Autor Tópico: Dica para iniciante, qual modelo?  (Lida 9128 vezes)

Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #30 Online: 20 de Outubro de 2023, 14:55:55
55-250 da Canon é muito honesta, a 18-135 idem, para aprendizado estará muito bem servido! Fui canonzeiro por muitos anos e estas lentes da linha STM sempre me acompanharam. A 50mm STM também é ótima, 24mm, 40mm... lentes que custam barato e são muito boas!

como o Cheferson, disse, foque no aprendizado, porque a fotografia é um saco sem fundo, sempre terá algo que ficamos almejando, hoje eu vejo que novos equipamentos não melhoram minha fotografia em 1%...
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 20 de Outubro de 2023, 17:15:18
18-135mm é a melhor lente faz tudo.

Não compre a 18-55 separada, ela vem praticamente de graça qd se compra com a camera.

Entendi, pesquisar sobre a 18-135mm, obrigado
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 20 de Outubro de 2023, 17:15:55
Edson, o que eu faria : buscaria uma 40D e as lentes, como você em aprendizado, pegaria somente 2 lentes: 18-55 e 55-250. Depois com o tempo, você perceberia qual distância focal usa mais pra poder pegar uma fixa. Um combo desses sai muito em conta hoje em dia e resolveria 80%-90% das suas necessidades de aprendizado.

Entendi, vou focar em procurar esses modelos de lente
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 20 de Outubro de 2023, 17:17:16
55-250 da Canon é muito honesta, a 18-135 idem, para aprendizado estará muito bem servido! Fui canonzeiro por muitos anos e estas lentes da linha STM sempre me acompanharam. A 50mm STM também é ótima, 24mm, 40mm... lentes que custam barato e são muito boas!

como o Cheferson, disse, foque no aprendizado, porque a fotografia é um saco sem fundo, sempre terá algo que ficamos almejando, hoje eu vejo que novos equipamentos não melhoram minha fotografia em 1%...

Percebi e só nesse inicio já esta bem confuso com tantas opções e informações, mas vou conseguir, logo mais estarei postando fotos tão boas quanto as suas, aquela do Largato é linda por sinal rs
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #34 Online: 20 de Outubro de 2023, 17:25:20
Edson, e já vou te dar uma dica de um cara pró de verdade. Não concordo com tudo que ele diz sobre alguns temas, mas em fotografia o Bagnola é o Mestre da Fotografia. Veja o que esse cara faz com lentes simples e uma 20D . Bem vou deixar o link de um vídeo, dai recomendo maratonar o canal dele beleza. No final das contas, conhecimento é mais importante que equipamento. Segue o vídeo:



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 20 de Outubro de 2023, 17:32:59
Edson, e já vou te dar uma dica de um cara pró de verdade. Não concordo com tudo que ele diz sobre alguns temas, mas em fotografia o Bagnola é o Mestre da Fotografia. Veja o que esse cara faz com lentes simples e uma 20D . Bem vou deixar o link de um vídeo, dai recomendo maratonar o canal dele beleza. No final das contas, conhecimento é mais importante que equipamento. Segue o vídeo:

Claro, conhecimento é o principal.

Mas...
Com toda essa iluminação controlada vai dar conta do recado.
Lente meia boca e câmera velha vai embora.

Agora coloca essa 20D para fazer um evento noturno. rsrs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 20 de Outubro de 2023, 17:38:15
Mexe com 40d e 50d não... :no: :no:

Bateria BP 511 antiga demais e difícil de achar, e cartão CF, mais caros e chatinhos de cuidar.

SE o bolso aguentar, vai na 60d que é sucesso. Ela tá mais próxima das atuais do que das antigas.

Outra coisa: 100 mil cliques é realmente uma grande quantidade. Mas para você APRENDER e treinar, e usar no começo, uma camera com 100k ainda tem muuuuuito chão pela frente.
Quando usava as 60d, fazia em média 40 a 50k cliques por ano com cada uma, mas isso sendo profissional estabelecido, arregaçando em casamento e formatura.
Para seu uso, estudo e hobby de início, vai fazer 15~20k fotos no ano estourando.
Agora imagine o quanto não vai durar uma câmerazinha dessas.

Porém, se o dinheiro não der, compra a mais barata que achar (exceto 40d e 50d): T3, lerdinha mas sensor de 12mp dá uma imagem muito bonita; T2i, mesmo sensor da 60d, porém mais simples e sem visor articulado.
Investe o resto da grana em lentes melhores.

Essa T5 que vc postou por exemplo, eu iria nela. O cara ainda aceita um chorinho, tá no campo das perguntas.

Aì compra uma cinquentinha, um flash, e boa.

T5 do anuncio, 50 1.8, flash YN ou Godox: 800 + 600 + 600, seus dois contos.
60d (com lente), 50 1.8, flash YN ou Godox: 1200 a 1500 + 500 + 600. PAssa um pouco da sua régua, mas é top.


É importantíssimo estudar iluminação junto com o básico. Mooooonte de curso por aí ensina fazer foto de flor e gato com a cinquentinha, mas não ensina iluminar a foto quando estiver com a 18-55. Aí o sujeito aprende aquilo, acha que sabe fotografar, vai pro aniversariozinho da vó, e tenta fazer foto de corpo inteiro do povo com a cinquentinha, atravessando o salão de festa, caga tudo, fica uma bost*.




Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 20 de Outubro de 2023, 17:40:37

Agora coloca essa 20D para fazer um evento noturno. rsrs

Ri alto aqui  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Iso 400 já é meio cagadinho, 800 da 20d é quase como o 3200 da 60d.

O pior é que a gente achava bom, YP. ISso que é o pior  :hysterical: :hysterical:



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #38 Online: 20 de Outubro de 2023, 17:50:46
Ri alto aqui  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Iso 400 já é meio cagadinho, 800 da 20d é quase como o 3200 da 60d.

O pior é que a gente achava bom, YP. ISso que é o pior  :hysterical: :hysterical:



KKKK mas note que a 20D foi usada numa ambiente mega controlado de iluminação. Mais do que qualquer equipamento, eu acho que o Bagnola é muito bom em ensinar os esquemas de iluminação como esse dos relógios por exemplo, onde ele conseguiu tirar até os reflexos do vidro pra mostrar os detalhes do relógio.

É óbvio que a 20D é uma câmera de 20 anos atrás né kkkkk. 20 anos são um abismo tecnológico. Mas o intuito real foi mostrar que com conhecimento pode-se obter ótimos resultados, mesmo com equipamentos antigos.

Sobre o número de clicks vou te dizer é relativo viu. Estou com uma 40D que já passou de 1 milhão de clicks. A câmera tá toda surrada pois foi muito usada pra eventos esportivos. Imagina cada fim de semana vai fácil 15.000 - 20.000 clicks. A bicha não pára kkkk. Da mesma forma, pode ocorrer da câmera ir até 300.000 disparos e precisar trocar a cortina do obturador.

O problema nestes casos é achar peças de reposição. Mas é possível. De toda forma, fica ai entre 40D e 60D , acho boas escolhas. Vai depender do orçamento e necessidade.

Em tempo: esses dias vi no ALi uma loja especializada em peças antigas de reposição pra DSLRs. Se eu achar o link novamente posto aqui
« Última modificação: 20 de Outubro de 2023, 17:53:11 por cheferson »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #39 Online: 20 de Outubro de 2023, 18:47:23
@mike
Putz, BP 511 foi o que mais me desanimou na 5dc.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 20 de Outubro de 2023, 19:29:52
@mike
Putz, BP 511 foi o que mais me desanimou na 5dc.

Aquele sensorzão, com apenas 12mp, dá uma foto tão linda, que dá gosto de ver.
Uma PUTA câmera hein, porém com essa tristeza de bateria.
Tudo bem, que na época, era o que tinha, fazer o que.
Lembro de ir pros casamentos, com 50d, tinha que levar duas, três, trocava igual na RP  :shock:
Carregador andava na bolsa, porque se evento fosse mais longo um pouco, tinha que botar a bichinha na carga.

LP-E6 revolucionou nesse quesito. Tão boa, que ficou até esses dias, rsrsrs.




Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 20 de Outubro de 2023, 19:40:21
Desculpe se não consigo ser tão delicado quanto os outros foristas...
Eu tenho um DKW Belcar. E adoro! Nem por isso viajo com ele.
Um detalhe importante, conheço todo o histórico, era da minha avó.
Por que isso???
Porque 40D é bacana como a do Bretas, que tem há muito tempo e conhece o equipamento a fundo, inclusive suas várias limitações.
Para iniciar, acho arriscado e também uma bobagem - isso pra ser educado. É muito mais que bobagem, acredite.
Assim como não acho uma boa ideia o DKW para quem vai começar a dirigir.
Finalmente, essa é a minha opinião. Minha opinião. Ao contrário de várias anteriores...
Mas antes de decidir iniciar com uma Câmera muito antiga, lembre do DKW...


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 20 de Outubro de 2023, 19:48:58
É óbvio que a 20D é uma câmera de 20 anos atrás né kkkkk. 20 anos são um abismo tecnológico. Mas o intuito real foi mostrar que com conhecimento pode-se obter ótimos resultados, mesmo com equipamentos antigos.


O problema é que o cara já falou pra que vai usar, e vcs estão mandando ele comprar 40d:

Citar
(...) ensaios, aniversários e fotos escolares Vai focar em algum segmento?(Penso em fotos documentais).

Excelente câmera? Sim, foi. No tempo dela.
Aguenta seus eventos? Claro. Maioria deles no solzão, céu aberto, até 10d faz. Além disso, cartão CF, pra um iniciante, é caro, e o cara pode estragar, se colocar um pouquinho torto, alguma sujeirinha de nada, sei lá.

Bateria BP 511, quem tem, usa. Quem não tem, tá fod*** pra achar.

Pra fazer um aniversáriozinho em iso 1600? Só recuperando o ruído na I.A. do Photoshop. Usei 40d em casamento/formatura/niver, e te juro, prefiro uma T3 do que ela. "Ainn mas ela é maior, mais rápida, blablabla." Cliente não vê isso. Ele vê se a foto dele tá cagada de ruído, com aquela textura esquisita de redução.

Quando se fala em 60d, é justamente por estar mais próxima do aceitável para eventos.
Iso 1600, 2000, dela, vai de boa.
2500 usável, 3200 em caso extremo.

Só isso.


Sobre o número de clicks vou te dizer é relativo viu. Estou com uma 40D que já passou de 1 milhão de clicks. A câmera tá toda surrada pois foi muito usada pra eventos esportivos. Imagina cada fim de semana vai fácil 15.000 - 20.000 clicks. A bicha não pára kkkk. Da mesma forma, pode ocorrer da câmera ir até 300.000 disparos e precisar trocar a cortina do obturador.


Eu concordo com você. Minhas 60d eu vendi passando dos 300k, e os caras estão torando elas até hoje, inclusive fazendo lembrancinha de escola, que é o que o colega pensa em fazer.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #43 Online: 20 de Outubro de 2023, 21:24:47
Mike sempre curti muito suas opiniões são de forma geral, bem sensatas. Até porque você é profissional da área pra valer.

Sobre a bateria da 40D, 5d clássica a BP-511 eu comprei genéricas no Aliexpress um kit com 4 baterias + carregador e vou te falar, funcionam muito bem viu; na minha opinião melhor do que as originais. Então a questão da bateria não chega ser problema algum . Já fiz um evento de 4 horas com duas baterias no grip da 40D e aguentou super bem.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 20 de Outubro de 2023, 22:09:47
<...>
Eu tenho um DKW Belcar.
<...>

pqp. sério!? Ou tá brincando?

Subiu 5 degraus no meu conceito.

Se for o modelo camionete sobe mais cinco. Topo!

Era guri e uma vizinha da minha avó tinha uma na garagem de herança, parada há tempos que ficava olhando, cobiçando, olhando, cobiçando...

--
Desculpas, totalmente off topic mas uma Belcar justifica.



Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna