso não curto, por isso em eventos com pouca luz uso flash. tento manter se possível em ISO 800.

e se comparar ISO 1000 entre D750 24MP e D850 45MP é ínfima a diferença considerando é claro que a foto foi bem clicada... ISO acima de 5000 é marketing (para a maioria dos trabalhos profissionais).

vejam não quero polemizar só dando minha opinião de mundo real.

já li que a granulação maior com sensores com maior densidade de pixel não é exatamente pelo pixel ser menor, mas sim por ele exibir mais detalhes e consequentemente mais ruído, aí já entra em uma área que não manjo nada e prefiro me abster, mas se parar para pensar faz sentido, se interpolar uma imagem de 24MP para 45MP ela vai ter menos qualidade de imagem final do que uma imagem em 45MP mesmo que ela tenha mais grão em ISO alto.

Quem não teve uma Nikon d80 sensor CCD não sabe o que é ruído. A d300 era melhor. A d80 passando dos 400 era uma naba.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2024, 04:45:37 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #186 Online: 15 de Fevereiro de 2024, 06:42:42
Sensores de mesma tecnologia e geração, ao redimensionar de 45mp pra 24mp, vai ter o mesmo ruído aparente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.557
  • Sexo: Masculino
Resposta #187 Online: 15 de Fevereiro de 2024, 08:00:17
Pouco ruído era muito visado na época da d3, D4. A conversa mudou muito com as DSLR e ml de 45, 50 mp.
Eu adicionaria a possibilidade de fazer diferentes trabalhos.
Mas... Money...






YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.469
  • Sexo: Masculino
Resposta #188 Online: 15 de Fevereiro de 2024, 09:20:17
Aí voltamos naquela conversa de por que a Nikon lançou a ZF antes da Z6 III.
Se a grande necessidade é ou era uma câmera na faixa de $2k com Expeed 7 e seu foco aprimorado.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.557
  • Sexo: Masculino
Resposta #189 Online: 15 de Fevereiro de 2024, 09:51:21
Aí voltamos naquela conversa de por que a Nikon lançou a ZF antes da Z6 III.
Se a grande necessidade é ou era uma câmera na faixa de $2k com Expeed 7 e seu foco aprimorado.

       Eu não vejo problema  em usar com 20, 24, 35, 50, 85 1.8 .pelo peso.Mesmo em casamentos, só o tempo da cerimônia é que pode precisar zoom 2.8, que não é tanto tempo. Agora outros eventos que durem mais tempo.... Pode complicar.
       
     Outro aspecto é que atinge outra percepção e mercado ( Leica, Fuji) e eu acho essa diferenciação de câmeras mais legal do que downgrade, porque serve para outro propósito. E isso dá uma sensação de um produto que quebra um pouco a comparação fps por exemplo.

       A Z6 lll eu espero que tenha também seu diferencial, mas não sei se ter expectativas é algo saudável. Até que ponto?o valor será menor que a Z8.  Eu acho que até certo ponto é legal, mas internet tende ao banal. Enfim, acho que não tem do que reclamar.







« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2024, 10:00:06 por Leonardo Tonin »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.777
  • Sexo: Masculino
Resposta #190 Online: 15 de Fevereiro de 2024, 10:27:34
Aí voltamos naquela conversa de por que a Nikon lançou a ZF antes da Z6 III.
Se a grande necessidade é ou era uma câmera na faixa de $2k com Expeed 7 e seu foco aprimorado.

tem que lançar o que vende... no caso da zf era pra bater de frente com uma concorrência quase que única (fuji)... e deu muito bom pelos resultados.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.557
  • Sexo: Masculino
Resposta #191 Online: 16 de Fevereiro de 2024, 05:00:37
tem que lançar o que vende... no caso da zf era pra bater de frente com uma concorrência quase que única (fuji)... e deu muito bom pelos resultados.

Foi isso que mudou entre a a9 e a D6  Você olha a D6 , é mais robusta..não tem nem discussão, mas com seus 20 mp não pega um grande público, fora que baixo MP não destaca nos testes de laboratório o poder de resolução.  Atende um público maior.Vende mais, mas...
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2024, 05:02:14 por Leonardo Tonin »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.777
  • Sexo: Masculino
Resposta #192 Online: 16 de Fevereiro de 2024, 08:47:17
Foi isso que mudou entre a a9 e a D6  Você olha a D6 , é mais robusta..não tem nem discussão, mas com seus 20 mp não pega um grande público, fora que baixo MP não destaca nos testes de laboratório o poder de resolução.  Atende um público maior.Vende mais, mas...

mas acho que a zf foi mais estética retrô msm... pegou o pessoal que tinha lentes vintage nikor e que usava adaptador com fuji... tem quem use ela para fins profissionais? sim... mas a pegada dela foi pra bater com fuji msm.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #193 Online: 16 de Fevereiro de 2024, 08:58:05
O nicho da Fuji é bem pequeno.....
Será que a Nikon fez isso para desovar componentes internos?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.469
  • Sexo: Masculino
Resposta #194 Online: 16 de Fevereiro de 2024, 09:02:34
O nicho da Fuji é bem pequeno.....
Será que a Nikon fez isso para desovar componentes internos?
Se a Z6 III vir com outro sensor pode ser um dos motivos.