Autor Tópico: Líquido para Limpeza Sensor da VSGO  (Lida 3255 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 23 de Outubro de 2023, 00:08:13
Qualquer álcool não !! Tem que ser anidro, sem água nem contaminado por água.
Aí sim pode ser etanol, metanol ou isopropanol. Lembrar que o metanol é bastante tóxico. Sorte que o antídoto é etanol kkkk, então teoricamente basta tomar um porre daqueles de cachaça kkkk.. To brincando, tem que ter cuidado com metanol, alem de venenoso é bastante tóxico para o nervo ótico. Use em local ventidado.

Claro, vc está certo. Álcool 50% ou 70% não servem, de fato. Aqui só uso 91%, mas é de farmácia, sem muita frescura além do volume de álcool.

Finalmente, expandindo o que eu disse antes, equipamentos mais simples, tais como filtros e os espelhos do telescópios, eu limpo com água, detergente e os dedos. Sim, nem um mísero chumaço de algodão. O motivo é que eu consigo controlar a pressão do dedo e consigo sentir se há algum grão de poeira, que eu não consigo fazer com o algodão. Depois, é enxaguar com água destilada pra não deixar marca. Gotículas restantes (bem poucas) são secas com uma pontinha de papel toalha.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 23 de Outubro de 2023, 15:26:14
um amigo meu já me trouxe dos eua comprou na bhphoto.
realmente corre-se o risco de manchar como qualquer outro, vai ter que treinar um pouco.
já usei da kf comprado direto no site do aliexpress e se mostrou com resultado igual, vai msm da habilidade de limpeza, particularmente só uso lente bem aberta e limpo pouquíssimas vezes o sensor.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 23 de Outubro de 2023, 15:28:38
Claro, vc está certo. Álcool 50% ou 70% não servem, de fato. Aqui só uso 91%, mas é de farmácia, sem muita frescura além do volume de álcool.
...

só complementando, se não me engano esses líquidos da vsco possuem uma pequena quantidade de metanol que serve como um solvente para alguma gordura ou graxa, o álcool isopropílico consegue dissolver tb mas o metanol é bem mais agressivo, mas a quantidade é muito pequena.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 23 de Outubro de 2023, 22:10:22
um amigo meu já me trouxe dos eua comprou na bhphoto.
realmente corre-se o risco de manchar como qualquer outro, vai ter que treinar um pouco.
já usei da kf comprado direto no site do aliexpress e se mostrou com resultado igual, vai msm da habilidade de limpeza, particularmente só uso lente bem aberta e limpo pouquíssimas vezes o sensor.

O álcol (metanol etanol, etc.) não dissolve gordura. O que pode fazer é espalhar bem, a ponto de deixar manchas menos definidas. O que o álcool faz muito bem é evaporar rápido, e levar a água junto. Mas pra tirar gordura, a melhor coisa é água e detergente. Pode passar com cotonete (só um pouquinho de detergente!) e depois passar o álccol pra secar.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 25 de Outubro de 2023, 10:53:37
O álcol (metanol etanol, etc.) não dissolve gordura. O que pode fazer é espalhar bem, a ponto de deixar manchas menos definidas. O que o álcool faz muito bem é evaporar rápido, e levar a água junto. Mas pra tirar gordura, a melhor coisa é água e detergente. Pode passar com cotonete (só um pouquinho de detergente!) e depois passar o álccol pra secar.

hummm não me lembro bem pq li a vários anos mas tinha um lance que dependo da cor da embalagem do vsgo tinha um tipo de formulação e uma delas tinha um composto que dissolvia mais graxa mas não era recomendado pra alguns tipos de sensores... não sei se usavam acetona ou algo assim...
o que uso nas minhas nikons sei que tem alcool isopropílico e metanol e funciona bem.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #20 Online: 25 de Outubro de 2023, 13:14:50
Que bom o tópico se tornou muito útil com o conhecimento dos amigos, agradeço pelas informações!

Só fica a ressalva que para DSLR's é necessário ter um cuidado a mais, o acesso é mais profundo, o sensor não está tão acessível. Mesmo para o uso do pincel, é preciso ter cuidado, não é para ser paranóico, mas ter atenção.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 25 de Outubro de 2023, 13:35:52
Se riscar é "só" trocar o filtro uv que fica em cima do sensor.  :D
Tive uma câmera que a cortina se soltou e riscou o dito. Tive de importar do Ali e mandei o técnico trocar.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 25 de Outubro de 2023, 13:38:24
Se riscar é "só" trocar o filtro uv que fica em cima do sensor.  :D
Tive uma câmera que a cortina se soltou e riscou o dito. Tive de importar do Ali e mandei o técnico trocar.

já me aventurei em uma d70 que comprei remover o filtro uv pra deixar ela fullspectrum pra brincar com ela no sol... fiz algumas fotos bem interessantes. câmeras mais antigas eram até que fácil trocar, componentes grandes... agora com câmeras atuais é bem mais complicado vendo videos no youtube não arrisco a aventura não.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 25 de Outubro de 2023, 14:12:37
já me aventurei em uma d70 que comprei remover o filtro uv pra deixar ela fullspectrum pra brincar com ela no sol... fiz algumas fotos bem interessantes. câmeras mais antigas eram até que fácil trocar, componentes grandes... agora com câmeras atuais é bem mais complicado vendo videos no youtube não arrisco a aventura não.

Ainda mais sendo Nikon, que tem uma abordagem de projeto mais complexa e prolixa. Desmontar Panasonic, Olympus, Sony é beleza. Nikon é sempre garantia de boa mão de obra. Por isso que o serviço sempre sai caro e muita gente desiste de fazer.