Autor Tópico: Nikon ZF -  (Lida 18948 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #225 Online: 14 de Março de 2024, 14:54:10
mas a fuji xt5 foi lançada antes, e se analisar as lentes top da fuji não são tão pequenas assim... acho que a nikon tem potencial ainda para lançar novas lentes menores principalmente para crop considerando é claro boas vendas.

querendo ou não acredito que teve uma debandada da fuji para experimentar a zf pode é claro haver uma reviravolta e parte voltar para fuji, mas quem comprou zf não teria motivos para ficar com uma xt5 nem vice e versa... por isso o meu comentário de como a fuji estaria pensando já que se der bom a zf com certeza virá uma zfII

fato que são mercados de nicho iguais podem ser equipamentos diferentes mas a linha zf / zfc é fato que é pra mordiscar um mercado de nicho que a fuji reina.

ZF Uma câmera bem construída, com um assistente de foco manual vinculado ao reconhecimento de face , olhos. Uma infinidade de recursos.  Um foco bom,. Tem uma 26mm pancake.



« Última modificação: 14 de Março de 2024, 14:59:31 por Leonardo Tonin »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #226 Online: 14 de Março de 2024, 15:27:25
mas a fuji xt5 foi lançada antes, e se analisar as lentes top da fuji não são tão pequenas assim... acho que a nikon tem potencial ainda para lançar novas lentes menores principalmente para crop considerando é claro boas vendas.

querendo ou não acredito que teve uma debandada da fuji para experimentar a zf pode é claro haver uma reviravolta e parte voltar para fuji, mas quem comprou zf não teria motivos para ficar com uma xt5 nem vice e versa... por isso o meu comentário de como a fuji estaria pensando já que se der bom a zf com certeza virá uma zfII

fato que são mercados de nicho iguais podem ser equipamentos diferentes mas a linha zf / zfc é fato que é pra mordiscar um mercado de nicho que a fuji reina.

Não importa muito, mesmo a 56 1.2 é uma lente pequena se você for analisar contra a 50mm 1.2 da Nikon por exemplo. E a câmera fica bem com lentes grandes ou lentes pequenas, mas você tem escolhas. Na Nikon, o mount força as lentes a serem enormes, o tamanho da 50mm 1.8 já deixa um conjunto ruim de carregar, desengonçado e a operação não é tão simples quanto a da Fuji. Por fim, a Fuji é mais lúdica, tem suas simulações e tem um sensor de 40mpix que é muito bom. O processamento de jpegs dentro da câmera é excelente, num mundo onde as pessoas estão diretamente ligadas às redes sociais, a Fuji tá bem na frente da Nikon. Eu tenho uma Nikon Z, adoro, mas pra situações em que eu preciso, pro resto a Fuji me atende muito melhor, em viagens só levo as Fujis.


https://www.fujirumors.com/the-rise-of-the-fujifilm-x-t5-dominating-sales-rankings/

Aqui tem um monte de rankings de lojas.

A X100vi tá, ao que tudo indica, vendendo que nem água o que reforça tudo que estou lhe dizendo, quem compra a ZF são entusiastas da marca e pessoas que se importam muito mais com a qualidade de imagem do que com a foto em si.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #227 Online: 14 de Março de 2024, 15:31:42
ZF Uma câmera bem construída, com um assistente de foco manual vinculado ao reconhecimento de face , olhos. Uma infinidade de recursos.  Um foco bom,. Tem uma 26mm pancake.

Mas é pouco, na Fuji você tem:

16mm 2.8, 8mm 3.5, 18-55 2.8-4, 10-24 f/4, 23 f/2, 35 f2, 35 1.4, 56 1.2, 18 f2, 18 1.4, 50 f2 e outras e todas essas sao pequenas e leves.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #228 Online: 14 de Março de 2024, 15:45:48
Mas é pouco, na Fuji você tem:

16mm 2.8, 8mm 3.5, 18-55 2.8-4, 10-24 f/4, 23 f/2, 35 f2, 35 1.4, 56 1.2, 18 f2, 18 1.4, 50 f2 e outras e todas essas sao pequenas e leves.

Varias lentes 1.8s sao leves e possuem tamanhos moderados. Sem respiro de foco em video, com muita nitidez. Existem diversas lentes manuais, o mount z e facil para adaptar.  Lentes grandes: Sigma 40 1.4.  Sigma 105 1.4, Nikon 50 1.2s . Essas sao pesadas comparando com aps c. Achar as lentes Nikon 1.8s pesadas para mim e frescura.






 

 
« Última modificação: 14 de Março de 2024, 15:49:39 por Leonardo Tonin »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.775
  • Sexo: Masculino
Resposta #229 Online: 14 de Março de 2024, 15:57:50
... a Fuji é mais lúdica, ....

aí temos um ponto não comum, não é pq tem preset de filme que é lúdica, menu é horrível, totalmente espalhado, o q menu tenta mas não consegue deixar melhor.

essas são reclamações recorrentes de quem tem fuji mesmo os entusiastas da marca.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #230 Online: 14 de Março de 2024, 15:58:49
Não importa muito, mesmo a 56 1.2 é uma lente pequena se você for analisar contra a 50mm 1.2 da Nikon por exemplo. E a câmera fica bem com lentes grandes ou lentes pequenas, mas você tem escolhas. Na Nikon, o mount força as lentes a serem enormes, o tamanho da 50mm 1.8 já deixa um conjunto ruim de carregar, desengonçado e a operação não é tão simples quanto a da Fuji. Por fim, a Fuji é mais lúdica, tem suas simulações e tem um sensor de 40mpix que é muito bom. O processamento de jpegs dentro da câmera é excelente, num mundo onde as pessoas estão diretamente ligadas às redes sociais, a Fuji tá bem na frente da Nikon. Eu tenho uma Nikon Z, adoro, mas pra situações em que eu preciso, pro resto a Fuji me atende muito melhor, em viagens só levo as Fujis.


https://www.fujirumors.com/the-rise-of-the-fujifilm-x-t5-dominating-sales-rankings/

Aqui tem um monte de rankings de lojas.

A X100vi tá, ao que tudo indica, vendendo que nem água o que reforça tudo que estou lhe dizendo, quem compra a ZF são entusiastas da marca e pessoas que se importam muito mais com a qualidade de imagem do que com a foto em si.


 Eu gostei da Pentax monocrom. por exemplo. Que nao vendeu muito.
E considero a Nikon zf, uma camera unica,  dentro da Nikon. Talvez esse seja o valor dela.

No entanto,pessoas tem vinculos com marcas distintas.



« Última modificação: 14 de Março de 2024, 16:01:33 por Leonardo Tonin »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #231 Online: 14 de Março de 2024, 16:05:47

 Eu gostei da Pentax monocrom. por exemplo. Que nao vendeu muito.
E considero a Nikon zf, uma camera unica,  dentro da Nikon. Talvez esse seja o valor dela.

No entanto,pessoas tem vinculos com marcas distintas.

Eu concordo com você, a Nikon ZF é uma câmera única, só precisa de lentes menores. A sua opinião importa, você assim como outros vão comprar uma Nikon ZF e outros pelo que indica o mercado, muitos, irão comprar Fujis.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #232 Online: 14 de Março de 2024, 16:06:47
aí temos um ponto não comum, não é pq tem preset de filme que é lúdica, menu é horrível, totalmente espalhado, o q menu tenta mas não consegue deixar melhor.

essas são reclamações recorrentes de quem tem fuji mesmo os entusiastas da marca.

Veja que interessante, eu acho o menu da Nikon confuso e muito pior que o da Fuji e a Fuji é melhor pra operar... Gosto é gosto...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #233 Online: 14 de Março de 2024, 16:12:31
Quando eu falo de tamanho das Z me refiro a isso aqui vejam:






A 50mm 1.8G de DSLR é menor que a atual 50mm 1.8 Z. A 35mm 1.4 da Fuji consegue ser menor que a lente 1.8G é metade da 1.8 z. Vejam a Canon 40mm 2.8, muito menor, a Nikon deveria tentar fazer uma pra Z. Veja a 27mm 2.8 em comparação com a 40mm 2.8 da Canon...

É isso que quem viaja ou precisa de portabilidade quer.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #234 Online: 14 de Março de 2024, 16:12:39
Dependendo do valor, se uma camera comecar a se arregacar em dois anos pra mim como amador, ja nao interessa. Botao de obturador ficando sem pressao adequada. Coisas assim.  Nao da.



« Última modificação: 14 de Março de 2024, 16:14:11 por Leonardo Tonin »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #235 Online: 14 de Março de 2024, 16:16:05
Dependendo do valor, se uma camera comecar a se arregacar em dois anos pra mim como amador, ja nao interessa. Botao de obturador ficando sem pressao adequada. Coisas assim.  Nao da.

Esse argumento não para de pé. Tenho uma Fuji desde 2008 que já caiu até de carro em movimento e tá funcionando perfeitamente.

E a Z8 andou se esfarelando por aí.
« Última modificação: 14 de Março de 2024, 16:17:22 por cfcsosa »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #236 Online: 14 de Março de 2024, 16:21:40
Quando eu falo de tamanho das Z me refiro a isso aqui vejam:






A 50mm 1.8G de DSLR é menor que a atual 50mm 1.8 Z. A 35mm 1.4 da Fuji consegue ser menor que a lente 1.8G é metade da 1.8 z. Vejam a Canon 40mm 2.8, muito menor, a Nikon deveria tentar fazer uma pra Z. Veja a 27mm 2.8 em comparação com a 40mm 2.8 da Canon...

É isso que quem viaja ou precisa de portabilidade quer.


Pega essas lentes e coloca em um sensor de alta resolucao e compara com a 50 1.8s.
 Agora me diga por qual motivo a Fuji nao colocou uma lente melhor nessa nova camera com sensor de 40 mp?





Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #237 Online: 14 de Março de 2024, 16:26:41
Esse argumento não para de pé. Tenho uma Fuji desde 2008 que já caiu até de carro em movimento e tá funcionando perfeitamente.

E a Z8 andou se esfarelando por aí.

Algumas z8 tiveram problemas com o protetor de cortina. Mirrorless precisa de evolucao de suas novas ferramentas.
A Canon r6 teve problemas com o obturador usando como protecao. O flash ainda tem problemas.
Eu usaria essa ferramenta desativada.  Agora como resolver, uma camera que comeca a ceder e ter botoes com pressao errada?


« Última modificação: 14 de Março de 2024, 16:27:05 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.958
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #238 Online: 14 de Março de 2024, 16:27:00


A 50mm 1.8G de DSLR é menor que a atual 50mm 1.8 Z. A 35mm 1.4 da Fuji consegue ser menor que a lente 1.8G é metade da 1.8 z. Vejam a Canon 40mm 2.8, muito menor, a Nikon deveria tentar fazer uma pra Z. Veja a 27mm 2.8 em comparação com a 40mm 2.8 da Canon...

É isso que quem viaja ou precisa de portabilidade quer.

Infelizmente essa DF de 40mm não é mais possível ser feita como pancake para as ML.
Por causa da distancia curta da flange.

A sucessora da 40mm no mount RF é uma 28mm 2.8.

E na Z é uma 26mm 2.8.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #239 Online: 14 de Março de 2024, 16:27:34
Pega essas lentes e coloca em um sensor de alta resolucao e compara com a 50 1.8s.
 Agora me diga por qual motivo a Fuji nao colocou uma lente melhor nessa nova camera com sensor de 40 mp?

Eu tenho uma Fuji de 40 megapixels aqui, nos meus testes as lentes funcionam muito bem. Na verdade minha lente 28mm 2.8 Z se mostrou uma porcaria perto da minha lente 27mm 2.8 e a 40mm f/2 Z é muito soft em 2.0... Sem contar as aberrações cromáticas. Eu gosto do sistema Z, tenho aqui pra uso, mas não precisa tentar difamar uma marca pra ver valor em outra. Ambas tem suas vantagens.  :ok: