Autor Tópico: O mito dos sensores de alta resolução vs lentes  (Lida 5173 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 29 de Setembro de 2023, 15:05:36
mas aí estaríamos falando de que tipo de trampo? pq se considerarmos eventos por exemplo, a maioria dos clientes se não todos não vão perceber a diferença de uma fotografia compactada para outra, ainda mais se entregar em mídia impressa, se for pra trabalhos específicos estaríamos falando de outro nível de equipamento onde entrariam sensores específicos, maiores e mais caros, bem como lentes assim.

veja, quero dizer que não é pq um processamento de jpg é automatizado que ele deixa de ser sério ou criterioso... o bom do pacote adobe é justamente isso, facilitar a vida dos editores para que 90% dos trabalhos possam ser feitos de forma mais simples e rápida. pelo menos penso assim... de nada adianta fazer um trampo totalmente manual lento se a grana do job não se paga.


Aí é a velha questão do nível de exigência do seu cliente e do seu mercado, simples assim.
Se não sabem avaliar ou se não precisam de um determinado padrão, então em primeiro lugar não precisam nem de sensores de altissima resolução e nem de lentes caras e acho que a imensa maioria dos tópicos abertos aqui poderiam até serem apagados. Só se foca em equipamento top e caro.

Pessoalmente jamais uso processamento automático, não me atende, o tratamento na maioria das vezes me incomoda, fica parecendo trabalho de principiante (ou para um público com nível de exigência bem baixo).

Processamento automático é mais ou menos como usar aquele modo verdinho da Canon, não lembro como é na Nikon, raramente erra feio, mas também raramente acerta. É um compromisso que cabe a cada um julgar se serve ou não.

Quando imprimo, é em tamanho razoável, A3, A2, em papeis que custam no mínimo R$30 cada folha, as vezes chegando a R$100. De jeito nenhum que vou simplificar o processo e perder tempo e dinheiro no final. Mas como você disse, depende do que se precisa e procura no final.

Você ficaria surpreso como câmeras e lentes antigas podem entregar imagens absolutamente impecáveis quando processadas adequadamente. Se vale o tempo ou não monetariamente é outra conversa. Não vivo de fotografia, para mim é um hobby que levo a sério, então não preciso correr para monetizar o mais rápido possível, entende ?

O ponto aqui é foi somente para informar que muitas das reclamações das pessoas aqui são por usarem métodos automáticos e coisas do tipo. Aí culpar o equipamento fica muito fácil.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 29 de Setembro de 2023, 15:46:52
Mas aí Shalders você entrou num ponto crucial...

independente se agrada ou não o fotógrafo... como vc mesmo disse, você não trabalha com fotografia, fotografia pra você é um hobby, e por hobby pode dedicar todo o tempo do mundo se quiser que é válido...

isso não se enquadra para nenhum trabalho pago onde o que manda é o custo do job versus o valor pago por ele... não adianta custear um job por 1X e ter um custo de 2X...

qualquer fotógrafo que trabalhe com fotografia nem sempre vai conseguir cobrar por uma fotografia de excelência, e sim por uma fotografia que agrade tanto o sponsor do projeto quanto o consumidor, existem trabalhos b... por isso sim existem... mas é o mundo de hoje e precisamos conviver com ele.

falar qualquer coisa mais que isso é discutir ego e aí é outro papo...

acho que a maioria das pessoas aqui investem em equipamento e lente caras justamente pra ter menos trabalho na pós produção... a pós produção se consmir muito tempo mata o custo do job... e todo o trabalho seria um exercício de futilidade para ganhar o pão.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2023, 15:48:25 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 29 de Setembro de 2023, 15:53:12
acho que a maioria das pessoas aqui investem em equipamento e lente caras justamente pra ter menos trabalho na pós produção...

Aí é que está. Pela imensa maioria das fotos que vejo o fator limitante nem é o equipamento em si. Usam isso como desculpa.

Você está mais do que certo, o seu objetivo é ganhar dinheiro e não tem por que perder tempo com um público pouco exigente.



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 29 de Setembro de 2023, 16:03:23
Aí é que está. Pela imensa maioria das fotos que vejo o fator limitante nem é o equipamento em si. Usam isso como desculpa.

Você está mais do que certo, o seu objetivo é ganhar dinheiro e não tem por que perder tempo com um público pouco exigente.

a questão aí não é ter ou não público pouco exigente amigo nem tão pouco entregar um trabalho de má qualidade, a questão aí é saber limitar e entregar um trabalho de qualidade sabendo usar a tecnologia disponível ao invés de querer reinventar a roda.  :ok:

ninguém aqui quer andar de escada pq o elevador é automático demais... mas sabemos que a escada é mais saudável... a pergunta que devemos nos fazer é... quando usar a escada e quando usar o elevador? será que o melhor do mundo não é usar o bom senso e mediar a situação? eu penso que sim...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.