Autor Tópico: Nikon ZF -  (Lida 18016 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 20 de Setembro de 2023, 11:05:48
Tenho a Fm2 e Fm3a em casa.
Mas não seria a mesma pegada pois elas são menores e a empunhadura menor.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 20 de Setembro de 2023, 11:16:10
Gostei dela.
Achei visualmente bonita, mas principalmente pelo Expeed 7.

Só fico um pouco pensativo na questão da pegada.
Deve ser um pouco desconfortável usar um longo período de tempo.

O que acham?

Ja tem grip adicional.
Na minha opinião, essa câmera vai ser popular em casamentos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 20 de Setembro de 2023, 11:27:22
Não acho que vai ser câmera para profissionais, o público é o hobista com grana.

Algo entre fuji e Leica, só faltam lentes mais estilizadas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 20 de Setembro de 2023, 11:31:47
Gostei dela.
Achei visualmente bonita, mas principalmente pelo Expeed 7.

Só fico um pouco pensativo na questão da pegada.
Deve ser um pouco desconfortável usar um longo período de tempo.

O que acham?

padrão fuji mano... é câmera de nicho... sim é desconfortável... e muito provável vai ter que comprar um grip pra ficar mais confortável e mais charmosa do que já é de fábrica kkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 20 de Setembro de 2023, 11:33:06
Não acho que vai ser câmera para profissionais, o público é o hobista com grana.

Algo entre fuji e Leica, só faltam lentes mais estilizadas.

exato...

no meu caso eu usaria pra eventos mas não seria minha câmera principal pra isso... só usaria pra justificar o investimento pra ter ela pra viagem e uso familiar...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 20 de Setembro de 2023, 22:21:21


Tópico aberto às 3h de hoje e até agora, 22h do mesmo dia, já com 3 páginas, o que indica uma câmera que tem borogodó.

Acho que a Nikon tem todo direito de explorar (e se possível faturar) esta onda retro, afinal talvez seja o fabricante com maior número de SLR icônicas no séc. XX.

Pontos positivos e negativos devem sempre ser delimitados pela expectativa/necessidade do público alvo.






Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #36 Online: 20 de Setembro de 2023, 23:12:04
A câmera é linda na aparência, sem dúvidas. A FM2 é uma câmera clássica. Essa câmera tem todos os recursos que as concorrentes tem e a tela giratória, algo que a Nikon andava pecando na linha Z ; então a situação foi corrigida.

Mas pra mim não vi um atrativo que justifique uma aquisição rsrsrs. Nada que Canon, Sony, Fuji, Panasonic já não façam em termos de gravação de vídeo e de fotos. O lado bom mesmo é o visual retrô e mesma com o preço mais elevado, é uma câmera legal pra viagens.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #37 Online: 20 de Setembro de 2023, 23:14:01

Tópico aberto às 3h de hoje e até agora, 22h do mesmo dia, já com 3 páginas, o que indica uma câmera que tem borogodó.

Acho que a Nikon tem todo direito de explorar (e se possível faturar) esta onda retro, afinal talvez seja o fabricante com maior número de SLR icônicas no séc. XX.

Pontos positivos e negativos devem sempre ser delimitados pela expectativa/necessidade do público alvo.








A Nikon já tem a ZFC que é praticamente a mesma coisa em termos "retrô". São cãmeras de nicho bonitas e de visual lindo mas que os recursos , na prática, são os mesmos da linha Z, da linha RF, da linha Fuji, etc.Ou seja, não muda nada para quem é profissional rs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 21 de Setembro de 2023, 02:35:03
Eu tenho a impressão que a Nikon colocou tudo que podia nessa câmera em termos de tecnologia.
     Agora o Ibis pode trabalhar em conjunção com o ponto de foco. Precisa ser grande angular, Nikon z mount.
      Algoritmo da Z8 e xpeed 7 3d tracking,. Melhor performance do af ( no entanto o buffer é menor que a Z6 LL)
Foco em -10ev ( quero ver comparando com a Canon R6 que é uma baita câmera)
      Iso melhorado( xpeed 7)
Pré buffer.
Focus shieft resolution
Cores melhoradas. White balance? Não sei.
  Você pode usar do mesmo modo que Z6,Z7,Z8  ou do modo antigo de usar.
 Wave forms, 10 bit n log interno
Tela articulada.

    Diferenças
 Não tem trava de Ibis.
 Não tem slot para xqd nem sensor Stack.
 Não tem battery grip.
Não tem sensor shield
   
    Ou seja, a câmera tem uma performance melhor que a Z6 ll em af, mas ela não tem a constância de uma Z8.
Se vc pegar a d780, ela tem um tracking af  pelo viewfinder melhor que a z6ll. O que restringe a d780 são os pontos somente no meio. Agora não existe mais essa restrição de pontos de af no sensor para distinguir câmeras.
O que diferencia é a performance, o buffer, o quanto esquenta,durabilidade, sensor shield, etc,..

Não sei quando virá a z6lll, se for lançada eu acredito que será dual sdhc, custará em torno de de 2500 para cima.

Essa câmera veio com muita inovação.



« Última modificação: 21 de Setembro de 2023, 02:50:16 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 21 de Setembro de 2023, 03:19:33
Faltou falar do subdial para o modo PB.
Eu falei muito que a Fuji explorava bem os modos de cor e que a Nikon deveria fazer o mesmo. Muito prática essa opção.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2023, 03:25:58 por Leonardo Tonin »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 21 de Setembro de 2023, 08:26:15
Mas pra mim não vi um atrativo que justifique uma aquisição rsrsrs. Nada que Canon, Sony, Fuji, Panasonic já não façam em termos de gravação de vídeo e de fotos. O lado bom mesmo é o visual retrô e mesma com o preço mais elevado, é uma câmera legal pra viagens.
Por que você é Canonzeiro, então a Nikon sempre vai ser criticada.

Apenas o Expeed7 já justifica a compra dela perante a linha Z5, Z6 e Z7.
Ainda mais custando $2k


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 21 de Setembro de 2023, 08:49:38

Tópico aberto às 3h de hoje e até agora, 22h do mesmo dia, já com 3 páginas, o que indica uma câmera que tem borogodó.

Acho que a Nikon tem todo direito de explorar (e se possível faturar) esta onda retro, afinal talvez seja o fabricante com maior número de SLR icônicas no séc. XX.

Pontos positivos e negativos devem sempre ser delimitados pela expectativa/necessidade do público alvo.

exatamente... e considerando que a nikon tem muito mais modelos de câmeras retrô famosas do que qualquer outra marca ela tem capacidade de fazer um bom trabalho...

fico imaginando os projetistas recebendo a ordem... peguem os desenhos em papel vegetal da fm2... vamos olhar no original como ela foi projetada... kkkk

sobre a quantidade de posts eu já falava desde os rumores, gostem ou não essa câmera vai dar o que falar... muitos falavam que a nikon não tinha motivos pra lançar um modelo assim...

agora é ver se o uso no mundo real vai fluir bem e como serão as vendas... prevejo daqui 1 ano lançarem o modelo comemorativo na cor prata  :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 21 de Setembro de 2023, 08:50:29
essa câmera tá abrindo as portas para um possível adaptador f mount para lentes pré Ai hein... alguém já leu algo sobre? to por fora se já tem algo no mercado não uso linha z até o momento.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2023, 08:50:54 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 21 de Setembro de 2023, 08:52:45
A Nikon já tem a ZFC que é praticamente a mesma coisa em termos "retrô". São cãmeras de nicho bonitas e de visual lindo mas que os recursos , na prática, são os mesmos da linha Z, da linha RF, da linha Fuji, etc.Ou seja, não muda nada para quem é profissional rs

no meu ver acho que a nikon testou o mercado com a Zfc... viu que daria bom investir... e agora lançou a Zf... full frame retrô nadando de braçada... agora é ver se as vendas vão atender a expectativa..
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 21 de Setembro de 2023, 09:01:53
essa câmera tá abrindo as portas para um possível adaptador f mount para lentes pré Ai hein... alguém já leu algo sobre? to por fora se já tem algo no mercado não uso linha z até o momento.
Pode ser que pensem com carinho se ela for um sucesso rs

Já o adaptador para af em lentes D, segundo o que li uma vez, nunca vai sair pois o motor deveria ficar no corpo vide Dslr.