Autor Tópico: Dica para iniciante, qual modelo?  (Lida 8788 vezes)

Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 18 de Outubro de 2023, 21:10:54
Olá, Edson, bem vindo ao Fórum.

Uma coisa que aprendi aqui e que vc deve atentar-se é em relação ao Número de Clicks da Câmera. É como a quilometragem em um automóvel... Em teoria, quanto menos, melhor. Claro, o estado geral da câmera conta muito, mas, certamente o Número de Clicks é importante.
Pra finalizar, câmera boa é a que vc compra em bom estado, te dá alegria no uso e no resultado, por um preço que pode pagar.

Boa sorte na compra!


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #16 Online: 18 de Outubro de 2023, 21:26:42
as que eu vi tinham por volta de 60k cliques
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 18 de Outubro de 2023, 21:38:03
Sim.

A T5i está dentro do seu orçamento, descarte T4i, T3i e T2i.
Mas T5i não tem dual pixel.

E você vai querer as câmeras com dual pixel, basicamente vai te permitir fotografar pelo LCD.

As canon sem dual pixel tem o foco mais lento que um celular quando se usa o LCD.

60D já mostra sua idade, 70D é toda pepinada.
Eu não pegaria nada anterior a 80D.

Resumindo, tente T6i, Sl1/2/3, 77D.
70D tem que ter muita fé.

Outra opção é comprar uma EOS M:
M100 e M2 se encontra facilmente até 2k.
Mas tem toda a novela do adaptador para usar as lentes Dslr.



Entendi, acredito que pra começar as "M" seria um pouco mais dificultoso pra inicio, mas vou pesquisar mais sobre, vou avaliar as S pra verse consigo encaixar também, fazer uma pesquisa no Ml, pq sinto mais segurança e tem a posibilidade de parcelar, aí de repente subir pra uns 2500R$
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 18 de Outubro de 2023, 21:38:56
A 60D vai ser muito melhor que a T5i, nem comparação, e acredite, é mais fácil encontrar a 60D em um preço melhor que a T5i... é o mesmo sensor de 18MP da Canon.

Tenho encontrado a 60D por volta de 1k nos grupos do Face e também na OLX... DSLR está ladeira baixo nos preços, aproveite!

Tenho visto nesses preços algumas também, mas vou dar um olhada melhor! Obrigado!
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 18 de Outubro de 2023, 21:40:09
Uma correção, a T6i não tem dual pixel, ela tem apenas o hibrid af.

Isso explica porque as SL são disputadas.

Entendi, por isso o preço mais elevado delas
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 18 de Outubro de 2023, 21:41:38
Olá, Edson, bem vindo ao Fórum.

Uma coisa que aprendi aqui e que vc deve atentar-se é em relação ao Número de Clicks da Câmera. É como a quilometragem em um automóvel... Em teoria, quanto menos, melhor. Claro, o estado geral da câmera conta muito, mas, certamente o Número de Clicks é importante.
Pra finalizar, câmera boa é a que vc compra em bom estado, te dá alegria no uso e no resultado, por um preço que pode pagar.

Boa sorte na compra!


Muito obrigado pela recepção, pelo comentário, apoio e dica!
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 18 de Outubro de 2023, 21:44:08
as que eu vi tinham por volta de 60k cliques

Eu cheguei a ver até com um pouco menos. Mas com um preço maior!

"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #22 Online: 19 de Outubro de 2023, 21:10:10
Boa noite, Edson.

Se permite um palpite. Embora no começo a gente possa confundir, pois são muitas opções de novos e usados; e há todo um "movimento" para ir para as mirrorless que, via de regra, são sempre mais caras que DSLRs mais antigas.

Considerando isso e seu orçamento, já adianto que as lentes que você investirá (e você não precisa mais do que 2 ou 3 lentes pra fazer excelentes trabalhos profissionais), essas 2 ou 3 boas lentes - mesmo que lentes de entrada - são mais importantes do que o corpo da câmera com o qual você pode fazer uma atualização futura.

Por isso eu recomendaria pra você uma câmera muito boa e barata pra começar. E pra mim o melhor custo benefício até 800 reais é a Canon 40D. Ela só fotografa, não faz filme, mas tem uma construção robusta e uma ótima qualidade de imagem até ISO 1.250. Fora isso, os pontos de foco são do tipo "Cruzado", mesmo tendo poucos pontos.

É uma câmera robusta e quando colocamos alguma lente fixa nela como uma EF-S 24MM 2.8, ou uma 50MM 1.8 , ela fica legal de carregar com você o dia todo sem encher o saco. Além do que, a série D permite um nível de ergonomia e customizações que você não encontrará na série Rebel (SL1, SL2, T3i, etc).

Volta e meia no Mercadolivre ou OLX tem gente vendendo a 40D por algo entre 500 a 800 reais. Acho um bom investimento. Sò precisa consultar o estado da câmera, se ela está legal, etc.

Por exemplo, não conheço o vendedor, mas essa aqui me parece estar em bom estado e bom preço: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3471388633-canon-40d-corpo-caixa-e-carto-_JM#position=13&search_layout=grid&type=item&tracking_id=b8798ef8-7020-4109-bebe-ad3f3e41c8d2
« Última modificação: 19 de Outubro de 2023, 21:12:13 por cheferson »


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 19 de Outubro de 2023, 21:38:18
Edson, pela sua disponibilidade financeira acredito que o melhor seria comprar uma câmera bem barata, que seria usada exclusivamente para sua aprendizagem, e uma lente razoável/boa, que poderia ser aproveitada no futuro. Nesse sentido, acho a sugestão do Cheferson bem legal. A 40D foi uma das melhores xxD lançadas pela Canon, muito robusta e atualmente encontrada a preços bem baixos (essa do anúncio postado, se for tudo real, está excelente, até as borrachas que desgastam muito parecem novas).  Eu ainda uso a minha com bastante frequência até hoje, apesar de ter uma 6D e a nova R7. Somente discordo dele em relação ao ISO, pois acima de 800 a qualidade da imagem já reduz significativamente.


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 20 de Outubro de 2023, 10:09:03
Boa noite, Edson.

Se permite um palpite. Embora no começo a gente possa confundir, pois são muitas opções de novos e usados; e há todo um "movimento" para ir para as mirrorless que, via de regra, são sempre mais caras que DSLRs mais antigas.

Considerando isso e seu orçamento, já adianto que as lentes que você investirá (e você não precisa mais do que 2 ou 3 lentes pra fazer excelentes trabalhos profissionais), essas 2 ou 3 boas lentes - mesmo que lentes de entrada - são mais importantes do que o corpo da câmera com o qual você pode fazer uma atualização futura.

Por isso eu recomendaria pra você uma câmera muito boa e barata pra começar. E pra mim o melhor custo benefício até 800 reais é a Canon 40D. Ela só fotografa, não faz filme, mas tem uma construção robusta e uma ótima qualidade de imagem até ISO 1.250. Fora isso, os pontos de foco são do tipo "Cruzado", mesmo tendo poucos pontos.

É uma câmera robusta e quando colocamos alguma lente fixa nela como uma EF-S 24MM 2.8, ou uma 50MM 1.8 , ela fica legal de carregar com você o dia todo sem encher o saco. Além do que, a série D permite um nível de ergonomia e customizações que você não encontrará na série Rebel (SL1, SL2, T3i, etc).

Volta e meia no Mercadolivre ou OLX tem gente vendendo a 40D por algo entre 500 a 800 reais. Acho um bom investimento. Sò precisa consultar o estado da câmera, se ela está legal, etc.

Por exemplo, não conheço o vendedor, mas essa aqui me parece estar em bom estado e bom preço: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3471388633-canon-40d-corpo-caixa-e-carto-_JM#position=13&search_layout=grid&type=item&tracking_id=b8798ef8-7020-4109-bebe-ad3f3e41c8d2


Olá, obrigado pelo comentário e dica, estava olhando o anuncio que me enviou, mandei mensagem para o vendedor, em paralelo estava olha esses outros dois modelos, no caso essa 40D vale mais o investimento do que alguma dessas 2?

1100R$
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4068490394-maquina-fotografica-cannon-eos-rebel-t6-_JM

750R$
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4093573122-canon-eos-t5-rebel-_JM

Obrigado mais uma vez!
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 20 de Outubro de 2023, 10:10:10
Edson, pela sua disponibilidade financeira acredito que o melhor seria comprar uma câmera bem barata, que seria usada exclusivamente para sua aprendizagem, e uma lente razoável/boa, que poderia ser aproveitada no futuro. Nesse sentido, acho a sugestão do Cheferson bem legal. A 40D foi uma das melhores xxD lançadas pela Canon, muito robusta e atualmente encontrada a preços bem baixos (essa do anúncio postado, se for tudo real, está excelente, até as borrachas que desgastam muito parecem novas).  Eu ainda uso a minha com bastante frequência até hoje, apesar de ter uma 6D e a nova R7. Somente discordo dele em relação ao ISO, pois acima de 800 a qualidade da imagem já reduz significativamente.

Obrigado, então vou considerar bem pesquisar mais sobre a 40D!
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #26 Online: 20 de Outubro de 2023, 10:23:57
Eu amei a 40D quando tive uma, usei por mais de 1 ano, ergonomia 10! Mas a resolução é menor e o LCD traseiro não tem muita qualidade.

Minha escolha seria a 60D, sensor mais moderno, boa ergonomia e é excelente para aprender fotografia. LCD não é fixo, faz vídeo com boa qualidade e a diferença no pentaprisma é gigante perto das câmeras de entrada.

Ela também se posiciona em uma faixa de preços de usados melhor que as TXi da Canon, gosto bastante dela;

Em termos de qualidade de imagem, todos os sensores 18MP da Canon são praticamente idênticos, latitude, ISO etc, à partir da 70D que houve uma mudança neste sentido.

Mas não se encane com isso: não é um pouco melhor aqui ou ali que vai atrapalhar seu aprendizado, não tem certo ou errado aqui, é aquilo que seu bolso alcança no momento.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 20 de Outubro de 2023, 14:36:35
Eu amei a 40D quando tive uma, usei por mais de 1 ano, ergonomia 10! Mas a resolução é menor e o LCD traseiro não tem muita qualidade.

Minha escolha seria a 60D, sensor mais moderno, boa ergonomia e é excelente para aprender fotografia. LCD não é fixo, faz vídeo com boa qualidade e a diferença no pentaprisma é gigante perto das câmeras de entrada.

Ela também se posiciona em uma faixa de preços de usados melhor que as TXi da Canon, gosto bastante dela;

Em termos de qualidade de imagem, todos os sensores 18MP da Canon são praticamente idênticos, latitude, ISO etc, à partir da 70D que houve uma mudança neste sentido.

Mas não se encane com isso: não é um pouco melhor aqui ou ali que vai atrapalhar seu aprendizado, não tem certo ou errado aqui, é aquilo que seu bolso alcança no momento.
Obrigado Armando, estou em conversa com a pessoa do anuncio que o cheferson postou e vendo outras 40D e 60D, vamos ver o que conseguimos.

Agora em relação as lentes, quais seriam interessantes. Achei a de kit entre 300-400, 18-135mm entre 600-800 e 50mm entre 500-900, todas usadas.
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 20 de Outubro de 2023, 14:43:41
18-135mm é a melhor lente faz tudo.

Não compre a 18-55 separada, ela vem praticamente de graça qd se compra com a camera.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #29 Online: 20 de Outubro de 2023, 14:48:43
Obrigado Armando, estou em conversa com a pessoa do anuncio que o cheferson postou e vendo outras 40D e 60D, vamos ver o que conseguimos.

Agora em relação as lentes, quais seriam interessantes. Achei a de kit entre 300-400, 18-135mm entre 600-800 e 50mm entre 500-900, todas usadas.

Edson, o que eu faria : buscaria uma 40D e as lentes, como você em aprendizado, pegaria somente 2 lentes: 18-55 e 55-250. Depois com o tempo, você perceberia qual distância focal usa mais pra poder pegar uma fixa. Um combo desses sai muito em conta hoje em dia e resolveria 80%-90% das suas necessidades de aprendizado.