Autor Tópico: 135 1.8 Nikon Plena  (Lida 7848 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #45 Online: 28 de Setembro de 2023, 15:49:24
IA vai acabar vindo para as câmeras.
O mesmo processamento que fazem no sensor minúsculo, vão fazer no FF.

Complicada a afirmação. Primeiro porque quanto mais Mp mais processamento é necessário pra processar usar IA. Basta ver que os programas de PC (que tem muito maior poder de processamento que a câmera ou que o celular) levam alguns segundos pra remover ruído usando IA. E hoje o fotógrafo normalmente quer o raw pra editar depois. Acho que não vai ter gente suficiente aderindo inicialmente pra que isso valha a pena, do ponto de vista do fabricante.

O celuar já está ali no bolso, o que vier é lucro. Quem está com uma câmera, é porque vai fotografar. São abordagens bem diferentes. O IA da câmera não pode ser meia-boca=ainda mais poder de processamento necessário.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 28 de Setembro de 2023, 15:49:55
Eu estou na paz yp.
Desculpa se eu soei agressivo ou arrogante.

Coloco de outro modo.
O que nós sabemos do futuro dessas empresas?

Eu estou tão perdido no meu equipamento.
Tá tranquilo colega.
As vezes deixamos as conversas mais apimentadas  :hysterical:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 28 de Setembro de 2023, 15:52:45
É mais fácil se diferenciar com um pós processamento do que investindo em equipamentos.

exato... ultimamente eu aprendi escolho equipamento que facilite a pós edição e não o contrário...

e sempre esperar uns bons anos do lançamento para comprar... ganha-se de dois jeitos... no valor do equipamento pegando uma promoção e na funcionalidade dele no mundo real.

já fotografei muito com kit prime, trocava de lente toda hora... no final era cansativo, estressante, e o pós produção era mais demorado pois precisava dedicar bem mais tempo removendo detalhes sutis nos rostos das pessoas.

pra mim a 24-70 2.8E VR é a melhor lente que já usei para eventos... clara, afinada do centro aos cantos, nítida o suficiente mas não exagerada... enfim é o que preciso em 98% do tempo.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #48 Online: 28 de Setembro de 2023, 16:37:06
Complicada a afirmação. Primeiro porque quanto mais Mp mais processamento é necessário pra processar usar IA. Basta ver que os programas de PC (que tem muito maior poder de processamento que a câmera ou que o celular) levam alguns segundos pra remover ruído usando IA. E hoje o fotógrafo normalmente quer o raw pra editar depois. Acho que não vai ter gente suficiente aderindo inicialmente pra que isso valha a pena, do ponto de vista do fabricante.

O celuar já está ali no bolso, o que vier é lucro. Quem está com uma câmera, é porque vai fotografar. São abordagens bem diferentes. O IA da câmera não pode ser meia-boca=ainda mais poder de processamento necessário.

Você está subestimando o aumento do poder de processamento nos dispositivos embarcados como as câmeras.

E a quantidade de fotógrafos que curtem um jpg direto da câmera é muito maior do que pensamos.
Fenômeno bem notável nos fotógrafos de fujifilm......
Sem contar o nicho de esporte que é onde o dinheiro está.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 28 de Setembro de 2023, 16:57:50
IA vai acabar vindo para as câmeras.
...

sei não mano... apesar de tendência provável que IA só vá influenciar no JPG da câmera quem fotografa em RAW não terá este recurso já que em tese não se pode alterar o arquivo RAW capturado... aí ele deixaria de ser RAW e só teria a extensão de arquivo pra chamar de RAW... não faria muito sentido.

D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 28 de Setembro de 2023, 16:59:48
Complicada a afirmação. Primeiro porque quanto mais Mp mais processamento é necessário pra processar usar IA. Basta ver que os programas de PC (que tem muito maior poder de processamento que a câmera ou que o celular) levam alguns segundos pra remover ruído usando IA. E hoje o fotógrafo normalmente quer o raw pra editar depois. Acho que não vai ter gente suficiente aderindo inicialmente pra que isso valha a pena, do ponto de vista do fabricante.

O celuar já está ali no bolso, o que vier é lucro. Quem está com uma câmera, é porque vai fotografar. São abordagens bem diferentes. O IA da câmera não pode ser meia-boca=ainda mais poder de processamento necessário.

penso assim tb... até msm pq acabei de comentar... se uma IA for manipular a imagem capturada ela deixaria de ser RAW e iria pra um JPG...

a FUJI XT5 se não me engano tem alguma coisa de IA na câmera não sei ao certo o uso ou se está em aplicação... mas isso tudo só iria influenciar o arquivo JPG a princípio... e quem fotografa em RAW não sei se teria tanta aceitação assim.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 28 de Setembro de 2023, 17:03:36
Você está subestimando o aumento do poder de processamento nos dispositivos embarcados como as câmeras.

E a quantidade de fotógrafos que curtem um jpg direto da câmera é muito maior do que pensamos.
Fenômeno bem notável nos fotógrafos de fujifilm......
Sem contar o nicho de esporte que é onde o dinheiro está.

a ideia até que é boa... a xt5 tem algo já... mas não sei até que ponto e como ela funciona...

dispor de tecnologia que envolve alto processamento sem calcular ao certo o quanto este processamento consumirá (já que será a IA que irá controlar isso) fica complicado com bateria limitada... ainda mais na geração de câmeras que temos atualmente... ML fazendo em média 500 fotos com bateria... fica complicado colocar mais procesamento em IA pra cair pela metade a quantidade de cliques... aí seria melhor direcionar este processamento para melhorar a precisão de foco que ainda tem problemas em alguns casos específicos de luz.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #52 Online: 28 de Setembro de 2023, 17:07:14
Você está subestimando o aumento do poder de processamento nos dispositivos embarcados como as câmeras.

E a quantidade de fotógrafos que curtem um jpg direto da câmera é muito maior do que pensamos.
Fenômeno bem notável nos fotógrafos de fujifilm......
Sem contar o nicho de esporte que é onde o dinheiro está.

Estamos off-topic, mas como minha resposta já estava escrita, lá vai:

Creio ser mais complicado.

A eletrônica (e o software) embarcado cresce de acordo com o potencial de expansão desse mercado. Houve uma época em que câmeras eram um mercado em expansão. Até pouco tempo atrás, e por muito tempo, smartphones foram um mercado em expansão (há quem diga que agora está estável, enquanto câmeras estão em declínio).

Celulares têm uma base enorme pra fazer valer a pena investimento em maior poder de processamento. Câmeras já tem base menor, então os avanços necessariamente são menores - ninguém vai enterrar uma fortuna em pesquisa num mercado que encolhe. Quando muito, cada concorrente vai querer morrer por último.

Quanto a IA x esportes, realmente não sei como seria. Se tomar tempo como toma tempo hoje pra otimizar uma imagem com IA, imagina como vai ser processar e transmitir centenas de imagens. Teria que melhorar muita coisa pra viabilizar isso. De novo, não vejo as empresas fazendo grandes avanços em um mercado que está encolhendo.

Sugiro abrirmos outro tópico se formos continuar neste assunto.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 28 de Setembro de 2023, 18:12:08
Estamos off-topic, mas como minha resposta já estava escrita, lá vai:

Creio ser mais complicado.

A eletrônica (e o software) embarcado cresce de acordo com o potencial de expansão desse mercado. Houve uma época em que câmeras eram um mercado em expansão. Até pouco tempo atrás, e por muito tempo, smartphones foram um mercado em expansão (há quem diga que agora está estável, enquanto câmeras estão em declínio).

Celulares têm uma base enorme pra fazer valer a pena investimento em maior poder de processamento. Câmeras já tem base menor, então os avanços necessariamente são menores - ninguém vai enterrar uma fortuna em pesquisa num mercado que encolhe. Quando muito, cada concorrente vai querer morrer por último.

Quanto a IA x esportes, realmente não sei como seria. Se tomar tempo como toma tempo hoje pra otimizar uma imagem com IA, imagina como vai ser processar e transmitir centenas de imagens. Teria que melhorar muita coisa pra viabilizar isso. De novo, não vejo as empresas fazendo grandes avanços em um mercado que está encolhendo.

Sugiro abrirmos outro tópico se formos continuar neste assunto.

Concordo com o Felipe, o assunto esta interessante.  :snack:


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 29 de Setembro de 2023, 05:27:30
sei não mano... apesar de tendência provável que IA só vá influenciar no JPG da câmera quem fotografa em RAW não terá este recurso já que em tese não se pode alterar o arquivo RAW capturado... aí ele deixaria de ser RAW e só teria a extensão de arquivo pra chamar de RAW... não faria muito sentido.

 :ponder: A  Leica oferece arquivo dng, a Nikon oferecia Tiff.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 29 de Setembro de 2023, 08:48:33
:ponder: A  Leica oferece arquivo dng, a Nikon oferecia Tiff.

todas elas oferecem raw proprietário... no caso da nikon é o .nef quando exporta .tiff da câmera ela já vai vir com os pressets que contém no .jpg? ou seria um raw com extensão pública para usar com maior gama de softwares? sinceramente nunca testei .tiff da câmera...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #56 Online: 29 de Setembro de 2023, 09:11:05
TIFF não é arquivo raw, era o padrão quando comecei a trabalhar com Desktop Publishing, por dar suporte aos 16bits de cor e ter canais extras de cor para recorte alpha. DNG é o "RAW" da Adobe, criado em 2004 se não estou enganado.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #57 Online: 29 de Setembro de 2023, 09:12:29
Sim, o TIFF vai ser processado na câmera e usar o perfil utilizado, como no JPG, mas em um formato sem perdas.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #58 Online: 29 de Setembro de 2023, 09:31:25
Vou criar um tópico sobre fotografia computacional em câmeras apsc e FF assim que eu tiver um tempinho para organizar as ideias.

Voltemos a essa bela 135mm  :D

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 29 de Setembro de 2023, 09:36:56
Vou criar um tópico sobre fotografia computacional em câmeras apsc e FF assim que eu tiver um tempinho para organizar as ideias.

Voltemos a essa bela 135mm  :D

boa...

tenho percebido o fórum mais animado no último mês... bom ter tópicos novos. :ok:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.