Autor Tópico: Dicas para fotografar o eclipse solar?  (Lida 3929 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 15 de Outubro de 2023, 16:15:40
Parabens Felipe! 'Legal as fotos!

Obrigado!

Aliás, eu fiz um monte, dá pra fazer um filminho. Só não estou conseguindo fazer ainda. Como a montagem não estava alinhada, eu tive que corrigir a posição do telescópio algumas vezes, e a posição do sol mudou.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Outubro de 2023, 17:28:20
<...>
Eclipse máximo visto daqui de casa:

<...>

Tá valendo o investimento, no equipamento e no aprendizado.  :clap:


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 665
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 15 de Outubro de 2023, 18:33:31


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.137
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 15 de Outubro de 2023, 19:47:49
Não vi este tópico antes do eclipse. Eu usei um telescópio (claro!) que tem um furo de cerca de 50mm, feito pra colocar um filtro. Usei um filtro barato de plástico colado no tal furo. Ainda por cima, usei um filtro H-alfa na câmera. Exposição de 0.5 segundo a cerca de f/15.

Deu até pra pegar uma mancha solar:


Eclipse máximo visto daqui de casa:


O equipamento.


Profissa é outra coisa, parabéns!!!  :clap: :clap: :clap:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #19 Online: 16 de Outubro de 2023, 07:06:03
Muito bom o resultado, Felipe! Parabéns  :worship:


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 16 de Outubro de 2023, 08:47:44
Ficou top.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 16 de Outubro de 2023, 10:26:37
Valeu, galera!


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 16 de Outubro de 2023, 10:34:28
céu embaçado aqui no fim da tarde, fiz três ou quatro fotos com a câmera normal mesmo abertura mínima... no liveview...
ficaram melhores que do celular kkk

acredito que só iria causar estrago no sensor se ele ficar exposto por vários minutos parado em frente ao sol, alguém aí sabe de alguém que teve problemas ao fotografar poucas fotos mirando no sol?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 16 de Outubro de 2023, 14:16:40
Felipe mandou bem!!!  :clap: :clap: :clap:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 16 de Outubro de 2023, 14:20:02
pra quem ainda não viu, o surfista Italo Ferreira contratou o fotógrafo Marcelo Maragni e fez essa foto, que eu achei sensacional, pela produção pela preparação etc...


"Ítalo Ferreira protagoniza foto inédita durante eclipse do Sol no RN
Medalhista de ouro foi clicado no Rio Grande do Norte, por Marcelo Maragni; a dupla detalhou a preparação para cravar feito em 5 segundos"
https://olimpiadatododia.com.br/surfe/546615-italo-ferreira-protagoniza-foto-inedita-durante-eclipse-do-sol-no-rn/

"O fotógrafo precisou não só de estudos científicos e equipamentos especializados para alcançar a foto perfeita, mas também de contar com a sorte de o estado do Rio Grande do Norte ser um dos melhores locais no país para presenciar este fenômeno.
Técnicas de fotografia e engenharia, posicionamento e agilidade para realizar a foto em segundos foram fundamentais para garantir o resultado artístico memorável. A posição do surfista precisava estar alinhada com o rápido momento em que a Lua se posicionava milimetricamente entre a Terra e o Sol. Enquanto o fotógrafo, há aproximadamente 1 km de distância do surfista, teve de usar, além de sua câmera, rádios para comunicação, dois celulares, óculos de proteção e espelhos para conseguir fixar os olhos contra a luz do Sol e evitar o efeito sombra na imagem do atleta."





« Última modificação: 16 de Outubro de 2023, 14:21:29 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 16 de Outubro de 2023, 14:23:51
Eu sinceramente acho que não conseguiria fazer essa foto, precisaria estudar muito e receber ajuda do Felipe, do Antonio, para poder tentar chegar perto de uma foto perfeita como essa.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2023, 14:26:18 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #26 Online: 16 de Outubro de 2023, 14:34:51
Eu sinceramente acho que não conseguiria fazer essa foto, precisaria estudar muito e receber ajuda do Felipe, do Antonio, para poder tentar chegar perto de uma foto perfeita como essa.


Photopills tu coloca as coordenadas e ele entrega o local pronto. Só tem que achar o desnível nesse caso e dar sorte do dia ser perfeito como foi.

Essa do Marcelo vai ganhar alguns prêmios internacionais.

A canon forneceu alguma das lentes tbm, acho que ele fez com uma 1200 com TC e uma 800 com TC. Vi uma foto do ítalo segurando os canhões.

#vivacanon


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 16 de Outubro de 2023, 14:56:06
Photopills tu coloca as coordenadas e ele entrega o local pronto. Só tem que achar o desnível nesse caso e dar sorte do dia ser perfeito como foi.

Essa do Marcelo vai ganhar alguns prêmios internacionais.

A canon forneceu alguma das lentes tbm, acho que ele fez com uma 1200 com TC e uma 800 com TC. Vi uma foto do ítalo segurando os canhões.

#vivacanon

A curiosidade era só essa de saber a DF.
Foram em FF?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 16 de Outubro de 2023, 15:49:16
A curiosidade era só essa de saber a DF.
Foram em FF?

vi agora a pouco a página do face da canon mostrou as fotos e os equipamentos que foram feitas... distância entre 600mm e 800mm em várias...
resumindo a coisa foi bem planejada.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 16 de Outubro de 2023, 17:14:18
Photopills tu coloca as coordenadas e ele entrega o local pronto. Só tem que achar o desnível nesse caso e dar sorte do dia ser perfeito como foi.

Essa do Marcelo vai ganhar alguns prêmios internacionais.

A canon forneceu alguma das lentes tbm, acho que ele fez com uma 1200 com TC e uma 800 com TC. Vi uma foto do ítalo segurando os canhões.

#vivacanon
to falando.... teria que estudar muito mesmo, nunca ouvi falar em "photopills"... mas acho que não é tão simples assim, pelo que entendi a janela de tempo é bem pequena, ele conseguiu arrumar uma espécie de lugar alto, pensou na pose, deve ter treinado antes, etc... uma foto trabalhosa, meu respeito para planejamento e execução do colega fotografo, que eu nem conhecia, aliás não conheço nada desse cara ainda. Se já não era agora ele ficou famoso.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2023, 17:14:48 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.